• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Qual a medida mais fina de pneus de estrada que consigo meter nestes aros?

ohomemdobussaco

Active Member
Olá a todos.

Recentemente comecei a dar as primeiras pedaladas numa bike de BTT com rodas de 29", e, que os pneus de terra foram trocados por uns pneus mistos de ciclocross (medida 700x35). A ideia é ganhar alguma rodagem e calo, e lá mais para o final da Primavera comprar uma bike de estrada. Ora se inicialmente ainda fazia alguns troços em caminhos de terra (e daí a escolha inicial dos pneus mistos), ultimamente só tenho feito mesmo estrada. Os aros da bicla são uns WTB SX17 e têm lá marcado 622x17, pelo que entendo serem de 17mm internos, certo? Ora, uma vez que só ando e planeio proximamente andar exclusivamente em estrada, qual a medida mais fina de pneu e estrada que consigo meter nestes aros? Ainda percebo muito pouco disto, e como tal agradeço a vossa ajuda... :)


Obrigado.
 

Jepas

Member
Boas,

Normalmente não se usam pneus com largura inferior à dos aros, assim sendo, uma vez que os SX17 possuem 17mm de largura interna medida na zona mais estreita e contando com 2mm de parede nessa zona, diria que o mínimo serão pneus com 21mm, mas até em bikes de estrada essa medida é "estreita" para muitos aros. O ideal seria medir mesmo o aro para ter a certeza, mas pneus com 25mm (1.0) são sempre possíveis em aros de XC.

Jepas
 

ohomemdobussaco

Active Member
Citação desnecessária - Consultar regras!


Obrigado pela ajuda. A minha ideia era mesmo de meter pneus de 23mm, sendo que se leva os de 25mm já não é mau...
 

noody_here

New Member
Boas

Não sendo as mesmas medidas eu montei agora na minha btt, uns 26x1.10; tinha uns outros montados que utilizei numa volta que dei recentemente que eram 26x1.50, penso que não sendo uma bicicleta de estrada sempre ajuda a rolar um pouco melhor.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Sim, a minha ideia, uma vez que só faço estrada, é ter o melhor rendimento possível! Daí a troca para pneus slicks e finos...

Relativamente à questão que coloquei no tópico inicial, andei a pesquisar um bocado na net sobre o assunto e encontrei esta página com informações sobre pneus e aros que me parece estar extremamente completa e interessante: http://sheldonbrown.com/tire-sizing.html

A ideia com que fico é para os meus aros em questão, o mínimo mesmo será pneus de 25mm (conforme indicou o Jepas). Assim sendo, amanhã irei à Decathlon cá do sitio ver que pneus lá encontro nessa medida.


Obrigado pela ajuda.
 

pratoni

Well-Known Member
De que marca/modelo são os aros?

Normalmente o fabricante indica os tamanhos de pneu aceitáveis, ou no próprio aro ou nas especificações(normalmente no próprio site)...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Está nos post inicial, são uns WTB SX17. Mas és capaz de ter razão, realmente ainda não fui olhar com olhos de ver para os aros a ver se lá dizem alguma coisa acerca das medidas de pneus que levam. Isto de ser novo nestas andanças... ;)
 

ohomemdobussaco

Active Member
Só para concluir este assunto, realmente os aros têm lá um autocolante pequenino a dizer que levam pneus de 25 a 54 mm. Assim sendo, já lá estão montados uns Schwalbe Durano de 25mm e no próximo fim-de-semana espero ir comprovar as diferenças na estrada! :)

Obrigado a todos pela ajuda.
 

fjota

Member
a camara de ar ''mete'' os pneus no sitio:D a diferença é que ficará um pneu mais largo nas laterais, não fica um pneu tão fino como se fosse numa roda 700, mas nas 26 os pneus tambem eram ligeiramente mais largos que os normais das 700, mas será a melhor opção, e depois sempre tens um par de pneus que aproveitarás para a bicicleta de estrada, se comprares uns só para a 29 não serviram para outra e depois de teres a de estrada, a 29'' vai ficar encostada (para a estrada).
 

ohomemdobussaco

Active Member
Sim, eu depois de montar estes de 25mm também acho que lá metia os de 23 sem grandes problemas. Afinal, são só menos 1mm de cada lado. Mas realmente o fabricante dos aros refere que o tamanho mínimo são os 25 e mesmo com esses já fica os bordos do aro quase mais largos que o pneu. Meter de 23 ainda ficaria mais. Mas a ideia também foi essa, e daí ter comprado uns pneus melhores, já a pensar em depois ficarem para pneus de inverno na futura bicla de estrada... :)
 
Top