• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rolar a 20km/hora

tiagusgv

New Member
Boas tardes,

Comecei recentemente a dar umas voltas por Lisboa, entre estrada e ciclovia, e faço umas voltas de 20 a 50km dependendo do tempo que tenho.
A minha bicicleta é uma marin de btt, com suspensão dianteira e pneus schwalbe 1.75 que dizem eles ser de estrada.

A verdade é que a melhor media que consegui foi de 20km/hora e a verdade é quedou esmorecem esforço. Pelo que vejo, passeios leves são normalmente feitos a 30/35km/hora.

A questão que coloco é se o problema é mesmo do atleta em questão ou se é muito da bicicleta e mesmo o facto de ser em Lisboa? É que gostava de um dia fazer distancias maiores, mas a estas velocidades é impossível.

Obrigado
 

torui

Well-Known Member
A velocidade vai surgindo como resultado do treino. Preocupa-te mais em horas em cima da bicicleta do que propriamente nas médias...
 
coloca uns pneus slicks ou semi slicks de 1,5" no máximo, se os teus aros derem coloca ainda mais fino.
se queres manter esses pneus é andar mais vezes, e com o tempo isso melhora...
 
No meio de uma cidade como Lisboa, com uma BTT convertida a estradista e com pouco treino/experiência, estares a preocupar-te com médias, não faz nenhum sentido, aliás, isto é válido para todos os ciclistas de lazer, na minha opinião, claro.

Posso dar-te um conselho? Tira o ciclómetro da bicicleta e disfruta do simples prazer de andar de bicicleta e aproveita os fins-de-semana para dar umas voltas maiores sem pensares em atingir x velocidade de média.
 

otreblig

Member
Pelo que vejo, passeios leves são normalmente feitos a 30/35km/hora.

Passeios leves a 30/35Km/hora??? Onde viste isso?
Nem em plano será um passeio leve, e se soprar um bocadinho, mas só mesmo um bocadinho de frente, então podes esquecer essas médias.
A menos que seja para rolar em grupo...
 

Lyp

Active Member
Estou como o otreblig, esquece lá os passeios leves a 30\35 km´s\h eheh

Eu diria até que, a andares no meio de Lisboa, e fazeres 20km´s\h não me parece mau. Páras várias vezes, abrandas por causa do trânsito, etc... Parece-me bem normal.

Como já sugeriram acima, aproveita o fim de semana para esticares os km´s sem te preocupares muito com a média... E vais ver que a coisa vai melhorar com o tempo. Nada é imediato :)
 

Armando

New Member
A questão que coloco é se o problema é mesmo do atleta em questão ou se é muito da bicicleta e mesmo o facto de ser em Lisboa? É que gostava de um dia fazer distancias maiores, mas a estas velocidades é impossível.

Não é impossível fazeres distancias grandes a essa velocidade,demoras é um bocadito mais .
 

otreblig

Member
Boas,

Não te preocupes com médias, achas que se fazem grandes voltas com médias muito altas?
Por exemplo no próximo sábado vou fazer o grandfondo 150Km, se eu conseguir acompanhar os melhores, será a uma média de 25 a 27Km/h acredita que no fim eu só vou querer dormir...
Quando faço um BRM dos randonneurs é sempre a uma média de 20 para baixo...
Vai ver as médias dos randonneurs: http://www.randonneursportugal.pt/homologacoes/homologacoes-2011/
Vai rolando e vais ver que com o tempo as pernas ganham ritmo...
 
Eu só há pouco tempo é que consegui fazer uma média de 30 numa volta de 70 Km's sózinho, e mesmo assim com muita sorte com o vento, que estava fraco, e escolhi o percurso de modo a não levar com ele de frente muito tempo. Quanto a passeios mais longos, posso dizer-te que em Julho fiz Porto- Fátima com mais 50 alminhas pedalantes, cheguei com 26 de média, e mais morto que vivo. Fiquei todo contente, porque nunca tinha feito uma distância tão grande, e só nos últimos 18 km's que são sempre a subir é que não consegui acompanhar a frente do grupo.

Acho que devias de facto começar a fazer mais horas em cima da burra sem te preocupares com médias, só para ganhares uma base sólida de resistência. Uns 1000 ou 1500 Km's. Depois, se então quiseres começar a progredir mais, o que te aconselho é a mudares de percurso. Sai dos limites da cidade e vai para estrada aberta, que aí a média sobe, e nem dás pelos km's a passarem.
 

joaolucio

New Member
Como já disseram, para uma volta por Lisboa não parece ser uma má média. Várias inclinações e, sobretudo, obstáculos - cruzamentos, caminhos mais acidentados, etc. - baixam logo uma média. E as médias maiores também costumam ser feitas em grupo, que ajuda bastante a quebrar a barreira do vento.
 

tiagusgv

New Member
Obrigado a todos. Pelo menos não desmoralizei. Já começava a achar que eu era o rei das lesmas :)
Vou trocar os pneus por uns mais finos, que isso não me reduz muito o peso na carteira e avançar com mais tempo com o rabo no selim para me habituar.

1 abr e obg pela ajuda
 
Para mim o mais importante é mm aproveitar. Se consigo ir a 30 vou a 30, se só da para os 20 vou a 20. Se é a subir e nao passo dos 10, paciencia :) Faço isto por prazer e não por "obrigação" :)
 

rodasepedal

New Member
Companheiro, pedala e não te preocupes com médias...
Depois de ganhares resistencia e horas em cima da bike as médias vão subir concerteza...

Faz uns treinos sózinho e quando te achares capaz tenta arranjar alguem que ande mais que tu para puxar por ti...

Comigo funciona, por vezes dou comigo a abrandar por força do cansaso e sou ultrapassado por outro ciclista, o que me faz ir buscar forças não sei onde, e dou tudo por ir na roda dele, não por orgulho de não ficar para trás mas para tentar superar-me...

Cumps
RODAS
 

joaolucio

New Member
Como disse o tiagomartins1981. É ir à velocidade que conseguimos. Aos poucos a média vai aumentando e escusamos de ficar dias seguidos com dores nas pernas.
 

Arpeggio

New Member
O que importa é o que se desfruta em cima da bicicleta e não os números do ciclocomputador nem as bocas dos campeões de rua.
 
Top