Boas malta, estou-me a iniciar nisto do ciclismo e tenho algumas dúvidas, aqui vai a história toda...
Há uns dias adquiri um avanço Extralight UL3, vendo o manual do mesmo vi que o máximo de aperto para os parafusos da zona do guiador é de 3Nm e para onde aperta na forqueta é de 5Nm.
Mas isto com parafusos de titânira o meu vêm com parafusos de aço 2.9 (pelo preço que foi nem dá para reclamar).
Pergunta 1: tenho de obrigatóriamente comprar uma chave dinamométrica e seguir à risca os 3Nm e 5Nm, ou dado serem parafusos de aço posso apertar à mão (claro que não é à bruta, 5 Nm é "pouco, li até (aqui no fórum) em encostar o parafuso e rodar 1/4 de volta para dar +- 5Nm).
O guiador que o mesmo vai apertar é um ITM Millenium Ultra Lite Monocoque (carbono)
Pergunta 2: preciso de por massa de carbono nos parafusos?esta não é a "vulgar" massa grafitada?
Pergunta 3: Se tiver de seguir à risca estes Nm não é melhor levar cola de parafuso (daquela fraca), já li casos em que os parafusos se desapertaram com os Nm recomendados (talvez fosse na versão BTT).
Obrigado =)
Há uns dias adquiri um avanço Extralight UL3, vendo o manual do mesmo vi que o máximo de aperto para os parafusos da zona do guiador é de 3Nm e para onde aperta na forqueta é de 5Nm.
Mas isto com parafusos de titânira o meu vêm com parafusos de aço 2.9 (pelo preço que foi nem dá para reclamar).
Pergunta 1: tenho de obrigatóriamente comprar uma chave dinamométrica e seguir à risca os 3Nm e 5Nm, ou dado serem parafusos de aço posso apertar à mão (claro que não é à bruta, 5 Nm é "pouco, li até (aqui no fórum) em encostar o parafuso e rodar 1/4 de volta para dar +- 5Nm).
O guiador que o mesmo vai apertar é um ITM Millenium Ultra Lite Monocoque (carbono)
Pergunta 2: preciso de por massa de carbono nos parafusos?esta não é a "vulgar" massa grafitada?
Pergunta 3: Se tiver de seguir à risca estes Nm não é melhor levar cola de parafuso (daquela fraca), já li casos em que os parafusos se desapertaram com os Nm recomendados (talvez fosse na versão BTT).
Obrigado =)