• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas ZIPP 303

buldog

New Member
Boa noite malta,

Tenho um bom negocio de umas Zipp 303 de este ano, usadas mas como novas, só que ja experimentei e aquilo roça-me nos calços mesmo depois de dar aperto novamento nos raios.

Todo equipado peso 80-85 kg e sou mais do tipo sprinter e de pedalar um pouco em força jingando a bike de um lado para o outro;););)

A minha pergunta é, será que dá para enraiar com outros raios do tipo laser 2.0, Dt swiss revol ou outros mais fortes, ou simpleste deixar como está e ir a procura de outras como mais rigidez??

Já agora as 404 serão iguais a nivel de torção?? mas provavelmente tornam-se mais perigosas devido aos 58mm quando ha vento?

Obrigado
 

ivan

New Member
não sei se aquilo torce ou não parece muito estranho, elas tem 16 raios a frente e 20 atrás certo? se calhar é por isso.
olha que eu também sou pesadote e as únicas rodas que torcem comigo são as ksyrium ES nem as fulcrum R3 torcem, estranho umas rodas de perfil elevado torcerem
 

buldog

New Member
Pois neste momento ando com fulcrum Zero e aquilo ao lado das 303 é como betão e contraplacado. lol

As fulcrum são bem rijas, mas o que é certo é que as 303 mesmo depois de levar mais aperto roçam bem nos calços sobretudo á frente.

O cancellara quando ganhou o paris-roubaix de certeza que não deve ter sido com as 303 na configuração de origem!! lololol

As 404 ja hoje me disseram que a coisa é outra, mas lá está quando o vento aperta!!!!!
 

ivan

New Member
eu ando com as Matrix 50mm nestes dias e tenho ido trabalhar com elas tem estado vento a 50 e 70 kms/h tenho sentido o vento mas nao muito mais que sentia antes eu sou mais largo que as rodas hehe,
as matrix são fabrico chinoca mas homologadas e aquilo parece aço não torce nada
 

meunickmp

Member
Buldog, eu tenho precisamente as mesmas rodas que tu, umas Fulcrum Zero e umas Zipp 303.
Tens razão quando dizes que as Fulcrum são mais rijas que as 303, mas isso não quer dizer que sejam mais resistentes.
Quanto ao rossar nos calços, ou a roda tem algum empeno, ou precisas de abrir um pouco as maxilas dos travoes.
As rodas têm diferentes espessuras de aro, quando troco das 303 para as Zero, tenho que abrir um pouco os travões. As Zero são mais largas de aro.
 

buldog

New Member
Entao se abrir um pouco as maxilas vou deixar de sentir roçar?? porque empeno não tem, rodam magnificamente. pois no fundo acho estranho por não serem de origem mais rigas lateralmente, porque resistente tem todo o aspecto de serem.
 

Fevereiro

Member
Mas que dizem das rodas?
Eu que tinha as 303 como as minhas rodas de eleição e ponderava comprar em breve, fico agora um pouco reticente.
 

meunickmp

Member
Fevereiro, eu tenho as 303 versão pneu há 1 ano com muito uso e não tenho problemas em dizer que são umas rodas excelentes. Quando nos tópicos anteriores dizem que notam a rodas a torcerem, acho isso muito estranho. A mim tal nunca aconteceu.

O único ponto negativo que posso dizer em relação ás 303 é que de inicio têm têndencia a criar folga. Mas isso resolve-se muito simplesmente apertando um pouco a roda. Para isso basta usar o pequeno parafuso que está lá para esse fim.
Talvez seja esse o problema que Buldog refere.
Não tenho problemas nenhum em recomenda-las, aliás se os euros não faltassem compraria mais um par de Zipp. Desta vez as 404.
 

Fevereiro

Member
Eu o queria mesmo umas com perfil medio, como faço praticamente montanha.
Mas afinal talvez seja alguma folga por parte das rodas que o bulldog falou, ou poderá tambem ter a ver com o peso/força do ciclista.
Pondero tambem a versao pneu que tu tens, pois tenho receio de ficar atascado com os boyaux. Já agora qual o peso certo delas?
 

ALNM

Member
Eu nunca deixaria de recomendar as Zipp 303.
De qualquer maneira sou cuidadoso na interpretação dos comentários do Buldog. Ele apenas se refere a umas Zipp 303 "usadas como novas” mas não diz nada sobre as caracteristicas das rodas. Nomeadamente onde foram originalmente adquiridas. Por exemplo, são aros Zipp, mas com que cubos e enraiados por quem?:rolleyes:
 

meunickmp

Member
Exactamente, tens toda a razão ALNM.
Estas rodas não podem ser assim tão frageis, lembro que foram usadas por muitos profissionais no Paris-Roubaix, que chegaram a ganhar com elas.
Qualquer roda que chegue intacta ao fim do Paris-Roubaix tem todo o meu respeito.

Fevereiro, as 303 que tenho têm a pista de travagem em alumino, pesam cerca 1600 gr ( referidos pela zipp).
Este ano exite a versao pneu totalmente em carbono, penso que terão menos umas gramas.
 

buldog

New Member
Pois as rodas são originais, como de inicio ganharam alguma folga foi a loja reapertar, mas entretanto disse-me hoje o mecânico que tem medo de apertar demasiado as rodas de carbono. Perguntei-me logo a mim mesmo será que afinal de contas não tem o aperto à tensão adequada para mim???
 

tranquilo

Active Member
Fisicamente, aumentar a tensão dos raios não aumenta a rigidez de uma roda :)

edit:
se é que foi os raios que pediste para apertar.
 

meunickmp

Member
A folga a que me refiro não é dos raios mas, sim da própria roda.
Com a roda posta na bicicleta, se tentares abanar a roda para os lados sentes se ela tem folga ou não.

Buldog, quanto ao aperto dos raios, o mecânico tem toda a razão. Qualquer peça feita em carbono tem um aperto máximo estipulado. Se este for ultrapassado, corre o risco de ser danificado.
Também existe uma ferramenta propria para verificar e medir a tensão dos raios.
 

tranquilo

Active Member
Mas há uma coisa que não percebi: A roda não está empanada pois não? E quando fazes força nenhum raio fica completamente sem tensão pois não? Se a resposta é afirmativa, apertar os raios das rodas não as vai tornar mais rígidas a não ser que mudes as leis da mecânica clássica ;)
Podes ver aqui uns testes a sério: http://www.rouesartisanales.com/article-23159755.html
Como podes ver nem a roda traseira da Zipp 404 (de 2008) é famosa pela rigidez lateral :) Pena não terem feito o teste às 303 mas duvido que estas sejam mais rígidas que as 404.
Outra coisa é a roda ter folga lateral nos cubos, mas tirar a folga à roda também não a torna mais rígida... apenas tira a folga e isto não tem nada que ver com a tensão dos raios.

Se queres uma roda mais rígida com o aro das 303 ou mudas o cubo para um mais "largo" ou mudas os raios para uns diferentes.

Se quiseres experimentar mandar apertar os raios na mesma, aqui o pessoal já montou muitas rodas na binaclinica acho eu, mas não sei se têm um tensiómetro.
Abraço
 

buldog

New Member
Pois, a roda não esta empenada, e os raios estão tensados, pelo menos à mão não mexem. Se calhar sou eu que ja não sei andar e faço-o de uma forma estranha, ou estou habituado a andar com rodas bastantes rígidas e noto mais agora nessas do que outra pessoa!! Mas li uma reportagem sobre rodas utilisadas pelos profissionais e refere muitas equipas que tem configurações diferentes nas rodas, uns mudam os cubos, outras os raios para mais grossos e muitos optam para raios redondos e ha tb quem monta tudo personalisado tipo HTC com aros zipp, raios sapim laser e cubos dura-ace!!!!!

Podemos tirar algums conclusões ou não.

Vou ver se consigo experimentar outras de carbono em 50mm pelo menos, de outra marca para tirar as dúvidas.

PS: as 303 nem 500km tem por isso estão mesmo sem problemas

Abraço
 
Top