• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Portugal - Holanda

fogueteiro

Active Member
Nesta páscoa tive o previlégio de ir até à Holanda, e ficar de boca escanqueirada com o que vi a nível ciclístico. Já tinha visto noutras cidades a utilização massiva deste meio de transporte, mas Amsterdão é considerada a capital da bicicleta e com razão. Nunca vi tantas em andamento ou estaccionadas...eram milhares e milhares. O mais curioso é que os ciclistas tem total prioridade em todas as circunstâncias, e SÃO RESPEITADOS assim como os peões. É certo que a geografia desse país encoraja a utilização da bicicleta, porque é totalmente plano, mas acredito que a mentalidade desse povo está a anos luz do nosso, pelo menos neste assunto. É verdade que seria mais complicado andar, por exemplo no Porto, pela sua orografia, mas existem cidades em Portugal bem mais planas e que só se vêem carros e mais carros tornando a circulação caótica e o ar extremamente poluído. Voltando à Holanda em que todos andam de bike, sejam senhoras de idade seja o Sr. Fulando de Tal com o seu fato e gravata e o portátil no suporte, fiquei igualmente agradado ver que para se evitar o automóvel são feitas todo o tipo de bicicletas. Elas são tandens, com uma espécie de mala na frente, com pára-brisas, com lugares (à frente, atrás de lado, há para todos os gostos) para levar os filhos... enfim era só escolher.

Pena é, neste aspecto, não termos um pouco da mentalidade holandesa... pelo menos não ouvíamos tanta parvoíce saída da boca de tantos automobilistas que nem sequer sabem como é feita uma bicicleta. ;);)
 

nelson_r

New Member
Visita um dia o Ribatejo - Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Golegã, Coruche - ou Aveiro ou Marinha Grande. São algumas cidades que devido ao facto de serem planas, a bicicleta é muito utilizada (em Aveiro tem até as BUGAs - bicicleta de utilização fratuita de Aveiro).

A questão do respeito pelos ciclistas tem a ver também com o número de utilizadores. Um ciclista na estrada ou vinte não é a mesma coisa.

Mas acredito que a mentalidade do pessoal está a mudar e que haverá maior respeito nos próximos anos.

Abraço camarada Fogueteiro.
 

20fps

Member
Sem dúvida, que em cidades planas o uso da bicicleta é muito mais fácil de difundir e implementar. Nas nossas Lisboa e Porto é de todo impossível fazer deslocações de bicicleta. Bem podem criar ciclovias, não dá. Há demasiado sobe e desce.

Quanto ao respeito e ao civismo da nossa sociedade, falta, e não é só em relação às bicicletas.
 

duchene

Well-Known Member
Há umas semanas tive também o privilégio de visitar fugazmente Amsterdão por dois dias e efectivamente a dimensão ciclística lá é assombrosa.

A cidade é absolutamente desagradável para quem circula de carro, sendo o ênfase dado completamente aos peões e aos ciclistas.

Para terem uma ideia, um simples lugar de estacionamento na rua, é pago das 9h00 até às 24h00 e custa... 5 euros por hora. Exactamente!

No hora de ponta os engarrafamentos são de bicicletas e não de carros. Mal os semaforos abrem é vê-los a ganhar balanço como setas, em direcção ao destino numa gincana digna de um sprint de uma etapa de uma prova profissional.

E quem visita a estação central não consegue ficar indiferente ao estonteante parque de estacionamento velocipédico ao lado. É algo que só mesmo visto.... São milhares de bicicletas agrupadas em algo que parece o parque de estacionamento de um centro comercial português, mas onde não existe um único carro...

As pessoas chegam de comboio, pegam na sua bicicleta e vão para o centro, trabalhar. Como disse o fogueteiro, todos andam, dos 8 aos 80, a uma velocidade estonteante e até as meninas de mini-saia e tacão não se inibem de fazer a sua vida na pasteleira decorada com flores.

Os pais levam os filhos na caixa frontal da bicicleta, os bebés dormem na viagem, os animais de estimação adoram a passeata e toda a gente parece bem disposta porque fazem exercício todos os dias e não acumulam a chamada "filoxera".

Ao longo da auto-estada para Bruxelas, reparei que a cultura se mantinha, com inúmeras ciclovias que fazem inveja a muitas estradas municipais de Portugal.

Mesmo em Bruxelas e Roterdão (por onde também passei), as cidades estão preparadíssimas para as bicicletas, quer com sinalização, quer com ciclovias, quer com estacionamentos e as pessoas não se fazem rogadas em usar o meio de transporte mais popular, mais silencioso, menos poluente e mais económico, quer esteja a chover ou a fazer sol.

Para mim, com certeza para o Fogueteiro, e para qualquer amante das duas rodas com dois pedais, estar num país como aquele é uma experiência completamente surreal!

E, para finalizar, numa ciclovia de Roterdão que encontramos nós?

2r5g9bk.jpg
 

fogueteiro

Active Member
Pois a minha ideia é mesmo essa. Nós portugueses ainda somos muito preconceituosos neste assunto das bicicletas. Só para vos dar um exemplo aparte das bicicletas. Em Portugal quem tiver um atrelado para colocar no carro e andar com ele parece que toda a gente fala, murmura e ri. Eu já tive um e bem vi o que me disseram, mas em Amesterdão eu vi um Ferrari a puxar um. Não, não me enganei... vi era um ferrari. A cultura das bikes ainda não pegou para o dia à dia e parece "mal" irmos para o trabalho de bike, e se tivermos que levar um fato de chuva a coisa piorou 500%. É disso que eu falo e que o Duchene também se refere. Tal como ele eu saliento que aquilo só visto. Se a minha boca conseguisse abrir mais, mais se abriria. A viagem entre Antuérpia (Bélgica)- Roterdão-Amesterdão- Bruxelas eu fi-la sempre por estradas de interior, ou seja secundárias, e reforço o que já foi dito, que mesmo as ciclovias fazem inveja a muitas estradas nacionais, nossas. Outro ponto que eu reparei: Pasteleiras eram aos milhares, sempre nas ciclovias, mas também vi pessoal a treinar... nas ciclovias. Lá a estrada é para os carros e as ciclivoas para as bicicletas e peões, e ninguém ousa sequer andar na estrada seja a treinar seja a trabalhar. Mesmo nas pequenas vilas do interior a ideia de "1º a bicicleta e o peão e depois o automóvel" está bem vincada.
 

Joelmeida

Member
Pois é, aqui em Portugal quem andar de bicicleta dá uma imagem que somos uns pobrezitos. As pessoas quando veêm alguém andar de bicicleta pensam que não têm dinheiro para comprar um carro. É por isso que a cultura foi sempre assim mantida, o Português tem vergonha de andar de bicicleta. É claro que as subidas é uma das causas. Quando alguém inícia andar de bicicleta ou pegam pela primeira vez numa bicicleta, a maioria desistam porque dizem que é muito a subir, ou cansa muito, ou anda pouco, ou qualquer coisa do genero, é por isso que desistem fácilmente. Os meus pais foram emigrantes na Bélgica e já tive o previlégio andar muito de bicicleta nas ruas de Antuérpia quando tinha as minhas Férias grandes da escola. Tentei muito em trazer esta cultura para Portugal, só que não consigui era o único que ia frequentemente para a escola de bicicleta. A minha bicicleta era a única que estava lá estacionada. Os outros alunos quando iam de bicicleta para a escola é porque quando tinha uma folga à tarde é que passavam de vez em quando até à escola, mas utilizar uma bicicleta como meio transporte isso era impensável.
 

osicran

New Member
A primeira vez que estive na Holanda foi já há trinta e dois anos e também eu já nessa altura fiquei surpreendidíssimo com a cultura da utilização da bicicleta por parte dos holandeses. Era também Abril mas estava muito frio e uma das coisas que mais me admirou foi ver senhoras impecavelmente vestidas, por vezes envergando lindíssimos casacos compridos de peles, montadas em pasteleiras muitas vezes já tão velhas que cá em Portugal muito boa gente, com os complexos ostentatórios que nos são tão queridos, se envergonharia de montar... E os gradeamentos das inúmeras pontes de Amesterdão completamente tapados pelas bicicletas parqueadas...e os postes de iluminação...
 
Top