• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Oficina (Ferramenta)

amarelo84

New Member
olá. desde algum tempo que me interesso pela mecânica da bike, sabendo apenas o essencial, tem sido o suficiente.
ultimamente tenho andado a pensar e se...neste caso, é e se montasse uma oficina na garagem para me desenrascar e aos amigos também, ganhando assim alguma experiência com as situações que aparecem.
pois bem, para isso preciso do básico, uma mala de ferramentas e um suporte, depois o resto irá ser comprado á medida que é necessário.
em relação á mala vi esta
http://www.probikeshop.pt/super-b-c...ramentas-de-reparacao-profissional/79148.html - agrada-me o preço, mas penso que faltam ali algumas coisas básicas.
http://www.probikeshop.pt/xlc-caixa-de-ferramentas-to-tc0133-ferramentas/28385.html - não me agrada o preço, mas parece que tem tudo.

já procurei aquelas do lidl que seria o ideal, mas não encontro.

suporte:
http://www.probikeshop.pt/mottez-elevador-de-bicicleta/89753.html
http://www.probikeshop.pt/bylo-suporte-de-arrumacao-bicicleta-loby-s-foot-no-quadro/85159.html

gosto mais do primeiro, mas o ideal seriam os dois certo?
 

Morg

Well-Known Member
No Lidl tiveram há 1 ou 2 semanas, esta semana ainda vi uma à venda em Beja.
Procura.
Eu tenho uma dessas.
 

pratoni

Well-Known Member
pois eu tenho uma dessas. Já é um bom inicio mas trás algumas ferramentas já desactualizadas.

Ou seja, se tiveres uma bike algo antiga tipo com direcção de rosca, eixo pedaleiro quadrado, etc..., é fixe, senão, tens que adquirir mais algumas ferramentas.

Tirando esse pormenor as ferramentas satisfazem bem para um iniciante...
 

Bruso

Well-Known Member
Boas,

gosto da tua ideia. É sempre bom saber arranjar as proprias bicicletas porque consegue-se poupar muito. Eu é que arranjo a minha e aos poucos vou comprando todas as ferramentas que preciso.

As mais básicas já tinha todas (chaves hexagonais, chaves de caixa, chaves de cruz, de fendas, alicates, roquete). Aos poucos vou comprando o resto: descrava correntes, chave com para retirar o movimento pedaleiro e cassete. Comprei também um extrator de cranks. Actualmente tenho quase tudo o que vem nessas malas à excepção da ferramenta com a corrente (importante para apertar cassetes).
Mas em qualquer uma das malas falta-te uma ferramenta muito importante. Uma chave dinamometra. Todos os parafusos das bicicletas tem um aperto (torque) definido pelo fabricante. Com uma chave normal tu não consegues saber se estás dando o aperto certo. Esta chaves são carissimas mas para o teu projeto é obrigatória. Fica aqui um exemplo: http://www.probikeshop.pt/bbb-chaves-dinamometrica-torqueset-7-pontas/81663.html

A minha foi é enorme pois foi comprada para uso em carros. Estas são muito mais práticas.

Quanto ao suporte não acho nenhum suficiente bom. O primeiro não vai ter estabilidade nenhuma. A bicicleta vai bailar ao minimo toque porque está segura por cordas. O segundo embora melhor também não é o ideal pois pode-te atrapalhar e também não te dá grande estabilização. Para além disso tens de trabalhar agachado. Um suporte de oficina também é obrigatório. Se investigares na net vês que é possivel fazer um suporte deste género e sai barato. Eu fiz o meu e é muito prático. Há um tópico no forum sobre isso se não me engano no menu "estou a pensar comprar"-"suporte de trabalho.
 

amarelo84

New Member
ok pessoal, já começo a ter mais umas ideias.
quanto aquela mesa de metal, tipica da oficina, com um torno, acham essencial ou nem por isso?
 

jmourao

New Member
Aconselho a mala de ferramentas da Decathlon, tem tudo o que é preciso, é barata, as ferramentas até que são boas. Já montei e desmontei algumas bicicletas com elas e até agora 5 estrelas
 

Bruso

Well-Known Member
Convém teres uma mesa/balcão para trabalhares. Nas oficina usam de metal porque é mais fácil de limpar. Mas se for em madeira não há problema nenhum.

O torno pode dar jeito mas não é prioritário.
 
Top