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Radon Spire Carbon 6.0 - "Verde Alface"

AndreNS

New Member
Viva companheiros!

A volta de batismo da "verde alface" está feita e correu muito bem.
Sensação diferente (em relação à BTT) mas muito fixe, adorei dar a sapatada inicial e sentir a bike avançar respondendo quase como um carro de alta cilindrada. A leveza é algo que se faz sentir e muito.
Só pedalei uma hora (29km) mas a vontade era de continuar e continuar... a bike fica-me mesmo à medida e apenas tive que fazer uns ajustes no selim que, por acaso, se revelou bastante confortável.
Transmissão suave e com passagens rápidas, ainda bem que me decidi pelo 105.
As fitas do guiador também são muito boas, podia ter ido sem luvas mas foi neste ponto que me senti mais inseguro. De início não sabia onde pôr as mãos e ainda cheguei a tentar travar mas as manetes não estavam lá :eek:
No que toca ao conforto, posso dizer que depende em grande parte da qualidade do piso mas fiquei bastante surpreendido pois estava à espera de sentir muito mais trepidação. Penso que o facto da bike ser toda em carbono ajuda bastante neste ponto.

Fica aqui uma foto da fininha, ao ar livre, e o registo do percurso efetuado neste dia que marca a minha estreia numa bike de estrada.
2013-09-05%2019.06.17.jpg


Percurso:
http://www.strava.com/activities/80352169?fb_source=708
 

gonpalco

Member
Tenho lido neste forum sobre a problemática dos pedais automáticos, e pessoalmente nunca ter tido problemas, questiono se tem tensão a mais?
Presentemente, ando com plataformas ou encaixe conforme o tempo e o que vou fazer, mas é algo que nunca pensei, nem nunca julguei ser problemático.
Creio que remover um pouco de tensão e experimentar, é algo que pode ajudar.

PS - O verde ao vivo deve ser mais bonito! O verniz é mate?
 

AndreNS

New Member
Sim gonpalco, o verde é mate e ao vivo tem boa pinta :cool:
Em relação aos pedais utilizo a tensão sempre no mínimo e mesmo em percursos muito agrestes nunca caí por causa dos pedais de encaixe.
 
K

Kaux

Guest
Muito bonita a bicicleta! Sem dúvida das melhores relações preço qualidade para o budjet :)
 
Mas olha que as rodas Mavic Aksium são resistentes e não têm limite de peso e o quadro em carbono igualmente. Ainda se fosses fazer btt com a radon...agora em estrada, não me preocuparia. Aproveita a promoção.
 

simpereira

New Member
Então AndreNS como é que vai a bomba? Já fizeste muitos km? Olha eu no outro dia peguei na minha e fui subir subir a serra da Lousã até ao alto de Trevim (1200 mts). Doeu mas foi muito bom :D
 

AndreNS

New Member
simpereira, a "bomba" está espetacular, a semana que passou, por motivos profissionais, só consegui sair de casa com a fininha uma vez e os treinos tiveram que ser à noite na de spinning mas a sensação é espetacular.
Tenho planeada para breve uma voltinha de 3 digitos para fazer o verdadeiro teste à máquina :D
 

AndreNS

New Member
Hoje finalmente tive oportunidade de fazer uma volta como deve ser e testar a "Verde Alface" a sério :D

Dados da volta em: http://www.strava.com/activities/84082426
(voltinha, entre o mar e a serra, em ritmo de passeio para desfrutar da paisagem)

Álbum de fotos: https://plus.google.com/photos/1150...5926457034532734306&oid=115018140388740454391

No que toca à bike estou cada vez mais satisfeito e ainda bem que comprei.
Já me habituei à cor e é como alguns já disseram, o facto de ser pouco vulgar faz com que goste ainda mais dela.
Então vamos lá à minha análise...

Pintura
O verde e o preto são foscos mas na tinta preta aplicaram um brilho (não muito) que faz com que sobressaia de modo a não ser "tudo" verde.
A pintura é bem acabada embora a cor utilizada na forqueta seja diferente da utilizada no quadro (pessoalmente preferia que fosse a mesma).

Quadro
É o primeiro quadro que tenho em carbono e por isso não tenho termo de comparação mas parece estar bem construído.
A Radon, embora recente, tem provas dadas e tenho amigos meus que abusam dos quadros de carbono em BTT e até agora zero problemas.
É leve e confortável mesmo em piso menos bom. A forqueta, também ela em carbono, acaba por contribuir para o conforto total.

Grupo - Shimano 105
Ouvi as várias opiniões e confirma-se, o 105 é realmente suave e certinho tornando as passagens rápidas e sem "estalos".
50-34 à frente e 11-25 atrás, de início habituado à de BTT pensei "eh lá! vou penar nas subidas"... mas não.
Desde que já tenhamos alguma preparação e se não formos escalar o Angliru é suficiente. A diferença de andamentos é compensada pela leveza da bicicleta e pela boa resposta à pedalada. É claro que com muitos kms nas pernas e com uma grande subida pela frente irei começar a pensar numa k7 12-28 mas até esta é suficiente e enrija as pernas.
Em relação aos travões cumprem a sua função mas como é óbvio, quando comparados com os de disco de uma BTT, são abrandadores. Ainda por cima quando se rola a velocidades superiores. Penso que a longo prazo este poderá ser um ponto a melhorar.

Rodas - Mavic Aksium Race
Como sou pesado (85kg) este é um componente a ter sempre em atenção e felizmente as Aksium Race, pelo que dizem, aguentam-se bem.
Na minha opinião rolam bastante bem e até agora nada a apontar, espero que não empenem com facilidade.

Pneus - Schwalbe Lugano 23C
Gosto dos pneus.
Não sei como se vão comportar em piso molhado mas em piso seco rolam bem e agarram-se à estrada dando confiança nas curvas.

Selim
Foi uma agradável surpresa, é um selim da marca Velo e foi logo das primeiras coisas que pensei "bom lá vou ter que mandar vir um selim em condições".
Felizmente enganei-me e depois de bem ajustado revelou-se muito confortável, talvez por ser da mesma medida do Prologo que utilizo na BTT.
Hoje fiz mais de 4 horas e zero dormências ou dores na "almofada". Até prova em contrário é para manter.

Guiador e Avanço
Dois componentes da marca Syntace e que vieram nas medidas ideais para mim. Estou servido.

Bichas - Jagwire
Dispensam apresentações.

Fitas do Guiador - Profile Design
Confesso que nunca tinha ouvido falar na marca mas são bem espessas e confortáveis.
Fiz uma volta sem luvas e se não fosse o risco de queda andaria sempre assim.
Pelo facto se serem brancas é que já sabemos como vão ficar...

Grades de Bidon
Não trazia mas já lhe ofereci umas Elite Cannibal.
Agarram que se farta mas saem quando é preciso. Dificilmente irei perder algum bidon.

Pedais
Não trazia e por enquanto tem uns emprestados pela bike de spinning.
A seu tempo irá receber uns novos que, em principio, serão SPD pois andar a subir e descer escadas, de um 3º andar, com cleats de estrada não me parece. Para além de que não quero investir em sapatos.

Conclusão
Volto a repetir que pelo preço custou (1.099€ + portes) tenho quase a certeza que, nova, dificilmente se consegue melhor.
É uma bicicleta de carbono, bem equipada e que serve perfeitamente para as minhas voltas uma vez que não tenho objectivos relacionados com a competição.
Pela qualidade do material quero acreditar que, a médio prazo, apenas irei ter despesa com o material de desgaste. Para "comilona" já me chega a de BTT...

Vejam o álbum de fotos completo (https://plus.google.com/photos/1150...5926457034532734306&oid=115018140388740454391) que vale a pena!
Deixo aqui algumas só para abrir o apetite...

P1010685.JPG


P1010688.JPG


P1010695.JPG


P1010700.JPG

(a pêra dá uma aerodinâmica impressionante) :cool:

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Esta zona é lindíssima e as estradas até não são más. Se alguém quiser um dia vir pedalar para estes lados diga qualquer coisa ;)
 

ampat

Member
Deve ser muito agradável andar por esses locais tão belos.

A bicicleta é mesmo muito mais gira ao vivo! A primeira foto da bicicleta ao pôr do sol está espetacular; se a Radon tivesse uma foto dessas no site da bicicleta, teria de certeza ficado muito mais perto de a comprar :p

Agora é continuar a fazer km's que é o que ela gosta :p A minha Prisma já conta com 1300 km's :)
 

AndreNS

New Member
A foto foi tirada ao nascer do sol, no início da volta. Hoje comecei a pedalar bem cedo :p
Tive mesmo quase a comprar a Prisma...
 
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