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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

lgass

Well-Known Member
esta na bólide deve ter sido quando foi o primeiro contacto. reparem que esta não é a primeira vez que a velocite contacta a pinarello segundo o que afirmam

a meu ver, o que vai acontecer é um de 3 cenários:
- a pinarello tem a certeza absoluta de que está safa e há batalha judicial
- a pinarello tem algumas dúvidas e paga à velocité o uso da tecnologia patenteada
- a pinarello compra a velocite e integra uma dúzia de funcionários nos seus quadros
 

gfrmartins

Well-Known Member
Isto agora depende da denominação da patente e sim trás benefícios aerodinâmicos e além disso a Pinarello já tinha usado esta configuração na Bólide.
[video]https://www.facebook.com/TeamSky/videos/10155077451644873/[/video]

Aqui na Bolide a mesma coisa, então aqui já não disseram nada porquê? e agora é que é esta complicação com a patente com a F10.

Por acaso até parece que disseram.

Na noticia colocada na página anterior:

Todo comenzó en julio de 2016 cuando Victor Major, el CEO de la empresa taiwanesa Velocite Bikes, envía una carta a Pinarello haciéndole ver que el diseño cóncavo del tubo diagonal de su bicicleta de contrarreloj Bolide TT responde a una patente que es propiedad de Velocite y que está segmentada para el uso en "cuadros aerodinámicos de bicicleta", con una validez de 20 años, y que "posiblemente" la han utilizado en Italia por error al construir la nueva Bolide TT. Victor Major se queja de que esa comunicación nunca obtuvo respuesta y se muestra muy molesto al ver que en su buque insignia, la Dogma F10, vuelven a emplear el mismo concepto de diseño.
 

rafa009

Member
O primeiro contacto entre as marcas por violação de patente foi feito na altura de apresentação da Bolide.

"Dear Pinarello,

I am personally flattered that you like my concave downtube design so much that you used it not only on the Bolide TT frame, but also on the just released Dogma F10 frame. If we had not patented the concave downtube design I would have personally been very flattered that a noted bicycle brand like yours chose to use our design, thus validating the year of development that I personally put into it. Alas, we actually hold three patents on the concave downtube design. One patent is a design patent in China (ZL2015 2 0139826.6), one is a design patent in Taiwan (D 170607) and then there is the main one, an invention patent valid for 20 years also granted in Taiwan (I562931). Both Taiwan and China are signatories to WIPO, just like Italy.

I initially alerted you to this issue in May once I observed our design and associated aerodynamic performance claim on the Bolide TT bike, only to be met with complete silence until July when three members of your engineering team checked out my LinkedIn profile for some reason (July 16th to be exact). They did not talk to me, or anyone in our company. I guess visiting my LinkedIn profile was deemed sufficient.

Our law firm sent you a letter on 21st of July 2016 formally notifying you of our concerns regarding your use of our intellectual property without ever discussing its fair use with us. Your law firm replied on the 4th of August and stated that owing to the long August holidays in Italy that you will be able to reply to us “no earlier than mid of September 2016.” Well it is now January 10th 2017 and there is still no response to our concerns. Instead today you released your second model that uses our intellectual property, the new Pinarello Dogma F10.

I find this personally upsetting, both because this is my personal work that you decided to claim for your own and because we could never establish any meaningful dialogue with you regarding fair, or compensated use of our intellectual property. I could understand that perhaps you used our intellectual property by accident when you made the new Bolide TT. After all finding out who owns what patent is not that simple and in bicycle industry perhaps it is not the norm to investigate the intellectual property space before forging ahead with a new design. However, with the new Dogma F10 your use of our intellectual property is deliberate. You know it belongs to us. You were notified. You chose not to engage with us. What do you expect should happen next?

Thus, I hope that this letter encourages you to at least talk to us about the use of our intellectual property. You can either contact our law firm whose details you have, or you can find me on LinkedIn just like you found me before.

Sincerely,

Victor Major

CEO, Velocite Tech. Co Ltd"

Fonte: BikeRadar
 

GMQ

Well-Known Member
Ao que consta na carta da velocité a troca de correspondência começou muito antes. A Pinarello parece ter encarregado o escritório de advogados que lhes presta apoio juridico e aparentemente ninguèm deu cavaco ao chinoca. Mandaram-no à fava. Se forem ao blog da velocité reparem que há malta que argumenta que a velocité foi buscar a ideia a litespeed archon. LOL
 

RTC

Moderador
Staff member
A questão é que, de acordo com os últimos dados, a China (e Taiwan) estão a bater todos os records de registo de patentes, na tentativa de controlar os mercados exteriores, como o europeu e o americano.
O que leva à desconfiança de muitos produtores europeus que entendem que o registo de patentes neste sistema está banalizado e pouco rigoroso.
Penso que este caso poderá ser uma dessas situações.

Este link fala sobre isso: http://www.bbc.com/news/technology-38082210
 

RTC

Moderador
Staff member
E depois, meados de 2016 foi quando se deu a venda da Pinarello à LVMH Group, o que também poderá ter influenciado (e poderá ter relevância) quanto à posição da empresa neste processo.
 

David Raquel

Well-Known Member
Ora vamos la ver Entao melhor Esta situacao Mas...

Com os nossos proprios olhos!!

Ora fica Aqui Uma imagem, do downtube da Dogma com o da Velocite, e vamos la analisar, nos proprios e ser honestos com nos mesmos!!

Meus amigos?

E igual? Tem alguma coisa a ver?

8J13PiF.jpg

100% de acordo contigo! Aliás, se formos por aí então serás que a própria velocité plagiou a Giant Propel que data de 2012??

TB2oClHapXXXXbsXXXXXXXXXXXX_!!2167730531.jpg


Para mim isto é um golpe de publicidade e auto promoção muito bem conseguido pelos tipos da velocité! E a Pinarrelo, ao ignorá-los por completo, está a dar-lhes a atenção que (não) merecem..
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pedro, por uma questão de coerência, há uns tempos atrás falando das Cipollini e das Olympia dizias que não era preciso ser exactamente igual para ser considerado cópia ou plágio. Devíamos aplicar o mesmo raciocínio aqui… ;)

Mas na realidade concordo com a tua visão da coisa… A questão passa por sacar algum dinheiro à Pinarello e ao mesmo tempo ganhar visibilidade para a marca. Marca essa que nem nunca tinha ouvido falar… Isto não passa por impedir que a Pinarello venda essa bicicleta ou que a retire do mercado.

Sinceramente também não censuro a Velocite. Estão a defender o seu negócio… Isto é um mundo cão e se realmente os tipos conseguiram uma patente para aquele tipo de concepção de downtube, acho perfeitamente legitimo e normal que tentem rentabilizar o investimento. Sim porque obter uma patente não é apenas ter uma ideia e submeter umas papeladas com uns esboços. Custa MUITO mas MUITO tempo e dinheiro.

A Pinarello tendo-se “inspirado” ou não na Velocite… Isso sinceramente nunca saberemos. Fez o jogo dela e não deu troco a ver até onde é que isto ia.

E agora como já foi dito começa uma batalha legal que para o consumidor final pouco ou nada importa. Pelo menos do meu ponto de vista não é isso que retira valor à bicicleta que a Pinarello concebeu… Se os tipos da Velocite tiveram uma boa ideia e a Pinarello se inspirou nela e a melhorou para a incorporar nos seus novos modelos não vejo qualquer problema nisso. Foi inteligente da parte deles. Se foi uma coincidência chegarem ao mesmo tipo de concepção… foi um “azar”…

É esperar para ver se a Velocite tem os bolsos fundos para entrar numa batalha legal com a LVMH ;)

Abraço

Miguel Uma coisa e a copia de um design, outra coisa e o uso de um pormenor, (patenteado ou nao) Mas um pormenor!!

Agora o que a olimpia fez com a cipo,foi a copia de um design!! Quadro completo, Entao aquela rb1k, palavras para que!!

Aqui estamos a falar de um pormenor em que o design, nem sequer e igual!!

Mas Tudo Bem!!

Vamos falar em patentes? Entao e Assim!!

O que que Esta patenteado? E o downtube, concavo?

E isso? A patente e essa? Um downtube concavo?

Entao Ja Esta Aqui!! Nesta!

Fjb2yCL.jpg


E um DOWNTUBE!!

E e CONCAVO!!!

Esta e Ao contrario estilo espelho! 180 graus!! Mas e um downtube concavo!!

Depende do ponto de vista!! Agora se e para falar e levar a palavra patente Ao rigor?? Patente e patente!! Tambem Esta Aqui!!

Mas e um Downtube Concavo, segundo Esta na patente!!

E Isto Ja existe ha quantos anos?? Esta RB1K Ja Tem quantos anos de mercado? E Como Esta? Muitas Mais?

Agora, Quem e que Tem a patente das grades de Bidon? Etc!! Etc!! Etc!!

Acho Isto no minimo ridiculo!

Agora Tu dizes-me Assim, a Uma coisa nao Tem nada a ver com a outra, essa comparacao e absurda e eu Digo-te que e tao absurda a minha comparacao, tal Como a guerra que Esta a fazer a velocite...

DOWNTUBE CONCAVO!!

Grande abraco...
 

Carolina

Well-Known Member
existe à alguns anos, mas não estava patenteado, portanto não interessa.

atenção que ninguém, (pelo menos eu), está a dizer que a pinarello copiou de forma deliberada. como alguém já referiu anteriormente, usar o downtube para "esconder" o bidon é uma ideia uma bocado óbvia. acredito perfeitamente que tenham desenvolvido o quadro da bolide sem saberem da existência da tal patente.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
existe à alguns anos, mas não estava patenteado, portanto não interessa.

atenção que ninguém, (pelo menos eu), está a dizer que a pinarello copiou de forma deliberada. como alguém já referiu anteriormente, usar o downtube para "esconder" o bidon é uma ideia uma bocado óbvia. acredito perfeitamente que tenham desenvolvido o quadro da bolide sem saberem da existência da tal patente.

Uma das caracteristicas da Dogma F8, Ja da dogma f8 e precisamente essa relacao de aerodinamica, desde o travao frontal com acolhimento da garrafa no downtube....

Mas Isso e um processo que comeca na juncao da forqueta com a testa do quadro, a parte do acolhimento da garrafa e um pormenor que sem este pormenor, sob forma a dar um acolhimento aerodinamico nos travoes, nao funciona....

Ora nota Aqui, minuto 1.40 onwards.... O seatpost tambem paga Aqui Uma parte importante neste processo...

https://m.youtube.com/watch?v=nPE6iKeJdcU


Para quem defende a logica do processo Ao nivel de justificacao aerodinamico, de mencionar que este processo aerodinamico, comeca todo Aqui...

bzq65Qk.jpg


hGTvWdt.jpg




Agora sim, neste caso o downtube em juncao com a testa do quadro e forqueta, Tem o mesmo objectivo, so que nao e concavo!!!

Mas Entao concavo Ja ha muitos!! Nao so o exemplo da propel que colocou o David, Como Se perdermos tempo, ainda encontramos Mais!!

Agora...

Nao Sao e Desta marca...

Ou seja, a numero 1 Desta lista....

Para quem tiver duvidas...

Como dizia o outro, "ate parece que estamos a falar de Uma Colnago" LOLOLOL....

https://sicycle.wordpress.com/2016/...g-bicycle-manufacturers-of-the-last-25-years/

Grande abraco....
 

albertosemcontador

Well-Known Member

Ja era de prever!!

Agora vamos ver se temos homem!! Homem para a guerra ou se e so FUBAR!!

Virando o assunto, dentro do mesmo assunto... Uma vez que e topico de novidades...

Ja viram Aqui este video de apresentacao? Ja ha varios, Mas este Aqui em especial!!

https://vimeo.com/198758983

Vejam com as colunas no maximo!! Lol ;)

Ate arrepia Cabelo!!

Que monstro!!!

Mas Isto e Como Tudo!!! So vao saber realmente o que Esta Aqui se souberem o que e Uma F8!!! Primeiro ha que experimentar a F8 para depois se dar o devido valor a Esta!!

E Claro!! E preciso motor!!!

Uma das coisas que fez o Fausto, na minha opiniao, de melhor, e que apesar da idade e da experiencia e sucesso!! Nunca!! Mas NUNCA!! Perdeu a forma!! E nunca deixou de pedalar!! Ele pedala em todos os seus modelos!! E no meio dos pros!! Como amador!! Neste caso entrepeneur... E nao Como ex profissional... Ex pro for o Nani!! O famoso "Maglia negra" que prova que ate para se ser "Maglia negra" e preciso muito sucesso!!

Ha coisas que o dinheiro nao pode comprar!!

A paixao e Uma delas...

Grande abraco...
 

MigC77

Well-Known Member
Miguel Uma coisa e a copia de um design, outra coisa e o uso de um pormenor, (patenteado ou nao) Mas um pormenor!!

Agora o que a olimpia fez com a cipo,foi a copia de um design!! Quadro completo, Entao aquela rb1k, palavras para que!!

Aqui estamos a falar de um pormenor em que o design, nem sequer e igual!!

Mas Tudo Bem!!

Vamos falar em patentes? Entao e Assim!!

O que que Esta patenteado? E o downtube, concavo?

E isso? A patente e essa? Um downtube concavo?

Entao Ja Esta Aqui!! Nesta!

Fjb2yCL.jpg


E um DOWNTUBE!!

E e CONCAVO!!!

Esta e Ao contrario estilo espelho! 180 graus!! Mas e um downtube concavo!!

Depende do ponto de vista!! Agora se e para falar e levar a palavra patente Ao rigor?? Patente e patente!! Tambem Esta Aqui!!

Mas e um Downtube Concavo, segundo Esta na patente!!

E Isto Ja existe ha quantos anos?? Esta RB1K Ja Tem quantos anos de mercado? E Como Esta? Muitas Mais?

Agora, Quem e que Tem a patente das grades de Bidon? Etc!! Etc!! Etc!!

Acho Isto no minimo ridiculo!

Agora Tu dizes-me Assim, a Uma coisa nao Tem nada a ver com a outra, essa comparacao e absurda e eu Digo-te que e tao absurda a minha comparacao, tal Como a guerra que Esta a fazer a velocite...

DOWNTUBE CONCAVO!!

Grande abraco...

Pedro, se não estou enganado o que a Velocite afirma que é que eles tem a patente da concavidade para colocar a grade + bidon. Portanto é dessa reentrância na concepção do downtube que se está a falar. Nessa Cipo a zona onde está a grade bidon é plana não é côncava. As patentes para serem aceites tem que ser bastante especificas como podes ver nalguns dos exemplos que vou citar a seguir.

Já que falas na patente das grades de bidon aqui tens um exemplo de um tipo de grade: http://www.google.com/patents/US4998652. Olha a patente dos bidões térmicos: http://www.google.com/patents/US5094363

E se pesquisares há mais muitas mais para tudo e mais um par de botas. Até aquilo que nos parece perfeitamente ridículo.

Obviamente estas patentes tem uma validade e a partir de determinado momento prescrevem e qualquer pessoa ou empresa pode usar livremente esse conceito ou essa ideia.

Só por curiosidade deixo aqui este link com algumas patentes associadas à evolução da bicicleta: http://www.ipwatchdog.com/2014/08/23/the-evolution-of-bicycles-a-patent-history/id=50861/

No início até a bicicleta como todo foi patenteada! ;)

Isto das patentes é mundo completamente à parte e move muito dinheiro!

Outra questão que o RTC levantou e que também pode ajudar à festa é que na Asia estejam a permitir patentear determinados conceitos de forma pouco séria… Isso já são outros 500… Mas isso fará parte duma batalha legal mais ampla do que esta que eventualmente está para começar entre a Pinarello e a Velocite.

Como disse anteriormente, para mim como praticante e seguidor de ciclismo, esta questão não passa dum “fait divers” sem maior importância… Não é isso que me faz pensar pior ou melhor da Pinarello nem das suas bicicletas e muito menos é isso que me fará considerar mais ou menos a Velocite que até há dois dias atrás desconhecia por completo a sua existência…

Não dês mais importância a esta questão do que ela merece ;)

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Brutal. espero que o que li há uns tempos se venha a concretizar que é a Pinarello criar uma linha de produtos de entrada de gama. Ai era democratização da marca e era vender que nem bolinhos quentes.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
eu aponto para uns 15.000 euros setup com tudo campag EPS rodas Bora Ultra

Depende da montagem Mas Acho que este quadro deve sair a apontar aos 6000 euros!! Ou seja, 4000 e tal Perto das 5000 libras... Era o valor do dogma F8 Quando saiu, foi quanto eu paguei e acredito seriamente que lhe Espetem neste caso com Mais 500 ou 600 paus em cima... O mesmo foi feito da think 2 para a f8.

Depois a montagem tanto com campag eps, Como este novo dura ace di2 9150 (que nao e barato, pode chegar Bem ai sim)

Com lightweight pode bem chegar aos 20.0000

Mas para os Mais apertados ou Mais conscientes...

Ha sempre a opcao com red etap e umas fulcrum (decentes) pode ser coisa para uns 11.000 ou 10.000 dependendo de perifericos!!

E ainda ha a opcao de montagens mecanicas para os 8000 ou 9000 DAS/Red/Record... Deve dar ai uns 8000 ou 9000, Com umas rodas decentes, dependendo tambem de perifericos!!!

Menos que Isso Ja Acho que nao!! Evidentemente que podem sempre meter Aqui ultegra e 105 para a colocar nos 7 ou 6000 Mas eu Isso pessoalmente Ja nao faria...

Para Isso comprava Uma F8 com grupo de topo...

Neste campeonato Evidentemente!!

Nao tenho nada contra 105, e um grupo que adoro!! Tenho algumas e Treino com ele!! Mas e Uma Razha!! Nao e Uma dogma!! Mas Claro e pessoal...

Grande abraco...
 

Knox

Active Member
É melhor nem ver preços para não chorar, para mim com uma Gan ficava muito satisfeito. Agora estes modelos não é para quem quer, é para quem pode.
 
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