• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedaleiras Ovais

nogueira.nuno

New Member
Não há problema.

A 3D e a Pedaleira da Rotor que eu mencionei e devido a ser preta acho que ficava bem na minha Bike.
Por exemplo tens aqui um pequeno Link com uma foto. Devido a estar agora com o Tlmv não me da jeito introduzir aqui una foto directamente.

http://www.bicycles.net.au/Road-Cyc...ash=f148fc3876&tx_cmarticle_pi1[singleID]=337

BCD e a distancia entre furos e essa distancia normalmente em estrada e de 110mm ou 130mm, estas duas são as mais comuns e o ideal e tentares confirmar primeiro qual destas tens ou com o modelo/marca de pedaleiro que usas bem como a relação ou número de dentes dos pratos. Postas aqui esses dados e a partir dai já te podemos dizer ou ajudar com os pratos da Rotor.
 

Burning Dogma

New Member
Já se falou dos pratos usados pela Team Sky, mas esses naõ são ovais, são elílpticos. Os Rotor é que são ovais. Não sei bem qual será a diferença no efeito sentido pelo ciclista, mas os elílpticos tem um ar mesmo estranho:D A marca que a Sky usa é a O'Symetric.
 

caetano

New Member
obrigado nuno pela dica.
mas os rotor sao todos ovais?

o pedaleiro que tenho é a unica coisa que ainda nao mudei na minha bike,é shimano sora,os pratos que vinham em nova eram 52-42,mas agora tenho 52-39. o que pretendes saber mais sobre o meu pedaleiro para me ajudares?
o BCD tenho que medir porque nao faço a minima ideia...
 
Last edited:

patrick pires

Well-Known Member
Todas as duvidas que possam vir a ter sobre o material "Rotor" enviem-me um Mp que posso dar o contacto ou como ou obter mais informação com um representante da marca..

Ps: Não publico aqui no forum porque iria contra as regras...:rolleyes:
 

SBRDYDY

Well-Known Member
eu ja uso a 1 ano e to muito adaptado a ele. ate tenho 1 prato 52 a mais lá em casa, pois passei para o 53.
 

nogueira.nuno

New Member
Caetano

O BCD(Bolt Circle Diameter) do Pedaleiro para 2 pratos do Grupo Sora é de 130mm por isso podes arranjar facilmente pratos visto ser uma medida bem standard.
Esse BCD pode ser medido como o nome indica, entre os parafusos do pedaleiro e os mais comuns são esse de 130 e o de 110mm.
Que eu saiba de momento todos os pratos Rotor á venda no momento são Ovais por isso...
Pois, como falaram, baratos não são mas... acho que não te vais arrepender, sobre a sua compra se quizeres posso dizer-te aonde podes comprar aqui por Lisboa ou então Online que foi aonde comprei os meus.
 

Burning Dogma

New Member
Acho que a Rotor também tem pratos redondos, embora na maioria das vezes vê-se é os ovais. Os O'Symetric gostava mesmo de experimentar mas o par custa uns 250€!!!
 
Eu o verão passado fiz 300 km numa bike com pratos ovais de um ex-ciclista do sporting o manuel lopes mais conhecido por aguinhas e não notei grande diferença apesar dele dizer que é melhor para subir mas mesmo assim prefiro a minha truvantiv compact...Abraço
 

nogueira.nuno

New Member
Nos Tour usam mas e o que lhes dão que e o que lhes paga o ordenado e não o que eles preferem, por isso na minha opinião isso não se pode aplicar muito.

O grupo 105 também funciona bem e faz o mesmo que o Dura Ace, agora se vale a pena devido a um ou outro factor mínimo já depende do gosto de cada um.

Isto para dizer que no final a escolha tem que ser mesmo pessoal e como que numa base seria de utilização senão e difícil ter um Feedback correcto.

Como o utilizador da Bike que era Ex Ciclista disse em subidas nota-de mais devido a se conseguir usar uma cadencia mais constante e certa, em plano nota-se mais em cadencias mais altas e com um pouco de maior esforço.
 
Last edited:

ALNM

Member
E as mudanças entram bem em ovais ou elípticos como nos ciculares? A posição do desviador da frente é mantida?
 

phalhas

New Member
Boas.
Uso pratos Rotor na bicicleta de btt há mais de um ano e posso dizer que são excelentes, nota-se bastante na pedalada. Comecei a usar devido a uma lesão nos joelhos, condromalacia rotuliana, e dei-me bastante bem.

Há coisa de 2 meses comprei também para a asfáltica.
O desviador deve ser afinado pela parte maior da oval e como tal fica ligeiramente acima dos pratos "normais", a passagem dos pratos tanto na de btt como na de estrada é impecável.

Recomendo, tem a grande vantagem de esforçar menos os joelhos. Mais informações basta lerem as referências que se encontram pela net.

Grande abraço
Rui
 

nogueira.nuno

New Member
Abraço Rui, antes de tudo.

Sim, e isso mesmo acerca do ajuste do desviador, nada mais a dizer a não ser que são 5 estrelas na minha Opiniao.

ALNM, são como os outros(bons pratos) a nível de precisão a meter mudanças.
 

20fps

Member
Se os pratos ovais fossem assim tão vantajosos os normais não estariam já "banidos" do pro tour por ex. ???

100% de acordo.
E é óbvio que os ciclistas não usam "o que lhes dão". Ou por outra, se a equipa visse que com pratos ovais ganhava mais etapas podes crer que era isso que lhes davam.
O que paga o ordenado são as vitorias.
 

rjcm78

Member
Boas!

Eu uso pratos ovais da Rotor e até agora estou satisfeito...

img0548cs.jpg


img0549.jpg


Não pensem que com pratos ovais andam sem esforço ou que andam mais 5 ou 10 km /h. Nada disso... Obviamente sente-se a diferença, quer a subir, quer a direito. Uma diferença que também se traduz em conforto, digamos que há um maior aproveitamento do esforço da pedalada. Também se sente no inicio uma dôr muscular que advém de musculos que antes se utilizavam menos...

Também é possivel regular os pratos em diferentes posições consoante as caracteristicas de cada um...

Mas como tudo só usa quem quer e deixem lá a discussão do pro tour e de quem paga ou dá...
 
Last edited:
Top