Boas
Vou colocar aqui o meu projecto um pouco maluco para a alteração que fiz à minha "velhinha" Fuji para voltas mais longas e que conte com umas subiditas de respeito (pelo menos no que a mim diz respeito).
Esta ideia surgiu porque como sou pesadote (104 Kg nas melhores alturas ), gosto de pedalar durante horas a conhecer novas paragens, muitas das vezes tenho levado com umas subiditas algo complicadas (mais uma vez reafirmo, no meu caso, pois sei perfeitamente que para a grande maioria fazem-las bem seja com pedaleiras compactas seja com tradicionais), e também porque não está colocado de parte um projecto que está falado com uns colegas, de primeiro subir a Serra da Estrela e depois fazer umas das míticas Francesas, o que para mim significará ddduuuurrreeezzzaaa (e de preferência perder uns quilitos ).
Assim sendo, estava com intenções de comprar umas roditas um pouco melhores e um pouco mais leves para a minha fiel Giant, mas como isso só por si para mim não iria fazer milagres (a menos que viessem com uma espécie de motor Cancellara), optei por gastar o orçamento que tinha para mudar a transmissão da minha Fuji, de Campagnolo Veloce 2007 para Sram versão Contador (neste caso é mais versão para mim lol) set Zoncolan, e que ficou com uma relação, segundo uma revista que tenho com as relações de transmissão, um pouco mais leve que uma k7 12-29 e pedaleira 50-34 (no meu caso tenho k7 11-32 e pedaleiro 50-36). Assim sendo comprei uns manipulos Sram Rival, um desviador frente Rival, um desviador trás Sram X9 10v (poderia ter ido para o Rival caixa longa que era um pouco mais leve, mas por cerca de 10g+- sempre tenho um pouco mais de rigidez, o paralelograma ainda dá para se eu quiser experimentar uma 11-36 , e além de que ficou bem porreiro, modéstia à parte,e mais barato com a promoção da Kompressor), uns travões tipo Planet X (os Campagnolo davam um pouco de trabalho para depois tirar as rodas, e também tirei peso por cerca do mesmo valor que ficariam uns Rival), umas rodas da RCZ que estavam em promoção e que servem bem para o que eu quero e ainda um pouco mais leves que as que eu tenho (sendo que a ideia é mais tarde aproveitar os aros para as tornar ainda melhores, pois os aros são uns Kinlin que são bem bons para montagens artesanais, com o acréscimo de os cubos Novatec serem relativamente fiáveis, leves e com preços baixos de manutenção e boa disponibilidade de material ), uma k7 Sram 11-32 e nylon Nokon para experimentar colocar os cabos um pouco mais protegidos das condições climatéricas.
A bicla como está neste momento, pesa 7570g. Alterei a forqueta para ganhar cerca de 100g e porque era uma que já existia cá em casa.
Para já só experimentei para verificar o bom funcionamento das mudanças, mas logo que dê uma volta maior deixo aqui as primeiras impressões.
Uma critica que já posso colocar é ás borrachas dos manipulos Sram, não sei se é por serem brancos e a borracha poder ser pior ou não por isso mesmo, mas apenas mexi cerca de umas 4 vezes para meter cabos e fitas no guiador, e as borrachas começaram a abrir uma racha.
Falta também experimentar é se também funciona bem com uma versão mais roladora com as minhas Miche SWR carbon (aluminio e carbono 38mm) e k7 Sram red 11-26.
Brevemente deixo as fotos do projecto, logo que tenha tempo.
Vou colocar aqui o meu projecto um pouco maluco para a alteração que fiz à minha "velhinha" Fuji para voltas mais longas e que conte com umas subiditas de respeito (pelo menos no que a mim diz respeito).
Esta ideia surgiu porque como sou pesadote (104 Kg nas melhores alturas ), gosto de pedalar durante horas a conhecer novas paragens, muitas das vezes tenho levado com umas subiditas algo complicadas (mais uma vez reafirmo, no meu caso, pois sei perfeitamente que para a grande maioria fazem-las bem seja com pedaleiras compactas seja com tradicionais), e também porque não está colocado de parte um projecto que está falado com uns colegas, de primeiro subir a Serra da Estrela e depois fazer umas das míticas Francesas, o que para mim significará ddduuuurrreeezzzaaa (e de preferência perder uns quilitos ).
Assim sendo, estava com intenções de comprar umas roditas um pouco melhores e um pouco mais leves para a minha fiel Giant, mas como isso só por si para mim não iria fazer milagres (a menos que viessem com uma espécie de motor Cancellara), optei por gastar o orçamento que tinha para mudar a transmissão da minha Fuji, de Campagnolo Veloce 2007 para Sram versão Contador (neste caso é mais versão para mim lol) set Zoncolan, e que ficou com uma relação, segundo uma revista que tenho com as relações de transmissão, um pouco mais leve que uma k7 12-29 e pedaleira 50-34 (no meu caso tenho k7 11-32 e pedaleiro 50-36). Assim sendo comprei uns manipulos Sram Rival, um desviador frente Rival, um desviador trás Sram X9 10v (poderia ter ido para o Rival caixa longa que era um pouco mais leve, mas por cerca de 10g+- sempre tenho um pouco mais de rigidez, o paralelograma ainda dá para se eu quiser experimentar uma 11-36 , e além de que ficou bem porreiro, modéstia à parte,e mais barato com a promoção da Kompressor), uns travões tipo Planet X (os Campagnolo davam um pouco de trabalho para depois tirar as rodas, e também tirei peso por cerca do mesmo valor que ficariam uns Rival), umas rodas da RCZ que estavam em promoção e que servem bem para o que eu quero e ainda um pouco mais leves que as que eu tenho (sendo que a ideia é mais tarde aproveitar os aros para as tornar ainda melhores, pois os aros são uns Kinlin que são bem bons para montagens artesanais, com o acréscimo de os cubos Novatec serem relativamente fiáveis, leves e com preços baixos de manutenção e boa disponibilidade de material ), uma k7 Sram 11-32 e nylon Nokon para experimentar colocar os cabos um pouco mais protegidos das condições climatéricas.
A bicla como está neste momento, pesa 7570g. Alterei a forqueta para ganhar cerca de 100g e porque era uma que já existia cá em casa.
Para já só experimentei para verificar o bom funcionamento das mudanças, mas logo que dê uma volta maior deixo aqui as primeiras impressões.
Uma critica que já posso colocar é ás borrachas dos manipulos Sram, não sei se é por serem brancos e a borracha poder ser pior ou não por isso mesmo, mas apenas mexi cerca de umas 4 vezes para meter cabos e fitas no guiador, e as borrachas começaram a abrir uma racha.
Falta também experimentar é se também funciona bem com uma versão mais roladora com as minhas Miche SWR carbon (aluminio e carbono 38mm) e k7 Sram red 11-26.
Brevemente deixo as fotos do projecto, logo que tenha tempo.