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Parafusos: titânio ou aço?

Burning Dogma

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Esquecendo o peso, que é vantajoso para o titânio, quais são as principais diferenças entre uns e outros? Quais são os mais resistentes em caso de aperto em excesso?
 

duchene

Well-Known Member
Tens aqui um excelente resumo sobre as características de cada um dos tipos de parafusos.

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,39802.msg365853.html#msg365853

Pessoalmente não sou muito fã dos coloridos e o titânio é um luxo caro, aparte do facto de ter de levar uma massa própria para não colar ao alumínio, onde a maior parte dos parafusos da bicicleta apertam.

No entanto, quando já se esgotaram todas as possibilidades, é uma boa forma de cortar peso!
 

Burning Dogma

New Member
Estive a dar uma vista de olhos mas não consegui esclarecer a minha maior dúvida que tem haver com a resistência ao excesso de aperto. Geralmente não sou muito meigo nos apertos dos parafusos e tenho a ideia que os de titânio se moem mais facilmente que os de aço. É mesmo assim?
 

bob76

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Sim é mesmo assim, mas desde que não apertes mais do que o recomendado para o componente nunca irás ter problemas com os parafusos de titânio, parafusos de ergal ou aluminio é que já é preciso um pouco mais de cuidado com o aperto. Alem de serem bem mais leves, não enferrujam, estão sempre bonitos e dá um aspecto muito mais hi-tec á bike, parece que não mas ainda se consegue tirar umas boas gramas trocando todos os parafusos da bike para titanio.
 

Burning Dogma

New Member
Este tópico vem a propósito dos travões Campagnolo Record ou SUper Record que estou a pensar comprar. A diferença é mesmo o material dos parafusos, daí ter criado este tópico. A diferença de peso são 7g, portanto não é por aí. O preço são uns 20€, também não é por aí.
 

mexxx

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parafusos em titanio tem a mesma resistencia que o aço, a diferença está no peso (serca de metade do peso do aço) e no preço dos parafusos. tambem temos o ergal, que são muito mais leves que o aço, (serca de 80% mais leves que o aço ) mas tem muito menos resistencia ao aperto que o titanio. eu tenho os dois tipos de parafusos na minha bike.
 
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Braz

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parafusos em titanio tem a mesma resistencia que o aço, a diferença está no peso (serca de metade do peso do aço) e no preço dos parafusos. tambem temos o ergal, que são muito mais leves que o aço, (serca de 80% mais leves que o aço ) mas tem muito menos resistencia ao aperto que o titanio. eu tenho os dois tipos de parafusos na minha bike.

Isto é mesmo a sério? Quer dizer, menos 30 ou 40 gramas numa bicicleta faz diferença, mesmo para os profissionais????

E se cortar o cabelo, quantas gramas se perdem?

Como dizia aqui um colega de forum, ainda posso perder 5 kg na barriga depois preocupo-me em perder peso na bicicleta.

Mas a pergunta mantem-se? Se tira 40 gr. na bicicleta isso vai notar-se (mesmo numa prova de contra-relógio)??
 

mexxx

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30 ou 40 gramas não faz diferença.
mas 1 kilo já notas diferença. para tirares peso a uma bike tens de começar por algum lado, podes começar pelos parafusos e depois outro componente qualquer. o então podes sempre abrires a carteira e comprares uma bike já toda XPTO, e já nao tens a dor de cabeça do peso... agora tudo tem que ter bom senso. uma coisa é serta tirar gramas a uma bike custa uma pipa de massa, o então podes andar de charuto sem te chatiares, é uma opção de cada um.........................
 

genioux

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Isto é mesmo a sério? Quer dizer, menos 30 ou 40 gramas numa bicicleta faz diferença, mesmo para os profissionais????

E se cortar o cabelo, quantas gramas se perdem?

Como dizia aqui um colega de forum, ainda posso perder 5 kg na barriga depois preocupo-me em perder peso na bicicleta.

Mas a pergunta mantem-se? Se tira 40 gr. na bicicleta isso vai notar-se (mesmo numa prova de contra-relógio)??


As bikes dos profissionais não são assim tão leves...assim de cabeça, penso que o peso mínimo é 6,8kg. Para mim, o primeiro recurso quando se quer tirar peso à bike é nas rodas. Quanto menos massa inercial tiverem, melhores são as acelerações...Para os ciclotoristas ou mesmo ciclistas amadores, o mais importante, na minha opinião é transformar a tal "barriga" em massa muscular...quando não há pernas de que adianta ter menos 500gr na bike? Agora depende de cada um, e falando por mim, até acho piada ao efeito visual dos parafusos em titâneo :cool:...

Ah, e as bikes de contra relógio ainda são mais pesadas! O que conta mais é a aerodinamica;)...

Abraços.
 

mexxx

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as bikes de contra relogio tem uma roda a traz mais pesada que uma bike normal, para produzir uma velocidade constante mais elevada, (tem uma maior inercia depois de ganhar velocidade) e por isso são mais pesadas.
temos de ter em conta que são bikes para andar a direito, e em menos km do que uma bike normal...
 
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genioux

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as bikes de conta relogio tem uma roda a traz mais pesada que uma bike normal, para produzir uma velocidade constante mais elevada, (tem uma maior inercia depois de ganhar velocidade) e por isso são mais pesadas.
temos de ter em conta que são bikes para andar a direito, e em menos km do que uma bike normal...

Não só a roda de trás, também o peso acrescido do guiador e até do quadro...Claro, são máquinas pensadas para a aerodinâmica;)...

Falando do titanio, compensa uma bike de titanio comparada, por exemplo, com uma de carbono?

Pergunto isto porque sei que existem poucos fabricantes que vendem quadros em titanio, e já ouvi opinões muito diversas...

Cumprimentos.
 

nogueira.nuno

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Amigo Mexx, desde quando é que o Titanio tem a mesmas caracteristicas por assim dizer ou resistencia que o Aço??

Já algum dia furou Titanio ou mesmo até Inox para comprovar ou tirar um pequeno exemplo desta mesma resistencia por exemplo só a furar só para teste??

De certo que não, desculpe lá dizer isto!!

Tenho brocas de cobalto e umas até outras especiais que têm uma das paredes externas banhadas a ouro e posso dizer que a furar titanio dependendo claro está do grau dele elas derretem em segundos!! Segundos!!

Não vou dizer o que andei a furar mas foi material de bicicleta, a inventar/testar e a a destruir varias ou muitas brocas para poder acabar o que iniciei!!

A maior diferença visual está no peso e no preço mas o resto é que é importante, lá está mais um exemplo que posso dar, aviação.
O Aço ou ligas especiais de Aço estão a ser substituidas por Titanio á ja uns bons tempos, há peças enormes mesmo e todas fundidas em titanio, lindo de se ver, e usa-se parafusos em zonas de força extrema e placas ou estruturas para reforço de zonas por isso mais uma razão que Titanio é bom mesmo mas como disse dependendo do seu grau porque pode-se pensar que se está comprar titanio e depois apenas tem amostras dele!!


Genioux, existem de certo poucos fabricantes de quadros em Titanio porque o material é extremamente caro em varios sentidos e por isso não compensa a quem os faz e um de carbono ou comparando acaba por ficar mais leve porque hoje em dia já nem se usa as uniões ou junções das zonas com metal e cada vez mais há mais experiencia a trabalahr com ele, mas claro que tendo um quadro de titanio.... ainda morremos nós e ele ainda vai andar por aí a rolar por isso compensa para quem lhe quizer ter essa opção, acho!!
 
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Burning Dogma

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Nuno, eu também sempre ouvi dizer que o titânio é rijo como cornos. Mas então como explicar o facto de ser mais fácil moer parafusos de titânio que os de aço? Deve haver qualquer pormenor aqui pelo meio que ainda não sei.
 

nogueira.nuno

New Member
Mois mas é de certo a porca de Aço ou de Aluminio e não o parafuso de Titanio até porque como disseste sendo o mais rijo é de certo o ultimo a moer nestes dois casos mas se o sitio de aperto também for também de titanio isso já chamo é grande nabice ou descuido.
Descuido porque sendo bicicletas, carros ou na aviação tem que se ter cuidado e nunca forçar e devido a isso finalmente já se começa a utilizar os Torques de aperto em tudo para evitar danificar a rosca devido a se ter apertado demais!!
Depois no seguinte desaperto aperto é muito mais provavel de o parafuso novo ou outro parafuso que não fosse o instalado anteriormente naquele sitio por exemplo já não vai entrar tao direito e correctamente devido a rosca da porca ou parafusos já ter sido danificada/alterada no ultimo aperto e por isso tem que se usar os torques para não haver as tais alterações das roscas e assim de certo os parafusos hão-de entrar sempre direitos e de certo a probablidade de moer vai ser minima!!
Mas também posso te dizer que nunca ouvi isso de os de Aço moerem mais facil que os de titanio e não tem logica no meu entender porque no final são ambos metais e pode haver varios casos ou situações que podem levar a moer ou danificar qualquer parafuso seja ele qual for.
 
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PedroH

Member
Parafusos de aço sao uma bela porcaria, o unicos de aço que ainda escapam sao os de aço inox qdo sao de boa qualidade, o problema é que de aço cromado enferrujam.

Os de titanio sao melhores duros, nao enferrujam e duram uma vida, covem levarem massa pois o apertoda rosca do parafuro é mais forte que o da rosca do aluminio, e como tal deve levar massa de roscas e serem apertados com uma chave dinamometrica.

Sem duvida que compeça comprar parafusos de titanio e nem é pelo peso mas sim pela qualidade em geral, a meno que queiram andar com parafusos ferrugentos .

Sobre o moer as roscas, pode acontecer a qualquer um mas isso é "nabice" ninguem que perceba do assunto moi um parafuso , se usar a ferramenta adequada e o aperto certo e liquido de desaperto case este não saía.
Agora se começarmos a improvisar e a trabalhar á maluca aí sim todas as chatices sao possiveis.

Mas devem-se lembrar de uma velha maxima:

"O material tem sempre razão"
 

rjcm78

Member
Desde á pouco tempo sou possuidor de uma chave dinamométrica...

Agora a minha questão é: alguns componentes trazem gravado qual o torque máximo de aperto e com isso não há problema, mas...

O espigão de selim em carbono não trás o torque, queria montá-lo mas não sei qual o aperto máximo.

E a tampa da cx de direção também não sei qual o torque que lhe posso pôr...

Se ajudar o espigão é o Ritchey WCS carbono, o quadro é de carbono e o aperto é da KCNC...

A tampa da cx de direção é da KCNC e o avanço é de aluminio o Ritchey WCS 4-axis

Obrigado
 

Josant

New Member
No mesmo espigão e com o mesmo aperto de espigão usava e uso 4 Nm.


Na tampa da cx de direcção nunca usei a chave. Sempre foi a "olho"
 

nogueira.nuno

New Member
Na caixa de direcção o interesse é ter algum encosto por assim dizer para ter a folga correcta na propria caixa para funcionar perfeitamente e não aperto.
Nesse aperto nos restantes parafusos da bicicleta o torque vai ser usado para não se ultrapassar o limite de resistencia do parafuso ou porca sendo assim o torque é limitado pelo material do parafuso ou porca aonde enrosca e pela dimensão do mesmo por isso se não tiver valores escritos tenta analisar em função do que te disse, material usado em ambas as partes e dimensões.
 

moina

New Member
Oi pessoal :)
Vou dar a minha opinião em relação aos apertos.
Qualquer material (avanços,espigôes de selim,cx direção,rodas,etc.)para as bikes tem escrito na peça os Nm de aperto,normalmente tem escrito entre 2 numeros exemplo: 2Nm até 4Nm, 4Nm até 6Nm, ect.


Espero que tenha ajudado nas vossas duvidas.
Boas pedaladas para todos.
 

Martins228

New Member
Burning Dogma pelo que vi o problema não é dos parafusos mas teu. O teu aperto excessivo, julgo que deves ter cuidado, pois o problemas de abertar em excesso, pode danificar algum componente ou criar fricção demais e as consequentes folgas.
Claro que prefiro de titânio, mas o aperto tem que ser com cuidado.
Para que apertar até rebentar?
 
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