• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pneus diferentes - Heresia?

alemos

Member
Oi malta!


Será heresia andar-se com pneus diferentes à frente e atrás? Não estou a falar de medidas diferentes (25mm neste caso), mas de marcas diferentes...

A pergunta vem porque tenho um pneu ainda bastante bom à frente, e o de trás já um bocado mais gasto, pelo que estava a pensar trocar só o de trás. Eu sei que podia trocar pelo mesmo modelo, mas queria aproveitar para voltar ao modelo que usava nos meus 23mm, mas em 25.


Heresia? Ou só estilo? :D
 

cutkiller

Well-Known Member
Nem heresia nem estilo............ É uma opção LOl

Não vejo qual a questão nisso.... O pessoal perde tempo com cada "paneleirice" lolol
 

figo1234

Member
Eu sempre usei os mesmos à frente e atrás. Mas, tal como tu, já pensei em colocar diferentes, pois os pneus estão sujeitos a forças diferentes. O pneu de trás suporta mais peso (desgasta-se mais) e é o pneu responsável por colocar a bicicleta em movimento. Já o pneu da frente é mais importante na tracção em curvas. Portanto, até pode fazer sentido um pneu mais resistente atrás e um pneu com mais grip (aderência) à frente. Ainda assim, parece que toda a gente e, principalmente, o pelotão profissional usa o mesmo modelo na frente e atrás.
Mas a ideia não é nada descabida. Basta pensarmos no motociclismo ou noutras vertentes de ciclismo, como o btt ou o ciclocrosse, que utilizam pneus diferentes atrás e à frente, tanto em modelos como em medida. No caso do ciclismo de estrada talvez haja vantagens em se colocar um pneu um pouco maior atrás.
Surge é um problema na minha opinião. Quando tens todos os pneus na mesma medida, quando o de trás se gasta, passas o da frente para trás e colocas o novo à frente. Se misturares vais, a certa altura, andar com um pneu gasto à frente.
Agora que venham os especialistas comentar lol
 

figo1234

Member
Agora se é só para aproveitar a deixa para trocar de modelo, não vejo problema absolutamente nenhum. Quando o da frente se gastar um pouco mais, trocas os 2 e depois compras outro igual ao novo e passas a andar com os 2 iguais.
 

alemos

Member
Agora se é só para aproveitar a deixa para trocar de modelo, não vejo problema absolutamente nenhum. Quando o da frente se gastar um pouco mais, trocas os 2 e depois compras outro igual ao novo e passas a andar com os 2 iguais.

ya, era este o plano!
 

alemos

Member
Basta pensarmos no motociclismo ou noutras vertentes de ciclismo, como o btt ou o ciclocrosse, que utilizam pneus diferentes atrás e à frente, tanto em modelos como em medida. No caso do ciclismo de estrada talvez haja vantagens em se colocar um pneu um pouco maior atrás.


nem é preciso ir-se tão longe. Basta o facto de "deveres" ter pressões diferentes à frente e atrás que já vais ter comportamentos diferentes. Eu no carro, neste momento, estou com pneus diferentes à frente e atrás, por isso não vejo porque não na fininha também :D
 

crocodilo

New Member
Numa das minhas biclas ainda tenho 23 à frente e 25 atrás (tinha tentado por 25 em ambas, mas à frente o pneu roçava na forqueta.) Sem problema nenhum.
 

iMiguel

Active Member
Eu na minha btt ando com um schwalbe (acho que é assim que se escreve) à frente e um Continental atrás. Problemas com isso? Nenhuns!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

agora é meter o que está na frente atrás, para acabar de romper (rompe-se mais rápido), e mete um novo, "fresquinho", na frente. ;)
 
Top