• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Que fazem...?

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

esté tópico não é uma sondagem, mas é em parte demonstrar o meu desagrado. :mad::mad::mad:

Ontem na minha odisseia dei por mim a reparar nas bermas das estradas. Fiquei chocado com a quantidade de lixo, de toda a espécie!!! Sobretudo a estrada que liga Guimarães a Gandarela é do pior.

Mas o que me chocou ainda mais, porque pensava que fossemos diferentes, foi na subida do Velão, após a passagem do cicloturismo Vila Real - srª da Graça. Aquilo é inconcebível!!!! Eram imensos plasticos de barras e de gel. Num ambiente tão bonito como aquele não se justifica ter este comportamento, sobretudo por pessoas que dizem ser espectacular andar de bike por sitios daqueles.

Infelizmente os nossos profissionais são os mais prevaricadores... mas eu pergunto: Tem que ser assim? Acredito que se quisessem haveria outras alternativas.

Por minha parte coloco todo o lixo nos bolsos e no próximo contentor deito-os fora.
 
Last edited:

patrick pires

Well-Known Member
è lamentavel estas situações acontecerem...
infelizmente faz parte da giria ciclista atirar com o lixo, porquê? porque assim alguns energúmenos podem imitar os "pros"!!
Sera que 1 ou 2g que pesam os os involucros dos geles, barras são assim tão pesadas??
 

Fevereiro

Member
Eu uso os bolsos do jersey. Não é por mais 10 gramas que subo mais devagar. Mas há gente que liga mais a placebos que a coisas tão importantes como o peso da barriga. enfim....
 

RJLA

New Member
Pessoalmente guardo todo o lixo nos bolsos e despejo quando encontro um local próprio. Bem sei que infelizmente muitos não fazem o mesmo, talvez por manifesta falta de civismo, talvez porque limitam-se a imitar os pros. Eu imagino o rasto de lixo que fica para trás após a passagem do pelotão da Volta a França, por exemplo! Num contexto competitivo talvez ainda tente compreender o porquê de atirar o lixo borda fora (embora não sejam os gramas de uns plásticos de barra ou gel que farão a diferença). Agora num contexto lúdico, como o cicloturismo, é absolutamente inconcebível e condenável!
Mas também o que podemos esperar...Não nos podemos esquecer que para além de ciclistas ou automobilistas, somos portugueses...a questão do lixo e da falta de civismo está inerente à nossa cultura e mentalidade...provavelmente o ciclista que atira os papéis para o chão na sua volta é o mesmo que passa por nós e atira lenços ensanguentados pela janela do carro, como aconteceu ontem durante a minha volta e um metro à minha frente.
 

Burning Dogma

New Member
Atrás do pelotão da Volta a França vai uma caravana a apanhar o lixo que os ciclistas deitam no chão. Era bom que a cambada de javardos que anda pelas estradas fora a deitar os plásticos das barras e dos geis para o chão se lembrasse que lhes falta um bocado para serem profissionais do Tour e que não levam ninguém atrás para apanhar o lixo que deitam para o chão. Mas como disse o RJLA, estas são as mesmas pessoas que vão de carro e mandam lixo pela janela ou que o fazem noutro lugar qualquer. Felizmente nota-se que as gerações mais novas são mais conscientes neste aspecto, embora haja excepções, assim como nas mais antigas também há pessoas cuidadosas e ainda bem.
 

cokenim

Active Member
Como o bom exemplo tem que partir de cima,ou seja quem tem mais responsabilidades! Acredito que mais ano menos ano a UCI irá impor regras, a fim de acabar com a badalhoquice existente nas provas de estrada e não só,no btt é a mesma coisa.E mesmo que passe uma caravana de limpeza é impossível recolher todo o lixo,pois nem todo ele é visível.
 

osicran

New Member
Infelizmente esse comportamento é apenas mais uma pequena demonstração da falta de educação, de inteligência e de civismo de muitos portugueses. Eles não são porcalhões apenas em cima da bicicleta, eles já são porcalhões por natureza e por isso é que em cima da bicicleta se comportam como são...
 

duchene

Well-Known Member
Eu naturalmente que guardo os invólucros todos comigo nos bolsos do jersey, mesmo que isso implique ficar com o bolso todo besuntado com um resto de gel, como já aconteceu. As barrinhas com chocolate tento consumir em zonas mais urbanizadas para ter onde colocar o plástico que de outra forma poderia manchar de forma mais permanente o jersey. Mas lá está, como ando sozinho posso parar as vezes que quiser para deitar o lixo fora.

Há aí muito malta inscrita em clubes de caçadores que, para ter histórias para contar na segunda feira nas lojas de bicicletas, nem respiram durante as voltas quanto mais ter a preocupação de deitar o lixo nos sítios correctos.

Infelizmente há muito de cultural nesta questão, o que contribuirá para o perpetuar da situação.
 

rotiv1959

New Member
Eu guardo tudo no saco plastico que levo para o efeito e depois deito no caixote do lixo lá de casa.
Há dias chamei à atenção de um amigo que me acompanhava para não deitar o lixo para o chão e resposta foi " os gajos do Tour também o fazem..!!!??!!!".
a verdade é que não me tinha apercebido e há pouco, nem de proposito, no topico " Qual o conteudo do saco de reabastecimento dos ciclistas?", um nosso amigo colocou um video da aventura dele no Tourmalet e o que vemos: O Andy SchleK a atirar para a valeta as sobras do saco de reabastecimento!!!
Há gente que são autenticos " macacos de imitação", e como os gajos do Tour fazem nós também podemos fazer!!!
 

James_T

New Member
Comigo as embalagens voltam para os bolsos do jersey, quando chego a casa vão para o ecoponto.
No ciclismo ou em qualquer outra actividade somos certamente o reflexo da nossa consciência cívica.
Excelente ideia do Fogueteiro de lançar este tópico, estou certo que o ambiente agradece.

Boas pedaladas.
 

Burning Dogma

New Member
Sinceramente, nunca imaginei que houvesse pessoas a deitar o lixo para o chão só porque os pros o fazem!!! É simplesmente absurdo! Além disso, os pros geralmente mandam bidons fora em zonas onde há público e este encarrega-se de os apanhar para ficarem de recordação.
 

Akh608

New Member
Tb nunca pensei que houvesse pessoal a "imitar os prós" neste aspecto. Mas mais me pasma que haja pessoal a fazê-lo para "poupar umas gramas", quer-se dizer...

...ainda que se queixassem da aerodinâmica... mas o peso? lolol
 

RJLA

New Member
Há aí muito malta inscrita em clubes de caçadores que, para ter histórias para contar na segunda feira nas lojas de bicicletas, nem respiram durante as voltas quanto mais ter a preocupação de deitar o lixo nos sítios correctos.QUOTE]

Bem, o que eu me ri com esta frase... Absolutamente brilhante e absolutamente verídica. Daí, tal como o amigo duchene, ter optado por deixar de andar nos tais "clubes de caçadores" e andar cada vez mais sozinho. Faço o que quero, como quero e quando quero...não há melhor!

Mas voltando ao tópico, não me surpreende que haja pessoal a atirar lixo para o chão só porque os pros o fazem...Há pessoal tão frustrado neste mundo e de mentalidade tão tacanha que até nesses pormenores procurar ser alguem que não são...Santa paciência!
 

fogueteiro

Active Member
Eu também ando quase sempre sózinho, e talvez por isso tenha tempo para ir a reparar nesses pormenores que é o lixo no chão.

Não é admissível a ninguém, e muito menos a nós cicloturistas que gostamos de andar na natureza, fazer este absurdo. Epá, guardem o lixo nos bolsos, e depois em casa deitem-no para o chão... e assim evitam sujar a casa de todos nós.

Temos que tomar uma posição quando vemos um colega fazer isso. Há tempos ia a saír duma superficie comercial e alguem que seguia à minha frente deitou o talão das compras para o chão, a dois metros do caixote do lixo. Subiram cá uns calores por mim acima que fui ter com ele e educadamente disse-lhe: "O sr. deixou cair um papael no chão". Ele foi suficientemente inteligente para ver onde eu queria chegar e apanhou o papel e colocou-o no caixote.

Meus amigos amantes das bikes e acredito que da natureza também, vamos fazer a diferença. Eu sei que é apenas um plásticozinho, mas se forem muitos já se notam e de que maneira. Reforço a imagem que me revoltou no Alvão. Um local lindíssimo, considerado parque natural, perdendo um pouco da sua beleza por causa duma caravanda de cicloturistas que por lá passou e deitou o lixo para o chão. Não pode ser!!!!
 

Cancellara

New Member
A mim repugna-me ver as nossas ruas sempre cheias de lixo.
Como já foi dito, esse comportamento mais não é do que o reflexo da falta de civismo que impera na nossa sociedade. Quem o faz no dia-a-dia, também o vai fazer em cima da bicicleta. Mas, ao contrário do que um colega aqui disse, não me parece que as novas gerações sejam mais conscientes.
 

Cozy_Powell

New Member
Excelente tópico fogueteiro!
Abordas aqui um assunto muito pertinente!

É, realmente, muito triste ver as estradas, ruas, localidades, matas...etc. cheias de lixo só porque simplesmente alguns "iluminados" decidem que é melhor atirar para o chão do que pôr o lixo onde ele pertence: "o caixote do lixo".
Nas cidades existem em praticamente todas as esquinas. Nas nossas voltas de bicicleta também os podemos encontrar (embora em menor quantidade claro) na forma de contentores do lixo colocados nas localidades por onde passamos, mesmo à face da estrada.

Infelizmente não são só os ciclistas que mandam o lixo para o chão e isto é, claramente, uma questão de educação ou, mais precisamente, a falta dela. Não custa nada transportar no bolso ou mesmo na mão uma embalagenzinha, um papel, um plástico... etc. mais uns metros para o colocar no sítio certo (caixote do lixo). Ainda por cima no nosso caso, que a estrada quase que pode ser considerada como a nossa 2.ª casa... há que cuidar do que é nosso!

Tal como já foi referido, também fiquei bastante surpreendido por saber que há muita gente a deitar o lixo para o chão só para emitar os prós.... é muito infeliz... já agora ponham-se também a deitar fora os bidões da água..!
Isto de tanto querer imitar, acabam sempre por imitar todos os defeitos e nunca as qualidades... é deveras triste.
Já agora... no último Tour vi alguns ciclistas a entregarem as embalagens vazias aos carros da apoio e não as deitaram para o chão! Não sei se isto é prática corrente ou não...

Bom... espero que este tópico sirva para consciencializar mais algumas pessoas!

cheers!
 

rodd

New Member
Boas,

Excelente tópico.
Os invólucros das barras e dos geis vão sempre para o bolso do jersey. Quando chego a casa são colocados no ecoponto.
Fora das bicicletas o espírito é o mesmo, isto é, se tenho algo para colocar no lixo é levado na mão ou no bolso, dependendo do tamanho ou conteúdo, até ao próximo caixote do lixo ou ecoponto.

Abraços,
Boas pedaladas
 
Top