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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

Francisco Costa

Well-Known Member
Se não têm por hábito efectuar percursos acidentados (muitas subidas e, consequentes, descidas íngremes) não tiram proveito absolutamente nenhum dos discos.

Para quem pedala há muito tempo e não tem grandes problemas em descer rápido (experiência), mas conscientemente, os discos não servem para nada...

Em estrada não se trava, muito menos a fundo. Abranda-se...

Longe de serem o futuro (discos), e muito menos de ganharem maioria sobre os tradicionais.

Penso que, para quem pedala à chuva, que não é o meu caso (a não ser por engano), o disco poderá ter vantagens sobre os "tradicionais" travões.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Sim, em vez de se conseguir travar em 10m, trava-se em 3/4m...
Pode é dar molhada para quem vem atrás com travões "normais"...

crash-cc-2.0-nc-edmund-whiteflickr.jpg
 

cou7inho

Well-Known Member
Se se pode travar nesses 3/4 metros em vez de 10 já é uma vantagem. Quem vem atrás certamente terá de saber controlar a travagem. Além disso será que mais umas gramas atrapalham assim tanto? As "émondas e supersix" andam abaixo do limite de peso da UCI por isso não há-de ser o peso dos discos a atrapalhar. Acho que no ciclismo há demasiado conservadorismo em certos pontos.. Preocupam-se em desenhar um quadro todo XPTO que é 10 Watts mais rápido que a concorrência mas no que toca a melhorar o sistema de travagem, por pouco que seja, já é um "valha-me deus nossa senhora"... Opinião pessoal apenas. E sim, sei que não vale a pena travar a fundo pq seja com travão no aro ou no disco estamos sempre limitados pela aderência do pneu.

Mas acho que é melhor não falarmos muito disto senão é uma discussão infinita :D:D:D
 

emsfc

Well-Known Member
Quem irá ditar se os discos vêm ou não para ficar são as marcas.
É pelo que se está a ver daqui a uns tempos vamos ter no OLX carradas de quadros de topo old-school, ao preço da uva mijona!
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Não me recordo da discussão ir ao encontro de pesos...

Mais 90% do pessoal nem sabe trocar uma roda de trás com travões de pinças, fará com discos...

Muitos se preocupam com o uso indevido dos tubulares porque é uma chatice quando furam (muito, mas muito raramente se fura um tubular fora de competição...) e quando tiverem de consertar um furo numa roda com travagem a disco vão ter de ligar para a assistência em viagem, ou então destroem as aranhas das pastilhas (será que sabem o que é isto das "aranhas das pastilhas"???).

Quanto às marcas imporem o que quer que seja é TRETA e da grossa!!!
Sim, podem influenciar, mas nunca definir!!!
Quem o determina é o cliente, ou seja a procura.

Se durante dois, três anos as marcas não lançarem quadros com travões de pinças, só os compra quem quer, e pode, é certo...


A VENGE VIAS, este ano (para 2019) só lançou a versão a disco (embora já tivesse uma anterior com pinças). Querem apostar que face às vendas, e não me refiro apenas em solo TUGA, que não tarda está aí a versão com travões Direct Mount?

Alguns exemplos de produtos que não pegaram moda no mundo das biclas, pelos mais diversos motivos, e não faltaram marcas a investirem neles e quase a impingirem-nos:

Travões HS33
Rodas, quadros e suspensões 27,5"
Etc, etc...
 

cou7inho

Well-Known Member
Não me recordo da discussão ir ao encontro de pesos...

Mais 90% do pessoal nem sabe trocar uma roda de trás com travões de pinças, fará com discos...

Muitos se preocupam com o uso indevido dos tubulares porque é uma chatice quando furam (muito, mas muito raramente se fura um tubular fora de competição...) e quando tiverem de consertar um furo numa roda com travagem a disco vão ter de ligar para a assistência em viagem, ou então destroem as aranhas das pastilhas (será que sabem o que é isto das "aranhas das pastilhas"???).

Quanto às marcas imporem o que quer que seja é TRETA e da grossa!!!
Sim, podem influenciar, mas nunca definir!!!
Quem o determina é o cliente, ou seja a procura.

Se durante dois, três anos as marcas não lançarem quadros com travões de pinças, só os compra quem quer, e pode, é certo...


A VENGE VIAS, este ano (para 2019) só lançou a versão a disco (embora já tivesse uma anterior com pinças). Querem apostar que face às vendas, e não me refiro apenas em solo TUGA, que não tarda está aí a versão com travões Direct Mount?

Alguns exemplos de produtos que não pegaram moda no mundo das biclas, pelos mais diversos motivos, e não faltaram marcas a investirem neles e quase a impingirem-nos:

Travões HS33
Rodas, quadros e suspensões 27,5"
Etc, etc...

Uma última questão.... não pondo em causa essa resposta ... mas qual é o verdadeiro motivo para os discos não ficarem de vez então ? Visto que por muito similares que sejam os resultados em comparação com os normais sempre trazem algum benefício para amadores e em situações de chuva.
 

scubalu

Active Member
Uma última questão.... não pondo em causa essa resposta ... mas qual é o verdadeiro motivo para os discos não ficarem de vez então ? Visto que por muito similares que sejam os resultados em comparação com os normais sempre trazem algum benefício para amadores e em situações de chuva.
Na minha opinião os discos pricipalmente para amadores á chuva ainda são mais perigosos pois como têm mais potência de travagem tendem
mais a bloquear as rodas provocando a derrapagem da roda da frente o que é queda certa.

Enquanto os ciclistas do Top10 das grandes voltas não usarem disco dificilmente se vai generalizar o uso dos mesmos.

Abraço,
 

Bruso

Well-Known Member
@ERIC CANTONA #7 Só não concordo com a afirmação relacionada com os tubulares. Tenho um companheiro de pedaladas que no espaço de 1 ano ficou apeado 3 vezes. Diz que o dinheiro que já gastou em Uber e em tubulares já tinha dado para comprar umas rodas novas xD.
Não conheço mais ninguém que use tubulares portanto esta é a minha única referência.

Em relação ao disco, estou completamente de acordo. Não estou a ver a balança descair mais para um lado. As marcas terão de continuar a produzir ambos os modelos.
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Não me recordo da discussão ir ao encontro de pesos...

Mais 90% do pessoal nem sabe trocar uma roda de trás com travões de pinças, fará com discos...

Muitos se preocupam com o uso indevido dos tubulares porque é uma chatice quando furam (muito, mas muito raramente se fura um tubular fora de competição...) e quando tiverem de consertar um furo numa roda com travagem a disco vão ter de ligar para a assistência em viagem, ou então destroem as aranhas das pastilhas (será que sabem o que é isto das "aranhas das pastilhas"???).

Quanto às marcas imporem o que quer que seja é TRETA e da grossa!!!
Sim, podem influenciar, mas nunca definir!!!
Quem o determina é o cliente, ou seja a procura.


Se durante dois, três anos as marcas não lançarem quadros com travões de pinças, só os compra quem quer, e pode, é certo...

A VENGE VIAS, este ano (para 2019) só lançou a versão a disco (embora já tivesse uma anterior com pinças). Querem apostar que face às vendas, e não me refiro apenas em solo TUGA, que não tarda está aí a versão com travões Direct Mount?

Alguns exemplos de produtos que não pegaram moda no mundo das biclas, pelos mais diversos motivos, e não faltaram marcas a investirem neles e quase a impingirem-nos:

Travões HS33
Rodas, quadros e suspensões 27,5"
Etc, etc...

@ERIC CANTONA #7 aqueles que não sabem trocar uma roda com travões de pinças, não é por falta de jeito, ou porque é muito complicado. É porque nunca furaram ou porque há sempre alguém que os ajude... até um dia...

Não sou grande conhecedor do mercado das biclas e não sei trocar uma roda com disco (porque não tenho). Também não conheço os preços de manutenção.

No entanto, se é verdade que a procura determina o que se vende, também acho que no caso dos discos as marcas poderão estar a forçar/criar necessidade aos clientes em adquirir estes modelos.

Talvez porque as bikes sejam mais caras com disco e com isso talvez tenham mais lucro na sua venda,

Talvez porque o custo de manutenção seja mais cara, ou até a sua afinação obrigue a uma visita à oficina
 

gfrmartins

Well-Known Member
Na minha opinião os discos pricipalmente para amadores á chuva ainda são mais perigosos pois como têm mais potência de travagem tendem
mais a bloquear as rodas provocando a derrapagem da roda da frente o que é queda certa.

Enquanto os ciclistas do Top10 das grandes voltas não usarem disco dificilmente se vai generalizar o uso dos mesmos.

Abraço,

Olha que não é bem assim, os travões de disco são cada vez mais modelares mesmo à chuva e isso também acontece com os de calço principalmente à chuva.

Potencia de travagem não quer dizer que bloqueies as rodas mais depressa, para mim até é exactamente o contrario, consegues ter mais controlo.

Além de que consegues muito melhor relação pastilhas/disco do que calços/pista que pode variar imenso a qualidade de travagem
 

cou7inho

Well-Known Member
Só se for a malta do arrasto...
Quem gosta, pratica e treina ciclismo de estrada, DISCOS, apenas se for para uma 2.ª bicla!

Há gostos para tudo. Realmente até me devo incluir nessa “malta do arrasto” seja lá isso o que for mas ter discos numa bicicleta de estrado não é assim tão descabido. Pq é que usam grupos electrónicos tb ?? Tudo o que venha melhorar a bicicleta e a condução da mesma e bem vindo. Há gostos para tudo..
 
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