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Rodas à medida

Kongas

Active Member
Dados os muitos posts que se vê no forum sobre rodas, venho aqui partilhar com o fórum a minha experiencia em montar um conjunto de rodas personalizado.

Aqui há uns meses decidi fazer um upgrade à bicicleta, colocar umas rodas novas. Não que as RS-11 que trazia de origem tivessem algum problema (pelo contrário, são umas boas rodas), mas queria experimentar algo mais aero um pouco mais leve.

Fiz na minha cabeça uma lista dos requisitos que queria nas novas rodas, e que são basicamente os mesmos de toda a gente nesta situação:

- Perfil aero (no mínimo uns 38mm)
- Leves
- Bons cubos
- Preço aceitável (leia-se perto dos 1.000 euros)

Após muita, muita pesquisa, a escolha caiu sobre as Dura-Ace c35, mas como a nova gama das Dura-Ace estava quase a sair decidi esperar e adiar a compra.

No entanto, apesar da escolha feita, o que é certo é que não consegui encontrar umas rodas que correspondessem exactamente áquilo que queria. Havia sempre uma característica que umas tinham, mas depois faltava qualquer coisa, que outras já tinham, mas faltava outra coisa qualquer, a menos que estivesse disposto a largar 4.000 ou mais euros por uma Meilenstein ou Corima.

Foi então que comecei a pensar se não seria capaz de construir umas rodas “à medida”, que cumprissem exactamente com aquilo que pretendia. Após muita, muita, mesmo muita pesquisa, muita leitura de fóruns estrangeiros e fichas técnicas, e tentando evitar ir para soluções “made in china”, cheguei a uma configuração que me pareceu muito boa:

- Cubos Carbon-Ti.
Fabrico italiano, baixo peso, versão straight pull (um dos requisitos que eu queria), excelentes reviews por parte dos utilizadores nos vários fóruns, e bom preço na Starbike. Uma qualidade muito similar a uns Hub e um peso perto dos Extralite. Preço; 231,00 euros hub traseiro, 99,00 euros o hub dianteiro (e mais 10 euros de desconto oferecido pela loja devido à demora na expedição);

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- Raios Sapim CX-ray.
Fabrico belga, em alumínio, sobejamente conhecidos, versão bladed; preço, 2,69 por raio, 20 para frente, 24 para a traseira;

- Aros Farsports.
Sim, eu sei, são chineses, mas após a muita pesquisa que fiz pareceram-me a solução mais apropriada (e em conta). Além das boas reviews, a Farsports tem loja na Alemanha, o que significa que os produtos têm de ter alguma qualidade e fiabilidade, dado que a sua venda se rege pelas leis da UE. Claro que isto vale o que vale, mas é um sinal de alguma qualidade por parte deste fabricante. Além disso, tenho alguma experiencia em compras na China e em lidar com fornecedores chineses, durante anos fi-lo a nível profissional, conheço bem a conversa, os processos de controlo de qualidade, o que procurar e o que evitar. O contacto foi feito directamente com o fabricante e após várias trocas de email a escolha acabou por cair sobre uns aros em carbono, 38mm para a frente, 50mm para a traseira, 23mm de largura exterior, perfil em “U”, teoricamente melhor para os ventos laterais. Preço: 188,00 euros + alfandega (cerca de 60 euros).

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Não é que seja um weight weenie, mas também achei interessante a questão do peso, no total, fiquei com 588g na roda da frente e 748g na traseira (1336g no total). Isto já com os veloplugs, que pesam cerca de 0,5g cada um.

O resultado final foi o que se pode ver na foto abaixo.

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Claro que além das rodas levou também calços próprios para carbono e pneus novos (Vitoria Rubino Pro Speed), tendo aproveitado para experimentar uns pneus de 25mm.

Após alguns kms a impressão geral é muito boa. As rodas rolam extremamente bem (os pneus também ajudam), nota-se mais alguma facilidade em manter velocidades acima dos 30 km/h (pode ser efeito placebo, ou pode ser também devido aos pneus, o que é certo que bati o recorde pessoal no strava num segmento logo à saída de casa que já tinha feito 51 vezes (!)). Como sou relativamente leve (70kg), não noto flexões, nem fragilidades, mas também só andei em estrada boa.

Ainda não deu para testar o comportamento com ventos laterais, porque ainda não apanhei vento forte.

Os pneus de 25mm são espectaculares, nunca pensei que 2mm fizessem tanta diferença em termos de conforto.

Como ponto negativo há a salientar o ruido que o cubo traseiro faz. Para quem está habituado ao trabalhar silencioso dos cubos Shimano faz alguma diferença, mas se no princípio incomodava um bocado, agora té começo a gostar do som.

Resumindo, por menos de 700 euros fiquei com umas rodas que considero muito boas, com perfil aero, leves, e que rolam muito bem. Os aros são o elo mais fraco, e espero não vir a ter surpresas, mas os cubos são bastante sólidos e podem sempre ser reaproveitados para outra montagem.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Gostei bastante, tanto do resultado final, como do processo de decisão e da descrição da coisa... Parabéns! Só faltou aí, acho eu, dizeres se foste tu que fizeste a montagem (full DIY), ou se pegaste nos componentes e mandaste fazer... :)
 

Kongas

Active Member
Obrigado.

Epah, fazer montagens destas ainda não. Estudei a teoria, mas não tive coragem para avançar, até porque para ficar bem feito é preciso ter ferramentas próprias. A montagem foi feita na Binaclinica, e só tenho a dizer bem. Excelente serviço.
 

Kongas

Active Member
Obrigado a todos pelos comentários.

Entretanto já tive oportunidade de testa-las com ventos laterais e o comportamento foi bastante melhor que o estava à espera, sente-se o vento na roda da frente, mas nada que não se consiga controlar. Por outro lado, este teste confirmou que a decisão de colocar um perfil mais baixo à frente foi acertada, os 50mm provavelmente já obrigariam a outro tipo de cuidados.
 

Noddyrize

New Member
Boa noite amigo Kongas.

Fazendo parte do ForumBTT há bastante tempo, só agora me inscrevi aqui, apesar de ir dando umas espreitadelas...
E numa dessas, fiquei deveras interessado com a montagem feita, pois estou numa fase de substituição das minhas rodas, mas acho que quanto mais leio, menos certezas tenho... pois há argumentos a, b, c, etc, opiniões dispares sobre rodas de perfil, seja alumínio ou carbono, por isso pergunto se após este tempo já tem mais feedback?

Desde já obrigado,
 

Kongas

Active Member
Boas,

Neste momento, depois de já umas centenas de kms feitos, as impressões iniciais mantêm-se, ou seja:

- As rodas são muito menos influenciadas por ventos laterais do que estava à espera. Praticamente nunca tive nenhuma situação em que tenha sido surpreendido. Sente-se um pouco o vento na roda da frente (em situações extremas), mas nada que não dê para controlar;

- São um espectáculo a rolar. Noto muito maior facilidade em manter velocidades acima dos 30 km/h;

- A travagem até agora manteve-se a bom nível, sendo que há uma semana atrás levaram com uma descida longa com muito mau piso, onde tive que recorrer com grande frequência aos travões. Não notei qualquer diminuição do poder de travagem.

- Sobre o comportamento à chuva não posso dar feedback, ainda não aconteceu;

- O barulho do cubo traseiro parece estar menos intenso (ou talvez me tenha habituado a ele), de qualquer modo, para quem vem de cubos shimano pode achar estranho e custar a habituar;
 

cou7inho

Well-Known Member
Ficaram muito bonitas as rodas (se tivessem uns autocolantes então aí era a cereja no topo do bolo).
Parabéns pelo trabalho
 

Kongas

Active Member
Breve update: as rodas continuam optimas, mas comem calços de travão como se não houvesse amanhã. Com 500 km já vão a meio. Também são baratos, não há grande stress, mas convém ir controlando o desgaste para não ter surpresas em andamento.
 
Isso é que é comer calços, ou travas demais, eu troquei agora pela primeira x com 8000 km's os da frente e nem a meio ainda estavam, foi só mesmo para testar se outros calços melhores aumentavam o poder de travagem.
 

Kongas

Active Member
Isso é que é comer calços, ou travas demais, eu troquei agora pela primeira x com 8000 km's os da frente e nem a meio ainda estavam, foi só mesmo para testar se outros calços melhores aumentavam o poder de travagem.

Pois, tenho uns com 3000 km que quase não se nota o desgaste, mas eram usados com aros de aluminio. Estes azuis no carbono gastam-se, mas travam muito, muito bem..
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Tu és amigo!

Se partirem vou-te chatear para a escolha de um novo sistema de travagem.

LOL!!! Sou amigo sim senhor!!!

E Tu tambem!!

E Como amigo estou Aqui...

E Por Isso e que aviso!! ;)

Quando digo que vais partir as manetes! ("Em parte e uma forca de expressao" Mas nao deixa de ser verdade!!" )Sabes o que quero dizer? ;)

E pela forca que tens que lhes apertar para a poderes parar!!!

O sistema de travagem Esta nas rodas!! ;)

Nao e das manetes, nem dos travoes, nem dos calcos!!! Os calcos gastam muito!! Claro!!! Quando a tensao e demasiada Ja se sabe!!

O problema esta Nessas duas "peco imensa desculpa Sr. Leonardo Davinci, eu reinventei a sua invencao!! A RODA!!" Que Tu tens ai E que tanto te orgulhas!!

Podes dizer o que quiseres, ainda e muito cedo e com o tempo, Veras que vai comecar a sair Ao contrario!! Mas uma coisa nao podes dizer e ja, que elas travam Bem!! Isso nao!!! Essas rodas nao travam um caraiiiiiii!!!

E Sao novas!!

O que fara Quando nao forem!!!

Amigo!! Nao vale a Pena!!

Por Isso eu digo!!

"Vais partir as manetes"!!! Lol

Grande abraco...
 
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