• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Passeio informal] La Photo-Promenade Duchene · 19 de Setembro de 2015

duchene

Well-Known Member
Daniel
É isso mesmo!
Só não são verdadeiras clássicas porque são irrepetíveis no percurso e não se fazem anualmente. Mas de resto o pressuposto é esse: um dia completamente diferente da norma.

Zé Nuno
Certamente que vais alinhar! Combinas boleia com o Daniel Grouk...

Fernando
Gostaria que todos os participantes entrassem no espírito, já que a ideia do passeio é alicerçada precisamente no facto de existir um registo fotográfico colectivamente individual.

Não se trata de ter jeito ou não, até porque não é um concurso da melhor fotografia. Basta registares algo que te chame a atenção ou que gostes particularmente. Acredita que não será difícil...

Naturalmente que não há penalizações mas as ausências vão se fazer notar na galeria final...
 

grouk

Active Member
nao sei se posso ir com esse senhor moramos muito longe:cool: e alem do mais o que é que se passou no sábado... vocês foram por outro lado ou quê?
 

duchene

Well-Known Member
Rodrigo
O objectivo principal passa por aí. Pedalar quando for necessário e parar para apreciar as vistas sempre que assim se justificar. Normalmente os grupos destas brincadeiras acabam por encontrar uma dinâmica própria e muito assertiva nas paragens. Mas se assim não for, eu dou uma ajuda! :D

O dia é longo e nós temos tempo...
 

Pintas

Member
Em relação ao dia do evento, e se a organização, neste caso o André permitir ou achar interessante gostaria de deixar a sugestão de algum dos participantes poder disponibilizar um live-tracking do evento, acho que era engraçado para quem por algum motivo não possa estar presente, poder acompanhar por onde é que andam.
 

duchene

Well-Known Member
Eu imponho muitas condições, é verdade, mas não vamos exagerar! Não tenho de autorizar nada... estamos num país livre. Ainda.

Isto para dizer que não vejo problema nenhum em que se faça o live tracking. Porém, tenho as minhas dúvidas que a bateria do smartphone aguente a emoção de tantas horas na estrada... já para não falar nos vários locais onde não existe sequer rede de telemóvel... :eek:

Mas quem for mais adepto das novas tecnologias poderá divertir-se com estas questões no dia.
 

Pintas

Member
Que mauzinho, a gente aqui a querer controlar o pobo, é só escolhes sítios sem rede, ora já vi que quando quiser encontrar sítios interessantes para pedalar é só procurar o mapa das zonas sem rede do País. eh eh
Abraço
 

vhugocosta

Well-Known Member
Olà André,

Antes de mais obrigado pelas palavras, realmente foi uma experiência única em todos aspetos, nunca imaginei a dimensão, o ambiente, as paisagens, o espirito, e claro o empeno que foi. Espero te em 2019...ok? Vai te mentalizando.

Sobre o passeio hoje fiquei a saber que nesse fim de semana, precisamente nesse, volto para o Brasil...portanto estou fora. Até lá gostava de me encontrar contigo, depois ligo te para ver a disponibilidade.

Abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia
não me incomodam as regras ou as definições dos outros ... no entanto ... entendo que deve ser fornecido track para qualquer precalço que possa ocorrer no dia que não impeça o programa definido.
Já foi dito que seria o oposto a um grandfondo ... devem ser 10k a 0% ( 1km por hora ... muitas fotografias ;) ) :eek: ... sem qualquer problema com o empeno ... e embora esteja fora do ambiente habitual ... não deve ser necessário chamar o INEM para operação de resgate.

O pior km da subida para Armamar era um que tinha pendente média de 1.20% ... ainda me vou lembrar dele muito tempo. :p

OK. Partida e track no dia anterior? Estarei a pedir demais? bem sei ... o GPS também não funciona em quaisquer condições ... mas é uma ajuda.
 

otreblig

Member
Boas

O track retira o espírito à coisa... vai fazer com que alguns analisem as subidas, saber onde podem atacar para fazer KOM´s e coisas parecidas... e não me parece que seja o pretendido.
André se nada me impedir conta comigo.

PS: Já agora, eu gostava que a saída fosse de Guimarães, por nada em especial, apenas porque é uma terra bonita ;)

Abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Há sempre desvantagens ... bem sei ... mas assim assume-se que o grupo terá o andamento do mais lento ... ou menos veloz :eek:

Por mim nada contra ... era só uma forma de resolver questões de regressar aos carros de forma mais segura.

Eu garanto que vou competir ... com o vassoura :D
 

noca

New Member
Noca
Como já te disse, teria todo o gosto em ter-te por lá a pedalar connosco. Não recomendo que vás de fixie, mas estarás bem entregue com a tua Dendroaspis polylepis! Só não a deixes morder em ninguém! :eek:

eh eh!
Eu mato a minha fome de fixed durante a semana e grande parte das vezes pedalando sozinho ;)
Para estas aventuras eu prefiro levar estradeira. Gostava de conseguir ir de aço (a ver se até lá consigo ter a Scapin novamente a andar) mas o mais importante para já é conseguir mesmo ir
 

JPLopes_73

Well-Known Member
E eu com o sempre afável homem da marreta...:rolleyes:

Há uns anos que não falo com o rapazola ... só se a coisa for mesmo virada ou nalguma curva mais fechada que ele possa aparecer :eek:
11880359_952343161455586_3828400064221388310_n.jpg

Trilho da Serpente ao fundo do vale de Alvados ... costuma por lá andar ...
 

Bracaro

Member
Excelente iniciativa. Se também me for permitido, vou tentar arranjar uma folga para esse dia. Os sábados são dias muito complicados para mim, mas a perspectiva de pedalar por estradas certamente fantásticas e possivelmente desconhecidas é sempre aliciante; além de poder conhecer pessoalmente alguns dos companheiros deste forum.
A partida num raio de 75 km a partir do Porto poderá funcionar bem para mim se for na direcção norte; para sul já me complica a vida, mas o organizador é quem manda.
A minha participação também vai depender daquilo que eu puder treinar até lá, pois em Julho e Agosto estive praticamente parado por falta de tempo para pegar na bike.
Vamos aguardar para ver.
 

duchene

Well-Known Member
Gilberto
Bem-vindo de volta!

Esse joelho está reforçado e testado? Não quero que o estragues pelo caminho. Há muitas coisas bonitas para fazer nos próximos meses!

Quanto a Guimarães, concordo. É uma cidade mesmo muito bonita!

Valter
Fico verdadeiramente triste que não possas participar. Valores mais altos se levantam, contudo espero que seja só uma breve temporada. Presumo que a Dahon vá contigo, para mais umas carimbadelas com "sôtáqui"... :D

Antes de ires ainda vamos pedalar aí a qualquer lado, mais não seja como mera desculpa para ouvir histórias fantásticas povoadas por milhares de coletes fluorescentes.

Quanto a 2019, vamos ver se até lá o bichinho morde...

Noca
De uma maneira ou de outra, vais bem montado! E seja como for, terás sempre desculpa para nova incursão, dessa feita com o quadro que tiver ficado em casa. :p

Bracaro
Espero que consigas acertar todas as agulhas para estar presente.

Até lá, tens um quintal maravilhoso para desenferrujar as pernas e recuperar a forma!
 

duchene

Well-Known Member
Deixem-me então tentar clarificar algumas questões soltas que poderão ainda persistir acerca do que poderão esperar deste encontro.

A questão do track é uma não questão. Tal como todos os outros pressupostos que estão referidos no post inicial, este é para manter. Assim sendo, não vou disponibilizar antecipadamente o track GPS.

Contudo, e dependendo do número de presenças, poderei convidar um participante para me ajudar na condução do grupo, nomeadamente garantindo que os mais rápidos não se entusiasmam e seguem pelo caminho errado. Essa pessoa será contactada directamente e naturalmente que terá acesso prévio ao track. Será esta a única excepção que considerarei.

Quanto à dificuldade, cada um deverá avaliar em consciência a sua condição física para participar nesta aventura. O dia pretende-se de passeio mas será escusado dizer que não voltei a organizar um encontro tantos anos depois para vos levar simplesmente a tomar café à beira-mar ou a visitar a subida mais popular do Strava.

O percurso é longo e é para ser efectuado na totalidade. Precisamente por isso é que não há horas marcadas para chegar. Considerem a seguinte possibilidade: poderemos regressar ao ponto de partida às 8 da noite e ainda terão de conduzir 5 horas até casa. Se vos parecer aceitável, óptimo! Certamente que iremos pedalar juntos neste dia. Se não, talvez seja melhor pensarem noutros planos para o dia 19 de Setembro.

Por falar em planos, cada um deverá ter presente um plano de contingência para as mais variadas situações imprevistas, sejam elas físicas ou mecânicas. Deverão poder levar este plano a cabo sem depender de terceiros que participem a pedalar. Como já tinha escrito, quem vier passear comigo estará a fazê-lo como ciclista individual, em total autonomia. E isso significa ser capaz de resolver problemas sozinho, no meio de nenhures.

Não considerem que há obrigações explícitas ou implícitas por parte dos restantes participantes. Todos terão feito um esforço a vários níveis para estar presentes e acredito que queiram mesmo levar até ao final esta aventura. Por isso não deverão assumir que alguém ficará para trás ou desistirá de completar o percurso para vos acompanhar em caso de problemas.

Se alguém o fizer de livre iniciativa, óptimo. Se não, ninguém deverá ser censurado por isso. Compreender este pressuposto é meio caminho andado para entrarem no espírito deste passeio. A camaradagem é inquestionavelmente primordial. Mas não deve sobrepor-se aos limites do bom-senso, em prol do bem comum.

Como é óbvio ninguém ficará abandonado no meio do nada. Contudo, se existir um problema mecânico que seja impossível de resolver em tempo útil, poderão ter de procurar um habitante local para vos dar boleia ou, caso exista rede de telemóvel, telefonar a alguém que vos venha buscar. E estar preparado para esperar 3 ou 4 horas pelo resgate se assim for necessário.

Naturalmente que um pneu furado ou uma corrente partida são contingências normais para quem anda de bicicleta. Neste caso certamente que se promoverá um reagrupamento no local ou nas proximidades e seguiremos novamente caminho mal o problema esteja solucionado.

Ao participar, deverão também ser capazes de tomar a difícil decisão de regressar ao ponto de partida por meios próprios (ou seja, atalhando e a solo) caso considerem que a vossa condição física se está a degradar rapidamente. Ao contrário do ditado, depois da tempestade não vem a bonança. O percurso é muito homogéneo, com dificuldades a surgirem regular e consecutivamente, do princípio ao fim. Ninguém é deixado para trás deliberadamente e obviamente que o ritmo é o do último. Mas numa situação limite o facto de esperarem por vós não vos vai miraculosamente devolver a força nas pernas.

E só para que fique claro, eu não pedalo mais ou menos do que ninguém. Muito provavelmente até serei dos últimos nas subidas porque é esse o meu ritmo e sobretudo porque a minha capacidade física não permite maior rapidez. Que o digam todos os que pacientemente já esperaram por mim numa ou noutra ocasião...

Portanto não peço que ninguém adapte o seu ritmo ao meu. Espero apenas responsabilidade por parte dos mais rápidos para manterem a coesão do grupo dentro de limites aceitáveis. Até porque falhar no cumprimento dessa responsabilidade poderá significar que se percam, condicionando assim o restante grupo que terá de providenciar o vosso resgate.

E nunca é demais lembrar que isto não é uma corrida, é um passeio.

Um passeio em que gostaria de agradar a toda a gente, mas tal não é possível. Por isso reduzi as coisas a uma fórmula muito directa: O meu convite. O meu percurso. As minhas regras. Mais simples era impossível...

Percebo que para quem não me conheça possa soar estranho tanto minimalismo na apresentação. Mas, por outro lado, quem me conhece poderá achar ainda mais estranha a necessidade desta enorme explicação.

Por isso cada um entenderá a frieza das palavras da forma que quiser. Como um incentivo extra à participação ou como uma manifestação da minha eventual arrogância e o ponto final na vontade de embarcar nesta jornada...

Se ficarão a ganhar ou a perder, deixo esse julgamento para o tópico do rescaldo...

Boas pedaladas!

— André
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia,

parece-me uma explicação demasiado extensa ... mas bastante concisa. Acho que vou levar um pneu suplente à cautela ... luzes de emergência ... tudo na mochila e mais umas cavacas para fazer os sinais de fumo ... para localizar o resgate! Nunca se sabe ...

Um desafio é isso mesmo ... começar e acabar pelos proprios meios ... sem depender da ajuda dos outros, mas ajudar os que precisarem. Tenho de ver se faço mais uns km nos meus Zaffiro ... está-me a custar que eles não cheguem aos 7000k ... mas para uma aventura destas é melhor deixar os problemas em casa.

O fim da estação seca pode querer dizer dificuldade em obter liquidos ao longo do percurso ... mas haja ribeiras para encher o cantil ...

Gosto da postura da organização. A decisão depende de quem pretende alinhar ...

Uma prova de sobrevivência de vez em quando não faz mal a ninguém. Carreguem as baterias ... O gajo da marreta só vai atrás daqueles que não sabem para onde vão ... como eu! Gosto de perceber as dificuldades locais antes de as fazer ... mas se não é possivel ... mais uma à Tomané ( não conhecem ... mas também nunca cedia os tracks ... até perceber que é mais facil abrindo a informação)

Venha o Challenger fotografico de trás-os-montes ... ou lá perto!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

para quem está habituado a fazer umas boas, longas, passeatas a solo, tem consciência de que independentemente do problema, terá que se "desenrascar". Na mochila, levará TUDO o que não irá precisar. Sim, por vezes só não levamos o que realmente faz falta. :D

...zimbora. ;)
 
Top