Boa noite a todos!
Este post vem um pouco no sentido de relatar a minha experiência e acrescentar algo mais relativamente aos Tufo. Na minha pesquisa não consegui encontrar em português. Espero que vos seja útil.
Com o passar do tempo surgiu uma oportunidade de comprar umas rodas de carbono com 50mm de perfil. Após receber o material em casa chegou de encomendar pneus para equipa-las. Feita alguma pesquisa nas lojas locais (poucas opções a nível de tubulares para estrada) decidi-me por encomendar 2 Pneus Tufo S33 tubulars + 2 fita Tufo + selante Tufo + 2 válvulas Tufo.
Esta opção por material Tufo, veio de alguma pesquisa que me levou a concluir que quer pelo processo de montagem (não quis optar por colar o pneu ao aro) quer pela prevenção anti-furo, seria a opção ideal.
Acompanhando o brilhante jogo que a nossa selecção fez contra a Bósnia, mãos à obra... estava na hora de montar o material.
O material chegou devidamente acondicionado mas... em vez de preto, os pneus vieram com risca em vermelho. Como já tinha feito foto montagem de como iriam ficar na minha bicicleta, não me importei nada e até agradeci pois o resultado final foi excelente.
Enquanto limpava o aro de possíveis impurezas, coloquei alternadamente os pneus nos respectivos aros, enchi-os ligeiramente (1bar) e aproveitei para os colocar na orientação certa, para que se fossem habituando ao aro.
Fazendo uso do rolo de treino (já que tem estado parado pelo menos serve para alguma coisa) coloquei a roda e iniciei o processo de colagem da fita. Acaba por se tornar um exercício de prática e concentração mas depressa se chega lá. No entanto e por culpa do golão que o Nani marcou, o iniciou da fita que deveria estar no buraco válvula, deslocou-se um pouco por lá. Mantive o processo mas vi-me à rasca para furar a fita da Tufo para que a válvula pude-se passar. Esta fita parece ser realmente muito resistente e cola de tal maneira que a válvula ao atravessar trazia pedaçõs de cola da fita.
Relativamente ao processo, nada a acrescentar de novo. Limitei-me a seguir os vídeos existentes na internet sobre os mesmos. Depois de colocada a fita no aro estava na hora de preparar a entrada do pneu, puxando um pouco de fita para ambos os lados e vincando a dobra no aro, para que esta fique a apontar para fora de ambos os lados e não volte à posição inicial.
Antes de colocar o pneu, convêm colocar o extensor. Inicialmente comprei uns extensores pretos da KCNC que não passaram no aro e como chegaram ainda antes dos pneus, tive tempo de no ebay mandar vir uns extensores da Tufo. Os pneus da Tufo vêem equipados com um válvula removível, que permitem encaixar o extensor da marca e enroscar de novo a válvula que vem no pneu, Conclusão... é possível de uma forma muito simples (usando uma pequena peça de plástico que acompanha o líquido selante da marca), desenroscar a válvula e colocar líquido lá para dentro. Este pode ser colocado de uma forma preventiva ou após um furo. Eu optei pela segunda forma, uma vez que há quem diga que demora muito até furar e o líquido acaba por secar. Assim que furar, coloca-se o líquido e enche-se o pneu, ficando só a partir dessa altura o líquido no pneu, aumentando naturalmente a sua vida útil.
Antes de remover a fita, deve-se alinhar de novo o pneu (1 bar) e confirmar se está tudo ok. Depois de esvaziar o pneu é só começar a puxar a fita, evitando tocar no pneu para que não se mexa. A fita plástica desliza com a maior das facilidades.
E já está! confirma-se novamente que o pneu está alinhado. Depois é só dar à bomba, colocar uma pressão acima do mínimo (8bar) para que a própria pressão, ajude a colar o pneu ao aro. Rola-se um pouco com o pneu no chão, fazendo pressão no aperto rápido...e já está. É realmente simples todo o processo. Nunca pensei!! Realmente o melhor mesmo foi "experimentar para querer" neste caso.
Em seguida contei com a ajuda do Ricardo, mecânico vendedor/mecânico da loja Subway em Aveiro para me instalar a cassete, dar uma afinação nos calços e mudanças.
Com o chegar do fim de semana veio a tão desejada oportunidade para experimentar o novo material...rodas e pneus. As rodas já muitos deram a sua opinião relativamente ao perfil...eu gostei, mais rápidas, maior aceleração e...tudo o resto que está associado a este tipo de material, mesmo com algumas rajadas de vento lateral, mas não achei que fossem nada de mais, para não falar de quase +/- 1kg a menos relativamente às rodas + pneus + camaras de ar que a equipavam, passando o conjunto a pesar cerca de 8.2kg.
Os pneus tubulares, as primeiras sensações que me deram foram positivas. Sem dúvida rolar com uma pressão mais alta tem as suas vantagens. Rolamos mais rápido, "sentimos" mais a bicicleta e notei também uma melhoria de resposta em termos de tempo de reacção da mesma. Relativamente ao resto e à grande/velha questão que são os furos...vamos ver. Para já portou-se bem e acreditem que passei por sectores de estrada que podia ser a qualquer momento. A resposta talvez seja a pressão com que decidi rolar (10bar), mais que suficiente para as estradas aqui da região. Li algumas opiniões de malta lá fora que diziam que o facto de um tubular poder ir (neste caso) até aos 12 bar, não significa que usemos essa pressão. O pneu também tem por objectivo absorver alguns impactos (por exemplo, pequenas pedras) e não passar por cima deles (que pode funcionar como pequenas agulhas a quererem furar a borracha). Pessoalmente acho que faz algum sentido, mas só o tempo o dirá. Relativamente à funcionalidade de fita, penso que cumpre com o seu objectivo. Recomendo este processo vivamente, embora não conheça o tradicional de colar tão profundamente. É extremamente fácil e permite resultados excelentes, de uma forma muito limpinha. E já agora, para os amantes do "clincher", já viram os Tufo tubulares para "clincher"? Não?? Então espreitem...talvez valha a pena.
Para terminar deixo-vos uma foto com o antes e o depois... para aqueles que se perguntam "então mas este não é o gajo do post da garantia da specialized e dos furos na grade do bidon e não sei que etc e tal..." é, sou eu mesmo. No entanto, continuo a gostar da minha bicicleta como sempre gostei, e a amar este desporto quer seja em estrada ou em btt, como sempre amei. Condeno muito aquilo que se passa com certas marcas no serviço pós venda, mas ainda condeno mais a falta de "jogo de cintura" de muitos vendedores espalhados por este país fora que "bla bla bla" mas quando chega a altura revelam ser uns verdadeiros medricas e borram-se todos perante as marcas, as ditas "gigantes" marcas do mercado. Chickens!! É bom ver que a malta começa a denunciar os casos que vão conhecendo ou vivendo...o importante é não nos acomodarmos porque o negócio só se faz se nós deixarmos!!
Fica então a foto...antes
e o depois
Abraço a todos e boas pedaladas!
Este post vem um pouco no sentido de relatar a minha experiência e acrescentar algo mais relativamente aos Tufo. Na minha pesquisa não consegui encontrar em português. Espero que vos seja útil.
Com o passar do tempo surgiu uma oportunidade de comprar umas rodas de carbono com 50mm de perfil. Após receber o material em casa chegou de encomendar pneus para equipa-las. Feita alguma pesquisa nas lojas locais (poucas opções a nível de tubulares para estrada) decidi-me por encomendar 2 Pneus Tufo S33 tubulars + 2 fita Tufo + selante Tufo + 2 válvulas Tufo.
Esta opção por material Tufo, veio de alguma pesquisa que me levou a concluir que quer pelo processo de montagem (não quis optar por colar o pneu ao aro) quer pela prevenção anti-furo, seria a opção ideal.
Acompanhando o brilhante jogo que a nossa selecção fez contra a Bósnia, mãos à obra... estava na hora de montar o material.
O material chegou devidamente acondicionado mas... em vez de preto, os pneus vieram com risca em vermelho. Como já tinha feito foto montagem de como iriam ficar na minha bicicleta, não me importei nada e até agradeci pois o resultado final foi excelente.
Enquanto limpava o aro de possíveis impurezas, coloquei alternadamente os pneus nos respectivos aros, enchi-os ligeiramente (1bar) e aproveitei para os colocar na orientação certa, para que se fossem habituando ao aro.
Fazendo uso do rolo de treino (já que tem estado parado pelo menos serve para alguma coisa) coloquei a roda e iniciei o processo de colagem da fita. Acaba por se tornar um exercício de prática e concentração mas depressa se chega lá. No entanto e por culpa do golão que o Nani marcou, o iniciou da fita que deveria estar no buraco válvula, deslocou-se um pouco por lá. Mantive o processo mas vi-me à rasca para furar a fita da Tufo para que a válvula pude-se passar. Esta fita parece ser realmente muito resistente e cola de tal maneira que a válvula ao atravessar trazia pedaçõs de cola da fita.
Relativamente ao processo, nada a acrescentar de novo. Limitei-me a seguir os vídeos existentes na internet sobre os mesmos. Depois de colocada a fita no aro estava na hora de preparar a entrada do pneu, puxando um pouco de fita para ambos os lados e vincando a dobra no aro, para que esta fique a apontar para fora de ambos os lados e não volte à posição inicial.
Antes de colocar o pneu, convêm colocar o extensor. Inicialmente comprei uns extensores pretos da KCNC que não passaram no aro e como chegaram ainda antes dos pneus, tive tempo de no ebay mandar vir uns extensores da Tufo. Os pneus da Tufo vêem equipados com um válvula removível, que permitem encaixar o extensor da marca e enroscar de novo a válvula que vem no pneu, Conclusão... é possível de uma forma muito simples (usando uma pequena peça de plástico que acompanha o líquido selante da marca), desenroscar a válvula e colocar líquido lá para dentro. Este pode ser colocado de uma forma preventiva ou após um furo. Eu optei pela segunda forma, uma vez que há quem diga que demora muito até furar e o líquido acaba por secar. Assim que furar, coloca-se o líquido e enche-se o pneu, ficando só a partir dessa altura o líquido no pneu, aumentando naturalmente a sua vida útil.
Antes de remover a fita, deve-se alinhar de novo o pneu (1 bar) e confirmar se está tudo ok. Depois de esvaziar o pneu é só começar a puxar a fita, evitando tocar no pneu para que não se mexa. A fita plástica desliza com a maior das facilidades.
E já está! confirma-se novamente que o pneu está alinhado. Depois é só dar à bomba, colocar uma pressão acima do mínimo (8bar) para que a própria pressão, ajude a colar o pneu ao aro. Rola-se um pouco com o pneu no chão, fazendo pressão no aperto rápido...e já está. É realmente simples todo o processo. Nunca pensei!! Realmente o melhor mesmo foi "experimentar para querer" neste caso.
Em seguida contei com a ajuda do Ricardo, mecânico vendedor/mecânico da loja Subway em Aveiro para me instalar a cassete, dar uma afinação nos calços e mudanças.
Com o chegar do fim de semana veio a tão desejada oportunidade para experimentar o novo material...rodas e pneus. As rodas já muitos deram a sua opinião relativamente ao perfil...eu gostei, mais rápidas, maior aceleração e...tudo o resto que está associado a este tipo de material, mesmo com algumas rajadas de vento lateral, mas não achei que fossem nada de mais, para não falar de quase +/- 1kg a menos relativamente às rodas + pneus + camaras de ar que a equipavam, passando o conjunto a pesar cerca de 8.2kg.
Os pneus tubulares, as primeiras sensações que me deram foram positivas. Sem dúvida rolar com uma pressão mais alta tem as suas vantagens. Rolamos mais rápido, "sentimos" mais a bicicleta e notei também uma melhoria de resposta em termos de tempo de reacção da mesma. Relativamente ao resto e à grande/velha questão que são os furos...vamos ver. Para já portou-se bem e acreditem que passei por sectores de estrada que podia ser a qualquer momento. A resposta talvez seja a pressão com que decidi rolar (10bar), mais que suficiente para as estradas aqui da região. Li algumas opiniões de malta lá fora que diziam que o facto de um tubular poder ir (neste caso) até aos 12 bar, não significa que usemos essa pressão. O pneu também tem por objectivo absorver alguns impactos (por exemplo, pequenas pedras) e não passar por cima deles (que pode funcionar como pequenas agulhas a quererem furar a borracha). Pessoalmente acho que faz algum sentido, mas só o tempo o dirá. Relativamente à funcionalidade de fita, penso que cumpre com o seu objectivo. Recomendo este processo vivamente, embora não conheça o tradicional de colar tão profundamente. É extremamente fácil e permite resultados excelentes, de uma forma muito limpinha. E já agora, para os amantes do "clincher", já viram os Tufo tubulares para "clincher"? Não?? Então espreitem...talvez valha a pena.
Para terminar deixo-vos uma foto com o antes e o depois... para aqueles que se perguntam "então mas este não é o gajo do post da garantia da specialized e dos furos na grade do bidon e não sei que etc e tal..." é, sou eu mesmo. No entanto, continuo a gostar da minha bicicleta como sempre gostei, e a amar este desporto quer seja em estrada ou em btt, como sempre amei. Condeno muito aquilo que se passa com certas marcas no serviço pós venda, mas ainda condeno mais a falta de "jogo de cintura" de muitos vendedores espalhados por este país fora que "bla bla bla" mas quando chega a altura revelam ser uns verdadeiros medricas e borram-se todos perante as marcas, as ditas "gigantes" marcas do mercado. Chickens!! É bom ver que a malta começa a denunciar os casos que vão conhecendo ou vivendo...o importante é não nos acomodarmos porque o negócio só se faz se nós deixarmos!!
Fica então a foto...antes
e o depois
Abraço a todos e boas pedaladas!
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