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Que rodas utilizam?

nogueira.nuno

New Member
Alem disso são raios muito grossos, o que faz das SL uma das piores rodas a nível aerodinâmico. Pior mesmo só as R-Sys, com aqueles raios redondos de carbono.

Achas que as SL são menos aerodinamicas??

Não tendo os raios espalmados em andamento não fecha como que a roda, e ficando uma roda virtualmente fechada como umas de Track que são mesmo 100% Aerodinamicas não achas que será esse o principio de a SL ter os raios espalmados, alem de cortar como que o Ar a baixas velocidades.

Já agora os Raios na SL são em Zicral que são uma Liga de Zinco, Aluminio, Magnesio e ainda cobre e é considerado mais resistente que o Aço para o mesmo peso por isso como eu disse até podia ser o tal aperto a mais!!

Quanto ás R-Sys devido ao pouparem no peso com os raios em carbono penso que só mesmo raios com aquela espessura podem dar á roda uma boa rigidez senão de certo ganhavam numa e perdiam noutra!! Acho...
 

Burning Dogma

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Não sou eu que acho, é apenas o que vejo em testes. Também confesso que não percebo muito bem porquê, visto que os raios das SL são largos, mas a área exposta ao vento é fina, penso eu, mas os testes não mentem (geralmente). As R-Sys são de facto um aborto quando expostas ao vento, mas é preciso ter em conta que são uma roda para subir devido ao seu baixo peso e não para plano.

Quanto ao Zicral, se é mais resistente que o aço, eu não sei, o que sei é que é frequente ouvir falar de SL com raios partidos e o mesmo não se passa, por exemplo nas Elite, que tem raios em aço. Além do conforto da roda, que é invariavelmente pior.
 

nogueira.nuno

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Pois nunca pesquisei sobre as SL ou encontrei testes sobre elas, mas ao ler o teu post e que comecei a pensar e a tentar entender ou divagar...:rolleyes:
Pois concordo com o que dizes das R-Sys e assim tem tambem a tal logica que dizem que sao mais rigidas que as outras e talvez para esse mesmo uso, o das subidas!! Como tambem nao gosto nem do Look delas nao interessa!! Hehehe

Sim as Elite em comparacao geral e especialmente preco ganham de certo e bem as SL, mas tem coisas boas como a Rolagem e peso!!
Rolam mesmo muito mais que o normal de rodas que andam pela estrada, ja comparei varias vezes isso!!

Se comprar a 303 para a frente eu depois deixo-te dar uma volta nas minhas SL para fazeres o Teste Drive!!;)
 

ALNM

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Uma série de rodas foram testadas em túnel de vento pela Roues Artisanales e os resultados não foram nada favoráveis às Mavic R-SYS. A Figura abaixo representa a potência absorvida por cada uma das rodas testadas a 50km/h - provavelmente o Gonçalo referia-se a este teste.
Os resultados mostram que, enquanto que as Zipp 808 absorvem menos de 17 Watt, as Mavic R-SYS absorvem 35 Watt, ou seja, o dobro. Deste ponto de vista podemos dizer que a aerodinâmica das Mavic R-SYS é muito má.

aeroenglish.jpg



Mas têm outros méritos que advêm da utilização de raios em carbono. Ao contrário dos raios metálicos que são tensionados, os de compósito não são. Mas os raios metálicos só estão sob tensão quando não suportam o peso; quando estão virados para baixo e suportam o peso do ciclista a tensão é aliviada. O resultado é que, à medida que a roda gira, a tensão nos raios varia enormemente e muito rapidamente. Esta é uma das contribuições para uma menor rigidez da roda.
Os raios de compósito não são tensionados e, por isso, trabalham tanto à tracção, como à compressão. O resultado é uma roda mais rígida, sobretudo nas condições mais exigentes: pedalar em pé a subir e a sprintar.

Outra consequência da utilização deste tipo de raios é que o aro está sujeito a uma menor deformação e, por isso, foi possível à Mavic reduzir no material e, consequentemente, no peso. Ora, a diminuição do peso do aro contribui fortemente para diminuir o momento de inércia e, logo, para melhorar a capacidade de aceleração. A adicionar a isto, também os raios de compósito são mais leves do que os de aço.

Em resumo: a aerodinâmica das R-SYS vem penalizada mas o momento de inércia vem melhorado. Ainda por cima tendo em conta que se trata de umas rodas com aro em alumínio. É que, cerca de 1300 gramas (dependendo da gama) não é nada mau para umas rodas de alumínio mesmo tendo em conta que alguma da redução de peso foi conseguida nos cubos (que eu, pessoalmente, não gosto).

A questão a que eu queria dar resposta é que, pelo facto de as rodas terem um mau desempenho aerodinâmico, não faz delas umas rodas más. Vejamos este exemplo:
Retirei de um artigo que as R-SYS podem retirar até 2km/h de velocidade numa boa descida. Imagine-se, por isso que com as R-SYS se faz uma descida de 5km a 50 km/h em vez de a 52km/h. Perderam-se quase 14 segundos.
Mas, uma vez que as R-SYS são mais rígidas e têm um menor momento de inércia, conseguimos, em sentido inverso, subir a 21 km/h em vez de a 20 km/h (considero um ganho menor do que a descer). Ganhamos quase 43 segundos. Ou seja, compensa o que se perdeu a descer. E quanto menor for a velocidade a subir maiores são os ganhos.

Moral da história: as R-SYS não podem se comparadas apenas pela aerodinâmica. Até podem desempenhar melhor do que outras com muito melhor aerodinâmica. Depende das condições: rolar sozinho ou em pelotão; percurso rolante ou montanhoso, etc.

De qualquer forma, eu não compraria as R-SYS apenas porque não as acho bonitas. Os raios, por serem em carbono, são bastante grossos; os cubos foram reduzidos a um tamanho mínimo, a cor dos aros não é do meu gosto. Mas acredito que, com o tempo, me venha a habituar a este aspecto esquisito se as outras marcas adoptarem as mesmas soluções construtivas...
 
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ALNM

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Creio que não estão no gráfico mas pela semelhança dos perfis eu esperaria que aparecessem próximo das Scirocco.
Nota também que este gráfico apenas representa as perdas aerodinâmicas e não tem em conta o atrito de rolamento nos cubos.
 

Burning Dogma

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ALNM, fabulosa explicação!!! E concordo a 100% com tudo o que disseste. De facto era esse o gráfico a que me referia, que de facto comprova a má prestação das R-Sys no campo da aerodinâmica, o qu eé óbvio pela grossura dos raios.

Claro que depois tem as vantagens, como a redução do peso e especialmente a rigidez. As R-Sys são sem dúvida das melhores rodas com aro de alumínio dedicadas a trepadores.

Pessoalmente também não as comprava. Também não aprecio a estética, além de que as provas de fiabilidade deixaram muito a desejar. Não é difícil encontrar R-Sys que se desmancharam todas em andamento, o que põe o ciclista (e os outros do grupo) numa situação muito perigosa.

Acho que é uma roda demasiado específica. Muito provavelmente, uma 303, por exemplo, será uma roda mais polivalente. Aro leve para subir, aerodinâmico para o plano e rígida qb para a maioria dos ciclistas.

Já agora aconselho ao pessoal todo a ler o artigo completo no site, além da aerodinâmica, ainda testa a inércia e a rigidez de todas essas rodas. Falta o último teste, do atrito dos cubos, mas nunca mais o colocam no site.
 

MJRocha

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O homem agora tambem tem de gerir a loja de rodas artesanais, por isso ainda vai ser mais dificil :) .
Vou tentar colocar aqui um pouco de um artigo sobre um construtor de bicicletas artesanais e que também constroem rodas e que têm umas ideias engraçadas acerca da construção das mesmas (a ver se não lhes gamam a ideia, já que pelos vistos foram percussores em muitas coisas que hoje em dia usamos nas biclas e foram "aproveitadas" por outros (embora o que eles afirmam valha o que valha)).
 

MJRocha

New Member
Boas

Aqui fica então o tal artigo acerca de uma ideia de rodas.
Coloquei antes o artigo todo porque acho que para quem gosta do mundo das bicicletas este artigo está muito interessante pois fala de muita coisa relacionado com a sua construção e algumas ideias que nos podem fazer baralhar completamente :rolleyes:.
Só para terem uma ideia das capacidades destes senhores, eles foram os primeiros a utilizar uma forqueta full carbon em 2003, construiram as suas bancadas para poderem fazer os quadros com a qualidade que eles desejam (os tubos antes de serem soldados quando encostados no sitio se se soprar por um deles o ar não sai pelo lado encostado :eek: ), falam de um assunto que neste momento é muito falado lá fora que é a questão da ressonância dos quadros etc.
 

MJRocha

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Continuação e fim.

Quem me dera ter uma destas biclas :rolleyes:.

Aos moderadores: Se acharem que este não é o sitio correcto façam o favor de mudar o post, obrigado.
 

nogueira.nuno

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Esse artigo pode não ser muito desajustado ao topico mas é pena não se conseguir é ler bem!!
Se conseguir enviar o Scan para um Email de alguem e esse alguem postar essas imagens por exemplo com o Image Shack seria talvez o ideal!!
 

MJRocha

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Posso mandar para quem quiser tentar fazer isso (confesso que tento saber um pouco de tudo, mas nisto de colocar fotos e etc não sou grande coisa :eek: )
 

Leafman

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Boa noite a todos, eu uso umas Miche connect , a entrada de gama da marca , mas nem são por aí além pesadas...mas as meninas dos meus olhos são as Mavic Ksyrium SL, talvez seja natal para mim lá para Abril, nos meus anos :D
 

ivan

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utilizo umas mavic ksyrium es das quais ja parti raios em fortes arranques e ja substitui os rolamentos ao fim de 20.000 kms e recentemente adquiri umas fulcrum racing 3 em promoçao lembro que possuem o mesmo sistema de cubo e aro das 1 e 0 apenas o aro e mais pesado e possui raios de aço que para mim resulta excelente pois peso 80 kg e as ligeiras deformo-as ao dar com força
 

Nuno do Vez

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Bom dia
Comprei agora a minha primeira bike de estrada(Focus cayo cp team expert) e notei uma enorme rigidez(em relação abike btt), mudei lhe tb as rodas para umas mavic cosmic sl.(tubular) tenho cerca de 10psi de ar.
Será normal eu sentir esta esta grande rigidez ?
Penso ser normal ... pois é a primeira vez que pedalo em bike de estrada.
Obrigado
 
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