Rodas de Carbono...muita análise...alguma indecisão -> Lanço o desafio!!

#1
Caros companheiros,

Não querendo de todo ser repetitivo, dado que já existem algumas publicações acerca deste tema, gostaria de reunir alguma da informação que me parece dispersa.

Pretendo adquirir umas rodas de perfil em carbono para pneu, entre 38 mm e 45 mm, com câmara ou eventualmente tubeless, sendo que assumo ter preferência pelo último uma vez que já o uso neste momento.

Já despendi de algumas horas de pesquisa relativamente a especificações técnicas, e outras tantas na tentativa de recolher opiniões, de certa forma que fossem fundamentadas.

Os dados técnicos são aqueles que consegui obter em páginas de fabricantes ou revendedores, e os preços creio que são aproximados.
Tendo em conta que o meu orçamento limite está nos 1500€, as opções que considero são as seguintes:

Estou aberto a sugestões, que no fundo gostaria que as mesmas fossem baseadas em factos e/ou experiências.
Creio que pode ser positivo podermos aprofundar a discussão em torno desta temática, já que estamos numa altura em que surgem marcas de rodas de todo o lado, e somos inundados com campanhas de marketing.

Tubeless
  1. BH EVO
    • Perfil 38 mm
    • Peso 1460 g
    • Preço 1000 €
  2. Mavic Cosmic Pro Carbon UST
    • Perfil 40 mm
    • Peso 1650 g
    • Preço 1500 €
  3. Reynolds Assault
    • Perfil 41 mm
    • Peso 1515 g
    • Preço 1500 €
Câmara de ar
  1. Fulcrum Racing Quattro Carbon
    • Perfil 40 mm
    • Peso 1550 g
    • Preço 1200 €
  2. Prototype Pro Tour 3
    • Perfil 38 mm
    • Peso 1420 g
    • Preço 1270 €
  3. Zipp 302
    • Perfil 45 mm
    • Peso 1680 g
    • Preço 1500 €
Agradeço a vossa atenção.

Cumprimentos.
 

RTC

Moderador
Staff member
#4
Dessa lista torna-se mais fácil a escolha dos modelos para câmara de ar. A minha opção iria recair sem dúvidas nas Fulcrum.

No que toca a tubeless, dessas 3, Mavic. Mas eu iria procurar mais alternativas. As DT Swiss que o @Camburano ppr exemplo. Duvido é que encaixem no preço que pretendes gastar. Não sei...ainda nao fui ver.
 
#6
Também estive a ponderar essa gama e optei pelas Fulcrum Speed 40C (ainda a aguardar a entrega). Se não tivesse tomado esta opção, teria ido para as Racing Quattro. Pareceu-me a melhor relação qualidade, preço e fiabilidade dos materiais.

Embora não permitam tubeless, também não creio que ofereça uma vantagem tão significativa como no BTT (pelo menos, com o atual estado da arte).
 

Nuno

Active Member
#8
Eu tenho umas Fulcrum Racing Quattro Carbon para disc brake, com cerca de 4.000 km, custaram-me 1.000€ em loja fisica depois negociação. Até à data nada a apontar, são bonitas, rolam bem e zero problemas. Mas também foram as primeiras rodas de carbono que tive, pelo que não tenho outras referencias comparativas.
Apenas acrescento que se fosse hoje optava por umas que dessem para tubeless, o que não é o caso destas.
 
#9
Eu acrescentaria as dura-ace. Tenho umas com pista de travagem em alumínio e gosto muito. Com esse orçamento também considerava umas blackjack.
 
#11
Pessoal obrigado a todos pelo vosso contributo.
Julgava que este tópico agitasse mais as águas, mas está um pouco parado

Gostava ainda de receber a opinião do companheiro abertosemcontador, carolina...sigo afincadamente as publicações destes utilizadores,
Não estou a desvalorizar de todo os comentários já recebidos, muito pelo contrário já recebi dicas muito boas.

Obrigado

Cumprimentos
 

Pires

Active Member
#12
Ao estares a pedir informações baseadas em factos e experiências concluis que provavelmente tens poucos utilizadores no forum com rodas desse género.
Mas pelo que li nessa internet fora, já te aconselharam do melhor que há no mercado
 
#17
Ao estares a pedir informações baseadas em factos e experiências concluis que provavelmente tens poucos utilizadores no forum com rodas desse género.
Mas pelo que li nessa internet fora, já te aconselharam do melhor que há no mercado
Bom dia,
A minha observação foi apenas com o sentido de tentar ter opiniões fundamentadas, por experiências próprias ou por amigos...evitar "eu ouvi dizer que um fulano tal tem umas e são boas/más".
Espero ter-me feito entender...
Obrigado
 

Bruso

Well-Known Member
#18
Acredito, mas não deve ser pela rodas. Deve ser mais por causa das pernas :D
Se há coisa que faz diferença no andamento são as rodas.
Claro que para tirares proveito de umas boas rodas, tens de ter umas boas pernas. Mas a rolar em plano a diferença entre umas shimano de 100€ e umas Zipp de 1500€ é brutal.
Se tu com as shimano conseguires acompanhar alguém com as Zipp, mostra que tu tens mais pernas que ele (retirando o factor vento).
 

Bruso

Well-Known Member
#19
Bom dia,
A minha observação foi apenas com o sentido de tentar ter opiniões fundamentadas, por experiências próprias ou por amigos...evitar "eu ouvi dizer que um fulano tal tem umas e são boas/más".
Espero ter-me feito entender...
Obrigado
E a falta de comentários é sinal do quê? Que há um número limitado de utilizadores com experiência nesse tipo de material.