• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Preparar a Clássica dos Lagos de Covadonga 2011

fogueteiro

Active Member
André,

para te aliviar a carga psicológica, posso dizer-te que fui acompanhado por um cunhado que não andava há mais de 10 anos e subiu em 39x23.

Patrick

Tive a oportunidade de outro dia ir passear para as tuas bandas. Posso dizer que pensei em ti e invejei-te, pelos paraísos que tens por aí para pedalar. Simplesmente fenomenais.... então a estrada que liga Vinhais e Espanha é do melhor. Ainda me cruzei com uns compadres de biciclet mas nenhum deles me parecias tu.
 

patrick pires

Well-Known Member
Fogueteiro, então passas pela capital do fumeiro e não disses nada!! eheheh
Esse troço que falas é muito bom, sempre a subir!!! é o que temos aqui de melhor sobe e desce...
 

fogueteiro

Active Member
Patrick,

eu lembrei-me de ti mas sinceramente não fazia planos de passar pela tua terra. Eu fui aí quando fiz de bicicleta Gaia-S. João da Pesqueira - Valpaços. A intenção era vir logo embora, mas optamos por ir dar mais uma voltinha, e como não tinha como contactar-te... fiquei com pena mas....

Desculpem estar a fugir ao tema do tópico.
 

maust

Well-Known Member
Também na zona do rio Douro, há uma subida desconhecida, mas muito dura, talvez mais dura que a dos Lagos de Covadonga (arrisco a dizer que é das mais dificeis em Portugal Continental) e que também tem rampas muito duras.
A subida começa logo muito dura com 2km a +/- 10%, de seguida há 2km planos, para depois aparecerem 5km seguidos a 10%, sendo os 6km finais com inclinações mais "soft".
No total são 15km a 7,2%, com a inclinação máxima a roçar os 20%.
A subida é no munícipio de Resende e o topo do monte é na freguesia de Felgueiras.
Deixo aqui o track da subida ao Monte de São Cristóvão.
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=cchnchkhbdcwypwu
Bons treinos.
 
Last edited:

maust

Well-Known Member
Um bocado off-topic.
Dizes aqui algures que a subida mais dura que fizeste em Portugal foi a do Marão pela vertente de Mesão Frio.
Mas foi em BTT, certo?
É que penso que a única estrada "asfaltada" (e mesmo essa está em muito mau estado) até ao Alto do Marão é pelo Alto do Espinho.
 

duchene

Well-Known Member
Maust, devias ser coroado o rei dos rebuçados ;) É cada um melhor que o outro!

Aliás, devoro com regularidade o GPSies dos Prémios de Montanha. Só tenho pena que muitos deles sejam viagem só de ida, o que nem sempre permite que os coloque numa das minhas etapas em linha. Não vai faltar no entanto com que me entreter até Maio!
 

Paulo V.

New Member
Já que falam nas condições climatericas na zona dos Lagos, nos dois anos que lá fui, em 2009 estava um clima pessímo com chuva e frio à partida, depois veio calor e bom tempo e a subida para os Lagos foi feita debaixo de chuva e uma nevoeirada daquelas que não se viam mais que 5 a 10metros para a frente.
Este ano, esteve um autentico dia de verão, temperaturas muito elevadas, mais de 25 graus durante todo o percurso e um calor de abafar na subida para os Lagos, segundo o que perguntei lá ao pessoal da zona, um dia daqueles era coisa rara por ali, mas aquele tempo já estava assim quente há mais de uma semana. Quando lá cheguei no dia anterior, ao inicio da tarde deveriam estar uns 30 graus, um calor mesmo abafado.

Um conselho à malta que lá vai a primeira vez, os primeiros 60Kms são completamente planos ou a descer, e a malta ilude-se um pouco e faz médias altissimas, mais de 35Km/h, e depois isso no final paga-se muito caro, é preferivel controlar a nossa média e não ligar muito aos grupos que passam, ou então encontrar um grupo que se adapte a medias mais baixas e assim conseguir fazer a prova toda, onde é que o esforço se paga, paga-se naqueles sitios que mostram as fotos aqui colocadas alguns posts atrás.
Outro conselho, é preciso ter muito cuidado, pois a espanholada a andar de bicicleta é um pouco doida e nos primeiros Kms é preciso ir muito atento para evitar quedas... é que eles passam por qualquer lado, só visto mesmo.
 

duchene

Well-Known Member
@maust
A subida que mais me custou na altura foi a subida da N101 entre Mesão frio e Amarante. Provavelmente hoje seria mais fácil de ultrapassar, mas recordo-me de na altura ter sofrido bastante. Claro que já passei rampas bem mais complicadas mas eram situações de poucas centenas de metros. No caso foram 10Km bem suados...

Provavelmente hoje, com um pouco mais de preparação já não custaria tanto...

@Paulo
Obrigado pelo contributo.
A minha ideia seria abordar esta primeira participação com toda a descontracção, nem que isso implique partir na cauda do pelotão e seguir com os grupos mais moderados. Afinal de contas é essa a minha filosofia cá, não haveria de mudar por aquelas bandas. Aliás, média de 35Km/h é coisa que não me lembro de ter feito nunca, numa volta completa.

A metereologia, essa é sempre imprevisível, mas um dia como o deste ano seria fantástico, para cumprir o percurso desfrutando ao máximo da paisagem magnífica dos picos da europa.
 

Panta

New Member
Lagos de Covadonga

Boas pessoal.
Este ano quero ir fazer a ciclodesportiva dos lagos de Covadonga.
Na inscrição estão me a pedir estes documentos:

. Licencia de federación de ciclismo del país.
. Certificado que acredite el permiso de la federación para poder competir en España.,
. Certificado que acredite que el seguro de la federación del país cubre a los participantes extranjeros en la realización de pruebas en España.

Peço por favor a quem já a tenha feito o favor de me indicar o que é preciso eu fazer para me inscrever.
 

Figueiredo

Active Member
Re: Lagos de Covadonga

Esse assunto já foi discutido aqui no fórum noutros tópicos por membros que costumam fazer as clássicas em Espanha e parece que a FPCUB não é reconhecida no estranjeiro penso que apenas a FPC está sob a alçada da UCI... vais ter mesmo que te filiar na FPC se quiseres participar!
 

Figueiredo

Active Member
Re: Lagos de Covadonga

Depois de te filiares e pagares a inscrição pedes a documentação em causa á FPC, mas no teu caso eu ligava ou enviava um e-mail para a FPC e esclarecia todas as duvidas...
 
Top