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Scott Speedester

tiago_s

Member
Ora bem, está é a minha primeira bike de estrada, por isso é um pouco difícil fazer uma crítica.
Sou oriundo do btt e a coisa que melhor posso comparar é a transmissão, no btt uso full Xt, comparando o Tiagra as passagens são igualmente suaves, rápidas e sem barulhos parasitas, o toque dos shifters é que não será dos melhores, mas não compromete. O selim é um pouco desconfortável, brevemente irei colocar um selle Itália slr flow como o da btt. A bike parece-me rígida, não sinto flexões mesmo nas pedaladas em pé mais agressivas. Planos para o futuro passam por um upgrade nas rodas para umas mavic, depois espigão, avanço e guiador em carbono, mas tudo com calma e seu tempo.
Coloquei já uma grade para o bidon, e aqui surge a primeira duvida, vale a pena ter dois bidons?
Segunda dúvida, costumam andar com bomba e câmera de ar convosco e onde a colocam?
Tenho também um conta km para montar amanhã.

Fica a foto da maquina:
image.jpg
 

Dono do asfalto

New Member
Boas tiago,

Antes de mais parabéns pela tua máquina, é porreira.

Quanto ao valer a pena ou não ter 2 bidons, eu por norma uso 2 bidons (um com água outro com bebida isotónica) para voltas grandes, acima dos 90-100 km. Para voltas curtas, tipo 50-60 km e sobretudo no inverno basta-me 1 bidon de água. Agora tu é que tens de ver conforme as distâncias que fazes se sentes ou não necessidade de beber muita água.

Quanto a bomba e câmera de ar, isso aconselho-te sempre a levares. Eu levo sempre 2 câmeras de ar e bomba na jersey!
Abraço e boas voltas:)
 

edununo

Well-Known Member
Boa máquina.
Eu uso 2 grades de bidão e numa delas levo uma embalagem que dá para colocar uma câmara, remendos, ferramentas etc.
 

tiago_s

Member
De facto já vi que os furos na estrada são frequentes, ontem na minha 2a volta já furei, deve ter sido um furo lento pois cheguei a casa com a roda aparentemente normal e hoje estava vazia...
Tenho de confessar que também nem vi a pressão antes de sair, como veio da loja assim fui andar. Já estive a ler um pouco aqui pelo forum sobre os furos e possíveis causas, agora terei mais cuidado.
Costumam remendar as câmeras de ar ou não vale a pena?
No btt antes de usar tubeless mudava a câmera e deitava a outra fora, como era raro furar não compensava remendar, na estrada já não sei se será assim...
 

edununo

Well-Known Member
De facto já vi que os furos na estrada são frequentes, ontem na minha 2a volta já furei, deve ter sido um furo lento pois cheguei a casa com a roda aparentemente normal e hoje estava vazia...
Tenho de confessar que também nem vi a pressão antes de sair, como veio da loja assim fui andar. Já estive a ler um pouco aqui pelo forum sobre os furos e possíveis causas, agora terei mais cuidado.
Costumam remendar as câmeras de ar ou não vale a pena?
No btt antes de usar tubeless mudava a câmera e deitava a outra fora, como era raro furar não compensava remendar, na estrada já não sei se será assim...

Não acho que seja assim tão frequente mas lá está a sorte também conta.

Em 2 anos de estrada e cerca de 8000kms, furei 3 vezes. Duas delas foram encontros imediatos com caixas de saneamento / buracos na estrada.
Tem atenção às pressões. Com pneus 23C eu uso 8 Bar.
 
depende por onde andes e se andas encostado ás bermas...
eu peso +100kg já fiz 3500km na minha e só furei uma vez mas já trilhei a câmara duas vezes a montar pneus...
eu tb uso a técnica de dois porta bidões onde um leva remendos ferramentas e outros acessórios.
 

tiago_s

Member
Está tratada a situação do furo, a fita do aro estava defeituosa, vincada e cortada, já me meteram um fita nova e deram-me uma câmera de ar.
 

tiago_s

Member
hoje mais um problema, um raio partido na roda da frente. Saltou-me também a corrente, e sempre que vou numa pedalada mais viva e deixo de pedalar sinto um esticão na corrente, como se alargasse e depois volta ao normal, será a corrente grande demais?
 

edununo

Well-Known Member
Se é nova não é isso.
O cepo deve precisar de afinação. Não deve estar a fazer roda livre a tempo e por isso quando deixas de pedalar há um atraso e a corrente dá esse salto.
Aconteceu-me isso com as Mavic que tenho agora fui à loja e resolveram isso na hora.
 

tiago_s

Member
Bem, hoje tive de ir desempenar a roda da frente, são mesmo fraquinhas estas rodas de origem... Aproveitei e pesei a bike, 9,96kg, tem de fazer uma dieta... Até ao final do mês penso comprar umas campagnolo zonda e uns continental Gp 4000 em 622x23. Só aqui acredito tirar umas 600g. Outra mudança que pretendo fazer mas ainda está em fase de espera é o selle Itália slr, acredito que sejam 100g ou mais que tire a bike. A partir daqui, conselhos para a dieta de bike?
 

edununo

Well-Known Member
Gastas a transmissão que tens. Para já não trocava nada nesse aspecto.
Podes tirar peso no espigão e guiador trocando por uns em carbono.
 

tiago_s

Member
Bem, concluídos já cerca de 500km com a fininha venho fazer o relato do seu progresso. A transmissão teve de ser afinada, plenamente normal sendo nova, as as manetes quando vou a pedalar em esforço dão algumas estaladelas, não sei se será normal. Tenho também um barulho parasita que me parece vir da pedaleira. Tirando isto a transmissão porta-se impecavelmente. Os travões embora não sejam geniais cumprem bem. Acho bastante confortável a posição de condução, a bike encaixa-me perfeitamente. O maior problema são as rodas, são mesmo muito mas, têm bastante torção, empenam muito facilmente, mas já estão encomendadas umas ultegra e pneus, que estes schwalbe pesam chumbo(350g). Para o próximo mês pretendo fazer os upgrades acima descritos com vista a melhorar a bike e o peso. Estou a gostar mesmo de fazer estrada. No início a intenção era apenas fazer uns treinos, mas esta-se a tornar um vício...
 

DAMM

New Member
Adquiri recentemente uma igual a essa mas do ano anterior e as mudanças que pensas fazer são as que me estão na mente, de resto acho a bicicleta impecável em termos de transmissão e geometria para quem não queira uma coisa muito racing como é o meu caso.

Boas pedaladas :)
 
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