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Rolo treino interactivo

António Pereira

Active Member
Boas.
Primeiro que tudo dizer que sou leigo nesta matéria e gostava da vossa ajuda.

Estou a pensar comprar um rolo de treino interactivo, para 2 bicicletas.
Uma equipada com cassete 10v, com Shimano 105 e outra com cassete 9v, também com Shimano 105.

Tenho andado a ver e queria algo do género disto: https://w*w.decathlon.pt/p/rolo-de-treino-tacx-flux-s/_/R-p-X8626634?mc=8626634O
Não sei se este já traz a cassete incluída, a descrição diz "Cassetes adequadas: Shimano & SRAM: 8 t/m 11 velocidades. Cepo/cassete Campagnolo vendido em separado."
No caso de trazer a cassete, é só desmontar a roda e colocar a corrente no rolo? Se não trouxer, posso comprar uma cassete, que dê para as duas bikes? E que mais necessito de comprar, falando apenas na parte do rolo?
 

Negoci8er

Well-Known Member
Também andei com essa indecisão há algum tempo atrás, sobre o que fazer...

O objetivo era treinar eu (1,78m) e a minha esposa (1,57m).
Ainda pensei nos modelos mais caros e ajustáveis tipo Tacx neo Bike Smart, e ou a Wahoo Kickr Bike

Mas os preços são muito elevados.

Depois pensei vou optar por um smart trainer (Elite Suito) e troco a cassete consoante a bike que meter.

Andei assim uns 15 dias, até que, acabei por deixar a bike da minha esposa e na extensão máxima do selim dá para mim (atenção que não faço treinos indoor longos).

Até ao momento tem funcionado.

Não sei se é a tua situação...?
Se der para utilizar apenas uma bicicleta é mais fácil.
Também cheguei a ponderar comprar uma bike M tamanho intermédio para os dois...
 

Carolina

Well-Known Member
A única forma de teres um TT que dê para as duas situações é não ser um direct drive. Comprar bicicleta para os dois é meio caminho andado para um de vocês (ou os dois) ganharem alguma lesão.
 

Negoci8er

Well-Known Member
A única forma de teres um TT que dê para as duas situações é não ser um direct drive. Comprar bicicleta para os dois é meio caminho andado para um de vocês (ou os dois) ganharem alguma lesão.

Não é a prática recomendada, mas no meu caso funciona... ;)

Também coloco o selim da bike da minha esposa ligeiramente acima do limite, e pedalo numa posição bastante confortável.
Nunca fiz treinos acima de 90min. e o normal é menos de 60 min. vou a caminho dos 4000 km sem nenhum registo de lesões...

Embora não seja a prática recomendada. :)

Nota: Em 15 dias e embora não fosse nada do outro mundo, fiquei cheio de trocar cassete e bicicleta...
 

Velhadas

Well-Known Member
Não é a prática recomendada, mas no meu caso funciona... ;)

Também coloco o selim da bike da minha esposa ligeiramente acima do limite, e pedalo numa posição bastante confortável.
Nunca fiz treinos acima de 90min. e o normal é menos de 60 min. vou a caminho dos 4000 km sem nenhum registo de lesões...

Embora não seja a prática recomendada. :)

Nota: Em 15 dias e embora não fosse nada do outro mundo, fiquei cheio de trocar cassete e bicicleta...
fazia o mesmo quando a minha mulher ainda tentava usar o TT. na epoca nao era direct drive mas como não queria andar sempre a mudar o pneu da minha bike usávamos a bike da minha mulher para o TT.
no caso como a diferenca é só 10 cms um ajuste no espigão resolvia a questão.
MAs tenho um amigo que costuma me vir visitar `a irlanda que mede mais 25 cms que ela e conseguia usar a bike. Tenho um espigão grande e um avanço tipo estendal para ele guardado no shed e ele desenrasca-se bem assim
 

António Pereira

Active Member
Não sei se é a tua situação...?
Se der para utilizar apenas uma bicicleta é mais fácil.
É essa mesma a situação, é para eu treinar, mas a minha esposa também. Não temos grande problema com alturas, pois somos praticamente da mesma altura.
Acho que acabo por utilizar só uma bike,
Se escolher o direct drive, compro apenas a cassete de 9v.
Se escolher o de resistência ou fricção, instalo o pneu próprio apenas na bike dela.
 

Negoci8er

Well-Known Member
É essa mesma a situação, é para eu treinar, mas a minha esposa também. Não temos grande problema com alturas, pois somos praticamente da mesma altura.
Acho que acabo por utilizar só uma bike,
Se escolher o direct drive, compro apenas a cassete de 9v.
Se escolher o de resistência ou fricção, instalo o pneu próprio apenas na bike dela.
Com a mesma altura, é bastante mais fácil.

Só têm que escolher a melhor bicicleta para o TT e usam a mesma. ;)
 

Velhadas

Well-Known Member
É essa mesma a situação, é para eu treinar, mas a minha esposa também. Não temos grande problema com alturas, pois somos praticamente da mesma altura.
Acho que acabo por utilizar só uma bike,
Se escolher o direct drive, compro apenas a cassete de 9v.
Se escolher o de resistência ou fricção, instalo o pneu próprio apenas na bike dela.
se é só [para usar uma bike entao vai para o direct drive, a diferenca é abismal
 

Bruso

Well-Known Member
Com a mesma altura, é bastante mais fácil.

Só têm que escolher a melhor bicicleta para o TT e usam a mesma. ;)
Possível? Sim. Ideal? Só se ambos usarem exactamente o mesmo fit.
Se o teu objetivo é usar o TT só para passar o tempo está ok, o mais importante é não have lesões.
Se o teu objetivo é melhorar a performance, precisas de uma bike com o mesmo fit que usas na estrada. Isto é o cenário ideal.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Possível? Sim. Ideal? Só se ambos usarem exactamente o mesmo fit.
Se o teu objetivo é usar o TT só para passar o tempo está ok, o mais importante é não have lesões.
Se o teu objetivo é melhorar a performance, precisas de uma bike com o mesmo fit que usas na estrada. Isto é o cenário ideal.
Pronto... ok... :)

Mas, penso eu que o objetivo não é fazer treinos de 20 ou mais horas semanais.
Para treinos amadores não será problemático.
 

cconst

Well-Known Member
Eu tenho um wheel on - um Zycle ZPRO. Do que li, dos wheel on - é dos que teria melhor relação qualidade/especificações/preço. Na altura apenas tinha cerca de 350 Eur para gastar e nessa faixa de valores considerei a compra certa. Nos treinos ERG ajusta rapidamente para o intervalo e no zwift também se ajusta ao terreno, se bem que me parece que tem um _delay_. O que me faz confusão é mesmo o facto de ser mais simpático nos números de potência em relação ao powermeter que tenho (4iii precision), o que é bom para as corridas no zwift ;)

Tenho ideia que em algumas Decathlon têm para venda e para teste. Aliás, tenho até ideia que na Decathlon da Amadora têm um desses e um Direct Drive montados para testes.

-Edit-
Esqueci-me de dizer que uso a roda do exterior. Não noto - para os meus níveis de potência - um desgaste exagerado do pneu. Mas isto do notar... é a olhómetro.
 
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