Boas. Hoje ao dar uma volta notei que em pé ao fazer esforço a bicicleta trava bastante. Será alguma roda ou defeito do quadro? ( tem o travão traseira por baixo)
Ja tentei ver de tudo. Parece tudo bem. Mas não sou especialista. A rolar andar maravilhaAssim de repente diria que é a roda a roçar no calço devido à torção.
A roda está bem colocada? Os calços dos travões estão centrados? As pistas de travagem estão afastados dos calços?
Infelizmente não. Foi uma boa promoção da btwin que me ofereceram. O material é todo ultegra e parece estar centradaÉ uma Foil?
Ja me lembrei que em algumas de btt o "cepo" de vez em quando tinha de ser apertado. Não faço ideia se será o caso. Os calços por baixo apanham a maior zona de torção.
Tenho os da mavic que vieram com as cosmic.Não deveria ser preciso.
Quando tens a bike parada e mexes na roda ela mexe muito de um lado para o outro?
Que tipo de Quick releases que tens? Está bem apertado e centrado?
Com as pinças desbloqueadas não podes ter os aros a encostar nos calços, muito menos a "travar bastante". Não terás um desalinhamento qualquer e a roda está a encostar numa das escoras?Até já abri aquele afinador que afasta os calços e mesmo assim quando torce muito trava bastante
Penso que seja isso mesmoAconteceu-me faz pouco tempo o mesmo na minha.
Agarra na parte de cima da roda e tenta abanar. qualquer ligeira folga vai-se sentir.
No meu caso era sim folga no aperto dos cones e esferas da roda (que não tinha antes) e nem se sentia só movendo o eixo à mão.
Para resolver demontei o eixo e lubrifiquei de novo, no aperto tive de deixar um pouco mais firme. ligeiramente dificil de rodar à mão.
Se deixar o eixo a rodar facilmente mesmo sem folga vai se refletir ao pedalar podendo mesmo roçar nos calços.
Pode ser desgaste nas esferas (uma proxima vez vou colocar esferas novas.).
Está tudo centrado.Com as pinças desbloqueadas não podes ter os aros a encostar nos calços, muito menos a "travar bastante". Não terás um desalinhamento qualquer e a roda está a encostar numa das escoras?
Se não for isso, só pode dos travões, vê se não tens o afinador do cabo de tal forma justo que os calços trabalham praticamente encostados ao aro (o mínimo é uns 2 ou 3 mm de folga de cada lado, não é suposto travar mal tocas na manete do travão).
Em relação à colocação da roda, confirma se a mesma está centrada no quadro (orienta-te pela distância entre o aro e as escoras) e só depois confirmas o centramento das pinças: a forma mais simples de o fazer é acionar o travão lentamente e ver se a roda é "puxada" para algum dos lados; se isso acontecer significa que os calços não estão a contactar o aro ao mesmo tempo e portanto a pinça não está centrada em relação ao aro.
Tenho uma bicicleta que parece ser igual a tua pela descrição que fazes. Se tiver os calços dos travões ajustadinhos num esforço em subida nas mudanças mais leves, e se estiver a pedalar em pé pior, também dá para ouvir os travões a fazer o seu trabalho. As cosmic devem ter pouca rigidez e torcem com alguma facilidade, mas como nunca tive outras não tenho comparação. A solução foi ir fazendo um ajuste fino até deixar de tocar. Devo ter de espaçamento entre a roda e o calço uns 4milimetros de cada lado.Está tudo centrado.
Hoje andei com tudo desbloqueado ao maximo e nem notei nada.