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Quadros em aço? Alguem ainda usa este tipo de material?

lisboa98

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Olá a todos,

Estou a pensar montar uma bike de estrada com um quadro de aço. Alguem ainda utiliza este tipo de material na vossa biccicleta de estrada? Que me podem contar? Realmente se nota o conforto? Pesam muito? Dizem que se deforam muito se fazers muita força na pedaleira. Queria usar esta bike para fazer randoner e viagens de longa distancia.

Cumprimentos,
 

MJRocha

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Não tenho nenhuma, mas se é para longas distâncias, as biclas com mais fama em França para longas distâncias são estas.
São é um pouco caras, mas são à medida do utilizador.
 

lisboa98

New Member
Olá MJRocha,

Nao conhecia a marca. Obrigado. Estive a ver, mas nao consigo ver que material usam. Acço inox ou titanio?
 

MJRocha

New Member
São em aço.

Le Road Burner/Génésis est un vélo aux concepts novateurs : cadre en acier Marval asymétrique, bases et haubans sont différenciés, fourche droite et sans déport (NRS), réalignement des lignes de chaîne, parapluie de roue équilibré.

DONNEES TECHNIQUES

>Technique de construction hermétique, assemblage = BSB Brasures spéciales mises au point par FKC. Alignement du cadre garanti < à 5/10è de mm.
Traitement céramique et magnétisage avant peinture -
Poids moyen 1250 à 1400 gr suivant diamètre des tubes et peinture.
Fourche entièrement en carbone haut module sans déport développée par FKC pour le NRS (no rake system) permettant la géométrie inédite du train avant du Road Burner.
Normes : EN147-81 - EFBe i : top performance overload test 1600 nw - maximum load test 1300 n 10 min. Poids : environ 360 grs.
Pattes arrières. Système FKC à Guidage rapide - Usinées CNC dans un acier inoxydable (chrome, nickel, molybdène, aluminium, titane)
Jeu de direction FKC sans entretien ni réglage : composé de 2 roulements INA à contact oblique, à double rangées de billes, Joints en PTFE graphite à double circulation , cuvette ergal, porte roulements ergal 7075 ,anodisation couche dure.
Etude morphologique et dynamique FKC . Peinture 3 couleurs aux choix - Graphisme Road Burner inclus - avec marquage du nom . Possibilité peinture personnalisée.
 

Samuel.R

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Se estiveres interessado em bikes com quadro de titânio, aconselhava-te uma marca muito 'interessante', mas talvez já conheças :) :)

cumps :)
 

lisboa98

New Member
Obrigado Samuel.R, mas realmente neste momento estou mais interessado em conhecer o mundo do aço. As que comenta MJRocha sao interessantes, mas penso que têm os tubos demasiados grossos. Imagino os quadros de aço mais finos e elegantes. Realmente estava apensar montar algo estilo clássico para ir no próximo ano à L'Eroica em Itália. Conheces esta prova?
 

Samuel.R

New Member
De nada, na verdade estava a ser irónico :)

em relaçao a L'Eroica:
eroica.jpg
 

lisboa98

New Member
Samuel R,

Ja sei que estavas a ser irónico! Hehehe. A L'Eroica tem algo especial. Realmente gustava de participar no próximo ano. Um quadro com as mudanças no tubo diagonal, heheh, tem que ser algo transcendental, nao achas? Acho que so estam admitidos cassettes de 6 velocidades, pedais clássicos com correias e rodas para tubular. As bikes têm que ser anteriores a 1987 ou fabricadas artezanalmente. Titanio está descartado, a nao ser que fosse antigo. Tambem gustava de fazer uma viagem em Portugal de 500km, mas com uma maquina clássica sería ainda mais divertido, nao achas?
 

mario_ajp

New Member
Boas

Eu tenho 3. Duas nacionais (VAG e Esmaltina), e uma que penso ser italiana em cromoly tange single butted dos anos 90 (WRB). A VAG é a mais pesada, está com o material clássico e pesa 12.3 kg. A Esmaltina já mudei o pedaleiro, o eixo por um integrado quadrado, o avanço porque partiu, guiador , ficou em 11.2 kg mas muito mais confortável. A WRB montada com sora triplo (mais pesado que os clássicos) está nos 10.4 kg.

Já andei nos trilhos com a esmaltina e o aço é impecável. Nunca andei numa bicicleta de estrada de alumínio, por isso não tenho termo de comparação, só carbono e estas de aço.
 

Testarossa

New Member
Samuel R,

Acho que so estam admitidos cassettes de 6 velocidades, pedais clássicos com correias e rodas para tubular.. Tambem gustava de fazer uma viagem em Portugal de 500km, mas com uma maquina clássica sería ainda mais divertido, nao achas?

Boas :)
Pedais de correias e longa distancia,é óptimo para arranjar problemas nos tornozelos.
Boas pedaladas
 

consciouness

Active Member
lisboa98, os quadros em aço são hoje em dia praticamente peças de museu. Caíram em desuso, pelo seu alto peso e por ser um material que se deteriora com o passar dos anos. Atenção que falo em aço e não titânio, que são metais completamente diferentes.
No entanto a famosa marca Columbus desenvolveu uma nova liga de aço inox, de nome XCr, que é o último grito em ligas de aço para bicicleta e que veio dar uma nova vida a este material no mundo das bikes.
Consegue-se um quadro com um peso entre 1400/1500grs, o que é muito bom para aço.
O maior handicap: o elevado preço, cerca de 3000€. É o preço a pagar por uma exclusividade. Mas tens quadro para muitos anos.
Podes ver no site da marca, todos os dados técnicos, ou na marca irmã Cinelli.
Há também outras marcas artesanais, que têm ainda algum stock de tubagens em aço Columbus, modelos antigos, que ainda fabricam por encomenda.
Tens também a marca Dedacciai, a maior concorrente da Columbus, que também tem ligas de aço de elevada qualidade.
Algumas marcas artesanais francesas e italianas ainda fabricam quadros em aço.
 
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