SEMÁFOROS, código da estrada

#1
O el gato já estava a ficar um bocadinho enferrujado por não postar aqui no fórum ( férias), eh,eh !!:D

No forum nosso irmão (forumbtt) levantaram uma questão interessante e que se calhar alguns de vós leram, em relação ao código de estrada mais propriamente os semáforos, se respeitam ou não. Pessoalmente quando vou de popó como é obvio paro mas quando vou de bici e se vir que posso passar, apesar de estar vermelho, avanço.:D:D E vocês que opinam ?

um saludo

el gato
 
#5
Eu respeito sempre os sinais e penso que todos os veículos que circulam na estrada deviam respeitar.
Queixamo-nos muitas vezes da falta de respeito dos automobilistas perante os ciclistas, mas a verdade é que também não devemos desrespeitar o código da estrada, pois, por exemplo, se queremos circular nas rotundas com os direitos de um automóvel (e todos já devem ter apanhado valentes sustos nas rotundas), devemo-nos portar como tal.
Nem se deve passar sinais vermelhos só porque "não vem ninguém". Se de carro não o fazemos, porque o havemos de fazer de bicicleta? Sem querer podemos originar algum acidente...
Não será um minuto à espera nos sinais que nos fará chegar mais tarde a casa!
Boas pedaladas ;)

cheers!
 
#6
Eu sou sincero, só costumo parar num vermelho se vierem carros ou se for alguém a atravessar na passadeira em frente. Caso contrário e principalmente quando vou em grupo, não paro.

É verdade que é desrespeitar uma regra do código da estrada e não se deveria fazer. Mas, especialmente em grupo, é impossível parar a malta toda. E depois levávamos logo buzinadelas dos carros porque para o grupo todo arrancar, entretanto fechava outra vez o sinal e os carros continuavam no mesmo sítio:D
Além disso, há zonas em que os sinais são tão próximos que se estivermos sempre a parar não fazemos mais nada. Mas quando passo um vermelho, tenho imenso cuidado em olhar para ver se vem algum carro e caso venha não tenho qualquer problema em parar.

No princípio parava sempre nos vermelhos e desencaixava sempre o pé esquerdo, como ainda faço agora quando paro. À conta disso, gastei o pedal esquerdo em cerca de 4000kms:eek:
 
#7
Aqui no meio do Porto é impossível não parar se não sou logo colhido por alguém cheio de pressa para ir para o trabalho :D

Mas nas zonas mais calmas costumo passar os sinais vermelhos se não vier nenhum carro.
 
#8
Boas
Pessoal, o código da estrada é para se cumprir, está correcto que se uma pessoa vai no sentido da marcha, aparece um semáforo, vermelho, não existem carros a atravessar um cruzamento/entroncamento, nem de um lado nem de outro, e nós passamos, não estamos em perigo mas... estamos a infringir a lei, caso esteja um agente da autoridade por perto, lá estão vocês a ser fiscalizados

Já me aconteceu uma vez na Variante de Vialonga, junto ao MARL, um cruzamento que dá para esquerda/direita/frente, o semáforo estava vermelho, eu olhei, não vinha ninguem, atravessei, quando vou passar um Renault Clio (lançado) quase que me bate e ainda brandou para ficar a reclamar, só que nós eramos 2... (2agentes da PSP) upss...não devia ter dito isto...infringi a lei...:mad:
 
#9
Pois Bianchi_27, tu és um caso especial (não andes é por aí a dizer que infriges a lei, os teus superiores podem não gostar muito :D).

Normalmente cumpro sempre o vermelho quando ando na fininha... a minha segurança em primeiro!

De carro nem sempre e STOP's então nem se fale (felizmente o Bianchi nunca viu :p). Mesmo em localidades com pouco trânsito tenho algum cuidado.

Cumprimentos ciclísticos
 
#12
Boas

Já há algum tempo que ando para postar aqui sobre assunto!


Sinceramente não me lembro se já passei um vermelho, mas tenho a certeza que só o farei ou fiz caso tenha plena visibilidade das vias e que realmente a minha segurança e a dos outros não esteja em causa.

Em relação ás rotundas, julgo ser o obstáculo mais "chato" para os ciclistas!

Ainda outro dia aqui perto de Castelo Branco, sozinho num domingo soalheiro, tinha cerca de 1 a 2 kms de descida, depois mais 2 kms em plano, entre a descida e o plano tem uma rotunda, ia a ± 60 kms/h, tá um carro na rotunda mas o "jonh" não queria perder balanço para a recta, pensei entretanto: Se gostares de ciclistas páras se não obrigas-me a parar a mim, não é que o senhor parou no meio da rotunda (att. rotunda com pouco movimento), o sr ainda bateu umas palminhas dentro do carro, muito simpático!

Já agora, e aqui eu tenho umas dúvidas e/ou por falta de pachora para consulta do actual código da estrada:
Nós em cima da fininha temos prioridade á direita quando não há sinalização? E quando não há sinalização?
Coloquem aqui mais cenários, sff

Boas pedaladas
 
#13
Penso que não temos prioridade caso não haja sinalização. De qualquer forma, o melhor é agir-mos sempre como se nunca tivéssemos prioridade:)

Mas também já me aconteceu essa situação de ir alguém na rotunda e parar e fazer-me sinal para eu seguir. É raro mas acontece. Nesses casos, aceno sempre a agradecer.
 
#14
Já tinha pensado nisso... eu normalmente não paro para não ter trabalho a tirar o pé e voltar a encaixar :D mas se for um cruzamento perigoso ou uma zona com muitos carros costumo parar ... mas meto-me na fila como se fosse um carro.
 
#16
eu paro quase sempre no vermelhos ou stops, como já me aconteceu de quase quase quase não parar num vermelho, mas depois lá parei para aproveitar e beber um bocado de água e quando olhei para trás por reflexo estava um jeep da GNR bem coladinho à minha roda traseira..
acho que devemos olhar sempre pelo nosso bem estar e também o dos outros, porque se queremos que haja civismo para connosco por parte dos condutores e pedestres temos que mostrar algum civismo e respeito também, é só a minha opinião.
Quanto às prioridades da bicicleta sobre os automóveis e ciclomotores podemos dizer que até a lei está contra nós, porque em todos os entroncamentos com ou sem stop os automóveis têm prioridade sobre nós.
Apenas temos prioridade sobre os veículos quando estamos dentro de rotundas, quando eles estão a sair de um estacionamento, de uma propriedade privada ou de uma bomba de gasolina.
Na ultima revisão do código de estrada a Federação Portuguesa de Cicloturismo elaborou uma petição e recolheu assinaturas para ser entregue na DGV de modo a que nós tenhamos prioridade sobre automóveis em cruzamentos quando eles têm stop, mas mais uma vez foi rejeitada a proposta...a nossa sorte é que 99% dos automobilistas não conhecem esta regra senão tinhamos que travar em todos os entroncamentos..

Artigo 31.º

Cedência de passagem em certas vias ou troços

a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.


Artigo 32.º

Cedência de passagem a certos veículos

4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.

As multas vão dos 120 ao 600€
 
Last edited:
#18
Outro dia, parei no vermelho, bebi um pouco de água, e como não vinha ninguém, iniciei o arranque. Notei que o carro atrás de mim preparava-se para arrancar também, parei de imediato, e apontei para o sinal vermelho. O condutor acenou-me, como "pedido de desculpas", e eu lá arranquei.

Moral da História: A nossa conduta, muitas vezes influencia a conduta de outros.
 
#19
richardworx desconhecia essa alinea. Pensava que ainda éramos obrigados a parar nas rotundas para deixar passar os carros. Pelos visto já melhorou alguma coisa.
Obrigado pela informação ;)