• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Scott CR1Comp by Phalhas

phalhas

New Member
Boas.

Segue dentro de momentos a análise, ou tentativa de, após primeira volta da asfáltica.

Convém esclarecer os menos atentos que:
- nunca gostei de andar em estrada;
- pedalo apenas por "desporto" e por prazer;
- as minhas voltas normalmente são em serra e se partilhadas com amigos ainda melhor;
- sou um doidinho do peso.

A ideia, tonta, de comprar uma bicicleta de estrada vem a desenvolver-se nesta cabeça há alguns anos, mas nunca passou a vias de facto. O BTT era mais forte, e a ideia da estrada nunca me cativou.
Como é claro, ou não, a ideia, absurda, como é óbvio, surgiu da "pancada" que um gajo tem ao fazer btt e das vantagens, ou não, de se "treinar" em estrada. Acho que a culpa no fundo é do Armstrong, pois todos sonhamos em fazer um Tour ao nível dele...

Mas vamos ao que interessa:
- Na ida ao Festibike deste ano e em conversa com um grande amigo, que anda nisto por influência minha, eheh, mais um que enganei, surgiu a ideia, absurda repito, que teria piada comprar uma bike de estrada para darmos umas voltas. Estava tudo estragado.

Resumindo... Fui à Bikezone, falei com o amigo Mário e pimba, conversa puxa conversa e Scott CR1 Comp surge como melhor solução, como devem imaginar, ainda estive com algumas dúvidas entre uma em titanol, faziam companhia às de BTT (Litespeed FS e Van Nicholas HT) e também numa outra mais leve e melhor equipada...eheh, mas aqui vai a primeira análise.

Hoje test ride, Aires (Palmela - Vendas Novas), cerca de 45 kms, planos, com vento e chuva.
Interessante o comportamento da bike e do "pedalista" em cima dela, o percurso faz-se mais rápido do que numa btt c roda fininha e de forma mais "descansada", é engraçado a maneira como a bicicleta progride e com menor esforço. Convite puro ao pedalar...quando parei acabei por sentir que era pouco...apetecia mais( mas a babe e o almoço estavam à espera e não convém abusar)

A primeira impressão foi muito positiva, vamos ver como se comporta a bike, e eu, numa estirada maior e se o espírito se mantém, pedalar por prazer...

Agora em destaque a dita:
dsc3672.jpg

dsc3674.jpg

Scott CR1 Comp
QUADRO - Carbono c/ tecnologia CR1 HMF geometria de estrada, caixa dir. integrada
HEADSET - Ritchey Integrated Cartridge
DESVIADOR TRASEIRO - Shimano 105 RD-5600
DESVIADOR DIANTEIRO - Shimano Tiagra FD-4500
MANIPULOS e MANETES - Shimano Tiagra ST-4500 Dual control 18/27 Speed
TRAVÃO - Shimano Tiagra BR-4500 Super SLR Dual pivot
CRANKSET - Shimano Tiagra Compact FC-4550 50 x 34
EIXO PEDALEIRO - Shimano SM FC4500
GUIADOR - Scott Road Drop OS Anatomic 31.8 mm
AVANÇO - Scott Road Team OS 1-1/8" / four Bolt 31.8 mm
PEDAIS - Marwi SP 500 SPD
ESPIGÃO - Ritchey Carbon Pro 31.6mm
SELIM - Selle Italia XP *
CORRENTE - Shimano CN-HG53
CASSETE - Shimano CN-HG50-9 11-25 T
RODAS - SHIMANO WH R 500 Black 20 Front / 24 Rear
PNEUS - Schwable Blizzard FOLD 700 x 23*
FORQUETA - Scott Carbone CR1 Pro 1 1/8 " c/ coluna dir. em carbono

*Pneus e selim trocados

Peso - 8440g

Originalmente era assim
Scott%20CR1.jpg


Abraço
Rui

Ps. Análise efectuada sobre o efeito de uma garrafa, ou quase, de Murganheira Doce...Apenas a análise, estão a ver como valeu a pena o almoço??
 
Last edited:

Sintace

New Member
Parabéns Phalhas...Grande Compra!

Boa Sorte com a Máquina, Ah e quero ver sair daí um Projecto Weight Woonie como nas Sparks que tens Montado...:D

Abraço
 

ALNM

Member
É gira a Scott CR1 Comp. Parabéns !!

Penso que o quadro seja o mesmo em todas as versões da CR1, excepto na PRO. Com “facilidade” tiras 1500 gramas ao conjunto se a tua preocupação for essa. Mas imagino que, sendo a tua primeira bicicleta de estrada, estejas mais excitado em usá-la e só depois em modificá-la …

A minha curiosidade relativamente à CR1 está na diferença de conforto para uma Adict. Agora todas as marcas patentearam um sistema de amortecimento para terem uma versão racing mas mais "confortável”. E para 2010 a Scott trouxe o sistema SDS que permite a oscilação das escoras. Provavelmente esta é uma questão a que só pode responder quem já tenha experimentado as duas versões. Mas será que se nota?

Contudo as cores e a pintura no garfo deixaram-me uma dúvida: a tua CR1 Comp é deste ano?

P.S.: Vejo que és mais um adepto da pedaleira compacta
 

nogueira.nuno

New Member
Vai ficar ainda melhor de certo!! Era para ser a minha bike de escolha inicial mas depois perdi-me!!

Por acaso das-te bem com o guiador assim levantado??
Ate pela fotografia da Bike original da para ver o que quero dizer.

Para responder ao ALMN:
Eu tenho que combinar um passeio para aqueles lados da Arrabida e pode ser que me cruze com o Rui e depois digo-te.

So comparei ate agora com a Speedster do meu Pai que sim e muito mais rigida que a minha a rolar! Claro!!!
 

MJRocha

New Member
Excelente compra. É a versão do ano passado, vês logo pela forqueta e pelas escoras superiores traseiras ambas mais grossas, mas não deixa de ser uma excelente compra.
Eu também só experimentei a Addict, mas pelo que dizem as revistas, parece que a nova CR1 é realmente mais confortavél que a antiga.
 

phalhas

New Member
Boas a todos.

Vamos por partes:

Sintace quase de certeza que este projecto não vai ter a mesma sorte das Sparks ou da Sewanee.

A ideia é usufruir da bike como está fazendo apenas melhorias pontuais. Nada de loucuras, pelo menos para já.

ALNM, tal como já disseram o quadro é deste ano, o de 2010 tem as escoras diferentes. Não tenho modo de comparação mas parece-me que é ligeiramente mais confortável que o Addict também devido à geometria do quadro. Nesta primeira volta gostei...

Sei que é fácil baixar uns belos gramas a esta bike mas para já não é essa a preocupação, chega a doideira na bike de btt.

No máximo umas rodas...o resto só se surgir algo mesmo irrecusável. Mas não é a idea. Como está já é excelente para o que pretendo.

Nuno, Arrábida é quando quiseres, como bem sabes. Para uma volta pelo mato.
Quanto ao guiador não sei, eheh, como já disse hoje foi a primeira vez que andei, mas vou ver isso.

Abraços
Rui

Ps. A única questão que me deixou a pensar foi a medida dos cranks, veio com 175mm quando achava que deveria ter no máximo 172,5.
 
Last edited:

Polegar

New Member
Boas a todos.

Vamos por partes:

Sintace quase de certeza que este projecto não vai ter a mesma sorte das Sparks ou da Sewanee.

A ideia é usufruir da bike como está fazendo apenas melhorias pontuais. Nada de loucuras, pelo menos para já.


Sei que é fácil baixar uns belos gramas a esta bike mas para já não é essa a preocupação, chega a doideira na bike de btt.

No máximo umas rodas...o resto só se surgir algo mesmo irrecusável. Mas não é a idea. Como está já é excelente para o que pretendo.


Quanto ao guiador não sei, eheh, como já disse hoje foi a primeira vez que andei, mas vou ver isso.

Abraços
Rui
Pois pois. Já estou mesmo a ver.
Está muito bonita :).
Vai relatando um feedback ai para ver como se comporta essa. E vais ver que não te arrependes. é mesmo muito bom para treinar e para quando não se tem companhia para a principal (diga-se btt no nosso caso)
 

phalhas

New Member
Boas.

Hoje mais uma volta rolante, igual à de domingo mas com ida e volta e companhia. Obrigado Pedro pelo empeno.
Fomos ao ataque às bifanas de Vendas Novas, eheh.

Foram 90 quilómetros, com média de 27,7. A bicicleta mostrou que está para as curvas, o biciclista é que nos últimos 10 kms "empenou" e teve de reduzir o ritmo, as pernas pesaram e senti ligeira dor os joelhos, o receio de retorno à lesão fez-me abrandar, mas pouco.

Continuo céptico em relação à medida do crank e pondero a compra de uns pratos da Rotor tal como tenho na bike de btt.

As bifanas estavam excelentes, recomendo.
Para já parece que foi boa compra, vamos ver se a "pica" continua. Facilmente em 3 horas faz-se 90 kms o que indica que em 4 se fará 100. Aguardemos...

Abraço
Rui
 
Last edited:

phalhas

New Member
Boas de novo.

Tempo de uma nova análise.

A bike continua a portar-se bem, embora esteja constantemente a pedir uns upgrades, eheh.

Hoje deve chegar um espigão Controltech que será montado com um selim Selle Italia SLR Kit CArbonio que anda aqui por casa, provavelmente baixará mais uns gramas. O elo mais fraco parece-me ser mesmo as rodas, além do dono...

Depois de mais duas voltas de 50 kms dá para ver o prazer que é rolar numa asfáltica. Fazer 40 a 50 kms em pouco mais de 1.30 horas é óptimo, além de chegarmos a casa "limpinhos". Para "treinar" parece-me ser uma excelente opção e faz com que o material da de BTT tenha uma vida útil mais prolongada. Considero neste momento que foi uma boa compra.

Apesar de vir de uma FS no btt acho o quadro bastante confortável e consegui uma posição de condução que me agrada bastante.

Neste momento ando a experimentar um pedaleiro Shimano 105 com cranks de 172,5 e dá-me a sensação que os meus joelhos agradecem, como tal vou tentar trocar o de origem. Claro para um mais leve, eheh.

Continuo a tentar encontrar um bom negócio de rodas, se souberem de algo mandem MP.

Aguardo também pela visita à serra mãe (Arrábida) do Nuno Nogueira para colocarmos a vista nas bikes e a conversa em dia.

Obrigado e abraço

Rui
 

phalhas

New Member
Eheh, anda tudo a querer enfiar-me um empeno na estrada, estou a ver.

Amanhã ainda não posso confirmar, mas em principio subir a Arrábida pela Secil com partida por volta das 13.30 no McDonald de Aires - Palmela.

Confirmo mais logo...
Abraços
Rui
 

phalhas

New Member
Boas

Rui, para chegar Arrábida, eram 40km ida + 40km volta + ??? km a subir, aguentava mas...:D

EHEH, simples faz como o Nuno e vem de carro.

Aqui o tempo está mau, chove e bem... Mais perto das 12.30 actualizo a informação.

12.23 continua a chover, agora menos mas a previsão não é nada agradável...

ABraço
Rui

PS. Também, não vejo a difculdade de vires de bike, 40 + 40 + uns quantos a subir só um empenado como eu é que não faz...EHEHa
 
Last edited:

phalhas

New Member
Rescaldo da volta:

O Nuno até apareceu e vinha cheio de pica mas o Phalhas tinha que tirar proveito do nome e deu a desculpa da chuva para se baldar.

Assim ficámos na conversa durante quase duas horas, sempre com a chuva do lado de fora a incomodar. O Nuno bem tentava motivar dizendo que até ia e eu armado em fraquinho a desculpar-me. O meu amigo Pedro a mesma coisa.

Obrigado ao Nuno por ter aparecido e também as minhas desculpas apresentadas em público.

Mas pedalar com roda fininha com esta chuva e estrada molhada não sei não...

Para a próxima espero não haver chuva.


Grande abraço
Rui


Ps. a Addict ao vivo tem aidna melhor aspecto, grande avião. É de fazer inveja e colocar um gajo a pensar em trocas.
 

phalhas

New Member
Uma roda fininha passa melhor entre os pingos :rolleyes: ...

Eheh, mas isso é só para quem sabe. Eu sou novato nisto. O Nuno bem que tentava puxar por mim, mas a idade faz com que um gajo seja ajuizado, lol.

Abraço

Rui

Ps. Depois explicas como se faz.
 
Top