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O preço do ciclismo!

pratoni

Well-Known Member
... Mais caro que isto só os desportos motorizados, nauticos (vela, canoagem, etc tb devem ficar caros). Por exemplo, outro desporto que pratico, tenis e sqwash (mas com pouca frequência), 2 raquetes + bolas +equipamento faz-se tudo por 150 a 200€. Muito menos, e não há manutenções para fazer. E futebol por exemplo, basta uma bola (10 €) e equipamento 100€, dos bons já e tá pronto a ser praticado.

Posto isto, nesta modalidade tem que se gastar quase sempre muito dinheiro, agora a diferença está se se vai gastar 2000, 10000 ou 20000€, mas logo o valor minimo está acima da grande maioria dos desportos.

Quanto custa construir, ou na alternativa mais viável, alugar 1hora o court de ténis/squash e o campo de futebol?

Por enquanto, não tens que pagar à hora o poder usufruir da bike.

Se pensares que no preço da bike está incluída a quantidade de horas que usufruis da mesma e comparares com o valor necessário para poderes alugar um campo de ténis/squash ou mesmo de futebol nessa mesma quantidade de horas, se calhar, esses desportos não ficam assim tão mais barato...

A manutenção, em estrada, acho algo irrelevante comparado com o BTT. À excepção de acidentes é só trocar consumíveis e o material dura muito mais que no BTT, esse sim, caso andes na lama, pode atingir valores/nº de horas de trabalho absurdos...
 

Skyforger

Active Member
Ao longo dos anos fui-me convencendo de que, em grande medida, o preço das coisas assume a importância que lhe queiramos dar. É óbvio que, e falando especificamente do ciclismo, é uma modalidade/hobbie com um "consumo mínimo" considerável e não suportável por muitas carteiras. Não concordo com o que alguém disse lá atrás sobre o facto de, no mínimo, termos de gastar 3000€ para praticar ciclismo. Acho que com 500€ de bicicleta e 200€ de equipamento reúnem-se condições para praticar ciclismo. Claro que depois aqui entram as questões sobre a forma como cada um encara o ciclismo e sobre o que cada pode ou está disposto a gastar com a modalidade. E isto leva a questões de mentalidade o que, por sua vez, desemboca naquilo que comecei por dizer, ou seja, muitas vezes as coisas tornam-se caras porque nós as fazemos tornarem-se caras. Aquilo que condeno e que procuro contrariar, quer no ciclismo, quer em tudo na vida, é o efeito "rebanho", ou seja, o de adquirir algo mais por uma imposição social do que propriamente por uma necessidade pessoal, sendo que neste aspecto nós, portugueses, somos pródigos. O parecer mais do que o ser! Devemos, isso sim, adaptar as nossas escolhas às nossas necessidades. O ciclismo é caro até ao ponto que nós permitamos que ele seja caro. O mesmo se aplica ao BTT. Se quisermos passar o inverno a chafurdar na lama e na água e a descurar a manutenção, é normal que se torne uma modalidade insustentável. Mas se houver o mínimo cuidado e algum bom senso na forma como praticamos BTT, os custos controlam-se mais facilmente, sem prejudicar o gozo que a modalidade nos traz. E isto aplica-se a tantas outras coisas...até ao futebol ou ao tennis como referiram lá atrás. Dou o exemplo de um colega meu que pratica corrida. Haverá, teoricamente, modalidade mais barata do que a corrida? Bastam umas sapatilhas com alguma qualidade, uns calções e uma tshirt e estamos prontos para correr, certo? No entanto, quando nos púnhamos a fazer contas ao que cada um gastava com a sua "modalidade", entre troca de sapatilhas (das boas) de 2 em 2 meses, roupa técnica do melhor, Garmin, inscrições em provas, massagens, suplementos, fisioterapia, etc... concluímos que a corrida do meu colega ficava bem mais cara do que o meu ciclismo. É tudo muito relativo.

Mas já que mencionei lá atrás a questão das mentalidades, permitam-me que saia um pouco do tópico e que volte a falar da questão dos incentivos ao uso da bicicleta no nosso país. Podemos mudar leis, podemos criar condições nos locais de trabalho, podemos melhorar as acessibilidades, mas dificilmente conseguimos mudar mentalidades! Mais do que em condições físicas, o uso da bicicleta em Portugal esbarra em questões de mentalidade, em questões culturais. Enquanto continuarmos a olhar com desdém, - do alto da nossa vida cheia de vaidades, superficialidades e egos inchados por riquezas ilusórias - para aqueles que pensam e/ou agem de forma diferente (seja pelo uso da bicicleta, seja pela roupa que vestem, seja pelo carro que conduzem, seja pela forma de estar que foge ao que, por cá, é tido como convencional) não haverá leis, medidas ou iniciativas que nos valham.
 

jpacheco

Well-Known Member
Subscrevo skyforger... acrescentaria que devemos acreditar que os nossos atos de hoje possam mudar/direccionar metalidades amanha. E não ficar simplesmente inconformado com o problema/preconceito da mentalidade colectiva atual.
 

Bruso

Well-Known Member
Subscrevo este comentário do Skyforger.

Sobre o 1ºassunto é como dizes, cada um gasta o que quiser e o que achar importante. Dando o meu exemplo, eu já levei a minha Berg que me custou 200€ ao Pico do Areeiro e a tantos outros lados. Para mim é suficiente porque o ciclismo não é uma prioridade e porque não há possibilidades para melhor. Tendo em conta o uso que dou à bicicleta (lazer e treino) de certeza que um dia comprarei uma bicicleta que me encha o olho e que me dê motivação extra para sair para a estrada. Mas por enquanto é suficiente e não deixo de sair à estrada por a bicicleta ser pesada etc.

Quanto ao 2ºassunto, as mentalidades mudam-se uma a uma. Burro velho não aprende portanto a mudança de mentalidade passa por incutir nos mais novos, novos valores. Não podemos ficar à espera que haja um click e que todas as pessoas comecem a usar a bicicleta como meio de transporte. Não tenho valores exatos mas acredito que o numero de pessoas que andam de bicicleta e/ou dão uso como meio de transporte tem vindo a aumentar (o numero de bicicletas que vejo na Madeira é cada vez maior), e a tendência é continuar a aumentar. Amigo convence amigo, colega de trabalho convence colega de trabalho e passo a passo a comunidade ciclistica vai aumentando. Acho que é a única maneira de mudar mentalidades. Por vezes é suficiente ter um amigo "ciclista" para ficar consciencializado para a segurança dos ciclistas no geral.
 
Mas já que mencionei lá atrás a questão das mentalidades, permitam-me que saia um pouco do tópico e que volte a falar da questão dos incentivos ao uso da bicicleta no nosso país. Podemos mudar leis, podemos criar condições nos locais de trabalho, podemos melhorar as acessibilidades, mas dificilmente conseguimos mudar mentalidades! Mais do que em condições físicas, o uso da bicicleta em Portugal esbarra em questões de mentalidade, em questões culturais. Enquanto continuarmos a olhar com desdém, - do alto da nossa vida cheia de vaidades, superficialidades e egos inchados por riquezas ilusórias - para aqueles que pensam e/ou agem de forma diferente (seja pelo uso da bicicleta, seja pela roupa que vestem, seja pelo carro que conduzem, seja pela forma de estar que foge ao que, por cá, é tido como convencional) não haverá leis, medidas ou iniciativas que nos valham.

é verdade.
tb subscrevo o que disseste jpacheco o nosso exemplo é a melhor forma de mudar alguma coisa neste aspecto.
eu vivo em lisboa e trabalho em cascais e vou de bike para o trabalho (bike+comboio), não tenho as condições que desejava, especialmente em termos de balneários, mas não deixo de ir e a verdade é que tenho dois colegas que começaram a vir de vez em quando de bike. não sei se foi influencia directa minha, mas começaram a vir, e fala-se do assunto e as pessoas vão perguntando como é que faço etc...

esperar que hajam condições/mudanças de mentalidades é meio caminho andado para ficar tudo na mesma.
tenho quase a certeza que se mais pessoas andassem as condições apareciam e a mudança de mentalidades ocorreria....
 

Skyforger

Active Member
Já agora, a propósito do preço do ciclismo, achei este vídeo curioso:

[video=youtube;bUX9ys9umdA]https://www.youtube.com/watch?v=bUX9ys9umdA[/video]
 

GMQ

Well-Known Member
Concordo plenamente com comentário do Skyforger. Eu faço BTT e já ouvi comentários do tipo os meus sapatos custam mais do que toda tua bicicleta:confused:. E depois?? São do Armani? LeBotin? Há quem veja a coisa pela parte do valor, marca, etc. Isso por vezes condiciona a cabeça das pessoas. Essa "pressão" por vezes existe.
O ciclismo pode sair relativamente barato. Não se gasta o mesmo que para fazer atletismo. Mas também não é preciso começar em valores com tres digitos. . Dou-vos um exemplo tenho uma jorbi entrada de gama com campagnolo xenon. Não é nada de excepcional mas dá-me um prazer andar naquela bike enorme. Dá para dar a minhas voltas e chegar a casa roto e feliz. O que mais podemos querer? Isso ter um bike xpto que custou um balurdio e depois andamos nela quando o rei faz anos? O mais importante é um tipo sentir-se feliz e realizado nas voltas que dá e o resto é conversa. Tenho dito
 

Karne

Active Member
Boas,
Como se costuma dizer, concordo e não concordo, concordando... cada qual compra o que quer e gasta o que quer ou pode. Se uma bicicleta de 100 € vai onde vai uma de 2000€, vai, mas não é a mesma coisa... e quem disser o contrário está a mentir, é a minha opinião, tenho experiência pessoal disso, quer na estrada, quer no btt e mais recentemente desde há 3 anos, no agora chamado trail running. Não se pode comparar a qualidade (em todos os aspetos) do material caro para o barato, se existe marketing e carneirada seguidora, existe, mas nós somos mesmo assim. Somos muito por modas, uns resistem mais outros menos, mas no fim a coisa lá vai, até porque a sociedade isso o exige e para isso caminha. As grandes marcas ditam as leis (tendências) e põem e dispõem do mercado. Pode-se sim criticar ou questionar a relação custo/beneficio dado à coisa e nesse caso concrodo com o que foi dito.

Boas pedaladas
 
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