Rodas disco

Jacc

Active Member
#1
Boas pessoal.

Se uma bike tiver uma roda com 6furos e eu quiser ter um segundo par de rodas, posso compra um par de rodas center lock? Funciona tudo normal?

Cumprimentos e obrigado
 

cou7inho

Well-Known Member
#2
Boas pessoal.

Se uma bike tiver uma roda com 6furos e eu quiser ter um segundo par de rodas, posso compra um par de rodas center lock? Funciona tudo normal?

Cumprimentos e obrigado
Funciona tudo normal. As bicicletas não tem especificidade de 6 furos ou centerlock. As rodas é que são especificas para esses padrões (se bem que dá para converter).
 

edununo

Well-Known Member
#3
Podes ter de dar um jeitinho aos travões mas não tem a ver com o facto de ser centerlock ou 6 furos. As tolerâncias são diferentes e podes ter um ligeiro roçar dos travões nos discos.
Eu noto isso se trocar as rodas Roval pelas de origem.
 

Jacc

Active Member
#4
Pessoal, entre as Fulcrum Racing 5 db e as Dt Swiss p1800 23, o que escolhiam e porquê?
A nível de cubos e fiabilidade alguma se destaca?

Ainda não é certo que compre rodas porque estou a espera de uns detalhes para a compra da bike, mas quero ficar já informado.

Ps. gosto muito das zonda, mas não quero esticar tanto o orçamento, a não ser que haja um preço canhão
 

gfrmartins

Well-Known Member
#5
Muito sinceramente acho que nenhuma das duas se destaca, são duas boas marcas e essas rodas são de guerra.

Ainda tenho as Fulcrum racing 5 que já têm uns 6 anos e continuam ali igual a novas, não são as mais leves, mas aguentam muito, as ST Swiss a mesma coisa, não acredito que existam grandes diferenças entre elas, a qualidade está lá para esta gama
 

antunesfilipee

Well-Known Member
#6
O que é que se ganha com umas rodas dessas em relação às que vêm com a Scott Addict?
Menos peso? Rolam melhor?

Merece assim tanto o investimento mal se compra uma bicicleta?...
 

gfrmartins

Well-Known Member
#7
O que é que se ganha com umas rodas dessas em relação às que vêm com a Scott Addict?
Menos peso? Rolam melhor?

Merece assim tanto o investimento mal se compra uma bicicleta?...
Normalmente esta gama de rodas não implica um investimento muito avultado pois não são caras, são entrada de gama, e depende das rodas de "origem" que vêm, muitas vezes já vêm com rodas destas.

Na minha opinião se existe diferença a umas rodas de gama mais baixa que muitas vezes equipa estas bikes, com marca propria cubos mais fracos, sim, estas rodas como as que foram indicadas muitas vezes é um bom upgrade a baixo custo

Mas tudo depende do que estamos a falar
 

Jacc

Active Member
#8
Antunes, vou dar um feedback que se passou comigo.
Em 2008 comprei a minha primeira bike de estrada. Uma orbea de alumínio com 8v e rodas do mais fraco que há. A bike também era entrada nas bikes de estrada.
Passados uns 5meses, as rodas estavam todas empenadas.
Comprei umas mavic aksium Race, entrada de gama da mavic (penso que são inferiores a estás dt swiss e racing 5) e digo-te já: parecia que tinha outra bike! É que não tinha comparação! Rolava melhor, subia melhor.

A minha intenção é comprar um par destes, e depois por a venda as de origem e recuperar algum dinheiro.

Cumprimentos
 

antunesfilipee

Well-Known Member
#9
Normalmente esta gama de rodas não implica um investimento muito avultado pois não são caras, são entrada de gama, e depende das rodas de "origem" que vêm, muitas vezes já vêm com rodas destas.

Na minha opinião se existe diferença a umas rodas de gama mais baixa que muitas vezes equipa estas bikes, com marca propria cubos mais fracos, sim, estas rodas como as que foram indicadas muitas vezes é um bom upgrade a baixo custo

Mas tudo depende do que estamos a falar
Sim, estou a perguntar comparando com rodas da Syncros. Que são as que vieram com a minha Scott.

Na minha bicicleta de ferro, meti-lhe umas rodas novas. Os cubos não foram propriamente baratos ... E sinto que rolam melhor que os da Scott!
Não deve ser só da minha cabeça. É a tal questão da gama que metem na bicicletas mais baratas.
 

gfrmartins

Well-Known Member
#10
Sim, estou a perguntar comparando com rodas da Syncros. Que são as que vieram com a minha Scott.

Na minha bicicleta de ferro, meti-lhe umas rodas novas. Os cubos não foram propriamente baratos ... E sinto que rolam melhor que os da Scott!
Não deve ser só da minha cabeça. É a tal questão da gama que metem na bicicletas mais baratas.
Claro, se os cubos forem melhores de marcas reputadas claro que o rolar vai ser muito melhor, empenam menos, normalmente são um pouco mais leves, por isso nota-se muito a diferença.

Para entrada de gama é aí que as marcas conseguem "poupar" algum dinheiro e colocar material mais barato, é normal, ao alterares para umas rodas melhores mesmo que sejam entrada de gama de muitas marcas (as que falámos já não são bem as de entrada) nota-se a diferença pela qualidade.

Mas mais uma vez depende do que estamos a falar, rodas Roval, Bontrager, etc que são de marcas mas já têm gamas muito interessantes, estou a falar de entrada de gama mesmo, syncros, merida, etc que muitas vezes colocam gamas baixas "rebranded" da marca deles
 

Jacc

Active Member
#11
Claro, se a scott trouxesse uma mavic aksium ou umas fulcrum racing 7 eu não pensava em rodas novas. Mas assim, talvez compre.

Só para acrescentar aqui uma situação que se passa com regularidade.
Quando alguém quer comprar uma bike, muitas vezes fica na dúvida entre uma bike com 105 ou ultegra. Normalmente o preço é sempre superior uns 300/400€ na mesma bike, porque tirando o grupo, o resto é igual.
Na minha opinião vale sempre a mais comprar a bike com 105 e com a diferença de preço comprar umas rodas melhores.
Porque as rodas é o upgrade onde se nota mais a seguir ao quadro.
 

edununo

Well-Known Member
#12
Quando alguém quer comprar uma bike, muitas vezes fica na dúvida entre uma bike com 105 ou ultegra. Normalmente o preço é sempre superior uns 300/400€ na mesma bike, porque tirando o grupo, o resto é igual.
Na minha opinião vale sempre a mais comprar a bike com 105 e com a diferença de preço comprar umas rodas melhores.
Porque as rodas é o upgrade onde se nota mais a seguir ao quadro.
Também penso assim.
Quando comprei a Defy estive para ir para a versão com 105. Poupava uns 400 euros face à Ultegra e depois colocaria umas rodas superiores.
Acabei por não o fazer por 2 motivos:
A versão 105 não tinha travões 100% hidráulicos. Tinha as manetes 105 mecânicas e o tal Giant Conduct que depois convertida para hidráulico. Não gostei muito daquilo.
Depois, como era modelo de 2019 consegui desconto adicional.

Nós modelos 2020 já têm 105 hidráulico e neste caso nem pensava 2 vezes.
 

tfernandes93

Well-Known Member
#13
Peço desculpa por estar a desenterrar o tópico, mas quais as rodas que acabaste por comprar?
Heis que deparei-me com um grande problema que já vi por essa internet fora que é mesmo geral nas rodas que vêm na minha bike de origem... Tirar ou meter um pneu é uma tarefa heróica... É completamente ridículo a dificuldade que se tem para montar ou desmontar um pneu nestas rodas...
Relatos de pessoal que teve de cortar os pneus para os conseguir tirar (isto é mesmo verdade), danificando pneus novos ao tentar montar...
E isto sossegadinho em casa num espaço amplo e com tempo... Agora imaginem a meio de uma volta ter de reparar um furo (Coisa que até hoje ao fim de 4000kms ainda não tive felizmente)
É impressionante os relatos por essa Internet fora da dificuldade que é, mesmo para pessoas experientes....
Posto isto, como o meu pneu de trás está bastante desgastado devido ao rolo, e também porque quero meter uns pneus melhorzinhos, estou a pensar trocar as rodas por algumas nesta gama de preço (entre os 200 e os 300euros)
Se alguém tiver feedback de algumas que me possa ajudar agradecia.
 

tfernandes93

Well-Known Member
#17
É a primeira vez que oiço tal coisa sobre essas rodas e nas rodas para tubless é normal custar a montar e desmontar, alem de ajudar a vedar o pneu o ar na montagem
Infelizmente para mim pensava o mesmo, quando andei a pesquisar para comprar a bicicleta vi várias pessoas a falarem disso em fóruns internacionais e pensei pra mim "é tudo uma questão de jeito"... Pois bem, até que tive de o comprovar eu mesmo e não sou propriamente uma pessoa que nunca tenho trocado pneus em bikes...
 

Nuno

Well-Known Member
#18
Triban Tubeless Ready Light
Conforme disse o Guilherme nas rodas TLR com pneus tubeless custa sempre mais a montar e desmontar o pneus. Para que haja estanquiedade as tolerâncias dimensionais entre o pneus e o aro sao muito mais apertadas e penso que a lateral do pneu deve ser mais forte e para garantir a uniao perfeita e garantir a vedacao. Nao te esquecas que nao há camara e se nao fosse assim o ar saía.