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Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2022

cutkiller

Well-Known Member
Tive de ir ver isto! :D

Basicamente o que se passou foi mais uma "chique-espertice" do tuga quando olha para um regulamento e vê uma falha que pode aproveitar.

De resto, epah.... Um teve pernas para acompanhar o tipo da e-bike, os outros não... Mas também sabemos que às vezes basta perder a roda da frente 1m que depois nunca mais lá chegamos, e pode ter sido uma desatenção de quem ia com eles.

Em termos "desportivos" a ética desta "vitória" é zero.

Mas a culpa é só e apenas de quem escreveu os regulamentos.
 

s0me0ne

Well-Known Member
Sinceramente esta discussão já vai mais contra a Equipa que contra a situação.

No entanto se dou a minha opinião, da forma que dou é porque juntando todas as peças, entendo que o homem não fez a prova com o intuito de aproveitar a e-bike para ganhar.
Com todo o respeito, só tu é que não estas a ver isso.

Todos sabemos que estas provas são competitivas.
Os dois atletas utilizaram uma estratégia, dentro dos regulamentos, para vencerem a prova. Não vejo razão para tanta discussão.
 

cutkiller

Well-Known Member
No entanto se dou a minha opinião, da forma que dou é porque juntando todas as peças, entendo que o homem não fez a prova com o intuito de aproveitar a e-bike para ganhar.

Desculpa, mas no final o colega que ia com ele na e-bike foi muito claro nas declarações. Ele foi para "ajudar"!

PS: E quero lá saber se ele é da Love Tiles, da Proteu ou do Xpto Team....
 

Mafioso

Well-Known Member
A cara do Rui Oliveira na estrada, e as expressões de desconforto e de vergonha alheia que o Cândido Barbosa ia fazendo durante a transmissão sempre que a camara focava na e-bike, dizem tudo sobre a situação :D:D:D
Por acaso nesta prova houve alguma transmissão televisiva e foi visto o que foi. Imagino nos outros para trás onde nada foi filmado nem visto :D.
 

Bernalve

Well-Known Member
Isto foi algo inédito. Nunca vi tal coisa acontecer em outro granfondo ou prova é certo. No entanto continuo achar que a malta está muito excitada por algo completamente irrelevante no fundo. Acho tomar doping é muito pior. Foi um erro sim, seguiu à descarada a roda da e-bike, foi desqualificado, ponto final. Há no entanto muitas culpas da organização também que nada tem no regulamento que não é permitido seguir uma e-bike.
Há muita falta de atenção nestes pormenores e falta de profissionalismo no geral, até em provas com comissários. Já estive numa prova de masters onde misturaram categorias open, federados e depois minguem sabe a quem responder, rodas a seguir etc... Mas quem ganha normalmente tinha pernas, atacou, foi o corajoso e pronto, foi o mais forte. Lembro-me também uma vez em Évora o gajo que ganhou o mediofondo tinha uma mota a frente muito perto. Mas isso até os pro as têm é um polémica do carlh também. Abastecimentos externos a organização não me parece errado. É completamente impossível fazer 150km a discutir um top20 vá... sem abastecimento em andamento ou o que for extra organização. Até é perigoso para a saúde dos atletas. Na minha opinião deve-se fechar os olhos a isso, não há mal nenhum. Quem critica, deve tentar então treinar para andar no top20 e depois perceber a necessidade de ter abastecimento. Além que nos abastecimentos da organização não há bidons com sais, geis, barras que os atletas estão habituados. Podem dizer que o atleta pode ir preparado e precavido com 6/7 geis, 4/5 barras nos bolsos, e 4 bidons. Isso não é possível para quem quiser compreender.
 

jocarreira

Well-Known Member
Abastecimentos externos a organização não me parece errado. É completamente impossível fazer 150km a discutir um top20 vá... sem abastecimento em andamento ou o que for extra organização. Até é perigoso para a saúde dos atletas. Na minha opinião deve-se fechar os olhos a isso, não há mal nenhum. Quem critica, deve tentar então treinar para andar no top20 e depois perceber a necessidade de ter abastecimento. Além que nos abastecimentos da organização não há bidons com sais, geis, barras que os atletas estão habituados. Podem dizer que o atleta pode ir preparada e precavido com 6/7 geis, 4/5 barras nos bolsos, e 4 bidons. Isso não é possível para quem quiser compreender.

Disclaimer: Não tenho nada contra os abastecimentos externos.

Feito o disclaimer, a pergunta que te deixo: se as regras forem iguais para todos (isto é, abastecimento externo proibido), estás a dizer que o top 20 da classificação vai estar vazio? O primeiro a chegar à meta vai ficar com o lugar 21? :D

Óbvio que não, portanto não me parece que esse argumento seja válido. As regras são iguais para todos, e se todos as cumprirem estas discussões nem sequer existiam.

Mas mais uma vez são as organizações que alimentam isto, porque todas dizem nos regulamentos que são provas sem carácter competitivo e depois atribuem uma classificação e pior ainda, dão troféus.
 

Filipecbt

Active Member
Isto foi algo inédito. Nunca vi tal coisa acontecer em outro granfondo ou prova é certo. No entanto continuo achar que a malta está muito excitada por algo completamente irrelevante no fundo. Acho tomar doping é muito pior. Foi um erro sim, seguiu à descarada a roda da e-bike, foi desqualificado, ponto final. Há no entanto muitas culpas da organização também que nada tem no regulamento que não é permitido seguir uma e-bike.
Há muita falta de atenção nestes pormenores e falta de profissionalismo no geral, até em provas com comissários. Já estive numa prova de masters onde misturaram categorias open, federados e depois minguem sabe a quem responder, rodas a seguir etc... Mas quem ganha normalmente tinha pernas, atacou, foi o corajoso e pronto, foi o mais forte. Lembro-me também uma vez em Évora o gajo que ganhou o mediofondo tinha uma mota a frente muito perto. Mas isso até os pro as têm é um polémica do carlh também. Abastecimentos externos a organização não me parece errado. É completamente impossível fazer 150km a discutir um top20 vá... sem abastecimento em andamento ou o que for extra organização. Até é perigoso para a saúde dos atletas. Na minha opinião deve-se fechar os olhos a isso, não há mal nenhum. Quem critica, deve tentar então treinar para andar no top20 e depois perceber a necessidade de ter abastecimento. Além que nos abastecimentos da organização não há bidons com sais, geis, barras que os atletas estão habituados. Podem dizer que o atleta pode ir preparado e precavido com 6/7 geis, 4/5 barras nos bolsos, e 4 bidons. Isso não é possível para quem quiser compreender.

Em relação aos abastecimentos, no regulamento diz que não pode haver abastecimentos externos. Está no regulamento e pronto, as pessoas têm de se habituar a seguir os regulamentos.

Se não cumprem desqualificados, como deve ser.

Fazem dos GF's como se fossem provas oficiais, se o querem fazer que cumpram as regras pelo menos.

A minha opinião claro :)
 

Bernalve

Well-Known Member
Disclaimer: Não tenho nada contra os abastecimentos externos.

Feito o disclaimer, a pergunta que te deixo: se as regras forem iguais para todos (isto é, abastecimento externo proibido), estás a dizer que o top 20 da classificação vai estar vazio? O primeiro a chegar à meta vai ficar com o lugar 21? :D

Óbvio que não, portanto não me parece que esse argumento seja válido. As regras são iguais para todos, e se todos as cumprirem estas discussões nem sequer existiam.

Mas mais uma vez são as organizações que alimentam isto, porque todas dizem nos regulamentos que são provas sem carácter competitivo e depois atribuem uma classificação e pior ainda, dão troféus.

Teriam de diminuir a distância e acumulado das provas. No entanto é óbvio que há quem aguente melhor com menos abastecimentos e haveria quem ia ganhar. Mas isso não é propriamente a tématica dos Granfondos como são visto actualmente, onde há muita competição e metade dos ciclistas digo eu, vai lá para isso, competir com condições mínimas. Será mais interessante numa prova de Gravel ou BTT essa autonomia de abastecimento único ou inexistente.
 

petrix

Well-Known Member
Já agora... o percurso do Aveiro Spring é o mesmo de 2019?

No site não encontro informação...
 

kostaviks

Well-Known Member
Teriam de diminuir a distância e acumulado das provas. No entanto é óbvio que há quem aguente melhor com menos abastecimentos e haveria quem ia ganhar. Mas isso não é propriamente a tématica dos Granfondos como são visto actualmente, onde há muita competição e metade dos ciclistas digo eu, vai lá para isso, competir com condições mínimas. Será mais interessante numa prova de Gravel ou BTT essa autonomia de abastecimento único ou inexistente.
Acho que o pessoal não tem bem a noção da "selva" que são os granfondos e dor ritmos que existem.
"Selva" no bom sentido, claro. No sentido competitivo!
Uma grande maioria dos participantes não pára num único abastecimento.
 

jpacheco

Well-Known Member
Na minha opinião também não vejo mal nenhum ter a comadre com uns bidões para dar á malta. Desde que se apanhe as que saem da bike. Relativamente ás Bike electricas confesso que não vejo o interesse da "competição" nesse segmento. Qq implicação com possíveis classificações deveriam ser excluídas.

Gostava de ver as imagens, se alguém tiver os videos que me mande isso sfv :D
 

Filipecbt

Active Member
Venha mas é o próximo que é já este fim de semana... :p

Com ou sem e-bike
Na minha opinião também não vejo mal nenhum ter a comadre com uns bidões para dar á malta. Desde que se apanhe as que saem da bike. Relativamente ás Bike electricas confesso que não vejo o interesse da "competição" nesse segmento. Qq implicação com possíveis classificações deveriam ser excluídas.

Gostava de ver as imagens, se alguém tiver os videos que me mande isso sfv :D

Não vejo mal em termos a nossa "Maria" a dar-nos um bidão ou uma sandes de presunto para a maioria de nós que vai lá apenas para disfrutar da bicicleta e de um dia diferente, que é o intuito do evento.

Outra coisa é o tal pessoal que luta por classificações e nem as regras cumprem, mas nos GF's infelizmente vale tudo (Doping, abastecimentos irregulares, e-bikes, etc).

Mas isto é a minha opinião de um gajo que só gosta de andar de bicicleta, não têm perfil de ciclista nem de tentar mostrar que é ciclista profissional sendo amador, porque na realidade somos todos domingueiros :) Uns é que andam mais que outros, mas como todos ganhamos o mesmo, quem é que aqui têm o melhor custo/beneficio? :D

Boas pedaladas, e vamos lá comer umas tripas em Aveiro para repor o açúcar.
 

Bruso

Well-Known Member
Uns é que andam mais que outros, mas como todos ganhamos o mesmo, quem é que aqui têm o melhor custo/beneficio?
Pegando nisto é aproveitando para mudar de assunto, há pessoal que não percebe o prazer de treinar. Eu não treino 20h semanais mas gosto de andar sempre pelas 10h de treinos. Ist dá me mais prazer e para mim é difícil andar de bicicleta sem um objetivo principalmente se estiver a andar sozinho.
Não estou a dizer que eu é que estou certo, mas sem dúvida que se entrasse num GF era pela competição. Se for para ver as vistas vou outro qualquer do ano em que não há confusões e paro onde quiser para comer.
São modos de ver o Ciclismo e nenhum está mais certo que o outro. Não há melhor custo/benefício.
Não precisas ser profissional para teres espírito competitivo. Aliás a mentalidade competitiva não se resume apenas ao desporto. Normalmente faz parte da tua personalidade e aplica se em todos os aspetos de vida.
 

Trizade

Well-Known Member
Pegando nisto é aproveitando para mudar de assunto, há pessoal que não percebe o prazer de treinar. Eu não treino 20h semanais mas gosto de andar sempre pelas 10h de treinos. Ist dá me mais prazer e para mim é difícil andar de bicicleta sem um objetivo principalmente se estiver a andar sozinho.
Não estou a dizer que eu é que estou certo, mas sem dúvida que se entrasse num GF era pela competição. Se for para ver as vistas vou outro qualquer do ano em que não há confusões e paro onde quiser para comer.
São modos de ver o Ciclismo e nenhum está mais certo que o outro. Não há melhor custo/benefício.
Não precisas ser profissional para teres espírito competitivo. Aliás a mentalidade competitiva não se resume apenas ao desporto. Normalmente faz parte da tua personalidade e aplica se em todos os aspetos de vida.

Sou exatamente como tu. Normalmente entre 10h a 13h semanais de treino. Sempre com objetivos. E é esse o prazer que eu retiro do ciclismo. Ver os objetivos atingidos. E tal como tu, se participar num GF vou pela vertente competitiva e pela superação pessoal.
Existem inúmeras maneiras de praticar, sentir e desfrutar deste desporto que não é possível dizer que fulano A está certo ou que fulano B está certo.
O que interessa é o que cada um retira deste desporto para si próprio. O resto é barulho...
 

Reis

Well-Known Member
Pegando nisto é aproveitando para mudar de assunto, há pessoal que não percebe o prazer de treinar. Eu não treino 20h semanais mas gosto de andar sempre pelas 10h de treinos. Ist dá me mais prazer e para mim é difícil andar de bicicleta sem um objetivo principalmente se estiver a andar sozinho.
Não estou a dizer que eu é que estou certo, mas sem dúvida que se entrasse num GF era pela competição. Se for para ver as vistas vou outro qualquer do ano em que não há confusões e paro onde quiser para comer.
São modos de ver o Ciclismo e nenhum está mais certo que o outro. Não há melhor custo/benefício.
Não precisas ser profissional para teres espírito competitivo. Aliás a mentalidade competitiva não se resume apenas ao desporto. Normalmente faz parte da tua personalidade e aplica se em todos os aspetos de vida.

Só fiz 2 (também não ando há tanto tempo como isso) e este ano tenho mais alguns marcados, vamos ver se concretizam.

O primeiro foi por curiosidade, o outro e os que ai virão é mais por camaradagem com o pessoal que se junta ao domingo e por toda a envolvência que um evento destes proporciona.

Não vou com o intuito de ganhar nada, até porque conheço perfeitamente as minhas capacidades, agora se puder fazer o percurso em 4 horas não o vou fazer em 5 ou mais horas.

Para disfrutar das vistas e paisagens gosto de arrancar sozinho e passar o dia a pedalar e parar quando e onde quero.
 

Mr. T

Active Member
Permitam-me fazer um cooldown, partilhando a minha experiencia pessoal.
Porto-Gaia foi o meu primeiro granfondo (medio, neste caso) - mandei o link do evento a um amigo que mora no Porto. Acabou por me desafiar a participar e aceitei.
Sendo da zona cento, poderia ir na manhã do evento, sozinho, direito ao Porto. Acabei por levar a família (esposa e duas bebés), ir um dia antes, reservar sitio no Airbnb, e regressar a casa na segunda.
O evento acabou por ser um desafio pessoal, porque não é com facilidade que faço 100km. Permitiu ainda conhecer uma parte do Douro e fiquei fã da N222 - quero voltar - ajudei a economia local com o alojamento e refeições no local.

Não sendo um evento que profissional, penso que o importante é mesmo isto - divulgar a pratica da modalidade, apoiar a economia local, superar um desafio pessoal. É assim tao importante as classificações? É para angariar likes durante 2 dias nas contaminadas redes sociais?

Uma vez mais, fui muito bem recebido a norte, com a boa disposição das gentes de lá e regresso a casa sempre com vontade de voltar.

Não é este o espirito que se deve ter quando se vai para este tipo de eventos? Ou sou eu que estou enganado?

Abraço a todos.
 
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