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Pinarello FP4 e companhia.

albertosemcontador

Well-Known Member
Se é para ir com zipp, nesse aspecto de rolar, versatilidade e com zipp 202... Para mim a melhor roda da zipp e vai-te fazer perder umas gramas... Umas boas gramas...

Quanto ao casar não vejo nenhuma vantagem e mais estetica do que outra coisa...Nao há regras absolutamente nenhumas... Não há vantagens... Dai a beleza da coisa, na minha opinião...

Num mundo, num país e numa era onde um individuo pega numa forqueta de btt e monta numa bicicleta de estrada ou vice versa, outros mandam fazer rodas a lá carte, outros mandam lixar os quadros e componentes para tirar peso, há quem misture travões trp com shimano campagnolo, thm claviculas, crancks rotor, pratos etc... Em shimanos, campag...etc.....dissecagem de travões de disco...E chamam de projectos e obras de arte e sabedorias, artistas etc..etc..E esses e que são os inteligentes e os melhores do mundo...e apoiado e o país precisava era de mais gente como tu e tal...

acho um bocado de hipocrisia estar aqui a apontar, olha um grupo shimano com rodas campag... Já não estamos em 1975... A actualização e o think Out of the box e só quando convém... Mas quando é realmente importante, as críticas saem sempre para o mesmo... Enfim mas adiante...

Quanto às fulcrum ou mavic, mesmo que gastes mais 100 ou 200 paus... Nao tens melhor... Não verás diferença...quanto mais gastas 300 ou 400 e ficas igual...

O pessoal pensa que essas rodas são como umas zonda...mas estão enganados... De umas zonda para essas é um salto muito grande...sem tirar qualidades as zonda que são grandes rodas a nível de preço qualidade... Mas essas são outro campeonato...

Grande abraço...
 

torui

Well-Known Member
Até bem há pouco tempo, tive uma bike com full ultegra, rodas campagnolo euros, guiador com avanço integrado BBB, e selim de espigão most. Tudo em tons e branco e vermelho. E ficava um conjunto espetacular. Como as rodas entregaram a sua alma ao criador (pista de travagem gasta após mais de 60 mil kms), agora irá para o conjunto umas shimano c 24.
O que interessa é sejamos nós a gostar do material que temos.
 

edununo

Well-Known Member
Boas,

@pratoni, obrigado pela dica, sou leitor desse blog e esse PM tinha me falhado. Mais um a considerar na lista.

@edununo, obrigado pelos comentários. Como eu dizia ao alberto ponderei/o umas zipp 303, mas só o faço por as achar superiores as Shamal e, só depois de confirmar se de facto o são, é que eventualmente farei a compra. Referes umas Fulcrum, algumas em concreto? Mas tem que ser generalistas, rolem bem e trepem bem.

Umas perguntas para o pessoal mais entendido. Com que grupos casam as marcas de rodas que não sejam fabricantes de grupos? Existem algumas regras para combinar o material? Essas combinações trazem alguma vantagem de performance/conforto/outros ou são meramente estéticas? Isto para ver se entendo o conceito de casamento que o pessoal refere.

Um grande abraço a todos,

A. Duarte


Boas.
Eu não te recomendo as Fulcrum agora. Tens essas e são grandes rodas. Agora não vale a pena comprar. O que eu quis dizer foi que se em vez das Shamal tivesses ido para as Fulcrum Racing Zero ficavas com umas rodas igualmente Boas (aliás partilham muita coisa com as Shamal) e sem esse "problema" de casamento. Problema que não é nenhum. Se é que me entendes. :)
 

aduarte66

Member
Boas,

Zipp 202, registadas alberto.

Conclusão da história do casamento, é só estética, era o que me parecia. Pessoalmente estou mais interessado em eficiência que beleza, se puder ter as duas melhor, mas sempre prioridade a primeira. @edununo vou dar uma vista de olhos nas fulcrum.

Abraços,

A. Duarte
 

pratoni

Well-Known Member
Olha, não tem nada a ver com estética. São pura e simplesmente manias obsoletas.

É o mesmo que aquelas disputas windows vs linus, iphone vs android, etc e tal....

Não ligues a isso, quem dera a muitos ter na mesma bicicleta material tão bom como tu tens nessa... ;)
 

DMA

Well-Known Member
Para quem estiver a pensar nas Zipp FC, usar a 303 atrás e a 202 à frente parece-me um bom compromisso.
 

aduarte66

Member
Boas,

Obrigado @pratoni, foi a impressão com que fiquei inicialmente. Está esclarecido.

Obrigado @DMA, 202 frente e 303 atrás pode ser interessante, até porque as shamal também tem um perfil diferente e de facto parece haver vantagens nisso, penso que seja a redução do arrasto das rodas, mas vou tentar ler sobre o assunto.

Abraços,

A. Duarte
 

DMA

Well-Known Member
Os dados dos tuneis de vento, mostram que há menos drag nas 808. Mas isso é normal e espectável.
Há ganhos com o maior perfil, mas as 808 estão fora de questão para quem vá andar em estradas com transito, vento, camiões e autocarros a deslocarem colunas de ar.
Para CR é outra conversa. É lenticular atrás e umas 404 à frente.

Dos dados que vi a diferença de drag entre as 202 e as 303 é bastante reduzida.
Umas 202 com um pneu adequado tem menos drag que umas 303 com um pneu que "case mal" com elas.
A ideia é manter a interface entre o aro e o pneu o mais homogênea possível, para que o fluxo de ar fique "agarrado" e não gere turbulência.
Normalmente uns Conti 23 GP 4000 S ou os Attack dão bons resultados conjugados com estes aros de grande largura externa.
E são pneus que com uma câmara em latex têm baixo atrito ao rolamento.

Logo casas baixo drag aero, com baixo atrito ao rolamento.

Logo para mim uma combinação versátil e rápida seria as 202 com os Attack à frente e as 303 com os GP 4000 de 23 mm atrás.
Para mim o pouco ganho em drag aero das 303 em relação às 202 não compensa a maior instabilidade na frente da bike.
 

Morg

Well-Known Member
Eu ando muito com 42 atrás e 22mm na frente. Faço-o principalmente pela questão dos ventos mas gosto tanto que às vezes ando assim mesmo em dias sem vento :)
 

DMA

Well-Known Member
Eu estou a pensar seriamente numas Shimano RS81 C50 para mim.
E como moro na zona costeira, o vento é um problema para mim.
Parece-me que também vou usar bastante uma solução parecida com a tua. :)
Em dias de muito vento a C50 atrás e a Ksyrium à frente.
 

Morg

Well-Known Member
Compra uma C24 para a frente :).
Já pensei em comprar uma vision T30 para a frente. Ficava mais bonito do que andar com marcas diferentes mas por sorte até são parecidas (Token C22).

Essa opção de Zipp 303 e 202 parece-me bem pensada.
 

DMA

Well-Known Member
Eu já tenho umas Ksyrium Elite S.
Ter umas C24 fazia pouco sentido, ia estourar uma pipada de dinheiro para um upgrade marginal.
O meu cenário de sonho era ter as Ksyrium, umas Fulcrum Racing Quattro LG e as RS81 C50
E ir casando, conforme as necessidades ... bom, vou alí jogar no Euromilhões e já volto :)
 

Morg

Well-Known Member
O sonho comanda a vida...............Já tens as Ksyrium, vais ter as RS81, já só falta as Quattro.
A ideia das C24 não era um upgrade, só para casar as marcas.

Eu às vezes penso em vender os dois conjuntos e comprar umas intermédias para andar sempre.
No entanto a minha opção 42/22 dá para tudo, tal como o 45/32 das Zipp.
 

DMA

Well-Known Member
Eu sou um gajo muito pragmático, ligo mais à funcionalidade e vantagens que possa obter vs o custo. A estética e outros detalhes ficam atrás na minha pirâmide de decisão. :)

Sorry pelo OT Duarte, vou deixar espaço para continuares a colocar fotos e falar da tua machine!
 

aduarte66

Member
Boas,

A ideia é mesmo discutir componentes, e como uma mudança de rodas pode até vir a acontecer, é bom saber outras opiniões, como tal não é OT. Também me revejo mais num contexto de funcionalidade do que estética, a estética vem por acréscimo, por norma o bom material tem um design cuidado, mas é perfeitamente secundário. Vou sondar preços das 202 e 303 por estas bandas, para ver se compensa ou se compro na Europa.

Um abraço,

A. Duarte
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Então amigo Duarte, como vão as coisas por aí em Macau? Portugal não dá saudades? Como e que se tem portado essa minha afilhada por aí por Macau?

Amigo Duarte vá dando mais notícias... Queremos fotos dessa ragazza italiana aí por Macau..;)

Grande abraço....
 

moshinho

Well-Known Member
Máquina muito bonita.
Em relação às rodas, parecem-me bem. Se o problema é ser de grupos diferentes, podes sempre sacar os autocolantes.
Eu quero é mais fotos da máquina "embrulhada" na paisagem!
Vá ver :)
 

aduarte66

Member
Boas,

Peço desculpa não ter respondido, mas estava a confiar nas ferramentas do fórum (avisos no mail de novas entradas no tópico), que aparentemente não funciona.

Pois desde o início do mês que já estou em terras lusas e já meti uns quantos quilómetros na menina. Por ora nada mudou na mesma, continua igual, apenas o cenário é que é diferente, de momento circula por estas lindas paisagens do Guincho, marginal e serra de Sintra, algumas passagens pelo Alentejo e uma provita por serras algarvias.

Assim que haja fotos, posto. Confesso que as minhas saídas são para treino e sou pouco dado a fotografias nesses momentos.

Um abraço a todos.

A. Duarte
 
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