qual o peso das vossas bikes?

Não sei o peso da minha nem da anterior, mas sei uma estatística interessante.

Numa subida de 5km com 7.5% de iclinação, para o mesmo ciclista, cada 2.25Kg a mais na bicicleta, corresponde a um atraso de 30 segundos sobre a bicicleta mais leve.
Portanto o mesmo ciclista numa bicicleta de 7kg, demora menos 1 minuto a chegar ao topo que numa bicicleta de 11.5Kg.
 

grouk

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orbea nao sei o modelo, mas é igual a com que o david barnabeu ganhou a volta

e pesa 8.5kg, por vezes parece que pesa 100kg mas como ai um pro disse deve ser so falta de pernas
 

pemartins

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Scott S30, quadro de 2011, componentes Scott, transmissão Shimano 105 - 9,5KG
Agora a próxima montagem - Spartacus Power, vai para perto dos 7KG! Espero eu.
 

pemartins

Active Member
Não sei o peso da minha nem da anterior, mas sei uma estatística interessante.

Numa subida de 5km com 7.5% de iclinação, para o mesmo ciclista, cada 2.25Kg a mais na bicicleta, corresponde a um atraso de 30 segundos sobre a bicicleta mais leve.
Portanto o mesmo ciclista numa bicicleta de 7kg, demora menos 1 minuto a chegar ao topo que numa bicicleta de 11.5Kg.
Em breve vou ver se essa teoria é verdadeira.
 
A vantagem é que perder barriga não faz tão mal à carteira como perder metal. E pode-se normalmente perder mais barriga que metal, pelo menos no meu caso. Não é que esteja gordo, mas o meu upgrade principal vai ser mesmo tirar peso dos pneus. ;)

Segundo aquelas contas, e em termos práticos num exemplo comum, gasta-se 250 Euros a mais entre um 105 para um Ultegra, perde-se 250 gramas e ganha-se 3 segundos naquela subida de 5 km com 7%.
 
Não desvirtuando a qualidade dos vossos comentários, relembro que este tópico tem como título "qual o peso das vossas bikes?".

Aqui não está em causa o peso da barriga, do futuro upgrade x ou z.

É algo do tipo:

Bike de estrada: x Kg;
Bike de BTT: y Kg.

Atenção ao off topic.

Se efectivamente não defendem a utilização de dinheiro para "emagrecimento" da bicicleta não comentem.

No entanto, não se esqueçam que para alguns o weight weenie é um modo de vida.
Cumprimentos.
 
Se efectivamente não defendem a utilização de dinheiro para "emagrecimento" da bicicleta não comentem.
Pois eu acho que cabe, a quem descobre ou sabe, falar das reais vantagens do emagrecimento das bicicletas.
Não tendo nada contra isso, e defendendo a cada um a liberdade fazer o que quiser ao seu dinheiro, corpo e bicicleta, claro está.

No entanto, e sabendo pouco de bicicletas, depois de me fazer membro aqui , já estava a começar a entrar nessa onda geral aqui presente de que aquilo que é incrivelmente leve é que é bom, e que se não for carbono, não vale um chavo. Ainda bem que dediquei algum tempo a investigar, pois já estava a pensar fazer outros “upgrades” à minha bicicleta.

Os únicos para quem o weight weenie é efectivamente um modo de vida, são atletas. fabricantes do material e as lojas que o vendem e à ideologia.

Para ciclistas não profissionais, pouco ganho real vão ter, mas que por falta de informação pensam que podem miraculosamente compensar a falta de pernas com menos umas gramas num componente.

Para aqueles que vêm o weight weenie como satisfação pessoal, nada tenho a dizer nem a criticar, mas não deviam aqui, perpetuar a ideia, incorrecta, da exagerada importância na performance no ciclista comum, de umas gramas a mais ou a menos.

Peço desculpa se os posts não estão no local correcto, mas o assunto não deixa de ser pertinente a este mesmo tema.
Apesar de achar que a discussão é interessante, da minha parte termino com este, o meu comentário sobre o peso de bicicletas.
 
Skydriver,

Realmente não é o local indicado.

Portanto se pretenderes, abre um tópico novo no local correcto e eu movo este post para lá.

Cumprimentos.