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Qual a pressão adequada para os pneus da "fininha"?

ase

Member
Viva,
Ao ler este tópico fui alertado para a importância da correta pressão nos pneus.
Os pneus que uso tem inscrito max:110, recomendado 100. São os pneus originais "Hutchinson Equinox" que vinham com a bicicleta

O site abaixo, com a minha configuração, recomenda a pressão de 114 que é superior à máxima admitida de 110.
https://www.bergfreunde.eu/road-bike-tyre-pressure-calculator/

Que devo fazer? Coloco nos 110?

Obrigado
 

torui

Well-Known Member
Viva,
Ao ler este tópico fui alertado para a importância da correta pressão nos pneus.
Os pneus que uso tem inscrito max:110, recomendado 100. São os pneus originais "Hutchinson Equinox" que vinham com a bicicleta

O site abaixo, com a minha configuração, recomenda a pressão de 114 que é superior à máxima admitida de 110.
https://www.bergfreunde.eu/road-bike-tyre-pressure-calculator/

Que devo fazer? Coloco nos 110?

Obrigado
Na lateral de qualquer pneu tens a indicação da pressão mínima e máxima. No teu caso vais ter que utilizar a máxima permitida e indicada pelo pneu. A título de exemplo num carro a gasolina não vais meter gasóleo só porque o preço deste último é mais barato, ou porque o gasóleo é mais benéfico para o motor. Olha que o material tem sempre razão.
 

joseruivo

Well-Known Member
Viva,
Ao ler este tópico fui alertado para a importância da correta pressão nos pneus.
Os pneus que uso tem inscrito max:110, recomendado 100. São os pneus originais "Hutchinson Equinox" que vinham com a bicicleta

O site abaixo, com a minha configuração, recomenda a pressão de 114 que é superior à máxima admitida de 110.
https://www.bergfreunde.eu/road-bike-tyre-pressure-calculator/

Que devo fazer? Coloco nos 110?

Obrigado

Diferentes pneus precisam de mais ou menos ar conforme a sua construção. Assim sendo, deve seguir-se a recomendação do fabricante.
 

jcca

Well-Known Member
Viva,
Ao ler este tópico fui alertado para a importância da correta pressão nos pneus.
Os pneus que uso tem inscrito max:110, recomendado 100. São os pneus originais "Hutchinson Equinox" que vinham com a bicicleta

O site abaixo, com a minha configuração, recomenda a pressão de 114 que é superior à máxima admitida de 110.
https://www.bergfreunde.eu/road-bike-tyre-pressure-calculator/

Que devo fazer? Coloco nos 110?

Obrigado

Boas, problema da maioria da malta de hoje em dia não ler a informação com atenção está lá escrito:

E se a Malta não percebe o que lá está escrito existem vários tradutores online fica assim:


E sobre este site esquece.....
 

ase

Member
Obrigado pelo vosso feedback. De qualquer forma penso que me terei explicado mal pois nunca andei com pressão acima da admitida.
Tenho andado sempre com 100 que é a recomendada pelo pneu e depois de ver a recomendação do site aumentei para 110 que é máxima admitida.
Vou continuar nestes valores..

Obrigado
 

rfcarvalho

Active Member
Costumam baixar a pressao em piso molhado? Há dias quando arranquei não estava a chover, mas o piso ainda estava molhado, e tive uma má experiência, a andar devagar ia lado a lado com um companheiro, a minha roda da frente fugiu do nada uns 2 palmos para o lado, consegui recuperar (nem sei como) e caiu ele (embora nem lhe tenha tocado, foi do susto pois rasei a sua roda). Estava com 7 bar, no pneu 23c (medido são 24.5 mm na jante 17c), fico com a ideia de que deveria ter tirado alguma pressão. Qual é a vossa opinião?
 

jocarreira

Well-Known Member
Costumam baixar a pressao em piso molhado? Há dias quando arranquei não estava a chover, mas o piso ainda estava molhado, e tive uma má experiência, a andar devagar ia lado a lado com um companheiro, a minha roda da frente fugiu do nada uns 2 palmos para o lado, consegui recuperar (nem sei como) e caiu ele (embora nem lhe tenha tocado, foi do susto pois rasei a sua roda). Estava com 7 bar, no pneu 23c (medido são 24.5 mm na jante 17c), fico com a ideia de que deveria ter tirado alguma pressão. Qual é a vossa opinião?

A opinião é que apanhaste óleo/gasóleo/etc na estrada, nesse caso estares com uma pressão mais baixa podia não te valer de nada na mesma.
 

jcca

Well-Known Member
Costumam baixar a pressao em piso molhado? Há dias quando arranquei não estava a chover, mas o piso ainda estava molhado, e tive uma má experiência, a andar devagar ia lado a lado com um companheiro, a minha roda da frente fugiu do nada uns 2 palmos para o lado, consegui recuperar (nem sei como) e caiu ele (embora nem lhe tenha tocado, foi do susto pois rasei a sua roda). Estava com 7 bar, no pneu 23c (medido são 24.5 mm na jante 17c), fico com a ideia de que deveria ter tirado alguma pressão. Qual é a vossa opinião?

Há muitos anos atrás no seculo passado alguém dos carros, explicou-me que era uma questão de pressão por cm quadrado.
Não a pressão do pneu mas do peso do veiculo no solo, se a borracha é de qualidade até queres ter menos borracha a contactar o solo pois vai fazer mais força por cada cm que toca no solo e como tal mais atrito (de forma empírica até percebo cientificamente já não sei bem se é assim) mas não mexo na pressão que uso.

Agora nestas chuvas as estradas estão muito sujas com óleos, areias e lamas é normal que a malta sinta as burras a fugir em especial qd vamos a medo, tb é normal os que vão connosco assustarem-se e ir mais depressa ao tapete o que se assustou que o que escorregou.
 

rfcarvalho

Active Member
A opinião é que apanhaste óleo/gasóleo/etc na estrada, nesse caso estares com uma pressão mais baixa podia não te valer de nada na mesma.

Quando passei lá noutro dia reparei que na zona há faixas brancas pintadas na estrada, também poderá terá sido por causa disso. Tinta branca molhada...

Agora nestas chuvas as estradas estão muito sujas com óleos, areias e lamas é normal que a malta sinta as burras a fugir em especial qd vamos a medo, tb é normal os que vão connosco assustarem-se e ir mais depressa ao tapete o que se assustou que o que escorregou.

Nunca tinha passado por esta situação e foi no mínimo assustador, foi um safanão valente...

Como já não chovia há muito tempo a estrada fica super escorregadia, nós até íamos há poucos minutos a falar sobre isso, que era preciso muito cuidado.
 

torui

Well-Known Member
Quando passei lá noutro dia reparei que na zona há faixas brancas pintadas na estrada, também poderá terá sido por causa disso. Tinta branca molhada...



Nunca tinha passado por esta situação e foi no mínimo assustador, foi um safanão valente...

Como já não chovia há muito tempo a estrada fica super escorregadia, nós até íamos há poucos minutos a falar sobre isso, que era preciso muito cuidado.
Nas primeiras chuvas todo o cuidado é pouco, as estradas encontram-se bastante sujas, seja de óleo, gravilha, areia e até as "sacanas" das marcações do pavimento podem ser traiçoeiras. Seja qual for a pressão do pneu nestas circunstãncias ele vai escorregar sempre. O desfecho vai depender depois de uma série de fatores como a velocidade, atenção e a habilidade do rider. Mas em futuras situações em que apanhes piso escorregadio, como toda a certeza, que vai ter atenção redobrada.
 

elchocollat

Well-Known Member
Olha, eu não sei ao certo...
Eu tinha os 4000, 23 e tinha praticamente 9bar.

Meti o 5000 25 e aos 9bar, o pneu sai da roda... Deu cá um estouro!

Tenho 8bar no 25 atrás e tenho 69kg.
Mas eu sou suspeito: odeio odeio sentir os pneus com pouca pressão
 

Nuno

Well-Known Member
Bom dia !
Que pressão devo usar nos meus pneus?
Peso 80 kg e uso os continental 5000 28c.
Obrigado
No inicio do topico tens uma tabela que é uma boa referencia, mas é só uma referencia, a partir dessa referencia tens de ir por sensibilidade.
Por exemplo, se queres mais conforto a andar, baixa 0,5 bar, se queres menos atrito a rolar, aumenta 0,5 bar.
Eu peso 70kg vestido e equipado e num 28mm coloco 6,5 bar atras e 6,0 à frente. A partir daqui é por sensacoes, mas já sei que vou apanhar bom asfalto e quero rolar rápido posso aumaentar os tais 0,5 bar, por outro lado se o asfalto está mau ou vou andar 5 ou 6 horas, baixo 0,5 bar para o corpo nao sofrer tanto.
Como alguem dizia é partires da referencia da tabela e cada vez que andares ires variando 0,5 bar, para cima e para baixo para descobrires o ideal para ti.
Nao esquecas que no verao com 30 ou 35° C a pressao que colocares a frio, ao fim de algum tempo vai aumentar, por isso podes colocar um pouco menos.
 

pratoni

Well-Known Member
Olha, eu não sei ao certo...
Eu tinha os 4000, 23 e tinha praticamente 9bar.

Meti o 5000 25 e aos 9bar, o pneu sai da roda... Deu cá um estouro!

Tenho 8bar no 25 atrás e tenho 69kg.
Mas eu sou suspeito: odeio odeio sentir os pneus com pouca pressão
ca bruto!!

Isso são pressões para usar em tubulares, não em clinchers...
 

Filipe M

Well-Known Member
Olha, eu não sei ao certo...
Eu tinha os 4000, 23 e tinha praticamente 9bar.

Meti o 5000 25 e aos 9bar, o pneu sai da roda... Deu cá um estouro!

Tenho 8bar no 25 atrás e tenho 69kg.
Mas eu sou suspeito: odeio odeio sentir os pneus com pouca pressão

dass...eu com 67kgs em pneu 25 ando com 6bar fr/6,5tr e não acho que ande com pressão baixa.
 

elchocollat

Well-Known Member
ca bruto!!

Isso são pressões para usar em tubulares, não em clinchers...
Pá, eu odeio sentir os buracos. É pressão sempre quase no máximo que der. Então com os 23 nunca era menos que 8.
Com o 25, ainda estou a habituar-me, se bem que não noto diferença alguma. Quero é andar :p não sei é até que medida as minhas rodas aguentam...
 

pratoni

Well-Known Member
Pá, eu odeio sentir os buracos. É pressão sempre quase no máximo que der. Então com os 23 nunca era menos que 8.
Com o 25, ainda estou a habituar-me, se bem que não noto diferença alguma. Quero é andar :p não sei é até que medida as minhas rodas aguentam...
Não percebo. Com a pressão alta é que sentes mais os buracos...
 
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