• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

mr.al

New Member
Este fim-de-semana, aproveitando umas 'folgas' familiares, estiquei-me um pouco para o litoral (no Sábado) e para o interior (hoje).
100km sem história no sábado, só para ver se tinha pernas para o dia seguinte.
Hoje, saí bem cedo, e fui para o Douro! Uma espécie de 'rompe piernas' pelas margens norte e sul do rio até à Ponte de Ermida! O gráfico não engana:

resendegraf.jpg


Resumindo:
Branzêlo>Recarei>Lagares>Entre-os-Rios>Alpendurada>Penha Longa>Carrapatelo>Pala>Ancede>Mirão>Santa Marinha do Zezere>Resende>Caldas de Aregos>Porto Antigo>Carrapatelo>Espanadelo>Escamarão>Entre os Rios>Branzêlo. Foi um excelente passeio, sobretudo para ver/apreciar os pequenos recantos, piscinas, mini-docas, casas e quintas que povoam as margens do Douro, principalmente acima de Porto Antigo...Gostei!
170km | 3000m D+ | 21km/h | 118 RCmed. Para mais dados, registo Garmin aqui

Fotos, só uma de tel para amostra... não levei camera. Ficou tudo registado 'live' na memória!!

dsc0116we.jpg
 

duchene

Well-Known Member
Os encantos do Douro...

Ainda hoje, depois de já ter tido o privilégio de ver tantas coisas bonitas por estas estradas fora, nada se compara à calma e tranquilidade do espelho de água que Pala e Porto Antigo partilham. Ali parece que estamos numa redoma, isolados de tudo o resto... é magnífico!

Apesar de ainda serem troços movimentados a N222 e a N108 entram ali numa fase de maior acalmia, que permite apreciar devidamente a paisagem. E a estrada interior entre Ancede e Covelas é fantástica! Fiz no mesmo sentido que tu e lá pelo meio ainda se apanham umas surpresas engraçadas!

Para a semana espero contar com a tua companhia em mais estradas desertas, fascinantes e que, aqui e ali, talvez já conheças! ;)
 

fogueteiro

Active Member
Boas Atino,

tu és daqueles caladinhos que só apresentas o trabalho final.:D:D Ninguem te ouve e vê mas, quando apareces é para apresentar o trabalho feito... e bem feito. Parabéns... novamente.

Já agora, como não conheço o troço na N222 entre Resende e a Régua, o que me aconselham? Qual a opção preferível em termos de dificuldade e beleza: N108 ou N222?
 

duchene

Well-Known Member
Eu gostei das duas... mas mais da N222. :D

A N108 tem umas passagens engraçadas e uns miradouros bonitos, anda mais junto à água mas a N222 é mais "Douro". Mais verde, mais alta e mais bonita. E se quiseres dou-te o mapa de um quelho que passa no meio de uns pomares que estão colocados numa dimensão temporal diferente, em que os segundos passam ao ritmo de minutos...

Por alturas de Resende a N108 já é quase plana, ao passo que a N222 ainda ondula um pouco antes de se precipitar pela encosta abaixo até à Régua.

Não vais mal servido qualquer que seja a escolha...
 

NiKES

New Member
O melhor é mesmo subir da Régua para Lamego por Cambres, Avões e São Martinho de Mouros ;) É espectacular... mas a N222 e N108 também valem a pena :D
 

fogueteiro

Active Member
André

Eu tinha essa ideia. Então se não te importares partilha comigo essa variante do "pomar".

Nikes:

O plano está a ser construído, e como vou acompanhado não posso entrar em grandes aventuras e subidas, senão não chegamos ao final. Como tenciono seguir para S. João da Pesqueira não preciso de andar lá no alto, tão cedo.
 

duchene

Well-Known Member
Só me lembrei agora, quando disseste que ias acompanhado, do porquê da tua pergunta...

Não há almoços grátis até Resende em qualquer uma das hipóteses, e considerando a partida em Entre-os-Rios temos:
77Km // 1250 AC+ pela N108
84Km // 1450AC+ pela N222

Os números valem o que valem, mas a N222 é um pouco mais acidentada em termos de perfil com várias alterações bruscas de cota. Mas, a seu favor, tem mais pontos verdadeiramente interessantes de paragem, ao contrário da N108.

Terás de ponderar bem... mas o botãozinho mágico está lá para alguma coisa :D
 

mr.al

New Member
Bons dias
Quando estava a 'preparar' a minha saida de Domingo também fiquei com muitas dúvidas sobre qual o sentido da volta... Ida pela 108 ou pela 222. Simulei os dois percursos até ponte de Ermida e escolhi começar pelo lado com mais acumulado de subida até esse ponto e, uma vez que a volta incluiu a subida de Recarei até Canelas, a escolhida foi a 108. No regresso teria sempre aquela retemperante descida desde Tarouquela até Escamarão onde dá para 'competir' com os carros mais lentos;)!
André, aquele pedaço de estrada entre Pala e a ponte de Ermida tem realmente algumas surpresas bastante inclinadas, mas acho que fiquei com vontade de passar lá outra vez brevemente mas em sentido contrário :cool:! Até porque tem partes com um tapete novo bem 'fresquinho'!
Zé, também me falta esse pedaço entre Resende e Régua... qualquer dia faço o que fiz ontem, mas tendo a Régua como ponto de retorno... mas a dúvida persiste, ir pela 108 ou 222?! Há um outro factor a ter em conta, o clima... é que acho que pela 108 podemos estar mais expostos ao sol!
Qualquer que seja a escolha, é sem dúvida das zonas mais bonitas para se pedalar, apesar das estradas não serem desertas, são sem dúvida fascinantes ;)
 

paradawt

Moderador
Vou deixar aqui o meu pequeno contributo...

No Domingo, infelizmente não estive presente no "PIF à nossa moda", mas como mesmo assim, apesar de ter adormecido, consegui acordar minimamente cedo, fui dar uma volta com o pessoal do grupo.

Fui por um percurso novo que não conhecia após cortarmos à direita na barragem de Crestuma, subimos apenas até ao cruzamento e cortamos à esquerda. Depois foi subir até Canedo, Lobão... Entramos na N1 e nos Carvalhos cortamos para a praia... Basicamente aqui foi o maior erro!!! Praia, Verão e Domingo não combina muito! Confusão!

A volta tem dificuldade média (apenas nas subidas que têm alguma inclinação mas não são muito longas), deu cerca de 92kms.

Fica uma imagem que dá para perceber mais ou menos o percurso.

42493551.jpg
 

Scorpio

Banned
spartaan só precisas de um smartphone com excelente autonomia e com receptor GPS! :D

Existe o Sportypal para as várias plataformas; Android, Symbian e WM.
 

James_T

New Member
Xiça, pelo que vejo, tirando os que foram ao "PIF*à nossa moda" ninguem mais pedalou por estas bandas..

As vossas voltas "envergonham" o pessoal!
No domingo fui fazer um percurso que coincide em grande parte com o do 1º PIF, só não me apeteceu fazer a parte da orla marítima por causa do vento e para fugir à confusão das praias, pelo que cheguei à granja e segui para os carvalhos.

Já que "está na moda" o log das voltas, deixo aqui o meu registo (telele android e software endomondo):


Off-topic:
ando a experimentar o funcionamento deste tipo de software no meu telemovel, escolhi para testes o Endomondo e o iMapMyRide+ (versão free). Ainda só tive oportunidade de testar o Endomondo por duas vezes. Tenho levado o telemovel num dos bolsos traseiros do jersey e, da primeira vez notei que houve problemas de captação do sinal de gps, pelo que o trajecto registado ficou muito deficiente face à realidade. Da segunda vez o registo já correu muito melhor, penso que a diferença se deveu à forma como coloquei o telemovel no bolso do jersey, mas ainda é cedo para se tirar conclusões.
Fiz o upload dos registos gps para o endomondo e mapmyride, a primeira impressão é que o mapmyride é mais completo (atenção que estou a utilizar versões free).

Boas pedaladas
 

spartaan

New Member
Boas,

Obrigado a ambos, Paradawt e Scorpio.
Hoje já deu para experimentar o sistema, acho que vai ser o meu companheiro diario...é uma ferramenta importante.
Tive apenas uma falha no inicio, acho que não contou alguns kms, deu 52 kms e eu fiz uns 60, a media também deu acima da que eu fi,z é claro, se contou menos kms, no ciclocomputador tirei média de 30.3 e no sportypal deu 30.67, mas estou contente com o resultado dado, e a falha deve ter sido um mero acaso.
Uma vez mais obrigado a ambos pela informação.

Parece que o vento não é só em portugal, este ano aqui na holanda está muito forte mas, o sol ainda brilha ai, porque por aqui, parece já outono...nunca mais chegam as férias!...

Abraço,

A.da Silva
 

paradawt

Moderador
Se usas o endomondo, tens que aguardar que o sinal de rede estabeleça ligação. Porque enquanto isso não acontecer, não te conta os quilómetros que fizeres. Por outro lado também demora um pouco mais a estabelecer-se se arrancares logo.

Se tens android, a versão do endomondo para esta plataforma é muito à frente na minha opinião.
 

James_T

New Member
@scorpio - tenho um samsung galaxy ace. De alguns testes de captação GPS que fiz (GPS Essentials), em comparação com um HTC o samsung é pior.

@paradawt - o problema não está no arranque do programa endomondo porque tive o cuidado de verificar que a captação do sinal gps estava estabelecida. O que aconteceu durante o percurso foram falhas na captação de sinal e quando vês o resultado no percurso no telemovel há zonas que são "cortadas" a direito sem seguir a estrada. Este problema desaparece quando passas o resultado do treino para o site porque é ajustado ao mapa. Algumas "curiosidades" já descobertas:
- exportando o ficheiro .gpx do endomondo e importando no MapMyRide dá resultados diferentes, por exemplo o mesmo treino dá um total de 81,35km no Endomondo e 80,74km no MapMyRide, o valor medido no sigma que tenho na bicicleta dá 83.76km (vou verificar o valor do perimetro real da roda porque não fui eu que configurei o sigma).
- o MapMyRide tem uma função que permite ajustar o track ao traçado do mapa, neste caso o mesmo percurso passa de 80,74km para 81,99km.
- como já referi, a posição em que se coloca o telemovel no bolso do jersey faz diferença, fiquei com a impressão que a melhor captação se verifica quando o telemovel fica na vertical, na posição natural em que se utiliza para telefonar.

Repara que tudo o que referi ainda são primeiras impressões de um novato na utilização de smartphones, não sendo de todo conclusivas. Com o tempo e mais registos irei ficar com uma opinião mais fundamentada.
 

spartaan

New Member
Boas,

È bem provavél que este domingo já ande de bicicleta em portugal, tudo vai depender da viagem.
Se me puderem ajudar, gostaria de saber se a estrada entre a ponte D.Luis e a barragem tem algum local que esteja em obras ou algum ponto em que deva ter mais cuidado?

Tenho a certeza de que me irei cruzar com pessoal aqui do forum, alguns talvez venha a reconhecer pelas bikes...mas deixo aqui as cores do meu equipamento, Azul, Branco e preto, será facil de reconhecer porque as letras escritas no mesmo são TACX, que é o patrocinador do clube, dêm um grito que eu paro de imediato, a não ser que leve a musica ligada...e quem sabe possamos um dia tomar um copo e falar deste nosso mundo.

As minhas voltas são só duas, v.n.de gaia até arada e ponte D.Luis até sra do salto, desconheço outros percurssos, começo sempre com um aquecimento no local que o fogueteiro chama, a zona da vaidade, é bom para aquecer as pernas e...os olhos!...

Já sei que hoje dá 30 graus para o Porto, voçês é que têm sorte...aqui está de chuva.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

James_T

New Member
@Spartan

desde o tabuleiro inferior da ponte D. Luis (Av. Gustavo Eiffel) até à barragem (N108) a estrada esta em bom estado. Do lado de Gaia é que a N222 está cortada na zona do Olival e mais estreita em alguns locais devido a uma estrada nova está em construção. Quando se chega à parte que está cortada há indicação de desvio (estrada antiga) ppodendo retomar a estrada na zona do Barbosa e Almeida.

boas pedaladas
 
Top