Que pneus utilizam?

Nuno

Well-Known Member
Só para realçar, que eu comparei os GP4000SII com os GP5000 Tubless. ;)
Nesse caso não tenho duvidas que notas mesmo diferença para melhor, pois ao passares para tubless reduziste com certeza a pressão 1 - 1,5 bar e só com isso estás a aumentar o conforto e a aderência. Além disso em 5 ou 6 anos alguma evolução deve ter havido nos compósitos e processos de fabrico, já para não dizer que deixas de ter dentro do pneu a câmara de ar que segundo dizem também induz algum atrito interno entre esta e as paredes interiores do pneu. Agora para quem compara as versões clincher do 4000 e do 5000 notará menos diferença até porque continua a andar com as mesmas pressões, eu pelo menos tirando a largura não noto grande diferença.
 

Pires

Well-Known Member
E não notaste perda de rendimento?
Eu quanto mais confortável estou, mais depressa ando!
Como também já foi dito, isso da poupança de watts com um pneu com mais pressão pode ser um engano, mas isso dos "marginal gains" não é para mim, gosto muito de ler sobre esses assuntos, mas meramente a título de curiosidade, os pros é que se têm de preocupar com isso.
Em relação à pressão usada, depende do tipo de estrada que vou encontrar pela frente, já experimentei várias pressões, a que mais gostei foi 6bar a trás e 5.5 à frente, a que mais uso é 6.5 a trás e 6 à frente.
Também já andei com pressões a rondar os 5bar e até parece que estou na minha bicicleta de btt tal é a anulação das vibrações do pavimento.
De momento devo ter uns 3mil km e ainda não tive nenhum furo/problema, e posso dizer que até ver não experimentei pneu melhor que este.
 

petrix

Well-Known Member
Eu também ando com pressões a rondar os 6,5...
A questão de rolar melhor tem a ver precisamente com o conforto, como é um pneu que absorve melhor as irregularidades do terreno logo acaba por rolar melhor, em paralelo por exemplo a bicicleta não salta tanto.
 

NULL

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Staff member
A pressão dos pneus não tem muito a ver com ganhos ou perdas de watts/velocidade. Por norma os profissionais utilizam pressões elevadas apenas para se protegerem dos furos/trincadelas.

A probabilidade de "trilhar" um pneu com 6Bar é muito superior à probabilidade de "trilhar" um com 8Bar.

Edit: O peso do ciclista também deverá ser levado em conta.
 

petrix

Well-Known Member
A pressão dos pneus não tem muito a ver com ganhos ou perdas de watts/velocidade. Por norma os profissionais utilizam pressões elevadas apenas para se protegerem dos furos/trincadelas.

A probabilidade de "trilhar" um pneu com 6Bar é muito superior à probabilidade de "trilhar" um com 8Bar.

Edit: O peso do ciclista também deverá ser levado em conta.
Isso não é bem assim em relação à pressão... podes ver aqui comparações de resistência com várias pressões, mas claro são testes feitos em ambiente fechado e não refletem aquilo que disse atrás, precisamente as irregularidades do terreno... ou seja estes testes valem o que valem. ;)
https://www.bicyclerollingresistanc...s-ii-2014-vs-continental-grand-prix-5000-2018
 

NULL

Moderador
Staff member
Isso não é bem assim em relação à pressão... podes ver aqui comparações de resistência com várias pressões, mas claro são testes feitos em ambiente fechado e não refletem aquilo que disse atrás, precisamente as irregularidades do terreno... ou seja estes testes valem o que valem. ;)
https://www.bicyclerollingresistanc...s-ii-2014-vs-continental-grand-prix-5000-2018
Eu sei @petrix... mas estamos a falar de 3 ou 4w... o que eu queria dizer é que para nós isso é pouco significativo. Significativo é utilizar pressões que nos protejam de problemas e para mim 6Bar é pouco...
 

petrix

Well-Known Member
Eu sei @petrix... mas estamos a falar de 3 ou 4w... o que eu queria dizer é que para nós isso é pouco significativo. Significativo é utilizar pressões que nos protejam de problemas e para mim 6Bar é pouco...
Sim, para mim o conforto e segurança é bem mais importante. ;)
 

Pires

Well-Known Member
A pressão dos pneus não tem muito a ver com ganhos ou perdas de watts/velocidade. Por norma os profissionais utilizam pressões elevadas apenas para se protegerem dos furos/trincadelas.

A probabilidade de "trilhar" um pneu com 6Bar é muito superior à probabilidade de "trilhar" um com 8Bar.

Edit: O peso do ciclista também deverá ser levado em conta.
Mas já viste alguém trilhar um pneu?
Trilhar câmara de ar acontece, mas pneu nunca vi sinceramente.
 

joseruivo

Well-Known Member
Isso não é bem assim em relação à pressão... podes ver aqui comparações de resistência com várias pressões, mas claro são testes feitos em ambiente fechado e não refletem aquilo que disse atrás, precisamente as irregularidades do terreno... ou seja estes testes valem o que valem. ;)
https://www.bicyclerollingresistanc...s-ii-2014-vs-continental-grand-prix-5000-2018
As diferenças de rendimento são tão pequenas que fiquei convencido a baixar a pressão, a bem das costas. 1 ou 2 wats poderão fazer diferença numa corrida de profissionais, nos meus passeios não fazem.
 
Eu sempre fui e continuo a ser grande fã dos Continental. Já o era com os 4000 e agora com os 5000, a marca deu um grande salto qualitativo.
Até há um mês atrás. Tinha curiosidade em testar um pneu diferente dos Conti. E ao fim de 10 anos! mudei, experimentei uma marca que me tinham falado que era um misto de conforto/aderência/qualidade.
Assim passei a andar com os famosos Veloflex, modelo Corsa, na medida 25.
Estou muito contente, é o mais parecido com boyaux que já usei. Parece que vamos de boyaux! tal é o conforto
Neste momento estou muito contente, e penso continuar com Veloflex.
Agora talvez para dar um ar mais vintage, vou montar os Master.
 

NULL

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Monta os Master em 28mm. Um must!
São porreiros? Tenho que comprar pneus e estava a pensar nos GP5000 TL mas queria com lateral em camel/beje mas não têm... Como tenho rodas de perfil alto gosto de ver a separação entre o pneu e o aro. Esses têm versão para TL?
 

RTC

Moderador
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São porreiros? Tenho que comprar pneus e estava a pensar nos GP5000 TL mas queria com lateral em camel/beje mas não têm... Como tenho rodas de perfil alto gosto de ver a separação entre o pneu e o aro. Esses têm versão para TL?
Nop. São os chamados open tubular.
Não têm versão tubeless.
Já tive vários pneus Veloflex e adoro. O único senão deles era ( e é) as medidas. Compravas um 23 e tinhas um 20. Um 25 montado acaba por ser um 23. Agora saiu o Master 28 e voilá :D
 

RTC

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Mas tive uma experiência tubeless com uns Schwalbe Pro One e também gostei. Devo voltar. É só por umas fitas tubeless nas rodas.
 

NULL

Moderador
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Eu queria mudar para tubeless para experimentar... já pensei nos Corsa G+ por terem lateral em beje. Os Turbo Cotton que tenho são fixes mas estão a descolar o piso... :mad:
 

RTC

Moderador
Staff member
Eu queria mudar para tubeless para experimentar... já pensei nos Corsa G+ por terem lateral em beje. Os Turbo Cotton que tenho são fixes mas estão a descolar o piso... :mad:
O Corsa G+ (antigo e o novo G2.0) não têm tan wall nas versões tubeless
 

Pires

Well-Known Member
Imensamente agradecido pela correcção! Agora sim, todos perceberam! :eek:
Será que fui eu que não entendi?
Falei num pneu tubeless, tu falaste em trilhar pneu.. querias dizer trilhar camara de ar!!?? Usas camara de ar num pneu tubeless??
 

NULL

Moderador
Staff member
Não... eu falava de trilhar pneu/câmara. Há muita gente que anda sempre com pressões a rondar os 8bar para não correr esse risco, seja ele tubular, tubeless ou clincher.
 

prata_7

Active Member
boas,
é impressão minha ou os gp4000 SII estão a desaparecer das lojas?
alguém sabe se vão ser substituídos pelos 5000? ou se vão continuar os 2 modelos no mercado?