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Posicionamento das mãos

Numpe

Member
Boas,

Adquiri a semana passada a minha primeira fininha e apesar dos pouco quilometros até me estou a adaptar bem.

A minha duvida maior e que tem causado algum desconforto é a posição das mãos...
Quando em cima? quando em baixo?

Podem-me ajudar?
 

joaolucio

New Member
Em baixo dá-te uma posição mais aerodinâmica, ideal para diminuir a resistência ao vento. Para pedalar em pé o ideal é em cima, nas laterais (por cima das manetes). E para subir sentado em força o ideal é em cima "estilo guiador recto". Agora entre usar mais em cima ou mais em baixo, é uma questão de gosto e forma. Quanto mais dobrado, mais as costas sofrem.
 

toffy

Member
Em baixo dá-te uma posição mais aerodinâmica, ideal para diminuir a resistência ao vento. Para pedalar em pé o ideal é em cima, nas laterais (por cima das manetes). E para subir sentado em força o ideal é em cima "estilo guiador recto". Agora entre usar mais em cima ou mais em baixo, é uma questão de gosto e forma. Quanto mais dobrado, mais as costas sofrem.

Em baixo, é também muito importante para descer/rolar a velocidade elevada: Para além de estares numa possição mais aerodinâmica e por consequência menor resistência ao vento/deslocação do ar, tem outro fator muito importante: em baixo tens as mãos mais próximas dos travões, logo maior segurança para velocidades elevadas.
 

joao.ads

Well-Known Member
Em baixo, é também muito importante para descer/rolar a velocidade elevada: Para além de estares numa possição mais aerodinâmica e por consequência menor resistência ao vento/deslocação do ar, tem outro fator muito importante: em baixo tens as mãos mais próximas dos travões, logo maior segurança para velocidades elevadas.

verdade, eu com a massi nem conseguia travar sem ter as maos nos drops
 

elchocollat

Well-Known Member
Normalmente quando vou em subidas sentado coloco as mão na parte de cima do guiador, mas mesmo na curva. Acho confotável. É uma questão de conforto pessoal. Até quando vou em pé tenho diferentes maneiras de agarrar nas manetes xD são hábitos que se criam :D e rolar com as mãos nas manetes em posição aerodinamica? aí é que vai tudo nas horas xD
 

klaser

Well-Known Member
Lol..a primeira vez que andei numa fininha,ia com as mão "a la BTT" tipo guiador recto...quando precisei travar apertei as mãos em seco...cadê os travões ? kkkkkkk

Agora acho importante variar bastante a posição das mãos na bike de estrada...assim com pedalar de vez em quando de pé mesmo que não seja preciso..circulação é vital....
 

joao.ads

Well-Known Member
Lol..a primeira vez que andei numa fininha,ia com as mão "a la BTT" tipo guiador recto...quando precisei travar apertei as mãos em seco...cadê os travões ? kkkkkkk

lol, aconteceu-me o mesmo. entrei por uma rotunda a dentro que era a descer sem conseguir travar porque nao consegui mudar as maos da posição BTT
 

Numpe

Member
Penso que seja do habito dos guiadores rectos, mas a mim até me tem dado mais jeito travar com as mãos nos drops, apesar de sentir que é bastante mais seguro, especialmente a maiores velocidades, travar com as mãos em baixo.

Passar as mãos de cima para baixo ainda me faz tremer um pouco e o ir à procura do travão ainda não é natural...

Já agora. Ao mudar as mãos de cima para baixo mantém o rabo no mesmo sitio? Parece-me que tenho tendência a recuar um pouco o dito cujo!!
 

joao.ads

Well-Known Member
sim comigo acontece o mesmo, uma certa tendencia a recuar o rabo no selim. Mas é mais por me esticar para ficar mais aerodinamico nas descidas.
A pedalar em linha reta com as mãos nos drops convem manter o rapo no mesmo sitio para não mudar a pedalada.
Se vires que recuas o rabo para ter mais força então se calhar o banco está muito para a frente
 

Numpe

Member
Penso que não seja por força, mas ainda tenho de prestar mais atenção.
Não tenho tido grande tempo e a bicicleta ainda não chegou à centena de km :(

Além de que ainda estou a tentar ajustar convenientemente a bicicleta. Eu tenho o tronco mais que proporcional para a minha altura e as pernas são relativamente curtas.
Depois perco ainda alguns centímetros por não ter pés e pedalar com a zona dos calcanhares...

Vou ter mais atenção a esse pormenor na proxima saída :)
 

torui

Well-Known Member
Tenham muita atenção as medidas na bicicleta, em qualquer uma das posições possíveis de assumir no guiador, não devemos ir no limite da nossa elasticidade, porque depois surgem as dormencias e até lesões. Qualquer alteração as medidas da bicicleta deve de ser feita com muito cuidado para o corpo se ir habituando. Pessoalmente utilizo todas as posições possíveis e imaginárias que as minhas mãos podem assumir no guiador, sem esforço e sem ter que fazer recuos. Atenção que qualquer umas das minhas bikes de estrada tem apenas uma anilha no guiador, e são ambas modelos racing, mas para ter conseguido chegar as medidas que atualmente utilizo tive que fazer o que acima indiquei.
 
Aproveitando a deixa... e evitando criar mais tópicos, gostaria de perguntar se o facto de terem o guiador muito baixo em relação à altura do selim, numa posição mais "racing", e usando as mãos "em baixo", se não sentem dores no pescoço ao fim de um treino!?

Digo isto porque alterei a posição do guiador, sendo que a parte de cima do guiador (onde são aplicadas as manetes) está em linha com o avanço (se é que me faço entender). Com esta alteração as manetes afastaram-se cerca de um cm, tendo o guiador rodado um pouco para tal. Agora, com as mãos em baixo, fico com dores no pescoço, porque sinto muita pressão para conseguir olhar em frente.
Isto parece um disparate, porque vejo bicicletas com posição muito mais agressivas, e penso eu... como é que conseguem?!
 

joao.ads

Well-Known Member
Aproveitando a deixa... e evitando criar mais tópicos, gostaria de perguntar se o facto de terem o guiador muito baixo em relação à altura do selim, numa posição mais "racing", e usando as mãos "em baixo", se não sentem dores no pescoço ao fim de um treino!?

Digo isto porque alterei a posição do guiador, sendo que a parte de cima do guiador (onde são aplicadas as manetes) está em linha com o avanço (se é que me faço entender). Com esta alteração as manetes afastaram-se cerca de um cm, tendo o guiador rodado um pouco para tal. Agora, com as mãos em baixo, fico com dores no pescoço, porque sinto muita pressão para conseguir olhar em frente.
Isto parece um disparate, porque vejo bicicletas com posição muito mais agressivas, e penso eu... como é que conseguem?!

é tambem uma qeustão de hábito, mas deixa-me fazer-te uma pergunta que pode parecer tonta.
O teu capacete tem pala?
 

Magic 10

New Member
Aproveitando a deixa... e evitando criar mais tópicos, gostaria de perguntar se o facto de terem o guiador muito baixo em relação à altura do selim, numa posição mais "racing", e usando as mãos "em baixo", se não sentem dores no pescoço ao fim de um treino!?

Digo isto porque alterei a posição do guiador, sendo que a parte de cima do guiador (onde são aplicadas as manetes) está em linha com o avanço (se é que me faço entender). Com esta alteração as manetes afastaram-se cerca de um cm, tendo o guiador rodado um pouco para tal. Agora, com as mãos em baixo, fico com dores no pescoço, porque sinto muita pressão para conseguir olhar em frente.
Isto parece um disparate, porque vejo bicicletas com posição muito mais agressivas, e penso eu... como é que conseguem?!

O facto de veres posições mais radicais em outras bikes quer dizer que o pessoal tem mais flexibilidade

Se só passaste a ter dores depois de fazeres as alterações quer dizer que tens de ou voltar á posição anterior ou trocar o volante por um com uma curvatura diferente ou se possível pores um espaçador por baixo do avanço

1 cm nas medidas da bike faz muita diferença!!!
 
Magic 10

Flexibilidade! Acho que é mesmo essa a chave para o "mistério".
Ontem depois do treino foi isso que fiz, coloquei um espaçador por baixo do avanço.
Amanhã já vou ver o resultado.
 

joao.ads

Well-Known Member
normalmente se o pescoço doi é porque a base das costas não está suficientemente deitada. isso provoca uma inclinação negativa exagerada nos ombros e obriga a levantar mais a cabeça. Tem logica isso Magic.

vou começar a trabalhar a elasticidade ao nível dos rins, para poder ter as maos nos drops mais tempo. Outra opção é perder a barriguinha hehehe
 

Magic 10

New Member
Antes de trocar de óculos e de avanço (-1 cm) também costumava acabar as voltas com dores no pescoço e nas costas ao nível das omoplatas

Com os óculos deixei de ter de levantar tanto a cabeça e com o encurtar do avanço as dores nas costas foram

Neste momento só tenho de trocar de guiador por um compact por causa da distancia aos drops que no caso atual fica muito baixo e faz com que bata com as pernas no peito mas as dores nas costas ficaram com o avanço antigo
 
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