Rodas Mavic Ksyrium SL usadas

#1
Ora viva!
Surgiu-me a oportunidade de comprar umas rodas Mavic Ksyrium SL usadas, mas em excelente estado, por uma quantia entre os 200 e os 250€. O que acham do negócio? Em relação às minhas actuais rodas, umas Shimano RS10, irei tirar cerca de 400gr à bicicleta, o que em termos de peso não é nada de muito significativo, mas bem sei que é no que diz respeito a mudança de rodas que mais mudanças no comportamento da bicicleta irei sentir. Para além do menor peso, que outras vantagens me poderá trazer a mudança para as Ksyrium SL? Há conhecimento de problemas existentes com estas rodas? Haverão opções mais vantajosas dentro deste patamar de preços?
 
#2
Bom dia...por esse preço se estiverem em bom estado aproveita.... Ainda agora as Sl(de qualquer ano) valem no minimo 400-450.
Vais notar maior facilidade em subir e acelerar...além de serem umas rodas bonitas. A unica caracteristica que menos apreciei na altura em que tive umas foi o sistema de regulação do cubo (aperto a mais ficam presos, se for um pouco de menos ficam com folga).
Vai em frente, etão a muito bom preço!

Cumprimentos
 

patrick pires

Well-Known Member
#3
RJLA, as rodas são (para mim) do melhor!!!
Tenho 2 pares, as ultimas comprei em 2011..
São leves qb, boas para a montanha, não são más roladoras e tem boa rigidez..
Tem boa assistência no caso de avaria..
Com estas rodas é assim, fazes "montes de km" sem necessitar de mexer nelas.. é raríssimo partir um raio!!
Penso se para uso diário para todo tipo de trajetos são as indicadas..
 
#4
Boas,

Já tive umas rodas dessas que fizeram na ordem dos 30.000km sem qualquer problema. A única coisa que tive que fazer foi substituir um raio que partiu. Em termos de fiabilidade não terás à partida qualquer problema. São umas rodas excelentes. Como nunca andei com umas rodas iguais às que tens não te posso dizer muito acerca das diferenças que irás notar, mas se a diferença de peso são as 400g que referes, decerto que ao nível das acelerações irás notar grandes melhorias com as Ksyrium.

Quanto ao negócio em si... Se as rodas estão mesmo em excelentes condições como dizes, é evidentemente um bom negócio. No entanto aconselho-te a verificares se há folgas ao nível do cepo e também o nível de desgaste das pistas de travagem dos aros. É que um aro desses custa na casa dos 100 euros.

Outras opções por esse preço não vejo grande coisa.
 
#5
Obrigado pelos vossos comentários.
Aparentemente as rodas parecem-me em muito bom estado, mas tambem não sou grande expert na matéria.
Esqueci-me de dizer que são o modelo de 2010 e que são, de facto, muito bonitas. Costuma dizer-se que quando a esmola é muita o pobre desconfia, mas é de ficar tentado, tendo em conta o preço. Há algum limite de peso do ciclista para estas rodas? É que não sou propriamente um tipo leve e pequeno: 1,88m e 85 kg.
 
#6
Já tiveste as rodas na mão? A folga do cepo pode ser mais difícil de detectar mas o desgaste do aro é fácil. Passas a mão na pista de travagem e vês se está "arredondada" para dentro. É que uma coisa é um ligeiro desgaste, outra é quando ficam já nesse estado em que a parede do aro pode vir a ceder. Se as rodas são de 2010, a menos que sejam de alguém que faça muitos km por ano e ande sempre agarrado aos travões, não deve haver stress. Eu travo bastante a descer e as minhas com dois anos de uso (+/- 16.000km) ainda estavam impecáveis.
Quanto a limite de peso não sei mas conheço pelo menos duas pessoas com peso semelhante ao teu a andarem com estas rodas sem problemas.
 

RTC

Moderador
Staff member
#7
Sou mais um que tem umas Ksyrium SL e só tenho bem a dizer.
As minhas são de 2008 e têm muito, mas muitos kms. Não tive nem testei durante este tempo outras rodas. Manutenção até agora foi só lubrificação. Não levou rolamentos mas a roda de trás já começa a dar sinal.
Há 2 meses tive um azar. Atropelei um cão e a roda da frente ficou em muito mau estado. Tive que comprar raios novos e enraiar de novo mas agora estão impecáveis.
Durante o mês e tal que fiquei sem elas emprestaram-me umas Bontrager Race X Lite, com cubos DT Swiss 240, com mais 50gr que as Mavic. A rolar tudo bem, mas de resto a Ksyrium ganha em tudo. A subir então...nem se fala.
Verifica com calma tudo o que já te aqui disseram, principalmente a pista de travagem. Verifica também se a tinta dos raios não se está a descolar.
Se tudo estiver ok, ficas aí com umas rodas de luxo! ;)
 
#8
Bem, lá me decidi e lá comprei as rodas. Aparentemente estão impecáveis, sem riscos, mossas ou falhas de tinta e sem qualquer marca de desgaste.
Mas (e há sempre um mas), quando as montei em casa as mudanças ficaram totalmente desafinadas, sendo que na posição mais baixa da cassete a corrente salta e fica entalada entre a cassete e o aperto da roda. Isto será apenas uma questão de afinação?
Outro pormenor: antes de comprar estas rodas, experimentei umas iguais de um colega e ao levantar a roda da frente e colocar a roda a rodar livremente notei que esta rodava por mais tempo e de uma forma mais "solta" do que a minha. A minha parece algo presa...Será isto normal? Valerá a pena voltar à loja?
 

Lyp

Active Member
#9
É normal as mudanças estarem desafinadas... Basta a cassete não estar na mesma posição que a outra. Um mm faz toda a diferença. O facto de ela saltar para fora da cassete é precisamente por isso... Para isso basta afinar o limitador. À partida terás que afinar os 2 limitadores.

A afinação das velocidades é fácil, tens o afinador do cabo no desviador. Uma volta pelo youtube e há lá videos que te ajudarão.


Quanto a rolarem menos que as do teu amigo, poderá ser por ter os cones mais apertados... Nunca fiz nada disso, mas pelo que leio isso tem uma chave que serve para isso... Tens que arranjar aí o melhor compromisso entre deixar o rolamento mais solto, mas sem uma folga excessiva.

Não tens, do meu ponto de vista, razão para te preocupares... Parece ser tudo facil de resolver... Se compraste numa loja, volta lá e o dono põe tudo a bombar em 2 tempos :)
 
#10
Tal como foi dito pelo Lyp.
A questão da corrente saltar para o quadro tem a ver com a afinação das mudanças e limites do desviador.
A questão de rolarem mais, pode ser dos cones, tal como falta de lubrificação/manutenção.
 
#11
Olá companheiros,

Como ja mencionei no post acima, tenho na minha fininha umas rodas Ksirium sl. Gostaria de saber qual a manutençao a fazer as mesmas e respectivos intervalos de tempo/ kms. Tenho um pdf baixado do site da Mavic , mas na minha opiniao pouco informativo e pratico. Alguem pode ajudar? Quando enviar para afinar raios , quando lubrificar, etc.

Desde ja , obrigado.