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Projecto Fuji sobe paredes (menos comigo...)

MJRocha

New Member
Boas

Vou colocar aqui o meu projecto um pouco maluco para a alteração que fiz à minha "velhinha" Fuji para voltas mais longas e que conte com umas subiditas de respeito (pelo menos no que a mim diz respeito).
Esta ideia surgiu porque como sou pesadote (104 Kg nas melhores alturas :cool: ), gosto de pedalar durante horas a conhecer novas paragens, muitas das vezes tenho levado com umas subiditas algo complicadas (mais uma vez reafirmo, no meu caso, pois sei perfeitamente que para a grande maioria fazem-las bem seja com pedaleiras compactas seja com tradicionais), e também porque não está colocado de parte um projecto que está falado com uns colegas, de primeiro subir a Serra da Estrela e depois fazer umas das míticas Francesas, o que para mim significará ddduuuurrreeezzzaaa (e de preferência perder uns quilitos :eek: ).
Assim sendo, estava com intenções de comprar umas roditas um pouco melhores e um pouco mais leves para a minha fiel Giant, mas como isso só por si para mim não iria fazer milagres (a menos que viessem com uma espécie de motor Cancellara), optei por gastar o orçamento que tinha para mudar a transmissão da minha Fuji, de Campagnolo Veloce 2007 para Sram versão Contador (neste caso é mais versão para mim lol) set Zoncolan, e que ficou com uma relação, segundo uma revista que tenho com as relações de transmissão, um pouco mais leve que uma k7 12-29 e pedaleira 50-34 (no meu caso tenho k7 11-32 e pedaleiro 50-36). Assim sendo comprei uns manipulos Sram Rival, um desviador frente Rival, um desviador trás Sram X9 10v (poderia ter ido para o Rival caixa longa que era um pouco mais leve, mas por cerca de 10g+- sempre tenho um pouco mais de rigidez, o paralelograma ainda dá para se eu quiser experimentar uma 11-36 :D, e além de que ficou bem porreiro, modéstia à parte,e mais barato com a promoção da Kompressor), uns travões tipo Planet X (os Campagnolo davam um pouco de trabalho para depois tirar as rodas, e também tirei peso por cerca do mesmo valor que ficariam uns Rival), umas rodas da RCZ que estavam em promoção e que servem bem para o que eu quero e ainda um pouco mais leves que as que eu tenho (sendo que a ideia é mais tarde aproveitar os aros para as tornar ainda melhores, pois os aros são uns Kinlin que são bem bons para montagens artesanais, com o acréscimo de os cubos Novatec serem relativamente fiáveis, leves e com preços baixos de manutenção e boa disponibilidade de material ), uma k7 Sram 11-32 e nylon Nokon para experimentar colocar os cabos um pouco mais protegidos das condições climatéricas.
A bicla como está neste momento, pesa 7570g. Alterei a forqueta para ganhar cerca de 100g e porque era uma que já existia cá em casa.
Para já só experimentei para verificar o bom funcionamento das mudanças, mas logo que dê uma volta maior deixo aqui as primeiras impressões.
Uma critica que já posso colocar é ás borrachas dos manipulos Sram, não sei se é por serem brancos e a borracha poder ser pior ou não por isso mesmo, mas apenas mexi cerca de umas 4 vezes para meter cabos e fitas no guiador, e as borrachas começaram a abrir uma racha.
Falta também experimentar é se também funciona bem com uma versão mais roladora com as minhas Miche SWR carbon (aluminio e carbono 38mm) e k7 Sram red 11-26.

Brevemente deixo as fotos do projecto, logo que tenha tempo.
 

Figueiredo

Active Member
@ zanzas

O grupo SRAM Apex têm salvo erro uma cassete 11-32 de estrada, pelo que entendi deve ter sido essa a escolha do MJRocha...
 

Figueiredo

Active Member
Não necessáriamente não sei o que foi utilizado pelo MJRocha mas o próprio grupo Apex têm um esticador que dá para 32 dentes, podes ver aqui http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=51845

Salvo erro até houve bastantes comentários acerca desta relação pois foi utilizada pelo Contador na subida do Zoncolan este ano na Volta a Itália, agora imaginem a cadência que o homem têm que ter para conseguir acompanhar e mesmo acabar na frente dos outros todos...
 

MJRocha

New Member
Quanto ao desviador é mesmo um de BTT.

Ora então cá ficam as tais fotos. Quando tiver umas melhores substituo-as.

Antes estava assim

vrias114b.jpg



E agora está assim.

fuji001.jpg



fuji013.jpg


Quanto ao desviador, neste caso como tenho afinadores no quadro não houve problema, mas se não os tivesse teria que colocar os afinadores nos cabos, porque o desviador não tem afinador.
fuji004.jpg



fuji010.jpg


O nylon da Nokon ficou porreiro, não sei é se irá encolher um pouco com o tempo.
fuji009.jpg



fuji011.jpg


Os tais travões (do que deu para ver parece que até nem travam mal, mas as rodas também ainda estão novas e ainda não os utilizei na estrada).
fuji015.jpg


E este é o tal aspecto negativo até agora, e isto aconteceu nos dois lados (também não estou para os mandar de volta por causa da garantia, estes ainda devem durar bastante e depois logo meto uns da Hudz).
fuji012.jpg


Vou agora também experimentar com as rodas que aparecem na primeira foto para ver como se comportam as mudanças e também o resultado visual.
 

paradawt

Moderador
N minha opinião, mais bonita não estava! Que as rodas dão outro visual sendo de perfil alto... Claro! Acredito que tenhas ganho muito em peso: RODAS + GRUPO SRAM.

Cumps.
 

MJRocha

New Member
Logo que role vou dando feedback sobre tudo, mas pelo menos uma coisa agradou-me muito nelas, foi virem direitinhas sem empeno e sempre pesam 1570g, o que dá cerca de menos 100g que as minhas Ultegra.
Quanto ao gosto, é claro que cada um terá a sua opinião (e ainda bem que assim é, pois de outra forma andariamos todos com biclas iguais), mas quando meter as de perfil e tirar umas fotos com a claridade dessa primeira foto, também ficará certamente diferente.
Quanto aos pesos ganhei algum em relação ao que tinha, assim de cabeça e falando mais ou menos dos pesos que me lembro do Veloce posso dizer que:
Manipulos- cerca de 100g a menos
Desviador traseiro- quase ela por ela
Desviador frente- menos 2g :)
Travões- cerca de 100g a menos (mas estes não são Sram)
Rodas- cerca de 180g a menos (isto em relação ás Miche e nestas só a da frente tem Veloplugs, que sempre dará cerca de 20g a menos que a fita que ainda está na roda de trás), e os pneus e câmaras não sei o peso.
K7- neste caso existe um ganho de peso 112g, pois a Red que está montada nas Miche é bastante mais leve, só que não estou muito interessado em trocá-las porque o cepo das Miche é de Ergal, como a Red é monobloco não estraga o cepo (que já é o segundo por isso mesmo, e sempre são 75€ cada ).
Em relação ao peso da montagem da primeira foto, nessa configuração penso que pesava cerca de 8050g, mas também existe alguma diferença nos periféricos. Por exemplo:
Selim- cerca de menos 60g em relação a montagem inicial
Espigão de selim- menos 22g
Guiador- menos 10g se tanto
Avanço - mais 27g (o que lá estava era um WCS)
Apertos rodas - menos cerca 70g
Corrente - mais qualquer coisa, pois ficou com os elos todos.

Boas pedaladas
 

MJRocha

New Member
Primeira análise ao fim de cerca de 300Kms.

Como ponto de partida começo com um pouco de treta técnica acerca dos andamentos que tenho nela, depois de ter feito uma pesquisa acerca das cassetes que tenho e outras hipóteses mais leves optei por esta montagem devido aos andamentos com que ficava no fim da cassete, assim fiz uma tabela dos andamentos com o 50/34 da Giant e o 50/36 da Fuji e mais as tais opções mais leves que seriam as cassetes 11/28, 12/29 e a tal 11/32 mais a 12/27 que tenho nas rodas Ultegra e 11/26 nas Miche 38mm.E assim deu mais ou menos isto:


Pedaleiro
na pedaleira
pequena K7 três últimos carretos/distancia percorrida
50/34---------------11/26-----------------21/3,44------23/3,14------26/2,78
50/34---------------12/27-----------------21/3,44------24/3,01------27/2,68
50/34---------------11/28-----------------21/3,44------24/3,01------28/2,58
50/34---------------12/29-----------------23/3,14------26/2,78------29/2,49
50/34---------------11/32-----------------25/2,89------28/2,58------32/2,26

50/36---------------11/26-----------------21/3,64------23/3,33------26/2,94
50/36---------------12/27-----------------21/3,64------24/3,19------27/2,83
50/36---------------11/28-----------------21/3,64------24/3,19------28/2,73
50/36---------------12/29-----------------23/3,33------26/2,94------29/2,64
50/36---------------11/32-----------------25/3,06------28/2,73------32/2,39
Fonte Revista Topvelo.

Resta referir que acabo sempre por também aproveitar o prato 50 com o 28 que equivale quase ao 34/26 (nunca utilizei com o 32).
Como tal fiquei com uma cassete em que tenho nos três últimos carretos uma escolha um pouco mais alargada e com o ultimo para me “safar” sendo que este acaba por ser um pouco mais leve que um 34/29 e acabo por ter um andamento um pouco mais pesado que com o prato 34.É claro que perco um pouco nos andamentos intermédios, mas do que deu para ver até gostei da troca.
Mas como em tudo, o que se escreve, nem sempre se passa da mesma maneira no terreno devido a muitas variantes, desde as rodas que se usam passando pela bicicleta e condições físicas e meteorológicas, por isso fazer comparações é sempre um tiro um pouco no escuro e como tal apenas vou falar das sensações que tenho comparando com a minha outra bicla, neste caso uma Giant Tcr C3 de 2008 com um peso de 7450g.

Neste momento a bicla pesa cerca de 7750g (acrescentei dois porta bidons da XLC em alumínio que embora pesadotes gosto muito pelo agarre nos bidons e facilidade de colocar/remover os mesmos), e um novo selim (um Prólogo Scratch Pró pesadão,320g, mas que até agora estou contente com ele).
Quanto a sensações, em termos de subida noto alguma diferença, embora o ideal seria montar esta transmissão na Giant,pois para subir gosto bem mais da da Giant que parece ser bem mais dóssil (se calhar também foi por esta razão que o meu colega a preferiu á Fuji na nossa última volta), se calhar um dia destes faço essa experiência.A rolar gosto bastante, e não noto muita diferença para a Giant (sente-se que faltam no meio uns carretos, mas dá bem para se safar), aqui também se passa o contrário das subidas e noto que a Fuji sempre foi melhor roladora que a Giant, e com o 11 dá bastante jeito com estas rodas que são bem mais rigidas que as Ultegra, as quais sempre que passo dos 47Km/h a pedalar não consigo dar mais "calor" porque as mesmas começam a deformar, e com estas já consegui passar dos 55 Km/h a dar-lhe bem. Quanto á transmissão em termos de fiabilidade/acerto, até agora impecável, todas as mudanças funcionam na perfeição (é claro que no principio tive de dar um jeito nas afinações, mas isso é normal numa montagem nova). Quanto aos travões até agora, e friso bem até agora, estou bastante satisfeito com eles, e já tive de efectuar umas belas travagens, noto é que são um pouco mais bruscos que os Record, mas a diferençe é pouca. E as rodas, até agora bastante satisfeito com as mesmas, mantêm-se afinadas mesmo depois de terem levados uma belas cacetadas e rodam bastante bem.
Hoje fiz um belo teste à bicla, aproveitei que estava com os sintomas malinos das minhas hérnias (tenho duas que me fizeram perder sensibilidade do joelho para baixo da minha perna esquerda e com sintoma de pé pendente, o que muitas vezes, e principalmente quando me sinto pior me fazem uma dor aguda no dedo do pé grande esquerdo ao ponto de bloquear a perna aquando de esforços mais elevados), e fui tentar novamente o Cerro de S.Miguel que nunca tinha conseguido subir sem pôr o pé no chão. O certo é que consegui fazê-lo :p e ainda por cima com os ditos sintomas, mas o que me safou mesmo foi o 32 e em certas alturas bem que me apetecia ter um mais leve :eek:.
Agora só falta mesmo compará-la a rolar com a Giant, e numa próxima altura que vier de Vila Real de S.Antonio levo esta para ver como se comporta em relação aos 32,4 Km/h de média que tenho com a Giant.

Aqui ficam algumas fotos de como ela está neste momento na volta de hoje.

O objectivo que tinha em mente.
img0118of.jpg

By mcalhau at 2011-10-04

Vista do lado Norte do cimo do Cerro de S.Miguel
img0119zt.jpg

By Mcalhau at 2011-10-04

E aqui é já durante a descida virado a Sul.
img0122up.jpg

By mcalhau at 2011-10-04

img0123ep.jpg

By mcalhau at 2011-10-04

img0124rt.jpg

By mcalhau at 2011-10-04

PS: A data da máquina está mal :eek:

Para quem quiser dar uma olhada, aqui ficam os dados da volta (posso referir que a ultima vez que fiz com a Giant só fui até ao chamado triângulo e parei uma vez, e desta vez fiz menos tempo que nesse dia, cerca de 4 min, o que dá menos cerca de 1min e qualquer coisa que com a Giant tirando o tempo que estive parado nesse dia :D, mas isto não passam de números, nada mais que isso)

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