• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedais estrada (Shimano SPD-SL) vs. Pedais BTT em estrada (SPD)

portellini

New Member
Caros amigos, uma pergunta de cariz técnico:

Comprei uns sapatos com possibilidade de usar SPD (encaixes de BTT, mais pequenos, de 2 parafusos paralelos) ou SPD SL (encaixes de estrada, maiores, de 3 parafusos em triângulo).
Tenho e sempre tive sapatos vocacionados para o BTT simplesmente porque fazia uma utilização mais urbana da bicicleta (tenho duas uma mais para estrada e a outra mais urbana). Simplesmente, agora, como tenho 2 pares, gostaria de saber a vossa opinião:

Vale a pena investir nuns pedais de estrada e respectivos cleats ou os pedais de estrada, em estrada, não trazem uma diferença significativa que justifique o investimento?

Os argumentos a favor do pedal de estrada são sobretudo a eficiência a pedalar, tendo em conta a maior área e a rigidez; os argumentos contra (a favor do pedal de BTT) é a versatilidade de poder usar com vários tipos de sapatos, especialmente para quem já tem pedais de BTT.

Muito obrigado,

Pedro Portela.
 

paradawt

Moderador
Pedro,

Não sou a melhor pessoa para te informar sobre isso porque em termos técnicos pouco percebo.

O que posso falar passa pela minha experiência porque pratico estrada e BTT e tenho pedais e sapatos especificos para cada uma das vertentes.

O sapato de estrada tem uma base maior de apoio e igualmente uma área que sinto que recebe e transmite melhor a força que exercida na pedalada.

Quanto aos de BTT são eficazes não tanto pelo pé estar preso mas pelo não acumulamento de lama e terra.

Penso que se vais fazer um uso intensivo na estrada, compensa o pedal apropriado. Se é apenas para umas "passeatas" já tenho as minhas dúvidas que tires grande partido disso.
 

Armando

New Member
Eu cá sou pelo o seu a seu dono.

Os pedais de estrada têm um senão. Não é muito conveniente fazer muitas passeatas a pé pois a travessas detrioram-se muito rapidamente.
 

saurio33

Member
Eu também pensava que os pedais de btt SPD dariam para remediar na de estrada, para usar os mesmos sapatos. Agora não tenho essa opinião. Se for para andar muitas horas na de estrada, vale a pena comprar pedais de estrada. Os shimano r540 não são caros e são uma boa opção para quem quer poupar uns €€. Fala-se em que os sapatos escorregam quando se caminha e tal... Eu não tenho essa opiniao. Pelo menos com os meus sapatos e os cleats shimano, que tb têm borracha, caminho normalmente. O maior inconveniente que vejo é quando circulamos em cidade, no para-arranca. É mais difícil encaixar e desencaixar os pedais. De resto, só vejo vantagens.
 

dgzbj40

New Member
Eu quando passei de BTT para estrada também andei uns tempos com pedais de BTT. Para quem não é pro e não está preocupado com a diferença de potência transmitida, diria que para voltas até 50km não justifica o investimento. Em contrapartida depois de passar para pedais/sapatos de estrada já não voltaria atrás pois para as voltas que dou (70km-100km) nota-se a diferença. Utilizo uns pedais Speedplay Zero e são interessantes para uma utilização urbana pois encaixam dos 2 lados, mas têm o inconveniente dos cleats serem mais altos, logo pouco recomendáveis para caminhar.
 

portellini

New Member
Muito obrigado a todos pela vossa opinião. Um companheiro de estrada vai emprestar-me uns pedais de estrada mais antigos para dar umas voltas e decidir.
 

rfcarvalho

Active Member
Também estou com a mesma duvida.

Encontrei muitos testemunhos em foruns que passaram de SPD para SPD-SL e não notaram ganhos de performance, usando sapatos bons tanto num como em outro formato.

Dizem que SPD é mais prático em todos os aspectos (encaixe, ao caminhar com eles, etc.). Como é lógico SPD-SL é "state-of-the-art" em todos os aspectos...

portellini qual foi a tua opinião depois de experimentares?
 

pratoni

Well-Known Member
eu tenho ouvido é que os spd-sl a pedalar tornam-se mais confortáveis, porque a base/interface do pedal com o cleat é maior e mais distribuida pela planta do pé, provocando menos pontos de pressão...

Para mim, olhando para os cleats e pedais tem lógica embora nunca tenha usado spd-sl (estrada)...
 

Daniel

Member
Eu estou justamente à espera de uns pedais para substituir os meus SPD.
O motivo principal por optar por uns tipo Look (os Exustar PR200) é mesmo a maior superficie de contacto, tentanto eliminar um desconforto que sinto na lateral do pé, penso eu que derivado de um contacto muito pequeno com o pedal.

Logo que os receba, penso que amanhã ou quarta-feira, venho cá deixar o feedback após uma volta de teste...
 

Magic 10

New Member
OLA! OLA!!!

Tasse bem???

Eu só faço estrada e desde que tenho "menina" (desde o verão de 2011) sempre usei pedais de estrada neste caso uns Welgo

Tenho estado a pensar trocar por uns SpeedPlay zero (custam caro mesmo os mais "ranhosos") acham que vale a pena a troca

Como não sou um artista da bike não me equilibro muito bem logo quando é para arrancar em especial em subida é um stress para encaixar o pedal

Quem já usou dos dois tipos pode dar umas dicas???

Inte
 

Magic 10

New Member
OLA! OLA!!!

Tasse bem???

Eu só faço estrada e desde que tenho "menina" (desde o verão de 2011) sempre usei pedais de estrada neste caso uns Welgo

Tenho estado a pensar trocar por uns SpeedPlay zero (custam caro mesmo os mais "ranhosos") acham que vale a pena a troca

Como não sou um artista da bike não me equilibro muito bem logo quando é para arrancar em especial em subida é um stress para encaixar o pedal

Quem já usou dos dois tipos pode dar umas dicas???

Inte
 

joaolucio

New Member
Um dos truques com os SPD-SL é de continuar a pedalar mesmo sem ter feito logo o encaixe. Ganhando alguma velocidade pode-se encaixar com mais calma. E se a subida é um problema grande… encaixa-se a descer e dá-se a volta. :)
 

rfcarvalho

Active Member
Um update aqui ao tópico:

Continuava na duvida entre SPD e SPD-SL para iniciar-me, mas após uma conversa com um vendedor muito porreiro de uma loja aqui da zona, ele disse-me logo que para estrada é SPD-SL e mais nada... para esquecer SPD.

É muito mais confortável devido à plataforma maior. E realmente, poucas são as vezes que num treino se vai desencaixar...

Penso que já me decidi.
 
Top