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Primeira fininha Jorbi?!

daniel_mb1

Active Member
Olá a todos.
Pretendo iniciar-me no ciclismo de estrada. Tenho uma Focus de BTT, com rodas 28 (700x25C) mas, não é a mesma coisa (acho eu). Os 13kg, aerodinâmica e a própria relação de mudanças, não permitem grande velocidades medias.
Tenho portanto procurado por uma bicicleta de estrada. Tenho visto as da decatlhon, parecem-me bem equipadas (a triba 500) para o preço que custam. No entanto, os olhos também comem, e neste aspecto não gosto muito da triban.
Entretanto na loja onde comprei a Focus (loja que já conheço há muitos anos), é revendedor da Jorbi, e tem lá um Champion 5 usada com o seguinte equipamento,
Jorbi Champion 5
Grupo 105 11v
Rodas Fulcrum R7
Pedaleiro FSA Omega compacto
Pedais Look

Tem algum equipamento extra,
Avanço FSA Cabrono
Selim XPTO Prologo
Guiador Aluminio XPTO (não me lembro o nome, mas é daqueles achatados na zona central)
Fita guiador Prologo

A bicicleta está em estado imaculado. Não tem riscos nem desgaste em lado nenhum.

Pedem-me 850€, acham que vale a pena? É que pela net tenho visto alguns negócios interessantes pelo mesmo valor, todas em carbono
 

edununo

Well-Known Member
Parece-me bem.
Rodas decentes, bom grupo e se está mesmo em óptimo estado parece mesmo bom negócio.
 

daniel_mb1

Active Member
Sim está em óptimo estado. Tanto que a loja não costuma retomar, mas neste caso, como tinha rolado pouco, retomou-a.

A minha dúvida é o quadro de alumínio. Tenho reparado que o pessoal queixa-se do alumínio por ser muito rijo, e portanto mais desconfortável. É que no olx e afins, por estes valores, e até por menos, ha bikes em carbono. A minha questão é que não sei pelo que elas já passaram...
Caramba, o alumínio é assim tão desconfortável numa bike de estrada?
 
Eu comecei recentemente a fazer estrada e com uma bike de alumínio e sinceramente não acho assim tão desconfortável, eu que venho de uma btt de suspensão total que parece um sofá.

Penso que o mais importante é mesmo encaixares bem na bike, escolheres bem o tamanho e afinares bem a mesma.
 

GMQ

Well-Known Member
Sim está em óptimo estado. Tanto que a loja não costuma retomar, mas neste caso, como tinha rolado pouco, retomou-a.

A minha dúvida é o quadro de alumínio. Tenho reparado que o pessoal queixa-se do alumínio por ser muito rijo, e portanto mais desconfortável. É que no olx e afins, por estes valores, e até por menos, ha bikes em carbono. A minha questão é que não sei pelo que elas já passaram...
Caramba, o alumínio é assim tão desconfortável numa bike de estrada?

Daniel 850 euros por uma bike de carbono é muito pouco e deverá já ser antiga com componentes antigos e desgastados.
O valor que estão a pedir-te por essa jorbi com esses elementos não parece caro, mas sim um bom negócio. Haverá que venha dizer mas é jorbi e tal. Tenho uma jorbi champion 3 quadro aluminio com campagnolo xenon 10 v e estou satisfeito. Para mim não fica atrás de outras marcas.

O aluminio não é assim tão mau quanto as vezes pintam. Já fiz voltas de 3 digitos e acabei menos batido que num de btt rigida em carbono.
Se puderes investir avança se a mesma te parece em bom estado. Como diz o mário coragem o melhor é a adaptação à bicla.
 

daniel_mb1

Active Member
Obrigado a todos pelas opiniões!

Uma das bikes que vi, em carbono e a baixo preço foi esta http://www.custojusto.pt/aveiro/bicicleta/bicicleta-de-estrada-16076740
Ha já uns dias enviei uma msg ao anunciante, perguntando se ainda tinha a bicicleta para venda. Respondeu que sim. Parece uma pechincha, mas é sempre uma incógnita..

Seja como for, hoje passei la loja, e fechei negocio com a Jorbi.
Reparei que o avanço não é FSA, mas sim Goka (em carbono). O guiador é 3T (alumínio). Esqueci-me de confirmar se o grupo 105 é de 10v ou 11v
O quadro está imaculado em todos os sítios, não nem nenhum risco nem nicadelas por baixo (da pedras). Neste quadro o cabo do travão traseiro é interno...
A transmissão está aparentemente nova. Nada de desgaste, nem ferrugens.
Os travões não são shimano, penso que sejam Jorbi, mas reparei que os calços estão novos também.

Espero ter feito um bom negocio. A loja vai-me dar dois anos de garantia, como se a bicicleta fosse nova, e factura em meu nome...
Assim que a for buscar (só lá para o fim deste mes), já dou o feedback :D
 

pratoni

Well-Known Member
Ainda está dentro da garantia?

No mínimo de 2 anos e não venham com tretas que é só para o 1º dono, se tem menos de 2 anos tem que ter garantia... Leia-se quadro e componentes que não sejam de desgaste (i.e., exceptuando, cassete, corrente, pratos pedaleira, etc...)

Se gostas da bike, parece-me um bom negócio para fazer em loja.

Muita atenção ao tamanho se é o correcto...
 

daniel_mb1

Active Member
Sim a bicicleta tem garantia. O modelo é de 2013 (Champion 4 e não 5 como tinha dito inicialmente), mas foi vendida em 2014. No fim do ano foi retomada. Está lá pelo menos desde Janeiro, que foi quando a vi a primeira vez.
Seja como for, a loja vai dar garantia de 2 anos a partir de agora. Neste aspecto não tenho problemas, pois é uma loja que conheço desde miúdo, e que já conta com 40 anos de Casa!
O tamanho é adequado, já estive em cima dela, e só é necessário ajustar o selim.
 

daniel_mb1

Active Member
Já tenho a bicicleta. Já fiz uns 70km nela. É bastante rápida, realmente não tem nada a ver com a focus mtb com pneus 700x25.
Está realmente em bom estado!
Agora, estou cá com uma dor de costas... um pouco abaixo dos ombros... Já virei o avanço para a posição positiva, mas mesmo assim continua a provocar estar dor de costas... será apenas falta de habito?
 

joao.ads

Well-Known Member
Daniel. o teu capacete é de MTB? tem pala? se tem tira a pala para andares na de estrada. a pala obriga-te a chegar a cabeca mais para tras e pode provocar dores no pescoco / costas
 

daniel_mb1

Active Member
O capacete é um Bell Crossfire. Vou experimentar tirar a pala.
Mas entretanto, troquei o avanço para um de 90mm. É o que tinha na bike de btt. Parece-me melhor agora, mas com o vento que tem estado, não tenho saído para pedalar!
 

GMQ

Well-Known Member
O detalhe da pala é importante. A postura na estrada é mais racing e ao inicio pode levar a um certo desconforto pois na BTT estamos sentado com uma postura mais vertical. Tirando a pala e tendo em conta a alteração no avanço pode ser que ajude. Tens é que experimentar.
 

daniel_mb1

Active Member
Já troquei o avanço por um FSA 90mm 6º. É de alumínio, pesa pouco mais que o outro, mas o outro era de carbono na parte central. Acredito que tenha perdido um pouco de conforto no guiador, mas é um mal necessário. Já que o de 110mm era demasiado comprido, e os euros actualmente não abundam para comprar um de 90mm em carbono!
Tirei também a pala do capacete.

Fiz o primeiro teste ontem. 100km, Aveiro - Luso - Buçaco. As costas nem deram sinal!
Hoje fiz mais 45km para relaxar, e as costas continuam impecáveis. Parece-me que estes ajustes foram fundamentais. Obrigado pelas dicas.

Em resumo, estou de "barriga cheia". O ciclismo de estrada é outro campeonato, tem muito mais classe! Estou satisfeito também com a bicicleta em si, e com o seu funcionamento. Bastante agil, muito ligeira, e surpreendentemente confortável.

Ainda no capitulo dos ajustes à bicicleta, com as maos nos drops, reprei que os joelhos ficam a 3~4 cm dos cotovelos, é normal?
 
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