• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pequenos Objectivos, Grandes Vitórias

Ricardo93

Active Member
Ora viva a todos!

Não pude vir cá no fim-de-semana, por isso só hoje aqui venho deixar o meu relato.

Decidi ir fazer a tal volta no passado Sábado. Apesar das nuvens carregadas, o Sol que de vez em quando lá ia espreitando fez-me ganhar vontade para sair de casa, e foi o que fiz, aí por volta das 10h, segui na direcção da Serra de Ota, sempre que possível escolhi estradas menos movimentas, embora tenha que obrigatoriamente fazer uns km pela N1.

Ao chegar à serra lá começo eu a subir tentando sempre manter um ritmo constante. É importante dizer que estava muito mais confiante do que na primeira vez, não só por já ter sido um obstáculo superado, mas também porque os treinos que fiz em rolos durante a semana correram na perfeição. De facto a única dificuldade que tive na serra foi na última rampa, mas com algum esforço e sacrifício lá se passou sem males de maior. Para quem conhece sabe que depois dessa rampa, continua-se a subir embora com inclinações bem mais amigáveis. Dessa forma aproveitei essa parte da Serra para abrandar o ritmo e ir comendo e bebendo qualquer coisa. Ao chegar lá acima sentia-me bem, já tinha recuperado do esforço e estava pronto para tomar o caminho mais longo e duro, mas as nuvens cada vez mais carregadas e os pingos que timidamente me iam caindo na cara fizeram-me pensar duas vezes, e decidi encurtar caminho.

Assim, segui na direcção do Bairro, para quem conhece a zona sabe que até à Abrigada é sempre a descer, deixei-me ir na descida para chegar em perfeita condições à última subida do dia, a Subida da Pedreira, entretanto como parecia mesmo que ia chover, aproveitei uma paragem de autocarro que apareceu na descida para ver no que aquilo ia dar. Como o S. Pedro não se decidia, eu decidi continuar. A tal subida, foi feita com algum esforço mas com muito muito gosto. De facto é a subida que mais gosto de fazer, quer pela sua dificuldade quer pelo facto de ser pouco movimentada. Como tinha prometido filmei a subida e aqui fica o link:

[video=youtube;X6eHN_gcGgQ]https://www.youtube.com/watch?v=X6eHN_gcGgQ&feature=youtu.be[/video]

Infelizmente não consegui filmar a subida toda porque a câmara (que não é grande coisa) desligou-se, mas noutra oportunidade tento filmar toda a subida e a descida (que é a mesma coisa mas no sentido inverso). Realmente aquilo deve ser mesmo "só" 20% ou à volta disso, embora no vídeo não se note muito bem a inclinação, acreditem que em cima da bicicleta aquilo parece muito maior.

Como já devem ter reparado eu não tenho por hábito tirar muitas fotos, até porque não costumo parar muito, mas aproveitei que tinha que virar para traz no fim da última subida para tirar esta foto:

1379238_10201267295636029_2098639146_n.jpg


Basta-me deixar aqui o link do Strava: http://www.strava.com/activities/122989996 Como podem ver o ritmo não foi muito forte, mas isso é algo que vai mudar, porque descobri o prazer que dá voltas com muita subida. Claro que de vez em quando rolar também é bom, mas nada como o prazer de missão cumprida quando chegamos ao fim de uma subida.

Abraço a todos e sintam-se à vontade para comentar que é isso que a gente gosta! ;)
 

jpacheco

Well-Known Member
Não tives-te que andar ao Sssss quer dizer que ainda podes subir rampas com mais inclinação :D Bom treininho. Dá-lhe que daqui a um mês vais fazer isso e vai parecer brincadeira :D

estas pronto para subir ao montejunto até ao quartel!!! :D
 

grouk

Active Member
ta tudo muito bem mas acho que deves comecar a esticar esses kms, voltas maiorzinhas 3, 4h começar a calejar esse rabo
 

TigasPT

New Member
É bem!
A Serra da Ota está conquistada, agora é alargar os horizontes, e muito treino nas pernas, porque tens aí o Montejunto ao pé para conquistar!
 

Ricardo93

Active Member
@jpacheco Vejo que conheces o Montejunto. Quanto a subir, eu quando o fizer é até às antenas por tanto prefiro esperar mais um bocado para fazer logo tudo :)

@grouk Isso queria eu, mas surgem-me dois problemas. O primeiro é que actualmente tenho andado sozinho, e o segundo é que conheço poucos caminhos e não me tenho arriscado muito por esse motivo. Para a semana já faço 50 km, que é o que eu acho que dá a volta que fiz mas pelo lado de Alenquer.
 

jpacheco

Well-Known Member
Ricardo só conheço de olhar para o mapa, e fica mesmo ali tão perto da volta que deste :D era a unica colina que chega aos 700 metros por ventura? é como o grouk diz, é ganhar calo no rabo... ir prevenido com número de emergência, bateria e material para mudar um furo e confiança para sair da área de conforto... a cada semana que passa mais 10, 15 km para além!! :D

Força nas canetas.. com essa camera vou gostar de ver mais videos... esse dá para ver que a rampinha parecia curta mas muito dura :D
 

Ricardo93

Active Member
Para a semana se o tempo me deixar já me mandarei para os 50 ou 60 km.

Neste últimos tempos sinto que tenho melhorado bastante e que tenho vindo a conhecer-me cada vez melhor. Por exemplo, ainda há pouco tempo tinha por habito enquanto rolava usar mudanças mais pesadas e uma cadência mais lenta, neste momento faço precisamente o oposto e para mim funciona muito melhor, embora acredito que isso depende de pessoa para pessoa.
 

Bruso

Well-Known Member
Bom relato, e bom vídeo (sinceramente acho que tás a exagerar no declive daquela rampa).

Concordo com o que o pessoal diz, vai aumentando aos poucos a quilometragem. Se meteres mais 20kms planos quase duplicas os km's que fizeste, não desgastas muito as pernas e ganhas calo!!!
 

Ricardo93

Active Member
Sim eu vou começar a pôr mais km planos, quanto ao declive daquela rampa o strava diz que é 20,5% e eu sinceramente acredito. Mas como disse no vídeo não se nota muito. Quando passar de carro lá perto, faço um desvio para tirar uma foto, talvez se note melhor.
 

Ricardo93

Active Member
Boa noite a todos,

Já cá não vinha há algum tempo, mas não foi por isso que deixei a bicicleta de lado. Aproveitei uma semana de férias da faculdade para fazer umas voltinhas. Assim segui o conselho que me deram e alonguei as minhas voltas. Na passada semana fiz três voltas (dignas de registo):

http://www.strava.com/activities/131476293 18 de Abril: 31.3 Km. Isto foi um dia muito ventoso, em que escolhi um percurso suave, só com uma súbida mais complicada (na Merceana) mas que fiz sem grande problema. A ideia era ir até Alenquer e depois voltar até casa (Paúla) pelo lado de Ota. Contudo como já estava perto da hora de almoço, decidi encortar caminho. Como não gosto de ficar a sentir que podia ter dado mais, escolho para voltar um caminho com muito subida, voltei pelo Olhalvo, mas subindo por Penafirme da Mata, onde tem uma rampa com alguma inclinação e depois contínua a subir embora mais suave até Penafirme, onde se segue uma enorme descida (que eu fiz sempre de mão no travão, visto que sou um nabo a descer) para depois voltar mais uma vez a subir até Olhalvo. A volta não foi como eu queria mas o resultado foi positivo.

http://www.strava.com/activities/132667745 21 de Abril. 46,7 Km. Neste dia já saí com mais tempo e fiz tudo aquilo que queria fazer. Decidi fazer a volta ao Concelho de Alenquer (como já fiz muitas vezes) mas complicar tudo acrescentando uma zona com muita subida logo no início. Quem conhece a zona deve conhecer Cabanas de Torres e Portela do Sol, são localidades que ficam já quase dentro do Montejunto (embora não seja ainda mesmo Montejunto), como moro em Paúla, é quase sair de casa e começar a subir. Para ser sincero custou-me muito esta parte, e como também não queria abortar o plano a meio decidi baixar o ritmo. Ao acabar esta zona a subir, foi seguir sempre a rolar e com vento pelas costas, ou seja, foram ainda uns bons kms a rolar entre os 35 e os 40 km/h, o que para os meus 54kg é bem bom. A próxima "dificuldade" foi a subida da Merceana, que mais uma vez se fez sem grandes complicações. Daí até a Alenquer, foi sempre a rolar a "grande velocidade". Para terminar o dia, e já com algumas dores nos rins e no pescoço (falta de hábito a tanto tempo em cima da bicicleta), a recta de Ota (perto da loja da Rbikes) com um vento fortíssimo da frente e a terminar numa pequena súbida mas que se complica muito com o vento. Faço um balanço muito positivo deste dia, visto que me senti bastante bem ao longo de grande parte do percurso e consegui passar mais ou menos bem as dificuldades.

http://www.strava.com/activities/133314535 23 de Abril: 50,4 Km. Sobre este dia não tenho muito a dizer, fiz a mesma coisa que no dia anterior, embora tenha intensificado mais o ritmo nas subidas (Cabanas de Torres/Portela do Sol e Merceana) e as partes a rolar para recuperar (embora sem engonhar). Ao chegar a Alenquer, sentia-me cansado, mas tinha uma enorme vontade de fazer mais, então fui até Ota a avaliar se as pernas seriam capazes de responder ao que a cabeça pedia: Subir a Serra de Ota. Na verdade, foi já à última da hora que decidi cortar à esquerda para subir a serra. Ao contrário do que fiz nas outras súbidas, desta vez baixei muito o ritmo para conseguir completar tudo com sucesso, o que é normal visto que a disponibilidade física já não era a mesma. Ao chegar ao topo da Serra, foi só cortar na direcção de casa e deixar-me levar na descida. Adorei este dia, pois percebi que consigo esticar mais as voltas e fazê-las com obstáculos verdadeiramente dignos desse nome (para mim claro).


E assim chegamos ao dia de hoje. Entretanto tive que voltar à faculdade, embora só de segunda a quarta, visto que hoje foi feriado e amanhã como só tenho uma aula, decidi ficar em casa.

Nos três dias que lá tive, aproveitei dois deles para fazer rolos. Segunda não fiz o treino completo (por isso não esta o registo no Strava) e na Terça lá consegui ter tempo para fazer um treino do The Sufferfest completo (e por isso está no Strava).

Hoje como tive que me dedicar à agricultura da parte da manhã, só me despachei às 11h30. Como ainda tinha algum tempo antes do almoço lá fui eu para uma volta com alguns objectivos: Tentar bater alguns recordes do strava visto a volta seria pequena e por isso podia esticar um bocado mais. A média acabou por não ser grande coisa, pois a última parte já foi mesmo em ritmo de passeio. No entanto consegui bater alguns recordes pessoais o que me deixou satisfeito.

Ora aí fica o registo de hoje: http://www.strava.com/activities/136123092

A volta de hoje não foi nada de especial. Mas em príncipio amanhã dou novamente novidades. Já sabem que fotos não há porque não gosto lá muito de parar (tenho que começar a fazê-lo para dar mais emoção ao meu relato) e vídeos desta vez também não.

Se for andar amanhã tento gravar qualquer coisa. Sendo assim até amanhã!
 

Ricardo93

Active Member
Ora boa tarde a todos,

Em primeiro lugar obrigado @rgccv pelo tempo despendido a ler o meu relato. ;)

Quanto ao dia de hoje, antes de começar tenho que revelar que sou um grande preguiçoso pelo que só acordo lá para as 10h, o que faz com que saia de casa não tão cedo como seria aconselhável. Resultado: Muito calor, e pouco tempo para fazer tudo o que queria fazer. Fica já aqui o próximo objectivo: Começar a acordar mais cedo!! xD

Assim, hoje saí de casa às 10h30, talvez um pouco mais tarde, segui em direcção à Serra de Ota, ou seja ao contrário das últimas voltas tive uma parte plana para aquecer antes da súbida, contudo a dificuldade das subidas não se compara. A Serra de Ota como já é habitual fez-me sofrer a bom sofrer, mas lá se passou. Ao contrário do que customo fazer, decidi seguir na direcção de Alenquer ao chegar ao cimo da Serra, passei por umas localidades, uma descida enorme (antes de chegar ao Fiandal) e toca a subir novamente, contudo aqui nesta zona as pernas já vinham acordadas o suficiente e consegui responder bem às exigências do terreno. A partir daí foi seguir até Alenquer. Devo dizer que me senti um autêntico estranho em casa, pois nunca tinha passado por ali embora seja no meu concelho, ou seja tive que ir por orientação e pelas placas que ia vendo na estrada. Ao chegar a Alenquer e após uma pequena paragem, vejo que o tempo já não era muito, pelo que decidi cortar um troço do percurso, que tal como o anterior seria uma zona desconhecida para mim.
No caminho de regresso a casa, vou na direcção de Olhalvo, uma zona que eu conheço muito bem, mas que nunca tinha feito neste sentido, por norma faço de Olhalvo para Alenquer e desta vez foi de Alenquer para Olhalvo. Para além do vento de frente (e até que nem estava muito vento) neste sentido apanhei mais algumas subidas que apesar de se fazerem bem endoreceu um pouco a volta. A última dificuldade do dia, foi a subida de Labrugeira para Penedos, onde apanhei muito vento frontal (ao contrário do que na zona atrás mencionada) o que dificultou muito as coisas. Daí até casa foram mais ou menos uns 3km sempre a rolar.

Anotações do dia: Eu tinha prometido filmar certas partes, mas as minhas capacidades tecnológicas em cima de uma bicicleta reduzem-se para aproximadamente zero, pelo que apesar de a máquina estar ligada e eu ter carregado no botão para filmar, ela não filmou. Aquilo tem-se que ficar a carregar um tempo para dar e eu não devo ter carregado tempo suficiente. No entanto, como não sou de deixar mal o pessoal que segue este tópico decidi parar antes de chegar a Alenquer para tirar uma foto com a Vila Presépio em plano de fundo. Aqui fica a foto:

1911721_10201480330721773_7258496971522138450_n.jpg


Deixo também o link do strava para verem por onde andei: http://www.strava.com/activities/136546936

Agora antes de me despedir, quero partilhar convosco uma situação que me aconteceu hoje. Antes de começar é melhor contextualizar, como já disse algures por aí (não sei se foi no fórum se foi no tópico) o meu pai faleceu quando eu era muito novo (11 meses) pelo que as únicas recordações que tenho dele são algumas coisas que lhe pertenciam. Um dos hobbies dele era andar de bicicleta, pelo que tenho algumas camisolas de ciclismo dele (de um grupo de cicloturismo que ele pertencia). Como são recordações não as uso, mas sempre as guardei com muita estimação. Para além das coisas dele também guardava coisas de ciclismo que um vizinho meu que foi ciclista profissional e que foi iniciado nesse mundo pelo meu pai me ia dando, lembro-me especialmente bem de umas luvas que ele me deu, e que estavam todas rasgadas porque ele tinha caído com elas, no entanto a minha mãe coseu-as e eu andava às vezes com elas, enquanto andava [em miudo] na minha bike a brincar à volta a Portugal, basicamente era eu a andar sozinho a fazer de conta que estava na Volta a Portugal. Como muitos de vocês saberão muitas vezes vêm-nos memórias à cabeça através dos cheiros, e hoje veio-me essas lembranças de miúdo enquanto fazia uma subida após ter saído de Alenquer. Ao me vir essa lembrança senti-me mesmo na volta a Portugal e voltei a ser criança por uns minutos. Após algum tempo a pensar no que teria despoletado aquele cheiro, lembrei-me que ainda hoje guardo as minhas coisas de ciclismo junto com as do meu pai, pelo que devem ter ficado com o mesmo cheiro.

Peço desculpa se os massei aqui com esta história, mas achei engraço e quis partilhar.

Fiquem bem e até breve!
 

Ricardo93

Active Member
Olá a todos passou um longo tempo desde que vim cá pela última vez, o que aconteceu essencialmente por dois motivos: 1º Este verão chuvoso e as férias não permitiram grandes aventuras; 2º O facto de não ter obtido nenhum comentário ao meu último post.

Bem estou de volta (espero que os comentários também, porque é sempre bom termos um feedback do que fazemos/escrevemos) e como não tive um Verão feliz no que toca à pratica desportiva tomei uma decisão: Fazer um plano de treino e deixar de ser "mariquinhas" e pedalar mesmo em dias ventosos e chuvosos, desde que não esteja uma tempestade lá fora, como é óbvio.

Após alguns dias a ler sobre o assunto consegui elaborar um plano de treinos (sintam-se à vontade para apontarem qualquer erro ou sugerirem algo). Em primeiro lugar decidi marcar alguns objectivos, decidi marcar dois que coincidem quase na mesma altura: O Tróia-Sagres (ainda não sei a data mas será para meados de Dezembro), o que vai ser difícil até em termos logísticos mas gostava muito de ir; e a Volta de final de ano da Rbikes, que já tem data marcada para 28 de Dezembro.

Traçados os objectivos aqui fica o meu plano de treino:

Seis semanas de Treino de Base (já comecei esta semana pelo que será até ao dia 2 de Novembro):

Segunda: Livre
Terça: 1 hora de Rolos em Zona 1 ou 2
Quarta: The Sufferfest: Fight Club (Rolos)
Quinta: Livre
Sexta: 1h30 em estrada plana em Zona 1 ou 2
Sábado: 2 ou 3h em Zona 2
Domingo: 1h30 em estrada plana em Zona 1 ou 2

Feito o treino de base é altura de começar o treino mais duro, ou como chamam: Treino Especifico (acho eu). Segundo o planeado ficará de 3 até 30 de Novembro. Atenção aqui nos treinos de Sábado e Domingo, farei alguns esforços em zona 4, no de Sábado até era possível fazer séries, dependendo como o corpo responda.

Segunda: Livre
Terça: The Sufferfest: The Hunted (Rolos)
Quarta: 1 hora de Rolos em Zona 1 ou 2
Quinta: The Sufferfest: A Very Dark Place(Rolos)
Sexta: Livre ou 1 hora em estrada na Zona 1 ou 2
Sábado: 1h30 em estrada plana em Zona 1 ou 2
Domingo: >3h em estrada na Zona 2 ou 3

Uma semana de recuperação (que está marcada para a semana de 1 de Dezembro a 7 de Dezembro). Isto porque li, que convinha pôr uma semana de descanso entre treinos específicos

Segunda: Livre
Terça: 1 hora em Zona 2 com esforço de 2x6 min em Zona 4
Quarta: Livre
Quinta: 1 hora de Rolos em Zona 1 ou 2
Sexta: Livre
Sábado: 1 hora em Estrada em Zona 1 ou 2
Domingo: >3h em estrada na Zona 2 ou 3

Pronto e é isto, agora gostavam que me dissessem o que acham, e eu vou pondo como está a correr os treinos.

Cumprimentos e boas voltas! ;)
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Olá @ Ricardo93 :cool: ;)

Heheheh boas olha para teres muito cometários dos outros user tens que tirarei muitas fotos em sitio bonito ( mesmo que depois levem uns retoque de Fotoschop e fazeres uns textos a dizer onde pares-te onde andantes estradas movimentadas ou pouco movimentadas etc etc subidas loucas etc etc o que estiveste fazendo, onde comeste onde mijaste não digo mais etc etc etc ai talvez tenhas alguns comentários mesmo assim ummmmmmmmmmm.

Xau Boas voltas e vai dando os teus feedback.

___________________________________________________________________________________________________________________

Agora a serio.

A respeito do objectivo Tróia-Sagres (Volta de final de ano da Rbikes ) horas horas e mais horas em cima da bike com plano de treino ou sem plano simplesmente sair para a estrada e fazer kms
Eu preferia sair para a estrada do que fazer rolos.
Xau e bons treinos.
 

pratoni

Well-Known Member
Bo asorte com o plano, parece-me minimamente bem estruturado, agora é só cumpri-lo (a parte mais difícil) a ver se resulta...

Quer se queira, quer não, o trepadores da Figueira a brincar, ou não, disse muito acerca da dinâmica dos comentários quer deste fórum, quer de outros fóruns/redes sociais... ;)

Lá por não teres comentários, não quer dizer que ninguém leia o que escreves...
 

Skyforger

Active Member
É verdade, a brincar a brincar o trepadores da figueira acertou na mouche! Chega a ser doentio a forma como as pessoas andam obcecadas em criar uma "imagem virtual" e em obter comentários, likes, shares e coisas do género a tudo aquilo que fazem no mundo virtual, numa espécie de existência paralela, como se a validade daquilo que fazemos e daquilo que somos se medisse pelo feedback que obtemos numa página de internet...Enfim, isto daria para uma discussão sem fim...

Mas isto para dizer que não deves vir aqui publicar apenas com a expectativa de obter comentários e que não deves amuar se não os obtiveres. Deves publicar quando tens vontade de partilhar alguma coisa e se isso te fizer sentir bem. Caso contrário, estás a enganar a ti próprio! Acredita que a malta lê o que escreves.

Quanto ao plano de treino, sou sincero...seria incapaz de seguir algo do género, pois isso retiraria todo o prazer de andar de bicicleta! Mas se acreditas nessa via, força nisso e não desistas!
 

Morg

Well-Known Member
Quanto ao plano de treino, sou sincero...seria incapaz de seguir algo do género, pois isso retiraria todo o prazer de andar de bicicleta! Mas se acreditas nessa via, força nisso e não desistas!

Engraçado, eu se não tiver um plano sinto-me perdido.
O plano pode ser dinâmico e altero de acordo com a disponibilidade diária.
Somos muito diferentes porque a mim ainda me dá mais prazer seguir um plano que me permite fazer as aventuras que me dê na telha.

Ando quase sempre sozinho por isso o meu único objectivo é ter prazer a andar.

Acho que cada um deve escolher a forma de praticar ciclismo que mais o apraz independentemente se faz competição, turismo, com ou sem plano de treino.
 

Ricardo93

Active Member
@trepadores da Figueira Antes de mais obrigado pelo comentário. Eu não sou do tipo de pessoa de tirar fotografias por todos os sítios onde passo porque prefiro ir concentrado na volta e a desfrutar da mesma, em vez de andar a parar em todo o lado para a fotografia, portanto salvo uma ou outra excepção os meus post serão só texto. Quanto a fazer rolos, eu também prefiro fazer estrada, mas de segunda a quinta é me impossível fazer estrada, por isso terei que recorrer aos rolos para não parar. Só mais uma coisa, não sei se ficou claro mas o Tróia-Sagres é uma coisa (bem conhecida por todos) e a Volta de Final de Ano da Rbikes é outra, neste caso uma volta de 100km organizada pela loja Rbikes (em Ota) e que conta com uma passagem pela Serra do Montejunto, sendo essa a grande dificuldade do percurso. Se eu puder definir prioridades de objectivos, sem dúvida que a Volta da Rbikes é o principal objectivo, o Tróia-Sagres mesmo que o faça será num ritmo muito modesto, ao contrário da Volta da Rbikes em que quero dar o melhor de mim. Abraço e boas pedaladas!

@pratoni Tens toda a razão, o mais difícil é cumprir o plano, mas sinto-me suficientemente motivado para o fazer. Quanto aos comentários, eu acho-os importantes para avaliar aquilo que aqui venho escrever, não o faço para obter reconhecimento nem para nada disso, mas sendo isto um fórum é bom ir havendo feedbacks, mesmo sendo negativos (desde que não há ofensas, claro). Obrigado por comentares e boas pedaladas!

@Skyforger Acredita que não estou a tentar criar uma imagem virtual, daí nem me dar ao trabalho de parar para tirar fotografias, porque acho que o mais importante é sentirmos-nos bem a andar de bicicleta, a partilha dessa experiência só é possível se houver prazer durante o exercício, isto na minha opinião. Quanto ao plano de treino, não me tirará prazer porque continuarei a fazer o que até agora faço, mas de um modo mais pensado. Quem me acompanha no Strava, poderá reparar que farei quase os mesmo percursos, mas de forma mais controlada e pensada. Isto à excepção dos Sábados ou Domingos em que são dias destinados a voltas maiores. Obrigado e um Abraço!

@Morg Concordo com o que disseste, o meu objectivo é andar nisto por puro prazer, mas se pudermos andar mais rápido e melhor, então porque não? Como disseste o meu plano, também será dinâmico, visto que há dias em que é completamente impossível andar (ou por doença, ou por trabalho, o que for) e nesse caso temos que fazer alterações para minimizar as perdas. Abraço e continuação de bons treinos!
 

Bruso

Well-Known Member
É como já foi dito atrás. Não podes desanimar por não teres comentários. Nos meus relatos também já houve alturas com 0 comentários e admito que às vezes é um pouco desanimador mas na volta seguinte lá estava eu outra vez a publicar fotos :D. Como não gosto de encher o instagram e facebook de fotos de bike venho aqui colocá-las!! Anda à espera de ver quem vai ser o corajoso que vai perder a cabeça e vai vir à Madeira...xD

QUanto ao plano de treinos, acho que fazes bem. é importante ter uma boa base física para tirar prazer da voltas. Eu não precisei porque sempre fui muito ativo desportivamente mas para quem não o é é importante. Ou isso ou então tens de ter uma mentalidade mesmo de "vou pedalar só para disfrutar e não importa a velocidade", coisa que não consigo!! Mas acho que não devias exagerar também no treino porque não és pro e tens outras coisas para fazer. Não é o teu trabalho e precisas estar bem para no dia a seguir ires trabalhar. Tem atenção a isso e vai devagar...e muitos alongamento!!
O que o trepadores disse é verdade. Para fazeres um troia-sagres (200m não é?) precisas é de quilometros em cima da bike. Já que ele por modéstia não o diz aconselho-te a veres os treinos do trepadores. Aquilo mete subidas mete planos, mete + de 100km uma carrada de vezes por semana. Acho que é disso que vais precisar. Mas tens tempo para ir experimentando vários tipo de treino!!
 
Top