Primeira Bicicleta de Estrada até 5.000€

#1
Olá a todos!
Antes de mais, é de louvar haver um espaço como este onde podemos observar vários comentários sobre imensos tópicos e com utilizadores que de facto são interessados no tema e procuram ajudar as dúvidas comuns do pessoal. Considerando a atenção com que muitos de vós se dedica e responde às nossas dúvidas, que para vocês podem ser muitas vezes um não assunto, vou explicar um pouco o meu percurso até aqui, para ajudar nos conselhos. Então aqui vai.
Comecei a andar de bicicleta como a maior parte de nós, com amigos, a dar voltas curriqueiras, ir para a praia dar um mergulho e utilizar a bicicleta no final do dia para voltar para casa (sou de Albufeira). Com o passar da idade acabei por encostar a minha Top Record cromada até que em 2015 (tenho neste momento 33 anos) um amigo meu incentivou-me a dar umas voltas de bicicleta. Deu para reviver o gosto que é andar de bicicleta (que é um desporto fantástico), dar umas voltas em estrada, com mato pelo meio, até que um dia decidi com eles me inscrever numa prova de BTT a pensar que a minha bicicleta daria conta do recado, afinal no ano 2000, que foi quando o meu pai me ofereceu a minha TOP Record, práticamente só havia aquele tipo de bicicleta, aro bikes e de estrada. Pois, no dia da prova apercebi-me aquilo era outro mundo que eu nem sonhava que existia. Acabei por comprar uma hardtrail CANYON de alumínio, embora com bons componentes (custou-me 1.600€). De facto fazer BTT é mesmo o melhor que há. No entanto onde moro, para chegar aos trilhos, levo sempre pelo menos uma meia hora em estrada, o que deu para tomar algum gosto pelo que seria percorrer em estrada. Acabei por pedir uma bicicleta de estrada emprestada a um amigo e fui dar uma volta, com um outro amigo meu que tem bicicleta de estrada e acabei por fazer mais de 100km nesse dia. Adorei, a sensação de velociade em estrada é fenomenal, comparado com a minha hardtrail, as subidas em estrada parecem uma brincadeira. Enfim, de um modo geral, é o ideal para aquelas voltas de final de dia e para quando não há provas de BTT.
Posto isto é óbvio que tenho andado a pesquisar bastante, e pelo que tenho lido, não se deve comprar uma bicicleta em 2ª mão. A forma de como encaro as coisas é comprar uma coisa boa que me dê para muitos anos. A CANYON que comprei há 5 anos foi a minha primeira aventura neste mundo mas se fosse hoje compraria uma mais cara, em carbono. Antes de ir às especificações há uma grande dúvida que tenho. Pelo que me apercebi, no mundo do BTT o tamanho é mais chapa 5, ou seja XS,S,M,L ou XL. Para as bicicletas de estrada tenho observado que há muito mais pormenores a ter em atenção. Segundo li, primeiro devemos comprar uma bicicleta adequada ao nosso tamanho e depois de termos a bicicleta em nossa posse, aí devemos fazer um bikefit numa loja para a ajustarmos melhor à nossa anatomia.
1 - Neste campo a minha dúvida é: eu tenho 1.80m e altura de perna 83cm à partida o meu tamanho seria um 55 de ETT, no entanto já li que é melhor comprar um tamanho a baixo que um tamanho acima, pois abaixo é mais fácil ajustar. Assim, como a maioria das bicicletas é 54 ou 56, devo comprar um tamanho 54? Qual o tamanho que pessoas da minha altura usam? em relação à postura, se é endurance ou corrida, prefiro corrida. A minha experiência é quase zero, mas tenho alguma elasticidade, consigo me adaptar a uma postura mais aerodinâmica.
2 - Agora a parte deste tópico. Dado que procuro comprar uma máquina que me acompanhe por vários anos, prefiro comprar agora uma máquina melhor equipada (ou com um quadro já razoável) que comprar uma com material mais fraco para depois fazer upgrades (acabarei por gastar mais dinheiro ao longo do tempo). Estou aberto a sugestões, mas tenho especial gosto por estas três marcas BMC pela estética e fama, a COLNAGO, não tanto pelo nome, que é icónico, mas porque os quadros são distintos das outras marcas (pelo que li, um tamanho 56 corresponde a um tamanho 52 da colnago) e ao que consta são muito ágeis. Há também uma outra marca, a alemã STORCK, pelo equipamento. Gostaria de ouvir a vossa opinião acerca destas hipóteses ou mesmo outras (embora eu seja avesso a marcas mais populares como GIANT CANONDALE MERIDA GIANT TREK KTM).
Deixo aqui três dos modelos que vos falei
BMC Teammachine SLR 02
https://www.bmc-switzerland.com/teammachine-slr-two.html

Colnago CLX Ultegra Di2
https://www.colnago.com/en/bikes/clx/

STORCK Aernario.2 Comp Ultegra Di2
https://www.storck-bikes.com/en/roa...-comp-from-2-399-/aernario-2-comp-ultegra-di2

Obrigado pela atenção a estas minhas dúvidas.
 

fcsaimon

Well-Known Member
#2
Bem vindo ao fórum.

Para esses orçamentos tens muita e boa escolha. O mais importante é mesmo o bike fit e de preferência antes de comprar a bicicleta. Acho que é mesmo uma questão de gosto pessoal. As minhas favoritas:
Italianas: Colnago, Bianchi, Pinarello, Cinelli, Willier.
Francesas: Time, Look.
Americanas: Trek, Cannondale, Specialized.
Se fosse eu? Estourava tudo numa Colnago vermelhinha....
 

RTC

Moderador
Staff member
#3
Até esse valor podes ir para uma marca menos mainstream mas isso não significa que fiques melhor servido.
Dessas 3 opções que colocaste, a BMC. Esse branco pérola ao vivo deve ser muito bonito.
 

Carolina

Well-Known Member
#4
Com esse orçamento eu faria primeiro um pre-bikefit. Depois, com a indicação da geometria do quadro, procurava nas várias marcas que modelos existem. A partir daí é a que mais gostasse.

Se disseres onde moras podemos indicar um sítio pra fazer. Hoje em dia até tens maquinetas que simulam a geometria das bicicletas e a posição em que irias ficar, portanto não há motivo para arriscar uma compra errada.

Uma coisa é tocar com as mãos no chão, outra é ires com o tronco muito deitado e ainda teres de mexer as pernas. Tens de ter boa mobilidade articular.
 
#7
primeiro faz o bike fit. Encontras no forum recomendações.

A minha humilde opinião:

Em carbono: Look ou Time. Também gosto da Factor.
Em alumínio (ninguém compra bicicletas desse preço em alumínio mas cannondale caad ou trek)
Em aço/titanium (disseste que queria uma máquina intemporal? O carbono não é tão intemporal como um quadro em titanium):

Por exemplo a portuguesa Nordest cycles (podes fazer um quadro à tua medida, escolher os componentes etc.). Não te esqueças que parte do conforto é devido à qualidade das rodas (eu gosto campagnolo/fulcrum DT swiss).

Italianas ... Passoni ... não dá o orçamento ahahahah
 
#8
Olá Pessoal, obrigado pelas dicas. Vou fazer o bikefit antes e a partir daí ajustar com os quadros.
Em relação ao dinheiro, coloquei aquele valor, pois já vi que se optar ou por mudanças eléctricas ou por rodas de carbono, os valores vão sempre acabar perto daquilo. Os dois componentes já fica acima desse orçamento. Quanto ao quadro, deduzo que se for uma bicicleta mais cara e com piores componentes, o quadro será melhor. Talvez seja por falta de conhecimento, mas excluo outro tipo de quadro que não feito em carbono. Pode ser estupidez minha mas quanto à minha BTT penso hoje que deveria ter comprado uma de carbono (em vez de 1600€ ficaria por uns 2.300€), por ter uma resposta mais rápida e nas voltas grandes torna-se mais maçador para o corpo, não quereria cometer o mesmo erro na compra de uma nova. Tenho andado a pesquisar pela net valores, daí o meu raciocínio. nos próximos dias vou a duas lojas daqui da zona para saber valores em loja, talvez com desconto, embora as três marcas que indiquei que eu tenha conhecimento, nenhuma delas tem vendedor no Algarve...
Carolina, obrigado pelo conselho. Assim pelo que percebi, devo ir ao local já com estas medidas de bicicleta para então simular a posição de cada uma delas. Perto de mim, fui aconselhado a ir à G-ride, em Portimão, pelo profissionalismo. Vou vá lá dar uma espreitadela esta semana.