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rodas a la carte

Morg

Well-Known Member
Também reparei que existiam muitas rodas desse tipo nos expositores.

Se há zona onde poderia experimentar full carbon é nesta, trava-se muito pouco.

No caso das Speedsix não tinha grande dúvidas, prefiro as metal-C por mais 60g do que as ultraligeiras full.
 

eletric0

Member
Também reparei que existiam muitas rodas desse tipo nos expositores.

Se há zona onde poderia experimentar full carbon é nesta, trava-se muito pouco.

No caso das Speedsix não tinha grande dúvidas, prefiro as metal-C por mais 60g do que as ultraligeiras full.

Mostra lá o link dessas metal-C! acho que ainda não vi essas, se faz favor.
 

paradawt

Moderador
Pois eu vou ter que discordar de algumas coisas que são aqui ditas.

E meus caros não se enganem... Existem grandes diferenças na qualidade dos aros entre marcas. Não quero com isto dizer que não existem aros chineses com boa qualidade. Mas não podemos afirmar que são sempre bons.

Ao olhar podem parecer iguais, quando pedalamos podemos não sentir torção, mas o aro em carbono sofre de um mal. É sujeito a grande esforço na pista de travagem. E é aqui (além da aerodinâmica) que as marcas "conhecidas" mais trabalham.

Trabalham no sentido de diminuirem ao máximo a temperatura a que o carbono fica sujeito numa travagem forte ou numa sucessão delas. Isto vai influenciar directamente a durabilidade do aro.

A swisstop também tem trabalhado bastante no sentido de criar calços para carbono que diminuam a temperatura na travagem. Exemplo disso é são os black king face aos yellow king.

Outras marcas conhecidas defendem a inexistência de verniz na pista de travagem, outras acabamentos em basalto, outras cerâmicas, etc etc etc. Mas não... Não são todos iguais. Exemplo disso foram as primeiras rodas de carbono que comprei. Umas rodas da marca Hylix (até conhecida por muitos), com aros de 45mm. As rodas eram porreiras a nível de rigidez, tinha uns acabamentos interessantes. MAS na primeira ida à Arga (quem conhece sabe que aquilo a descer é terrível), os calços "comeram" o verniz na pista de travagem e o aro da frente ficou uma valente cagada. Usei sempre os mesmos calços, os yellow king da swisstop.

Garantia? Fiquei a arder... o individuo até me bloqueou no ebay porque chamei-lhe de tudo após as várias tentativas de contacto sem sucesso.

Uso outras coisas da marca dele, como um espigão em carbono na de btt daqueles ultralight e impecável. Mas aros meus caros??? Têm que saber fazer. Não basta ir para o molde a matéria-prima que fica arrumado...

Espero ter ajudado!
 

Morg

Well-Known Member
paradawt,

Concordo plenamente contigo.
Por isso disse que para usar full carbon clincher só de marcas conhecidas.
Também tenho medo que as aluminio/carbono chinesas como as Supersix sofram do mal que falam na internet de descolar o carbono do alumínio.

Daí preferir umas Cosmic SL 1700g a umas Supersix com o mesmo tipo de aro e menos 50g.

As de 50mm que pesam menos 200g que as cosmic é que me deixam a pensar.......

Acho positivo haver a opção de comprar material mais barato, mas para mim não é comprar o mesmo material por menor preço, é comprar material diferente. Não quer dizer que não nos sirva.

O link é este Lighr Premium.
As de 50mm têm o carbono estrutural, as de 52 são como as cosmic com os raios até ao aro de alumínio.
 

eletric0

Member
Pois eu vou ter que discordar de algumas coisas que são aqui ditas.

E meus caros não se enganem... Existem grandes diferenças na qualidade dos aros entre marcas. Não quero com isto dizer que não existem aros chineses com boa qualidade. Mas não podemos afirmar que são sempre bons.

Ao olhar podem parecer iguais, quando pedalamos podemos não sentir torção, mas o aro em carbono sofre de um mal. É sujeito a grande esforço na pista de travagem. E é aqui (além da aerodinâmica) que as marcas "conhecidas" mais trabalham.

Trabalham no sentido de diminuirem ao máximo a temperatura a que o carbono fica sujeito numa travagem forte ou numa sucessão delas. Isto vai influenciar directamente a durabilidade do aro.

A swisstop também tem trabalhado bastante no sentido de criar calços para carbono que diminuam a temperatura na travagem. Exemplo disso é são os black king face aos yellow king.

Outras marcas conhecidas defendem a inexistência de verniz na pista de travagem, outras acabamentos em basalto, outras cerâmicas, etc etc etc. Mas não... Não são todos iguais. Exemplo disso foram as primeiras rodas de carbono que comprei. Umas rodas da marca Hylix (até conhecida por muitos), com aros de 45mm. As rodas eram porreiras a nível de rigidez, tinha uns acabamentos interessantes. MAS na primeira ida à Arga (quem conhece sabe que aquilo a descer é terrível), os calços "comeram" o verniz na pista de travagem e o aro da frente ficou uma valente cagada. Usei sempre os mesmos calços, os yellow king da swisstop.

Garantia? Fiquei a arder... o individuo até me bloqueou no ebay porque chamei-lhe de tudo após as várias tentativas de contacto sem sucesso.

Uso outras coisas da marca dele, como um espigão em carbono na de btt daqueles ultralight e impecável. Mas aros meus caros??? Têm que saber fazer. Não basta ir para o molde a matéria-prima que fica arrumado...

Espero ter ajudado!

Claro que ajudas! o meu proposito não comprar umas rodas dessas e ir fazer descidas malucas! Para isso levo os meus tamancos de aluminio! Era umas rodas para a zona, é tudo plano! Mas concordo contigo...
 

eletric0

Member
paradawt,

Concordo plenamente contigo.
Por isso disse que para usar full carbon clincher só de marcas conhecidas.
Também tenho medo que as aluminio/carbono chinesas como as Supersix sofram do mal que falam na internet de descolar o carbono do alumínio.

Daí preferir umas Cosmic SL 1700g a umas Supersix com o mesmo tipo de aro e menos 50g.

As de 50mm que pesam menos 200g que as cosmic é que me deixam a pensar.......

Acho positivo haver a opção de comprar material mais barato, mas para mim não é comprar o mesmo material por menor preço, é comprar material diferente. Não quer dizer que não nos sirva.

O link é este Lighr Premium.
As de 50mm têm o carbono estrutural, as de 52 são como as cosmic com os raios até ao aro de alumínio.

Aqui existe malta que anda com rodas chinocas (tu secalhar até conheces Morg) e até a data nunca tiver qualquer problema! Alguns deles já faz mais de 1 ano!
A questão é mesmo essa, a roda numa condição extrema nota-se a diferença do bom para o fraco material!

Mas como referi condição extrema! Porque no dia-a-dia que nos usamos..epa é preciso ter muito azar para dares cabo de um aro destes por estes lados! Se fores treinar para serras com grandes, mas quando digo grandes tem que ser mesmo grandes descidas, claro que o aquecimento vai fazer toda a diferença num aro desta gama vs aros de gama alta! Com esta conversa toda para dizer que se podesse ter umas Zipp 404 era as Zipp que comprava... Mas para o que faço e o exigente que sou com a bicicleta não se justifica dar 2000euros por umas rodas para andar durante a semana para a frente e para tras... O barato sai caro, mas temos de olhar para o custo/beneficio que lhes vamos aplicar! Ter uma Zipp 404 para fazer 40 ou 50km diarios até parece mal empregue lol
 

mariosimas

Well-Known Member
estive a apreciar as Zipp Tubulares na Festibike e aquilo é outro campeonato, não tem nada a ver com as rodinhas chinesas que comprei.

Um dia irei ter umas Zipp :)
 

marcio800

Member
Boas, quanto a comparação entre rodas de carbono chinesas VS marcas conhecidas vou deixar o meu testemunho.
O ano passado comprei umas rodas chinas de 50mm e 1150gr ou 1200 gr nao me lembro bem, só consegui andar com elas 2 ou 3 vezes metiam muito medo a descer, quase não tinha travões ( com pastilhas swisstop amarelas ) Comprei umas Zipp 303 e são 1000 vezes melhor em tudo. travam quase como as de alumínio e sem qualquer preocupação.
Conclusão o barato sai caro .....

Se quiserem comprar rodas de carbono com pista de travagem em aluminio aconselho as Vision :
http://www.creativemoto.pt/index.php?pid=102&aid=96
 

grouk

Active Member
ainda bem que esta semana ja terminou entre montar as rodas colar os tubulares chuva a minha luz que anda meia fuck quase nao andei, hoje ja deu para dar uma voltita, ja andava a trepar paredes então vou deixar as primeiras impressões

nos primeiros kms a quando pedalava em pé ouvia um cantar dos raios mas deixou logo de fazer.
quanto aos tubulares, como ainda não consegui meter mais de 9 bars ainda não consigo aproveitar na totalidade mas nota se que o rolar é muito mais suave
quanto as rodas propriamente ditas claro que ainda estou a sofrer do efeito placebo mas notei algumas coisas.

bati alguns records principalmente a subir talvez devido a diferença de peso. agora onde existe uma enorme diferença é a rolar facilmente se rola a 40kmh e reduz aquele efeito que as minhas aksium faziam muito que era mal deixava de pedalar a velocidade começava a descer.

notei também que a direção fica mais sensível principalmente sem mãos e levar com vento como me aconteceu, quanto a travagem que é onde eu estou com algum receio elas teem pista em basalto em seco parece me travar como antes, alerto que nunca tive grandes travoes, este vai ser o meu próximo upgrade, quanto a desgaste da pista claro que ainda é muito cedo mas rezemos para que não haja problemas. domingo vou leva las a torre não tanto pela subida mas mais pela descida.

até agora encantadíssimo
 

eletric0

Member
ainda bem que esta semana ja terminou entre montar as rodas colar os tubulares chuva a minha luz que anda meia fuck quase nao andei, hoje ja deu para dar uma voltita, ja andava a trepar paredes então vou deixar as primeiras impressões

nos primeiros kms a quando pedalava em pé ouvia um cantar dos raios mas deixou logo de fazer.
quanto aos tubulares, como ainda não consegui meter mais de 9 bars ainda não consigo aproveitar na totalidade mas nota se que o rolar é muito mais suave
quanto as rodas propriamente ditas claro que ainda estou a sofrer do efeito placebo mas notei algumas coisas.

bati alguns records principalmente a subir talvez devido a diferença de peso. agora onde existe uma enorme diferença é a rolar facilmente se rola a 40kmh e reduz aquele efeito que as minhas aksium faziam muito que era mal deixava de pedalar a velocidade começava a descer.

notei também que a direção fica mais sensível principalmente sem mãos e levar com vento como me aconteceu, quanto a travagem que é onde eu estou com algum receio elas teem pista em basalto em seco parece me travar como antes, alerto que nunca tive grandes travoes, este vai ser o meu próximo upgrade, quanto a desgaste da pista claro que ainda é muito cedo mas rezemos para que não haja problemas. domingo vou leva las a torre não tanto pela subida mas mais pela descida.

até agora encantadíssimo


Era ai que queria chegar, longe de mim comparar umas Zipp 404 ou 303 com rodas chinocas! só um louco o fazia! os milhares de euros investidos em teste de qualidade e testes de performance fazem toda a diferença!

Agora para o nosso uso diario, acham que justifica essa MODESTA quantia de 2100 euros por umas rodas? isso é o preço da minha bike... loool
 

Janas

New Member
as rodas dele ja tem a pista com basalto, que duplica a resistencia.....mas tb devem ter sido aros mais caros...digo eu....
 

grouk

Active Member
as dele devem ser as minhas...lol


para elucidar quem pegou no topico a meio os aros sao planet x 50mm com pista em basalto a 118 euros cada
 

marcio800

Member
Era ai que queria chegar, longe de mim comparar umas Zipp 404 ou 303 com rodas chinocas! só um louco o fazia! os milhares de euros investidos em teste de qualidade e testes de performance fazem toda a diferença!

Agora para o nosso uso diario, acham que justifica essa MODESTA quantia de 2100 euros por umas rodas? isso é o preço da minha bike... loool

Eu pelas minhas Zipp 303 dei 1200 € novas em loja...
 

marcio800

Member
De que ano...?

Por esse preço tem pistas de aluminio??

Conprei em 2012 o modelo das rodas é de 2011
Sao as 303 tubular em full carbono com 1150gr.
Foi numa loja em espanha apenas perguntei se as tinham em stock e mandaram um orçamento das rodas a 1200 € com portes... nem exitei
 

eletric0

Member
Conprei em 2012 o modelo das rodas é de 2011
Sao as 303 tubular em full carbono com 1150gr.
Foi numa loja em espanha apenas perguntei se as tinham em stock e mandaram um orçamento das rodas a 1200 € com portes... nem exitei

só eu é que não apanho negocios destes! lool :p
 

paradawt

Moderador
grouk,

Não é efeito placebo.

Se sais de umas rodas Aksium para umas rodas em carbono de perfil com cerca de 1300g tens que notar diferenças ;-) mau era se assim não fosse.
 
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