• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sapatos e pedais "clipless"

tabrantes

New Member
Boas, malta "fina" :D

Estou a pensar mudar os pedais da bicla. Vou mudar para uns pedais de encaixe e por consequência uns sapatos.

Na compra deste tipo de acessorios, sendo eles como carne e unha, a que é que temos de ter atenção em termos de compatibilidade?

Uma delas será o sistema de encaixe.

Qual destes sistemas seria mais indicado para estrada? (SPD, EGG,etc...)

Fiquem bem
 
Last edited:

Burning Dogma

New Member
Tudo depende dos orçamentos. Sapatos uso Sidi, pedais uso Look, embora gostasse de experimentar os Time. Os Shimano também são bons mas a minha bike tem Campagnolo portanto não ficava bem:D
 

tabrantes

New Member
a minha duvida não e proprieamente qual o melhor para x orçamento, mas sim em termos de compatibilidade entre os sapatos e os pedais.

na hora de comprar temos de ter em atenção a alguns pormenores, que se não tivermos em conta, a compra pode sair 'furada'.

Que pormenores temos de estar atentos na hora da compra?
 

Burning Dogma

New Member
Geralmente, a maioria dos sapatos são compatíveis com os pedais mais comuns, tipo Shimano, Look e Time. Acho que não há nada de especial a ter em conta além disso. Se optares por marcas menos conhecidas, quer de sapatos, quer de pedais é que pode haver alguma incompatibilidade, mas entre as marcas principais não há problema. Quando muito podes ter que comprar algum adaptador para colocar na sola do sapato.
 

advo

New Member
Já agora onde se podem encontrar calços KEO mais baratos? e uns calços duram mais ou menos quantos quilómetros.
 

Burning Dogma

New Member
Existem 2 tipos de cleats Kéo, os normais e os Grip. A diferença é que os Grip tem um pedaços de borracha colados o que torna o andar a pé muito mais seguro pois os cleats naõ escorregam quase nada em relação aos normais. Eu uso os Grip porque a saída da minha garagem é em rampa e quando andava com os normais apanhava cada susto:eek: Nunca fui ao chão por sorte. Os Grip são um pouco mais caros mas também duram mais, duram-me cerca de 6500kms enquanto os outros duram uns 4500. Isto sem fazer grandes percursos com os cleats no chão. Quanto a preços, os normais andam na casa dos 12€, os outros na casa dos 15€, salvo erro.
 

NO FLATS

New Member
Eu usava pedais SPD (tipo shimano de montanha) mas a pouco tempo alterei para uns KEO classic e uns sapatos SIDI 5 pro. São simplesmente um espectaculo. As minhas travessas são as Grip, nunca tive das outras travessas mas conheço pessoal que as tem e andar com aquilo no chão é um autêntico desafio.
 

tabrantes

New Member
Para se iniciar nesta questão dos pedais 'clipless', qual destes dois tipos de pedais aconselham?

Shimano 504
Look Keo Easy

se ouver outra marca que aconselhem, façam favor de postar :D
 

Burning Dogma

New Member
Se conseguisses subir mais o orçamento e ir para um pedal com o corpo em carbono seria o ideal. Soube à pouco tempo que o corpo dos pedais também sofre um desgaste e bem mais acentuado do que eu esperaria. desde à muito que noto um folga qualquer no meu pedal esquerdo quando levo o pé encaixado e é mesmo o corpo do pedal que está gasto. São uns Kéo Easy e começaram com este folga logo com 4000kms:eek: Curioso é que não sou o único, há muita gente assim. Como tal aconselho-te uns de carbono pois tem uma durabilidade superior.
 

Cancellara

New Member
Boas!
Há alguma "contra-indicação" ao uso de SPDs nas bicicletas de estrada, à parte um eventual peso superior?

Estou à espera da minha 1ª roda fina e não quero comprar outro par de sapatos só para andar em estrada.

Cumps,
mn
 

Figueiredo

Active Member
Boas!
Há alguma "contra-indicação" ao uso de SPDs nas bicicletas de estrada, à parte um eventual peso superior?

Estou à espera da minha 1ª roda fina e não quero comprar outro par de sapatos só para andar em estrada.

Cumps,
mn

Vejo muita gente a andar em estrada com sapatos de BTT e penso que não haja problema, a diferença principal é que os pedais de ciclismo têm uma base de apoio maior e consegues rentabilizar melhor a pedalada, mas nada como experimentares e logo vês a diferença ...
 

Burning Dogma

New Member
Todos os que aí vem são de estrada. Atenção que os Time e os Speedplay são um pouco diferentes no funcionamento, em relação ao formato mais clássico dos Look, Shimano e Campagnolo. Refiro-me aos ajustes e flutuação.
 

nogueira.nuno

New Member
Eu uso os Pedais Dura Ace com as SIDI Energy Carbon 2

Por acaso ando a ver de uns pedais mais leves tais como os Time RXS Carbon Titan e penso que são uma boa e leve escolha, embora como aqui foi dito os Speedplay têm também um bom feedback de quem os usa mas nada melhor como sermos nós proprios a testar!!


Precisamos aqui do tal extra Topico de Usados!! :D
 

Burning Dogma

New Member
Por algumas coisas que fui lendo recentemente, os Shimano terão uma durabilidade superior aos Look. Quanto ao resto não posso opinar sobre os Shimano;)
 
Top