• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas High Profile

pedro_xpto

New Member
Boas pessoal, tenho vindo a uns tempos a montar uma bike que neste momento já esta pronta, mas para ficar mesmo a meu gosto só falta uma rodas de perfil alto.

Tenho vindo aqui ler sobre rodas deste tipo e estou um bocado confuso relativamente as opções que existe.

Eu queria uma rodas leves +- 1600g que para perfil alto (50mm) julgo já ser muito bom.

Relativamente a superfície de travagem em carbono tenho algumas duvidas...a malta que tem rodas deste tipo pode dar algum feedback.

Com superfície de alumínio só me restam estas.

p04254.jpg


Estas rodas custam a volta de 800 euros! Agora será que compensa relativamente a umas Camapagnolo Shamal ou Eurus de 1400g?
 

NiKES

New Member
As Cosmic Sl têm 1740g, as SR 1595g. As SL é que se arranjam por 800€ +/-.

Não se pode comparar uma roda de perfil alto com uma Shamal... Tudo depende da tua prática. Se queres só estética vai pelas cosmic. As Shamal são o topo das rodas em aluminio, portanto não arranjas melhor... ou equivalente.
 

rjcm78

Member
As Shamal ou Euros não são de alto perfil.

Com superficie de travagem em carbono só recomendo tubular. Porque as que usam pneu normal com superficie de travagem de carbono, fazem a pressão toda nas zonas laterais que com o aquecimento pode dar problemas como acontece nas Assaut.

Nas tubular a pressão exercida pelo pneu é "em direçção ao cubo".

Em último caso podes sempre montar umas á lá carte com aro de 42 mm em carbono mas pistas de travagem em aluminio + cubos + raios.
Deve rondar as 1800 g e cerca de 350 €
 

pedro_xpto

New Member
Antes de mais obrigado pelo vosso feedback, a minha questão é mesmo essa, abedicar da estética e pelo mesmo preço ter uma rodas de topo em alumínio, ou zelar pela estética e ser umas rodas lindas mas mais pesadas....Pelo que pesquisei é mesmo muito complicado conseguir umas rodas de 50mm com pista travagem em alumínio com 1600g +-...

tambem gosto desta opção mas mais uma vez pesadas...

p0423412.jpg
 

duchene

Well-Known Member
Estas da Soul são uma excelente proposta. A construção é similar às Cosmic, com o aro em alumínio e só uma folha de carbono a criar o V aerodinâmico.

Os raios apertam na mesma no aro e não há nada em carbono sujeito a forças, pressões ou a jeitos de partir.

Era um conceito que gostava de ver aplicado aos aros Notubes para um clincher visualmente "à pro" mas com um peso bem mais contido. :D
 

pedro_xpto

New Member
Tranquilo, è mesmo uma opção a ter em conta, so é mesmo pena n ter as letras em branco mas tem um peso fenomenal para o preço que dizes!! As S4 de alumino tambem podem ser uma opção visto que 1700g.
 

tranquilo

Active Member
esquece, enganei-me

Edit: Podes sempre falar com o Sean (o dono da marca) que é bem simpático e ver se ele te arranja os autocolantes antigos que eram brancos.
Sempre que falei com ele por causa de outras rodas o homem foi sempre 5 estrelas. Infelizmente as rodas de 50mm tubolares ainda são caras e não comprei nada.
 

duchene

Well-Known Member
Pedro, mandas fazer os decalques em branco e ficas com o problema resolvido por mais 20 euros ou uma mini e uns tremoços, depende dos amigos que tiveres... :D

EDIT: Melhor ainda, a Soul faz isso por ti de borla!: Opções de personalização
 
Last edited:

pedro_xpto

New Member
E a esses 600 euros não tenho de acrescentar mais 23% Alfandega? As CA5.0 com Autocolantes brancos fica altamente:) vamos a ver se o preço final compensa em relação as Cosmic SL, e qualidade como é óbvio.


Até agora as minhas opções são:

Mavic Cosmic SL - 1740g - 700€

Soul - 1600g - 738€ (com os 23% iva alfandega)

Abedicar do High Profile e ir para as:

Campagnolo Eurus 1480g - 580€


SOUL:

s4grey.jpg




COSMIC

p04254.jpg



Campagnolo Eurus:

26106.jpg
 

Scorpio

Banned
pratoni estas rodas estão mal enraiadas!

Na enraiação radial as cabeças dos raios ficam viradas para fora e não para dentro.
 

duchene

Well-Known Member
Depende do propósito. As cabeças viradas para dentro resultam numa roda mais rígida ao passo que as cabeças viradas para fora promovem a aerodinâmica (nos tais limites que me fazem comichão! :D).

Na altura que ponderei o enraiamento radial para a frente sempre se falou em virar as cabeças para dentro por uma questão de solidez da roda face ao meu peso.

Mas como normalmente a malta ate liga mais à estética, é muito mais usual ver as cabeças para fora.
 

tranquilo

Active Member
@pedro
Fala com o Sean sobre a alfândega e não te preocupes ;)

@Scorpio
Isso não depende também do cubo permitir ou não as cabeças viradas para dentro? Para além de os raios entrarem mais a direito no aro, quais as vantagens de ter as cabeças para fora?

edit:
O duchene ainda não tinha falado. Mas tal como ele também sempre li que com as cabeças viradas para dentro a roda é mais rígida. Do ponto de vista estrutural de certeza que é.
 

Scorpio

Banned
As cabeças viradas para dentro obrigam a uma torção da parte final do raio, junto à sua cabeça, aquando do momento de o tensionar, obrigando também a uma pressão na falange do cubo.

Com as cabeças para fora os raios usam a curvatura natural das suas cabeças e não forçam a falange do cubo, saindo assim numa posição mais correcta em direcção ao aro.
 

tranquilo

Active Member
Scorpio, se fores ler as especificações dos cubos, verás que os orifícios da falange são chanfrados logo estas não são forçadas.
 

Scorpio

Banned
A explicação do mestre dos mestres da mecânica velocipédica, Sir Sheldon Brown:

"The other potential problem with radial wheels is that the spokes, trailing straight outward on the hub flange, can possibly rip the outer edge of the flange right off along the line of the spoke holes. This is most likely to happen with small-flange, 36 hole hubs, because there is less metal between the spoke holes. If a used hub is re-laced radially, the notches left by the old spokes can act as stress risers, further weakening the flange."

Fonte da informação: http://www.sheldonbrown.com/wheelbuild.html
 

duchene

Well-Known Member
Atenção que isso refere-se ao facto de os raios exercerem força perpendicular à flange e não ao facto de as cabeças serem viradas para dentro ou para fora.

Por isso é que a chris king durante muito tempo não permitiu enraiamento radial nas suas rodas. Porque eliminava uma variável problemática.

"O cuidado que foi posto na montagem é evidente desde logo na roda da frente. Poderia ter optado pelo convencional enraiamento radial que tão em voga está agora. No entanto este apresenta 2 características que, para mim, eram problemas: Coloca um stress desnecessário nas flanges do cubo uma vez que o impacto é transmitido de forma directa e perpendicular desde o aro, via raio, até ao cubo e, consequência desta primeira, são rodas menos confortáveis sujeitando portanto todo o conjunto a esforços muito maiores quando submetidas a repetidos impactos, como é o caso das estradas negligenciadas por onde ando.

Assim, com um enraiamento 2x os raios ficam a exercer força tangencial no cubo, o que distribui as forças de uma forma menos agressiva. "


Na altura escrevi isto no review das minhas rodas e que resume a problemática que existe com os enraiamentos radiais.
 
Top