• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Que relações de transmissão usam?

JPLopes_73

Well-Known Member
da 3ª para a 4ª corrente corri um risco ... de esticar muito o material ... tinha a 3ª corrente com uma folga demasiado extensa ... nem valia a pena meter a chave ... porque só de olhar para ela se notava.
A 4ª corrente demorou muitos km a acamar ... agora começa a dar os primeiros ares da sua graça ... mas já deve ter uns 4000km ...
O ideal é irem sempre verificando a folga da corrente ... no fim das voltas ...
Eu por teimosia não a trocava ... para ver se ela aguentava os km todos de 2016 (13000km) e aguentou ... mas o resto do material ... :confused:
 

JPLopes_73

Well-Known Member
A mudança que estás a fazer não tem lógica absolutamente nenhuma… O que é que esperas obter colocando um 52/36 na pedaleira e um 11-32 atrás?
É uma experiência ... 52 para ter velocidade para acompanhar os gajos com 53-39 ... no plano que há muito na costa ... 32 atrás para não ir com a patinha ao chão acima dos 20% ...
Mono prato ... faz a k7 toda ... 2 pratos ... cada um faz metade da k7. Mas isso é uma disciplina que tem de ser imposta de base ... nunca eu queria andar feito parvo com a corrente esticadíssima a 52*32 ...
 

NULL

Moderador
Staff member
Marcas .... Não acredites em tudo o que te dizem ... o desviador de trás não manda nada na k7 ... se tiveres mais dentes tens de ter mais comprimento de corrente ... e sim a afinação ajusta as peças ...

O problema é que eu já testei uma 32 e não há hipótese, o desviador esbarra na cassete...
 

GMQ

Well-Known Member
JPLopes_73 para aqui dá e sobra. Quando a coisa inclina mais faz-se mais devagar. Se não der olha sobe-se a pé.
 

Martins

Well-Known Member
Pedaleiro: vinha de origem 52x36

Cassete: - Roda de todos os dias (Shimano RS10) 11x28
- Roda de ir à missa e normalmente a Igreja é no cimo do monte (Campy Zonda) 11x32

Ponto 1) Quando precisar de pratos novos (estes já levam +/- 27500 km) vem pedaleiro 105 novo com pratos 50x34

Ponto 2) Quando sobes a sério é bom ter lá 0 25, o 28 e ainda o 32, mas em terrenos mais ou menos normais a cassete com menos saltos permite andar melhor

Resumindo, para ter um 52x36 dá jeito ter a possibilidade de ter uma roda para montanha dura e outra para plano e pequenos montes

Tendo um 50x34 com uma cassete 11x28 ficas bem servido para tudo (com excepção disto https://www.strava.com/segments/921742)

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Eu diria que se não os consegues acompanhar é porque deves trabalhar mais a cadência e a técnica de pedalar. Com boas pernas e boa cadência não deverias perder uma roda apenas pelo facto de terem um prato 53. Mas nada como fazeres a experiência com o prato 52 para perceberes isso.

Mas vamos olhar para os números da tabela:

Bike_Calc_com_-_Speed_at_all_Cadences_for_any_Gea.jpg


Assumindo que o normal a uma velocidade de cruzeiro será ires com uma cadência de 90 rpm e que a velocidade em plano andará entre os 30-40km/h (eventualmente com alguns picos acima do 40km/h). Repara que vais usar sobretudo os carretos 14, 16 e 18. Repara bem nos saltos entre eles. Este saltos, se olhares para a coluna das 100rpm, podem ser “compensados” precisamente pela cadência… mas a partir de determinados andamentos já começa a custar subir e manter mais 10rpm.

Na tabela estou a considerar uma transmissão de 11v. Se for de 10v, não terás o carreto 13… Que de qualquer forma provavelmente não usarias muito em plano (eventualmente com vento por trás)…

Com uma k7 de 11v, 11-28 tens isto 11-12-13-14-15-17-19-21-23-25-28 e com uma 11-25 isto 11-12-13-14-15-16-17-19-21-23-25. Considerando o mesmo cenário com a 11-32 tens 3/4 carretos para plano, com a 11-28 e 11-25 tens 4/5 e 5/6 respectivamente.

De qualquer forma, experimenta e tira as tuas conclusões no terreno. Mas duma coisa podes ter a certeza, em igualdade de pernas ninguém te deixa para trás a rolar porque vai num 53 ou 52. Com um prato 50 se tiveres uma 11-25 ou 11-28, boa cadência e boa técnica de pedalada dificilmente isso acontece.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
JPLopes_73 para aqui dá e sobra. Quando a coisa inclina mais faz-se mais devagar. Se não der olha sobe-se a pé.
A pé não aceito ... estragas os cleats ... fui com um par no limite no chaves-faro e troquei para ir dar uma volta no centro do país com um amigo escocês (Relva da Mó - Alvares - Pedrogão Grande... estava com saudades da EN2 ... fui lá fazer mais uns km ... :D) agora estes têm de durar um ano ...
 

GMQ

Well-Known Member
Estava brincar. Até agora não há subida que não tetenha conseguido fazer, isto com a fininha. No mato a coisa já é diferente mas ai conto com a avozinha e um 36 atrás para ajudar. O problema é a técnica que no btt é mais necessária e não tanta forma de esconder as nossa limitações como na estrada. MAs esforço-me por aprender e lá me vou safando. Como a fininha está em manutenção agora é dar fogo pelo caminhos de cabras. Abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Eu diria que se não os consegues acompanhar é porque deves trabalhar mais a cadência e a técnica de pedalar.

Talvez ... mas o que muitas vezes acontece é que vou andar com gajos frescos e já ando com muito km da semana ... amanhã não se esqueçam ...
https://www.strava.com/challenges/bike-to-work-2017
ideia que tenho é que o 52/36 me servirá em ambas as situações ... para acompanhar e para subir ... quando o associar à k7 11-32 (8s BTT)
A cadência até nem é um problema para mim ... já a selecção da mudança ideal para a subida demora a tirar (2 ou 3 tentativas) ... e quando se dá por ela ... lá vai ela na avozinha a cadência elevada ...
 

NULL

Moderador
Staff member
A pé não aceito ... estragas os cleats ... fui com um par no limite no chaves-faro e troquei para ir dar uma volta no centro do país com um amigo escocês (Relva da Mó - Alvares - Pedrogão Grande... estava com saudades da EN2 ... fui lá fazer mais uns km ... :D) agora estes têm de durar um ano ...

Eu ando nisto há relativamente pouco tempo mas já vi o suficiente para não arriscar com os cleats gastos. Há uns meses um amigo que ia comigo foi ao "soalho" porque a rolar desencaixou e bateu com o pé na roda da frente, teve sorte que não se magoou. Há 2 meses todo rebentado também porque desencaixou involuntariamente, também tinha os cleats gastos... esse ainda o ajudei a carregar para a ambulância.
 
  • Like
Reactions: Zei

Morg

Well-Known Member
Ninguém tem 50-36 ?
Eu uso há muito tempo e é a minha relação preferida.
Não sinto necessidade de mais velocidade do que 50-11 e o 36 não me obriga a rolar sempre em 50 ou andar nos carretos mais pequenos.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Eu sei ... mas gosto de usar o material até ao fim ... quando sais de casa com os sapatos para fazer 750km e começam a saltar ... há sempre solução ... aperta os pedais ... os meus chegaram a casa completamente limpos ... na frente, mas não desencaixavam porque fui apertando os pedais ... ao fim do dia ... há tempos casquei a canela direita em toda a altura ... desta vez dei um toque só num tronozelo ...
Chegaram-me a saltar os dois pés em simultâneo (quando a cadência era elevada) ... mas ir ao tapete não é para mim.
Já agora ... ontem recebi o 52T ... hoje chegou o 36T :rolleyes:
 

Morg

Well-Known Member
Na estrada com o 48 até me devia chegar, o meu companheiro habitual tem 48 na bike de inverno para forçar as rpm. Tem quase 70 anos, é da velha guarda. Acho que tem 39-48 :)
Mas menos de 36 é que não. Tenho o 34 encostado em casa, ainda experimentei umas semanas nas planícies alentejanas e era muito chato andar sempre nos últimos carretos e ter que meter o 50 por períodos curtos.
Subi a estrela com o 34-28 e nessa situação é bom. Mas para essas situações pontuais, como as subidas de 20% que falam por aqui e que eu só faço durante uns metros, tenho agora o 11-32. O 36-32 completamente desnecessário para o Alentejo mas útil para subir acima de 10/15% com rpm de 80.

Acho que esse pedaleiro FSA é para ciclocross.
 

MigC77

Well-Known Member
É o que eles chamam de ultra-compact ou adventure crankset. É uma tendência que está a começar associada sobretudo às bikes de gravel.

Para ciclocross como bem referes já existiam esse tipo de pedaleiros à uns bons tempos.
 

Martins

Well-Known Member
JP isso ainda por cima é 8v se bem me lembro. Em 11-32 vai ter saltos que nunca mais acaba e assim é que vais ficar mesmo para trás porque cada clique na manete vai originar uma mudança de relação muito grande e ficas a ganir 2 segundos e lá se vai a roda embora.

abraço

PS - Se estiver bom tempo no Sábado mostro-te melhor
 

Bruno Silva

Active Member
Actualmente, na bicicleta de Verão uso pratos 36/52 com cassete 11/32, mas gostava de trocar o prato de 52 por um de 48! Sinto que não estou a usar bem a cassete com o prato de 52 e que nem com um de 50 a iria usar correctamente... Gosto de ir a bater ovos! ;)

Alguém sabe ou já viu em algum sítio se existem pratos de 48dentes Shimano 105 5800??
 
Top