Rolo Direct Drive

@hmartins28 supostamente não é necessário fazer sempre. Eu o dos pedais faço sempre quando arranco, mas é coisa de 5segundos através do garmin. No rolo que tinha antes não fazia.
A questão não é variar de dia para dia. O mal é que ele faz extremos, quando estou a volta de 200w nos pedais o rolo vai a 220w. É quando estou a 450w nos pedais o rolo só dá 400w.
@Negoci8er em relação à pedalada já me parece melhor, sendo que não estava habituado a esta resistência tão forte. Temos de usar mais a transmissão.
compreendo. estou na dúvida entre esse e o Wahoo Kickr Core... esse tem o bem de ser mais barato, já trazer a cassete e os adaptadores...
 

jppina

Well-Known Member
Bom continua igual, fiz a calibração e corri o teste. fui fazer uma corrida e aconteceu o mesmo, ate aos 250W tinha mais 20, ate aos 350W a coisa ia invertendo, sendo que depois dos 350w já tinha menos uns 10W.
Em sprintes ou subidas onde tinha que dar mais, ai a perca era de 50W, nos pedias marcava 450-470, e o rolo só acusava na casa dos 400W.
No fim da corrida troquei para os pedais a potencia, e no fim da volta voltei a calibrar o rolo, deu um offset bem diferente, (12421 antes da volta e 11243)
Amigo @Negoci8er eu por acaso acho as diferenças um pouco criticas, têm valores muito diferentes que o anunciado, se bem que provavelmente irei usar só a potência dos pedais, mas eu pelo menos quando compro uma coisa quero que ela esteja em condições, e até ver tirando a primeira volta que usei o rolo que fez diferença de 2 ou 3W agora a diferença é 10x maior.
irei testar outra vez hoje para verificar se com esta ultima calibração a coisa ficou melhor, se não irei enviar uma email a elite.
Boas voltas
Não podes comparar isso da forma como estás a fazer!

Fazer esse tipo de leitura instantânea, tendo em conta os valores de flutuação que há, não é de todo preciso... e para poder dizer com certeza que há diferença significativas e para além da margem de erro especificada pelo fabricante, quer do rolo, quer do pedais (que tem de ser tomado em conjunto...), não é assim que deves fazer!!

A única forma é gravar os dados de ambos (em suporte diferente) e depois compará-los, ao segundo, tal como faz o DCrainmaker nas suas análise. Qualquer outra tentativa de comparação não tem fiabilidade nenhuma e vale 0!

A ferramenta que ele usa (e que criou) é paga, mas há alternativas se o quiseres fazer gratuitamente. Uma delas passa pelo Golden Cheetah.
 

cafigueira

Well-Known Member
Não podes comparar isso da forma como estás a fazer!

Fazer esse tipo de leitura instantânea, tendo em conta os valores de flutuação que há, não é de todo preciso... e para poder dizer com certeza que há diferença significativas e para além da margem de erro especificada pelo fabricante, quer do rolo, quer do pedais (que tem de ser tomado em conjunto...), não é assim que deves fazer!!

A única forma é gravar os dados de ambos (em suporte diferente) e depois compará-los, ao segundo, tal como faz o DCrainmaker nas suas análise. Qualquer outra tentativa de comparação não tem fiabilidade nenhuma e vale 0!

A ferramenta que ele usa (e que criou) é paga, mas há alternativas se o quiseres fazer gratuitamente. Uma delas passa pelo Golden Cheetah.
Não me vou dar a esse trabalho, pois não tenho paciência para isso. Mas sei que dá para ver que quando estou a 180w num nó outro estou a pouco mais de 200w os dois com média 3s.
E ao fim de 1h da pata ver as diferenças. Screenshot_20201003-192010_Chrome.jpg Screenshot_20201003-191915_Chrome.jpg
A diferença de uns segundos, é o tempo de o boneco no zwift parar. Mas não soa esses 20s ou o que é que vai fazer essa diferença.
 

jppina

Well-Known Member
Não me vou dar a esse trabalho, pois não tenho paciência para isso. Mas sei que dá para ver que quando estou a 180w num nó outro estou a pouco mais de 200w os dois com média 3s.
Os 2 com média a 3s ainda falseia mais os dados!! A tua comparação é ainda pior do que pensava! Tens noção do disparate do que estás a comparar?

A média de 3s deve ser usada de preferência para apresentar os valores para efeitos de treino, permite valores mais "constantes", para comparar só piora a leitura que estás a fazer...

Não percebi o que querias mostrar com as 2 imagens do connect...
 

gfrmartins

Well-Known Member
Não me vou dar a esse trabalho, pois não tenho paciência para isso. Mas sei que dá para ver que quando estou a 180w num nó outro estou a pouco mais de 200w os dois com média 3s.
E ao fim de 1h da pata ver as diferenças. View attachment 11 View attachment 12
A diferença de uns segundos, é o tempo de o boneco no zwift parar. Mas não soa esses 20s ou o que é que vai fazer essa diferença.
Acho que estás a complicar demasiado,

A unica questão aqui é: Quando estiveres a treinar com base na potencia indoor o que vais usar para ler a potencia? Se os pedais sempre como deve sempre para manteres a coerência entre rua e indoor então não existe diferença nenhuma, a leitura é dos pedais então mesmo que uses erg mode o que o TT vai ter em conta é o que está a ser lido dos pedais.

O que é que está aqui em causa? Queres ter dois sistemas de leituras diferentes e esperar que sejam muito semelhantes para quê? Quais os treinos que serão comprometidos?

Atenção que não estou a dizer que os numeros serão diferentes, eu sei que são e claro que são, estou a perguntar quando é que isso é uma limitação no teu treino
 

jppina

Well-Known Member
Acho que o problema dele é ter comprado um rolo que "supostamente" não dá valores de potência correta...

O Suito é conhecido por dar valores estranhos e ter uma calibração duvidosa, basta ver o forum da Elite, é só queixas...

Se ele fizer o que dizes não terá problema nenhum... mas acho que ele está com a sensação que comprou gato por lebre por não ter leituras iguais aos pedais, embora as leituras que esteja a fazer não sejam de todo precisas...
 

gfrmartins

Well-Known Member
Acho que o problema dele é ter comprado um rolo que "supostamente" não dá valores de potência correta...

O Suito é conhecido por dar valores estranhos e ter uma calibração duvidosa, basta ver o forum da Elite, é só queixas...

Se ele fizer o que dizes não terá problema nenhum... mas acho que ele está com a sensação que comprou gato por lebre por não ter leituras iguais aos pedais, embora as leituras que esteja a fazer não sejam de todo precisas...
Acho que a questão dele é não serem leituras correctas porque no fundo o que são leituras correctas? O que é isso? qual o valor correcto?

A questão aqui é ele estar a comparar com uns favero assimoa e as diferenças nas leituras em termos de % serem acima do que supostamente deveria ser, mas é uma lata de minhocas, o que deve ser considerado correcto, os assioma deveriam ser a base e considerados como 100% acurate? qual é que está mal? se sim em que percentagem? em que condições? etc

Isto parecem ser as duvidas, menos importantes do que realmente são desde que se mantenha a mesma leitura para treinos indoor vs outdoor e respeitar isso e treinar sob isso
 

cafigueira

Well-Known Member
Sim a questão é mesmo o facto de ter comprado "gato por lebre"
@jppina as imagens do garmin conect é para se ver que a potência média para a mesma atividade de 1h num deu 246 e no outro 225.
A minha inquietação é mesmo só o facto de dar um valor muito diferente. É não sei pk dizes que a comparação que faço é descabida, se estou a ver os dois valores ao mesmo tempo um no GPS outro no PC, eles deveriam ser idênticos caso a potência medida o fosse, e no caso não é.
Mas o facto de dar valores diferentes acaba por não me fazer diferença pk o que pretendo é andar, e nem estou a fazer nenhum treino estruturado. Só fico inquieto da questão do gato por lebre. Mas se dizem que é normal neste rolo pronto paciência, mas o que deixo é que não é nada do que eles vendem dos 2.5%
Fica o feedback para alguém que o pense em comprar.
 

jppina

Well-Known Member
Sim a questão é mesmo o facto de ter comprado "gato por lebre"
@jppina as imagens do garmin conect é para se ver que a potência média para a mesma atividade de 1h num deu 246 e no outro 225.
Tendo em conta os 1% e 2,5% de erro de ambos, nos extremos inferiores estamos a falar de uma diferença de 13w, ainda é alguma coisa, mas não é assim tanto.

A minha inquietação é mesmo só o facto de dar um valor muito diferente. É não sei pk dizes que a comparação que faço é descabida, se estou a ver os dois valores ao mesmo tempo um no GPS outro no PC, eles deveriam ser idênticos caso a potência medida o fosse, e no caso não é.
Está a olhar para valores instantâneo a 3s, e os 3s de referência num e noutro podem (e quase de certeza) não ser os mesmo...

Mas o facto de dar valores diferentes acaba por não me fazer diferença pk o que pretendo é andar, e nem estou a fazer nenhum treino estruturado. Só fico inquieto da questão do gato por lebre. Mas se dizem que é normal neste rolo pronto paciência, mas o que deixo é que não é nada do que eles vendem dos 2.5%
Fica o feedback para alguém que o pense em comprar.
Tenho um amigo que tem um Suito, não tem powermeter, mas achava que mesmo calibrado aquilo marcava w a menos. Acabou por aldrabar a calibração para a aproximar do valor de fábrica (salvo erro está por baixo do rolo), para isso travou o rolo para este parar mais cedo. É um procedimento que é referido por alguns utilizadores no forum da Elite para ter valores mais corretos... o que não deixa de ser uma grande treta, pois supostamente ao calibrá-lo é que deveria dar valores corretos...
 

bogas

Well-Known Member
também tenho o Elite Suito, e sim é verdade que lê potencia a menos em relação aos pedais.
Fui um dos que fez queixa no site da Elite, a resposta foi fazer nova calibração. Ficou igual
 

cafigueira

Well-Known Member
@jppina tudo bem, mas o valor devia ser o mesmo nos 3s. Caso a medida fosse correta, a medida era relativa aos 3 segundos. E nem que não fosse numa potência constante os valores teriam de ser idênticos. Pelo menos é o que eu penso.
Mas de qualquer maneira já sei que não é nada fiável a medição do rolo, o que deveria ser os tais 2.5% que eles vendem.
 

SaintRider

Well-Known Member
No meu Direto XR o power anda muito próximo do power reportado pelos meus assioma duo 1,2 ou 3w para cima ou para baixo.. mas O XR tem powermeter integrado. Fiz o primeiro teste assim que comprei para comparar e não pensei mais nisso.....
No teu caso há que ter em atenção:
Pelo que percebi, se não estou em erro, tens os assioma UNO. Só medes o power na perna esquerda. Se tiveres um desequilibro desfavorável (a perna esquerda mais forte que a direita) na perna esquerda podes estar a ter leituras de 2%,4%,6% ou mais (dependendo do desiquilibrio) acima do teu power real. Pouco significativo, se tiveres a usar só os uno (são a tua single source of truth) mas na comparação que estás a tentar fazer um desequilíbrio de 53/47 por exemplo são 6% diferença . Em 200w são 12w em 300w são 18w ....
Do outro lado tens o SUITO que não mede potência. Calcula apartir de n variáveis que conhece.
O teu power nos uno é a força directamente produzida pelas patas....no suito dependendo das variáveis utilizadas e onde são medidas pode já ter havido dissipação de potência (daí a potência ser tipicamente mais baixa nos tts que medem potência relativamente aos que medem nos pedais - caso dos meus assioma duo e Xr) ao existir potência dissipada pela transmissao )
Com isto quero apenas dizer que nenhuma das fontes que tens te permite fazer esta comparação de forma justa de forma a perceberes e chegares a conclusão que queres chegar.
 

Negoci8er

Well-Known Member
e então.. após isto tudo.. vale apena comprar o Suito ou não? :p:eek:
Já tenho o Suito encomendado... e ainda ponderei trocar a encomenda pelo XR...
- O XR tem roda de inércia mais pesada (logo, feeling mais real)
- Mais potência
- Simula maior inclinação
- Tem powermeter integrado

Mas...
Powermeter já tenho na bike, se pretender valores reais é por aí que me guio, e de preferência em estrada real.
Mais potência penso que não tem interesse... já não chego à máxima do Suito...
Inclinação, estive a ver as máximas das míticas montanhas e 95% das situações (estimativa pessoal) o Suito chega...
Em relação ao feeling da pedalada... penso que a diferença não valerá os 100€ da diferença.
Para algumas pessoas poderá valer, para mim penso que não...
Apenas a minha opinião, baseada em reviews e "teoria", nunca tive um smart trainer... ;)
 
Algum de vós usa rolo de equilíbrio, vi o elite Árion digital Smart. Parece me interessava.
Somos 3 cada um tem bicicleta com grupo diferente. 11/10/9 Vel. Não acho o direct drive interessante por isso...
Nunca é para fazer mais de 1h de rolo.

Não queria gastar mais de 450 / 500 euros.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Algum de vós usa rolo de equilíbrio, vi o elite Árion digital Smart. Parece me interessava.
Somos 3 cada um tem bicicleta com grupo diferente. 11/10/9 Vel. Não acho o direct drive interessante por isso...
Nunca é para fazer mais de 1h de rolo.

Não queria gastar mais de 450 / 500 euros.
Têm equilíbrio a pedalar? Já vi muitas quedas em rolos desse género...
Quantos aos rolos direct drive é o mal das incompatibilidades entre sistemas de mudanças... (estou com o mesmo problema)

Tenho 11v na de estrada e a mulher tem 10v na de montanha.
Para não estar a gastar num novo sistema de mudanças vou testar o sistema de 10v com a cassete de 11v.
Já sei que pode saltar duas mudanças de uma vez ou ficar a arranhar... mas vou testar quando o receber.
Cheguei a sugerir o sistema de rolos à mulher e ela disse nem pensar...! :rolleyes: ;)