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Primeira bike a sério: Berg Trailrock HD para Lisboa?

LizardKing

New Member
Bom dia

Estou há algum tempo a andar por aqui e pelo forumbtt a aprender umas coisas. Eu desloco-me dentro de Lisboa para ir à Faculdade e até agora uso daquelas bicicletas desdobráveis. Como tem as rodas pequenas e nenhuma suspensão é um pesadelo passar na calçada ou qualquer coisa que não seja alcatrão liso. Como tal queria comprar uma bicicleta até 300€ que se adaptasse melhor.

A Sportzone tem em promoção a Trailrock HD (não é 4.3 HD nem a 4.6 que é parecida, é só HD) a 299€. Tem travões des disco hidráulicos e a suspensão dá para trancar, o que não vi em nenhuma nesse preço. Ainda não está no site da Berg, mas os componentes julgo que são:
Quadro: Trailrock HD Cumpseries Alfa 61 6061
Desviador traseiro: SRAM
Desviador dianteiro: Shimano SIS 42T
Travões: Tekto Draco 2 Twin Piston
Forqueta: SR Suntour XCT V4 012 Series
Pneus: Smart Sam
Penso que as rodas são de 26"

Acham boa ideia uma bicicleta de BTT para a cidade? A descobrável é claramente de cidade, mas cada que passo por uma fenda salta logo, subir passeios então é para esquecer. Contudo numa de BTT seria mais confortável, mas podia ter de fazer mais esforço para andar à mesma velocidade por não ter tanta aderência certo?

Se for por uma de BTT a melhor hipótese é a HD? Eu sei que a Berg não tem grande fama por estas bandas, mas eu tenho pouco para gastar e não a vou submeter a grandes maluqueiras. Por este preço parece-me excelente e não sei até quando vai durar a promoção.

Boas pedaladas
 

joao.ads

Well-Known Member
Contudo numa de BTT seria mais confortável, mas podia ter de fazer mais esforço para andar à mesma velocidade por não ter tanta aderência certo?

Estás um bocado enganado aqui. Tens de facto mais esforço masnão por perderes aderência. É justamente por ganhares aderencia/arrasto.
Tens vários factores que transformam uma bicicleta de BTT mais lenta que uma de estrada. Os dois maiores são o peso e arrasto causado pelos pneus mais largos.
O arrasto quanto a mim é o mais importante. Podes por uns pneus mais estreitos na de BTT para uma utilização citadina perdendo um bocado em conforto mas bastante em velocidade. E não esquecer que tens a suspenção que te absorve as irregularidades.

mas sinceramente se a tua ideia é pegar numa BTT e converter em citadina achas que vale a pena ter travões de disco? parece-me peso desnecessário. Eu tentaria uma btt com V-brake

Aqui tens de decidir se queres uma soluçao de compromisso ou algo bem direcionado a um objetivo
 

joaolucio

New Member
Tens opções de cidade que são híbridas entre estrada e BTT. Na SportZone tens a Berg Crosstown 4.0 por 280€:
http://www.sportzone.pt/ProductDetail.aspx?pid=00050202&oid=5|25|106|244|290|&c=8010
Tens travões em V que requerem menos manutenção que os de disco, suspensão frontal para conforto e penso que os pneus são um pouco mais estreitos que as puras de BTT. E é uma bicicleta que dá perfeitamente para fazer uns trilhos se te der para isso.

Na Decathlon tens as Riverside e as Original:
http://www.decathlon.pt/PT/trekking-6897745/
http://www.decathlon.pt/PT/polivalente-6897808/

E em lojas especializadas encontras vários modelos de cidade/híbridas. É pesquisar um pouco.
 

JRMoreira

New Member
Também me parece que o indicado será uma bicicleta citadina/pasteleira.
Se fizeres muitos kilometros escolhe umas rodas resistentes para durarem muito tempo, opta por uns bons travões v-brake que são mais baratos e melhores que uns travões de disco mecânicos.
Uns alforges para poderes transportar o que precisas e ficas com uma boa bicicleta para o uso pretendido.
 

pratoni

Well-Known Member
Para além do arrasto, tal como o joao.ads disse, também tens de ter em conta o menor diametro das rodas de btt comparadas com as de estrada/touring/trekking (26 vs 700 na maioria delas).

No entanto tens as btt de 29" que têm o mesmo diametro das de estrada, apenas com outra denominação.

Tendo em conta ao que falaste, parece-me que a opção abaixo será mais adequada:
http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-29-233120837/#

É de btt, logo deve aguentar algum uso mais agressivo que as de estrada/trekking, tem roda 29, suspensão, v-brakes para menor manutenção e parece-me ter uma boa posição de condução.

Quanto ao arrasto, dado que podes colocar pneus de btt (29") e de estrada, é uma questão de achares o melhor compromisso.

E parece estar dentro do teu orçamento...

bike.foto.9d837681be3c57fe.6465636174686c6f6e5f72725f3532392e4a5047.JPG
 

joao.ads

Well-Known Member
Para além do arrasto, tal como o joao.ads disse, também tens de ter em conta o menor diametro das rodas de btt comparadas com as de estrada/touring/trekking (26 vs 700 na maioria delas).

No entanto tens as btt de 29" que têm o mesmo diametro das de estrada, apenas com outra denominação.

Tendo em conta ao que falaste, parece-me que a opção abaixo será mais adequada:
http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-29-233120837/#

É de btt, logo deve aguentar algum uso mais agressivo que as de estrada/trekking, tem roda 29, suspensão, v-brakes para menor manutenção e parece-me ter uma boa posição de condução.

Quanto ao arrasto, dado que podes colocar pneus de btt (29") e de estrada, é uma questão de achares o melhor compromisso.

E parece estar dentro do teu orçamento...

bike.foto.9d837681be3c57fe.6465636174686c6f6e5f72725f3532392e4a5047.JPG

e é bonitinha coisa que calculo que interesse a um gajo que está na faculdade :)
 

LizardKing

New Member
É gira sim, mas se fosse pela estética escolhia a Berg HD sem qualquer dúvida :p fui à SZ do Colombo hoje informar-me e a HD, com ambos os travões de disco hidráulico, pesa mais de 13Kg, o funcionário não tinha a certeza, mas garantiu-me que não chegava aos 14Kg. A Sportcross 4.0 que me indicaram aqui e outra Sportcross que lá vi pesavam ambas também para cima de 13Kg. As B'Twin Rockrider também parecem ser de 14Kg ou 15Kg, mesmo as Riverside era por aí.
Eu tinha pensado se calhar usar pneus semi-slick para não custar tanto, e assim com ela a pesar o mesmo que uma de cidade com pneus lisos o esforço a pedalar não seria o mesmo que se usasse uma pasteleira? Só uma coisa que não percebi é a questão do diâmetro, há grande vantagem em passar de 26 para 29? Eu estou habituado à desdobrável com pneus mínimos...
E em relação aos travões de disco conseguem-me dar umas luzes em que tipo de manutenção requerem? Eu posso aprofundar com o Google, era só para ter uma ideia se vale a pena.
Eu amanhã vou passar pela loja da Specialized no Dolce Vita e se puder pela Decathlon para ver isto tudo melhor. Obrigado pelas sugestões =)
 

joao.ads

Well-Known Member
É gira sim, mas se fosse pela estética escolhia a Berg HD sem qualquer dúvida :p fui à SZ do Colombo hoje informar-me e a HD, com ambos os travões de disco hidráulico, pesa mais de 13Kg, o funcionário não tinha a certeza, mas garantiu-me que não chegava aos 14Kg. A Sportcross 4.0 que me indicaram aqui e outra Sportcross que lá vi pesavam ambas também para cima de 13Kg. As B'Twin Rockrider também parecem ser de 14Kg ou 15Kg, mesmo as Riverside era por aí.
Eu tinha pensado se calhar usar pneus semi-slick para não custar tanto, e assim com ela a pesar o mesmo que uma de cidade com pneus lisos o esforço a pedalar não seria o mesmo que se usasse uma pasteleira? Só uma coisa que não percebi é a questão do diâmetro, há grande vantagem em passar de 26 para 29? Eu estou habituado à desdobrável com pneus mínimos...
E em relação aos travões de disco conseguem-me dar umas luzes em que tipo de manutenção requerem? Eu posso aprofundar com o Google, era só para ter uma ideia se vale a pena.
Eu amanhã vou passar pela loja da Specialized no Dolce Vita e se puder pela Decathlon para ver isto tudo melhor. Obrigado pelas sugestões =)

nao vás pelo que os funcionários da sportzone te dizem. essa bicicleta da berg com discos e com essa suspensão te garanto que não pesa menos de 14 kg. Se dás importancia a isso pede uma balança lá na loja, pesa-te e depois pesa-te com a bicicleta ao colo e faz as contas.

muito dificilmente qualquer bicicleta dessa gama de preços com travões de disco pesa menos que 14 kg
 

pratoni

Well-Known Member
Digamos que com umas 29" é mais fácil manteres a velocidade depois de embalares e ultrapassas melhor os obstaculos (tipo subir/descer passeios) porque a rodas são maiores.

Quanto aos travões, caso aconteça alguma fuga ou contaminação no óleo, perdes a eficácia dos mesmos.

Os discos hidráulicos também necessitam de outro cuidado porque, caso carregues nas manetes sem as rodas colocadas, as pastilhas saem do sitio e como que "colam" e para voltar a colocá-las na posição certa é uma carga de trabalhos e, ou ficam a roçar, ou tens que fazer uma purga/mudança de óleo.

Com os discos a probabilidade de as pastilhas roçarem nos discos também é maior do que nuns travões de aro ficarem a roçar na roda (por ex: v-brakes), mesmo estando bem afinados nos dois casos.

Tirando isto e o peso, os discos hidráulicos serão mais potentes, mas para o uso que descreveste acho que ficarias com maior paz de espirito com uns v-brakes de cabos, em que a manutenção até pode não ser menor, mas sim mais simples...

É muito mais fácil trocar um cabo de travão do que fazer uma mudança de óleo...
 

fjota

Member
Digamos que com umas 29" é mais fácil manteres a velocidade depois de embalares e ultrapassas melhor os obstaculos (tipo subir/descer passeios) porque a rodas são maiores.

Quanto aos travões, caso aconteça alguma fuga ou contaminação no óleo, perdes a eficácia dos mesmos.

Os discos hidráulicos também necessitam de outro cuidado porque, caso carregues nas manetes sem as rodas colocadas, as pastilhas saem do sitio e como que "colam" e para voltar a colocá-las na posição certa é uma carga de trabalhos e, ou ficam a roçar, ou tens que fazer uma purga/mudança de óleo.

Com os discos a probabilidade de as pastilhas roçarem nos discos também é maior do que nuns travões de aro ficarem a roçar na roda (por ex: v-brakes), mesmo estando bem afinados nos dois casos.

Tirando isto e o peso, os discos hidráulicos serão mais potentes, mas para o uso que descreveste acho que ficarias com maior paz de espirito com uns v-brakes de cabos, em que a manutenção até pode não ser menor, mas sim mais simples...

É muito mais fácil trocar um cabo de travão do que fazer uma mudança de óleo...

amigo :) foste buscar tudo que há de mau...

Eu tenho uma de BTT com travões hidraulicos, e não há hipóteses de voltar aos V... até hoje nunca verteu oleo, nunca foram sangrados, e apenas na 1ª vez aconteceu isso de carregar no travao sem rodas, e só foi preciso separar as pastilhas com ajuda para voltar ao sitio, quanto ao roçar nos discos, vai ser certo acontecer isso, mas no meu caso muito raramente acontece talvez devido ao material.
Quanto ao topico, se é para ir para a faculdade o 1º passo a saber é onde fica guardada, pois quanto melhor for mais depressa desaparece, e se o cadeado não for de ''soldar'' :) esquece que eles levam.
O atrito que referes das bicicletas de btt nem notas uma vez que andas com essa desdobrável...:) mas resolvesse bem com pneu mais estreito, e também para o que queres fazer não vais notar grande coisa, notas sim é no ruido que os pneus fazem a rolar, principalmente no alcatrão.
 

joao.ads

Well-Known Member
Para além do arrasto, tal como o joao.ads disse, também tens de ter em conta o menor diametro das rodas de btt comparadas com as de estrada/touring/trekking (26 vs 700 na maioria delas).

No entanto tens as btt de 29" que têm o mesmo diametro das de estrada, apenas com outra denominação.

tens a certeza disso, @pratoni?
olha que eu estava convencido que o 700 era 28''
 

LizardKing

New Member
Eu estive a ler sobre o sangramento dos travões hidráulicos, parece ser algo para fazer com cuidado, mas que conseguia. Se comprasse uma bicicleta de 300€ ia-me dedicar a ela, eu prefiro aprender e fazer a manutenção do que fazer compromissos só por ser mais fácil. Claro que se for mesmo algo para um nível mais avançado prefiro não dar cabo de umas pastilhas só por ser curioso. O sangramento deve-se fazer a cada ano? Chega-se a substituir o óleo todo ou é só até tirar o ar? E quando dizem que as pastilhas prendem é se não tiverem o disco entre elas?

Em relação a guardá-la já pensei muito nisso. Ja li grande parte do tópico de Bikes Roubadas do forumbtt e percebi que a grande maioria é roubada de garagens. No exterior eram poucas as roubadas que usavam cadeados em U, que é o que eu uso. Mesmo assim talvez comprasse uma corrente para prender a roda da frente e o quadro e usava o cadeado para a de trás para a de trás e o quadro. Na minha faculdade há daqueles suportes para deixares a bike.
 

joao.ads

Well-Known Member
Eu estive a ler sobre o sangramento dos travões hidráulicos, parece ser algo para fazer com cuidado, mas que conseguia. Se comprasse uma bicicleta de 300€ ia-me dedicar a ela, eu prefiro aprender e fazer a manutenção do que fazer compromissos só por ser mais fácil. Claro que se for mesmo algo para um nível mais avançado prefiro não dar cabo de umas pastilhas só por ser curioso. O sangramento deve-se fazer a cada ano? Chega-se a substituir o óleo todo ou é só até tirar o ar? E quando dizem que as pastilhas prendem é se não tiverem o disco entre elas?

Em relação a guardá-la já pensei muito nisso. Ja li grande parte do tópico de Bikes Roubadas do forumbtt e percebi que a grande maioria é roubada de garagens. No exterior eram poucas as roubadas que usavam cadeados em U, que é o que eu uso. Mesmo assim talvez comprasse uma corrente para prender a roda da frente e o quadro e usava o cadeado para a de trás para a de trás e o quadro. Na minha faculdade há daqueles suportes para deixares a bike.

leva o selim contigo e prende as rodas
 

pratoni

Well-Known Member
Arranja uns apertos de roda e de selim que vêm com uma chave especial, em vez de serem apertos rápidos ou de sextavada, porque senão qualquer pessoa te leva isso, mesmo com cadeado... Para além do cadeado para a segurar ao poste/local de estacionamento.

Se a bike vai ficar na rua, eu preferiria escolher a mais barata e lowprofile que te satisfaça os requisitos porque, mesmo que não ta levem, podem sempre vandalizá-la.

Meio a sério, meio a brincar, lembra-te da carga policial a frente da asssembleia.

Quando já não tinham mais ninguém a bater, os polícias começaram a bater nas bikes que estavam presas a um poste. Se isto é a polícia, então imagina um gândulo qualquer... LOL
 

LizardKing

New Member
Eu fui lá tirar umas fotos no dia 14 de Novembro... Ainda bem que tive o discernimento de deixar a bike umas ruas acima.

Não sabia desses apertos, mas faz sentido. Eu costumava tirar o selim, mas vinha com o espigão que é enorme (não me cabia na mala).
Atenção que ela nunca fica na rua, os suportes são dentro da faculdade. A FCUL é aberta e tem vários edifícios, é certo que qualquer pessoa pode entrar no espaço aberto e levá-la, mas há seguranças a circular, câmaras e nos sítios onde estão os suportes há sempre gente. Só conheço de um caso de uma bicicleta roubada lá e foi antes de existirem suportes. Eu no máximo vou mais ao Colombo, e aí sei que é mais chato, mas mesmo assim lá deixo-a presa naquele espaço interior ao lado dos cafés.

A HD não é nada low profile, tenho de admitir. As B'Twin passam muito mais despercebidas. Passei hoje pela loja da Specialized e percebi que era tudo acima do meu orçamento, resta-me a Decathlon.
 

LizardKing

New Member
Acho que já posso começar a pensar mais claramente, estas custam todas cerca de 300€:
  • As BTwin Original de cidade desiludiram-me um bocado, o conceito da Original 7 de uma bicicleta de cidade com suspensão total tem piada, mas pesa 16.9Kg e é com v-brakes.
  • A BTwin Rockrider 5.29 tem a vantagem da roda 29, mas tem v-brakes. Uma outra RR de roda 26 que lá estava tem suspensão total e a do garfo acho que já era de 100mm e dava para trancar, e tem travões de disco mecânicos, contudo acho que usar uma bike com suspensão total para andar quase só na cidade é escusado. Pesavam ambas por volta dos 16Kg.
  • As Berg Crosstown não parecem ter nada de mal, só não sei até que ponto irão valer os quase 300€. Se fosse por uma citadina ia por uma Sportcross 4.0 acho eu, pesa 13.7Kg.
  • A Berg HD tem a suspensão com 100mm e a transmissão não é nada de especial, mas vem com travões hidráulicos e a suspensão dá para trancar. Garantiram-me que por ter um quadro leve não chegava aos 14Kg, mas entretanto este tópico do forumBTT refere um peso de 15.2Kg :mad: mesmo assim parece razoável. A suspensão desta é Suntour XCT, penso que é a mesma série da Rockrider 5.29 e da Original 7, logo duvido que haja grande diferença por aí. O tópico também refere que esta suspensão é muito rígida.


Talvez estou a dar demasiada importância a travões hidráulicos, nunca experimentei usar uns. Eu não me importo de os ir limpando e podia aprender a anualmente trocar o óleo. Se alguém ainda quiser dar algumas luzes é bem-vindo :)

EDIT: ah e com mais uns trocos comprava um segundo cadeado em U, cada um a prender uma roda e o quadro. Posso tentar encontrar parafusos com chave especial, até lá podia simplesmente andar com o selim na mala ou se for só na FCUL deixá-lo.
 

pratoni

Well-Known Member
Se estás preocupado com o peso não optes pelos discos nem pela suspensão total, muito menos a estes preços...
 

LizardKing

New Member
Acabei por comprar a Trailrock HD na ideia de que se não gostasse trocava pela Sportcross ou se gostasse da ideia de uma bike de BTT pela Rockrider 5.29. A verdade é que gosto mesmo dela e decidi ficar com ela. O elo mais fraco é mesmo a transmissão da frente (a de trás também dá chatices), de resto comporta-se fenomenalmente. Com a quantidade de buracos que encontro e passeios que tenho de subir dificilmente ia conseguir usar uma citadina.
Obrigado a todos pelas sugestões ;)
 
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