Recuperar bicicleta antiga

#1
Boas noites,

Estava no sótão a olhar para uma bicicleta antiga e decidi que vou tentar dar-lhe uma nova vida. Era a minha bicicleta "btt" que eu tinha quando era adolescente.
Há uns anos cheguei a meter numa oficina para fazer uma revisão mas voltou com os cranks iguais - a abanar.

Queria desmontar aquela parte toda (crank, bottom bracket...) mas estou com algumas dúdivas.

Olhando para a bicicleta, e pelo o que pesquisei, aquilo tem um bottom bracket tipo "cup and cone".
É possível meter algo mais recente tipo "cartridge bearing"?

Seguem algumas fotos:







Já agora, safo-me com esta ferramenta e umas chaves inglesas, certo? Ou é preciso mais alguma coisa específico?



Desulpem se estou a dizer alguma asneira mas nunca me aventurei nestas partes :/ Nem conhecia estes nomes para os tipos de bottom brackets...
 

cconst

Well-Known Member
#2
Eu, na minha adolescência, ainda desmontei um ou outro com um martelo e um "escoparo"... Mas não me recordo de o ter montado de volta... :rolleyes:

Mas olha aqui:
 
#3
Eu, na minha adolescência, ainda desmontei um ou outro com um martelo e um "escoparo"... Mas não me recordo de o ter montado de volta... :rolleyes:

Mas olha aqui:
Já estive a ver isso :)
Em relação ao teu método, se eu a seguir meter um tipo "cartridge bearing" (se for possível), não teria problema nenhum em fazer isso...

Pelas marcas que o atual tem, não me admirava nada que já o tirassem assim antes -.-
 

Maddog

Well-Known Member
#4
Já estive a ver isso :)
Em relação ao teu método, se eu a seguir meter um tipo "cartridge bearing" (se for possível), não teria problema nenhum em fazer isso...

Pelas marcas que o atual tem, não me admirava nada que já o tirassem assim antes -.-
Sim é possível depois montares outro tipo de movimento (cartridge), mas claro tem de ser square para o teus cranks.

Esses que ai tens muitas vezes "soldavam" e era muito complicado de os remover, principalmente nos quadros de aço.

As ferramentas são essas mesmo as indicadas, caso já não consigas utilizar a ferramenta, tenta com uma chave de fita/cinta daquelas que se utilizam para os filtros de oleo/combustivel.
 
#5
Sim é possível depois montares outro tipo de movimento (cartridge), mas claro tem de ser square para o teus cranks.

Esses que ai tens muitas vezes "soldavam" e era muito complicado de os remover, principalmente nos quadros de aço.

As ferramentas são essas mesmo as indicadas, caso já não consigas utilizar a ferramenta, tenta com uma chave de fita/cinta daquelas que se utilizam para os filtros de oleo/combustivel.
Este é em alumínio. Mas acredito que não seja fácil. Na altura não havia cá manutenções. Só quando partia. As peças tinham bastante tempo para "agarrar"...
 

indy

Active Member
#6
Podes trocar para um eixo de cartridge mas tens de ter alguns cuidados, além da ferramenta que já foi indicada:

1º Ter em atenção que a rosca do lado esquerdo é invertida, não vás estar a tentar desapertar quando na realidade estás a apertar ;)

2º Ao adquirir o novo eixo tens de o comprar com as dimensões certas. Tem de ser para o tamanho do tubo do teu quadro (68mm, 73mm...) e o eixo tem de ter o comprimento para que os pratos fiquem com o alinhamento correcto (113mm, 118mm...)


3º Embora possas tentar remover os crenques do eixo à martelada, duvido que consigas, além de que não dá grande saúde ao material. Vais necessitar duma ferramenta deste tipo:

4º Para apertar (ou desapertar mais tarde) o novo eixo do tipo cartridge vais ainda precisar duma ferramenta destas:
 
#8
Podes trocar para um eixo de cartridge mas tens de ter alguns cuidados, além da ferramenta que já foi indicada:

1º Ter em atenção que a rosca do lado esquerdo é invertida, não vás estar a tentar desapertar quando na realidade estás a apertar ;)

2º Ao adquirir o novo eixo tens de o comprar com as dimensões certas. Tem de ser para o tamanho do tubo do teu quadro (68mm, 73mm...) e o eixo tem de ter o comprimento para que os pratos fiquem com o alinhamento correcto (113mm, 118mm...)


3º Embora possas tentar remover os crenques do eixo à martelada, duvido que consigas, além de que não dá grande saúde ao material. Vais necessitar duma ferramenta deste tipo:

4º Para apertar (ou desapertar mais tarde) o novo eixo do tipo cartridge vais ainda precisar duma ferramenta destas:
Grande tutorial! Obrigado :)
Amanhã vou tentar tirar a ver se sai bem ou não. Um deles abana (há ali uma folga qualquer e acho que moeu... ) por isso sai bem. O outro logo vejo.
Vejo o que mexe bem, o que não mexe... e depois faço a lista de chaves que preciso.