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Que relações de transmissão usam?

ruimmf

Member
Eu uso triplo prato 52/39/30, FSA. Restante transmissão campy, tenho 10v e tenho todos os andamentos que fui comprando/arranjando de 11 a 29. Costumo usar andamentos personalizados, como por exemplo este ano desde o inicio de epoca até há pouco usei 11-12-13-14-16-18-20-23-26-29, agora ando com 11-12-13-14-15-17-19-21-24-28,...todos os anos mudo varias vezes a sequencia. Já tive pedaleiro 53/39 muitos anos, já tive 50/34.
Mas a melhor mesmo acho o que agora tenho (52/39/30), pois gosto de andar e não ter medo de trepar qualquer subida dura, e aqui pela zona de Vila Real há muitas e todas as que me chegaram ao conhecimento já as subi de bicla. Até o Anglirú enfrentei, e só nao subi (subimos) sem por o pé no chão porque no alto havia neve. Depois tb adoro descer depressa (52/11 :) ) e por exemplo na ultima vez que fui á serra da Estrela fizemos eu e mais 2 amigos 60,7km/h de média na descida Sabugueiro-Seia.
Enfim, polivalencia compensa largamente o pouco peso a mais(+-150 gramas) em relação a um pedaleiro de 2 pratos.
 

rfcarvalho

Active Member
ruimmf parece-me um compromisso muito interessante! Nunca tinha ouvido falar de triplas 52/39/30. Com essas cassetes, devem ser das combinações mais versáteis que existem!
 

Jusko

New Member
Se esquecermos o peso, acho as triplas o melhor compromisso para todos os andamentos principalmente se tivermos o 52/53. Eu ando com 50.39.30, mas vou alterar para 52 ou 53 no prato grande.

Tem ainda outra vantagem, que é mais facilmente evitar os cruzamentos excessivos.
 

rfcarvalho

Active Member
Se esquecermos o peso, acho as triplas o melhor compromisso para todos os andamentos principalmente se tivermos o 52/53. Eu ando com 50.39.30, mas vou alterar para 52 ou 53 no prato grande.

Tem ainda outra vantagem, que é mais facilmente evitar os cruzamentos excessivos.

Acho que ter um andamento decente sobrepõe facilmente a diferença de peso, certo? As triplas há alguns anos era mais utilizadas, e havia mais grupos "de topo" com triplas, mas agora já não está na moda... pode ser que isso mude nos próximos tempos, quem sabe.

Concordo, a minha ali com um 52 ou 53, e com um bocadinho mais de perna, ui... ficava mesmo bom. A rolar em plano e descida 50 fica meio curto, pelo menos com cassete até 12 que é o meu caso.

Mas fiquei maluco com a possibilidade de 52-39-30 com 11-28 :D trepa paredes E anda!
 

pratoni

Well-Known Member
o 30 com 25 já acho mais do que suficiente. pelo menos aqui nas rampas da Arrábida. Em subidas mais íngremes talvez valha a pena o 28...
 

Diogo112

New Member
Concordo com o Pratoni com pedaleiro triplo (50/39/30) e 25 no andamento maior atrás chega para tudo e mais alguma coisa, o mesmo poderia dizer com duplo 50/34 com 28 dentes no andamento maior atrás dá para tudo, se meter ventosas nas rodas até paredes sobe.
 

Jusko

New Member
Estive a ver se encontrava prato 52/53 para a minha pedaleia tripla shimano FC-5703 e não encontro, a furação é BCD130.

Sabem se o prato grande de uma pedaleira dupla dá para meter na tripla sem problemas?
 

gonpalco

Member
Estive a ver se encontrava prato 52/53 para a minha pedaleia tripla shimano FC-5703 e não encontro, a furação é BCD130.

Sabem se o prato grande de uma pedaleira dupla dá para meter na tripla sem problemas?

Não vejo porque não dará.
Os pratos grandes são iguais tanto para triplas como para duplas.
Já viste na Bike-components ou Bike Discount? pedaleiras de 53t com BDC 130 são standard.



Para a minha "Pocket Rocket"*, ando à procura de uma pedaleira com mais de 54t.
55t ou 56t seria o ideal!
Alguém sabe onde posso obter tal coisa num conjunto de crank+pedaleira, preferêncialmente com eixo integrado (estilo os recentes cranks da Shimano)?

Obrigado!

"Pocket Rocket"* --> Brompton
 

Jusko

New Member
Exemplo:

1- Shimano Chainring 105 52 t 10-speed FC-5600 B-Type

Chainring for FC-5600 crank. 52 teeth, for 10-speed chains. B-Type (52/39).


2- Shimano Chainring 105 50T 10-speed FC-5603 D-Type black

Shimano 105 chainring with 50 teeth and 130mm BCD. For triple FC-5603 crank with a gradation from 30/39/50 teeth and 74/130 BCD.


Se repararem no exemplo (1) dizem que o prato é para aplicar no pedaleiro duplo tipo FC 5600, no exemplo (2) dizem que é para o triplo tipo FC 5603.

Logo, tenho receio que os pratos sejam defacto diferentes (pode por exemplo ter um desvio mais acentuado para um dos lados), não sei se ma faço entender.
 

gonpalco

Member
Vais te dedicar ao contrarelogio?

Tenho de preparar o ano que vem e estou curioso os tempos que consigo sacar em plano, com a B a pesar abaixo dos 10kg (hoje são +12.5kg) :rolleyes:
Agora há que começar a kitar a Pocket-Racing, porque actualmente tem peso a mais, relação demasiado longa (o sturney-arch 3 speed, tem 0.6666 // 1 // 1.3333 da relação final) e como actualmente tenho 50/13, a última mudança (com overdrive), corresponde a ter 67-13, e nem mesmo as rodas 16 3/8 conseguem resolver a questão. :eek:

O ideal é mesmo 56t, e se houvesse um crank de Track com essa cremelheira na casa dos 100/150 com BB já incluído, seria ouro sobre azul!


Jusko,
A Shimano normalmente tem razão!
No entanto... não quer dizer que não seja possível montar.
Se fosse eu, compraria o que conseguisse e logo via o que é necessário efectuar.
Ex. em BTT quando sairam os "novos" cranks M770, as cremelheiras do meio do antigo não eram compatíveis por terem o braço da furação grande. Como solução, era apenas dar um toque com lima, ou no crank ou na cremelheira. Pode parecer uma solução matarroana, mas o que é certo é que até hoje, nunca tive problemas e a bem da verdade, estamos a falar de bicicletas (sei que há quem goste de complicar... e independetemente do seu valor, continuam a ser apenas "coisas" a pedais!)
 

rfcarvalho

Active Member
Estive a ler o artigo e achei muito interessante pratoni. A questão relacionada com o a percepção da velocidade a que subimos, realmente muda completamente com mais cadencia.

Já foram vários os casos em que penso que fui muito mais lento por "pedalar e não sair do mesmo sítio" com o granny ring, e na prática tirei 30 segundos a um segmento...

Outra coisa que influencia é o andar em grupo, há uma tendência natural de acompanhar andamentos, e isso pode não ser o ideal para nós. Um a subir a 50 rpm e outro a 90 ao lado é no mínimo estranho. :)
 
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