• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

Pois é pessoal já fiz uma vez um treininho que incluia essa serra da boneca e digo-vos que não e nada facil .... especialmente depois de cerca de 90km nas pernas ...
 

paradawt

Moderador
A Boneca tem várias vantagens.

Dá opções de percurso para voltar, tem inclinação acentuada, não é demasiado longa (também com aquela inclinação não seria fácil), não tem trânsito e tem paisagem.

Penso que é das melhores opções próximas de nós. Podemos também acrescentar a Assunção e a Raimonda.
 

Augusto Silva

New Member
Boas meus caros,

não podia estar mais de acordo, aí esta um pecurso muito completo.

Quando o fiz foi pela barragem, contando com algumas subidas que foram preparando as pernas. No início, eu, o Parada e o meu cunhado Nuno haviamos combinado fazer uma média mais baixa, com o intuito de descarregarmos a subir a boneca, posso garantir que nos primeiros quilómetros ainda respeitamos o acordo, mas depois ...

Bem o certo é que quando chegamos à boneca, as duas Lebres que me acompanhavam fizeram-se à vidinha e eu lá fui andando. Subida penosa principalmente na zona da lixeira, com algumas dores e muita persistencia lá fiz tudo. Os dois aventureiros que iam na frente ainda tiveram um encontro de 1º grau com uns cães vadios que se fizeram aos presuntos, valeu-lhes alguma "simulações técnicas" (descer da bike e simular atirar calhau), simulações que já não foram precisas fazer quando passei, pois o meu arfar era tão forte, que deveria parecer um urso.

No cimo paramos para ver se estava tudo no sítio, e lá retomamos o nosso caminho. Depois foi descer, descer, descer. Todas as subidas com que nos confrontamos até Valongo, pareciam planicies, comparadas com a boneca.

Valongo foi outra luta, com a lingua quase a enrolar na roda, lá subimos aquilo todos juntos. Passada esta etapa mantivemos uma boa média até Matosinhos.

É sem dúvida dos melhores percursos, para se fazer. Aconselho a terem alguma preparação, dada a extensão e o acumulado com que se chega ao fim.
 

paradawt

Moderador
Epá eram uns 4 ou 5... Ía eu a penar e a sofrer a terminar a lixeira antes da curva e começam eles a correr em direcção a mim desenfreadamente... Se a pulsação estava no limite, aí estourou :D
 

fogueteiro

Active Member
Oxalá que eles estejam, lá na próxima... mas logo cá embaixo no paralelo. É da maneira que subo aquilo num abrir e fechar de olhos, e parecendo que vou a descer.:D:D:D:D
 

super.byke

New Member
Fogueteiro, tens que fazer a subida de Santa Justa em Valongo... passa lá e depois diz se foi mais fácil ou difícil do que a boneca :D

Duchene, presumo que conheces este petisco (Santa Justa) :D
 

mariz

Member
Conheço bem essa subida. É lá que acaba a volta a Valongo em bicicleta. De bicicleta só fiz pela parte mais curta, por esse lado, ui ui....
 

fogueteiro

Active Member
Fogueteiro, tens que fazer a subida de Santa Justa em Valongo... passa lá e depois diz se foi mais fácil ou difícil do que a boneca

Eu já ouvi falar dessa subida, mas sinceramente nunca me puxou fazê-la, sobretudo por saber que é em paralelo. Mas já que falas um dia destes passo lá.

Já agora, essa subida é aquela que vai ter à capela lá em cima no monte, ou seja para quem vem na N15, no centro de Valongo, fica ao nosso lado esquerdo no no alto? Se é, já a fiz mas no sentido Gondomar/Valongo.
 

fogueteiro

Active Member
Até nem pareço eu, mas para Domingo ja decidi a volta a dar.

vai ser esta

Como é uma volta com alguns kms e um acumulado já razoável, saírei de casa pelas 7 (horário novo). Também quero conhecer a famosa srª da Saúde, perto de Vale de Cambra. Por isso será uma volta com dois troços novos e que vou descobrir: 1º Entre o ponto B e C e depois entre F e G.
 

duchene

Well-Known Member
Quanto à Santa Justa, a subida clássica, por onde sobe o grande prémio de ciclismo de valongo é esta: LINK

24fcv2o.jpg


Há depois a outra alternativa que é mais curta e que normalmente uso para descer. Ambas desembocam na estrada que liga Valongo a São Pedro da Cova.
 

mr.al

New Member
Um bom percurso Fogueteiro, conheço entre o C e o E ;), sempre a subir, mas muito agradável!
...falta aí o 'desviosinho' no merujal para "picar o ponto" no topo da freita, são só duas ou três rampas:cool:!!
Já deves conhecer, mas entre Merujal e Chão de Ave aquilo desce bem... e o piso, se bem me lembro, não é grande coisa, à imagem de outras descidas da Freita!
... e que não chova!
 

duchene

Well-Known Member
entre C e E é engraçado é. Há muito tempo para ver as maravilhosas vistas! :D

entre E e F o piso é aceitável, dá para perder a cabeça, sobretudo logo a seguir ao parque de campismo, por isso cuidado...

Que não chova é no sábado! :D :D :D
 

fogueteiro

Active Member
Altino e Duchene

O que vale é que eu tenciono parar para tirar fotos e ver a paisagem. :cool:cool:

As "rampinhas" que falas atás do parque de campismo, não estão no cardápio para esta vez. Quando lá chegar estarei, de certeza, a precisar mais de seguir e descer do que subir ainda mais.

Considero-me um cicloturista um pouco inconsciente a descer, sobretudo nas descidas que conheço, mas esta consegue fazer-me ter um pouco de medo. Felizmente não é tão longo como a irmã que vai para Arouca. O pavimento está melhor, apesar de tudo.

Que não chova é no sábado!

Quando há esse desejo, é porque vem por aí aventura.;);)

Paradawt

Como saio às 7 da matina penso estar por casa lá pelas 12h00 - 12h30, a não ser que alguma coisa corra mal.
 
Last edited:
Top