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Orbea Onix vs. Bianchi 1885/ Via Nirone 7

alcides

New Member
Orbea Onix vs. Bianchi Mono Q (última pág.)

Esta é a minha primeira vez, primeira vez neste forum, primeiro tópico e primeira compra de bicicleta de estrada. Sou portanto um novato e peço que me digam o fariam voçês no meu caso.

Estas são as hipóteses:
onixt105ct.jpg

Frame - ORBEA ONIX
Fork - ORBEA AC
Crankset - SHIMANO R600 34x50 CT
Headset - 1 1/8 INTEGRATED
Handlebar - ORBEA ALU PRO
Stem - ORBEA ALU PRO
Shifters - SHIMANO 105
Brakes - ORBEA PRO SILVER
Rear derailleur - SHIMANO 105
Front derailleur - SHIMANO 105
Chain - KMC DX-10
Wheels - MAVIC AKSIUM BLACK
Rear cogs - SHIMANO 105 12-25 10S
Tyres - VITTORIA ZAFIRO 700x23
Pedals - LOOK KEO EASY
Seatpost - ORBEA CARBON
Saddle - SELLE ITALIA SL FLOW
Preço - 1700€

1885.jpg

Frame - 1885 Alu Carbon - B4P
Fork - Bianchi Carbon Alu FN11 B4P - 1.1/8
Headset - Fsa ZS4-CUSTOM Semi Integrated
Shifters - Campagnolo VELOCE
Rear derailleur - Campagnolo VELOCE
Front derailleur - Campagnolo VELOCE
Crankset - FSA GOSSAMER MegaExo 53/39
Chain - Kmc DX10SC
Sprocket - Campagnolo VELOCE 12/25
Brakes - Campagnolo VELOCE
Brake lever - integrated
Wheels
Rear hub - Fac Michelin RACING 28H
Front hub - Fac Michelin RACING 28H
Rims - Ambrosio WS 23 - Black
Tires - Vittoria ZAFFIRO 700x23c
Stem - RC DA-32 3D - Forged alloy
Handlebar - Dedaelementi Big Piega
Grips - Bike Ribbon cork
Seatpost - RC SP-928-G Carbon fiber - 31.6mm
Saddle - Fizik Pave CX sport
Preço - 1500€

vianirone7.jpg

Frame - VIA NIRONE 7 ALU
fork - Bianchi FL5 K-VID Carbon/Al C2C with Kevlar - 1 1/8
headset - Fsa ZS4-CUSTOM
shifters - Shimano ULTEGRA
rear derailleur - Shimano ULTEGRA
front derailleur - Shimano 105
crankset - Fsa OMEGA MegaExo Compact 50/34t
chain - Kmc DX10SC
sprocket - Shimano 105 12/25
brakes - Shimano 105
brake lever - integrated
wheels - Shimano WH-R500
tires - Vittoria ZAFFIRO 700x23c
stem - Fsa OS-190LX
handlebar - Fsa WING Compact
grips - Bike Ribbon cork
seatpost - Rc SP-928-G Carbon fiber - 31.6mm
saddle - Selle San Marco Ponza Power steel rail
Preço - 1600€

A principais diferenças aqui são o quadro totalmente de carbono da Orbea o que por este valor é dificil de encontrar noutras marcas.
Depois a Bianchi 1885 é a única que usa transmissão Campagnolo.
Depois temos a Via Nirone 7 que trás o melhor equipamento mas num quadro de alumínio.

Será que devo dar valor a um quadro de carbono mesmo que de uma gama baixa da Orbea? Devo apostar num bom equipamento? Ou será que um quadro com escoras e forqueta em carbono é mais do que suficiente?

O que procuro é uma bicicleta de treino, fiável. A ideia será não levar upgrades a não ser quando o material partir ou tiver muito desgaste.

Sei que há aí uns especialistas em Bianchi's gostaria também de saber que argumentos têm para me convencer?

Desde já obrigado e espero daqui para a frente começar a participar activamente neste forum e aprofundar os meus conhecimentos na estrada.
 
Last edited:

pedrofeijo

New Member
Acima de tudo uma bicicleta vale pelo seu conjunto e penso que adquirires a Bianchi Via Nirone 7,será a melhor escolha.Pois apesar de a orbea ter um quadro totalmente em carbono ,os seus periféricos são inferiores à da Bianchi Via Nirone.Para além disso a Bianchi Via Nirone está equipada com forqueta 100% carbono com inserções em kevlar ,e com componentes da Shimano gama média /alta ,caso dos shifters e desviadores Ultegra .Quanto à escolha entre Campagnolo e Shimano deves sempre ponderar que é preferível ter uma gama média/alta como a Ultegra de 2009/2010,a ter componentes da gama baixa da Campagnolo,e olha que eu utilizo Campagnolo.Mas numa compra devemos ser o mais racionais possível e tendo em conta que pretendes uma bicicleta fiável,e que não tens em vista fazer upgrades , esta será a escolha mais acertada.Para além disso ,falo por experiência própria dado ter uma Bianchi 928 c2c ,a Bianchi pauta-se sempre por uma muito boa qualidade e fiabilidade dos seus quadros e componetes .Mesmo que isso implique acusar mais algumas gramas na balança.
 

clyde

New Member
Boas!
Quanto aos argumentos a favor da bianchi posso te ajudar!
Em relação ao mundo da estrada não sou grande especialista, faço-o como preparação para as competições de btt, a minha fininha é uma specialized, mas a minha maquina de competição de BTT há 15 anos que é bianchi,
e nunca me deixou mal, muito pelo contrário. São maquinas super fiáveis, e o apoio ao cliente tambem funciona muito bem!
 

NiKES

New Member
Sem dúvida, alinha na orbea. Quando se compra uma bicicleta, compra-se um quadro, e o onix é um quadro bom, confortável. Rodas askium e transmissão 105... não deve ser preciso muito mais. Mesmo a bianchi não tem assim um equipamento muito acima que justifica a diferença de preço, sobretudo entre um carbono e um aluminio.

A escolha é tua ;)
 

Burning Dogma

New Member
A Orbea cheira-me a galinha gorda por pouco dinheiro, sinceramente. A palavra carbono cega os olhos a muita gente. Não me admirava nada que esse quadro fosse mais pesado e menos rígido que qualquer um dos Bianchi. E qualquer um dos Bianchi é um quadro mais que capaz para se fazer melhoramentos mais tarde.

O 1885 deste ano tem um defeito, na minha opinião, em relação ao do ano passado, que são as escoras de carbono. Antes era todo de alumínio. É um quador que gosto bastante mas quase nunca leio opiniões sobre ele, visto que pouca gente o compra. A Via Nirone já arranjas muito mais opiniões e quase todas elas favoráveis.

Entre Veloce e Ultegra, não sei se já trabalhaste com algum dos sistemas. Tenta, pelo menos, por as mãos em ambas as manetes e ver quais achas mais confortáveis. O facto do Ultegra estar mais alto que o Veloce na hierarquia das marcas, não o faz melhor. Provavelmente pesa uma gramas a menos (não sei quantas ao certo), mas diferenças funcionais não são do dia para a noite. De qualquer forma, ambos são excelentes grupos que valem o dinheiro. Pessoalmente prefiro Campagnolo pelo seu excelente trabalhar, mas há quem prefira Shimano, portanto era bom experimentares ambos os sistemas para sentires qual preferes.
 

Midas

New Member
Boas,

Eu também ía para a Orbea, mas com qualquer das bianchis tambem fica bem servido, acho tambem importante a estetica da bike e isso varia de pessoa para pessoa.

Cumps,
 

Nolimits

Member
Boaas,muito importante tb é o conforto que podes ter com o onix,e que nunca na vida um quadro de aluminio(mesmo os bianchi) se consegue sequer aproximar......a orbea é uma das poucas marcas que trabalha os seus proprios quadros de raiz....nao sei se serao todos ou se sao só os topos de gama,mas mesmo assim nao deixa de ser uma marca de grande reconhecimento internacional....logo a qualidade é inerente.....cumps
 

SLM

New Member
Tenho de concordar em parte com o ponto do burning dogma. A grande questão é perceber se o quadro de carbono da orbea é melhor do que o de alumínio da bianchi (não é só por ser carbono que algo se torna automaticamente melhor). Se de facto for, optaria pela orbea. Chega e sobra para o que pretendes, treino, para além de que se mudares de ideias quanto aos upgrades, tens lá o quadro, o grupo 105 e ainda umas belas rodas. O resto pode ser facilmente substituido e vais a ver ficas com um canhão:D
 

FVA

New Member
Boas,

Eu iria sem dúvida para a Orbea Onix. O carbono da Onix é o mais baixo da gama, depois ainda há o da Opal e por fim o da Orca, mas não deixa de ser um bom quadro!
Pauta-se mais pelo conforto que os dois outros modelos que referi, em detrimento das prestações, contudo, ainda no ano passado a equipa Sub23 da Mórtagua/DR Seguros correu com o Onix (este ano foi com o Orca) e penso que não se deu muito mal e demonstrou fiabilidade ao longo dos "maus tratos" das provas de toda a época (exceptuando nas quedas :rolleyes:).

Não sei se os quadros de alúminio da Bianchi, cuja qualidade penso que ninguém põe em causa, te conseguirão proporcionar uma realação de conforto/prestações tão eficaz como o da Orbea. O melhor seria poderes experimentar ambos ... ... :)

Quanto ao equipamento, preferia as rodas da Orbea e o Ultegra da Via Nirone (pela foto parece-me o Ultegra de 2010), como não dá!, mantinha-me na opção da Orbea, que tem tudo 105 e por certo não te deixará mal, para além de que já vem com uns Look Keo Easy.

Independentemente da escolha, espero que faças uma boa compra.

Abraço
 

Mazuoca

New Member
Boas...

Sou tambem novato nesta modalidade mas vou puxar um pouco o lume para a minha sardinha....:)
Pesquisa bicicletas das Massi, eu pessoalmente tenho uma e ate agora sem problema, quadro todo em carbono e grupo ultegra de 2010...o valor andou a volta dos 1600€...

Boas pedaladas

Abraço Mazuoca
 

tunes

New Member
Boas.
em termos de beleza, bianchi sem duvida.
nao sou muito fa da orbea. basicamente so gosto do modelo orca.
Tb tem a opção das goKa.
Abraço
 

alcides

New Member
Re: Orbea Onix vs. Bianchi Mono Q

Obrigado a todos pela resposta. Realmente as opiniões estão muito divididas tal como a minha cabeça.
Então suponhamos que a minha ideia é seguir para um quadro de carbono e para igualar o jogo retiraria a Bianchi 1885 e a Via Nirone e adicionaria antes à equação a Bianchi Mono Q com grupo Veloce. Ficaria assim apenas a Orbea Onix com grupo Shimano 105 a rodas Mavic Akisium por 1705€ ou a Bianchi Mono Q com grupo Veloce e rodas Fulcrum Racing 7 por 1990€. Qual a melhor escolha? Compensa os cerca de 300€ de diferença?

y0b46.jpg

Seria este modelo mas talvez na cor azul celeste.

Características técnicas em:
http://www.bianchi.com/en/products2010/Road_B4P_Y0B46.aspx
 

phalhas

New Member
E uma Scott??

Por exemplo a CR1 Comp ou outra de 2009?? Acho que ainda consegues arranjar c algum desconto.

Se precisares de ajuda manda PM

Dessas que apresentas preferia sem qualquer dúvida a Bianchi, embora mais cara mas bem mais interessante.

Abraço
Rui
 

fuel100

New Member
....e já pensaste nesta? (Bianchi C2C Infinito)
Se não for uma bikes para fins competitivos, deve ser uma boa opção, apesar de ser mais cara (a mais barata está na tabela a cerca de 2500€.
Eu estou a ponderar adquirir uma.

 
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